Conhecer as especificidades e os segredos do plantio de ervilhas em ambientes fechados pode ajudá-lo a colher uma colheita abundante de frutas doces e nutritivas. Esta cultura requer pouca manutenção, ocupa pouco espaço, melhora a composição do solo e é fácil de cuidar. O trabalho preparatório começa com o tratamento das sementes e a fertilização do solo. Há também algumas nuances a serem consideradas durante a colheita e o armazenamento.
Regras para rotação de culturas de ervilhas em estufa
A cada quatro anos, certifique-se de rotacionar o local de plantio das leguminosas. Um terreno anteriormente usado para a colheita de pepinos, repolhos, abóboras e tomates é ideal para o cultivo de ervilhas. As ervilhas são consideradas uma boa cultura precursora para muitas outras culturas, pois enriquecem o solo com micronutrientes, especialmente nitrogênio.

Evite plantar ervilhas com outras leguminosas, como trevo e feijão. Essa combinação aumenta a infestação de pragas e o risco de infecção.
Que tipo de solo é adequado para ervilhas?
Na estufa, selecione um local ensolarado com solo fértil. Fertilizantes orgânicos e minerais são adicionados durante a lavoura de outono. Na primavera, o solo é solto e fertilizado novamente.

Se a acidez do solo aumentar, é realizada a calagem (adiciona-se cal ou cinza de madeira):
- Para pessoas altas variedades de ervilhas É necessário instalar suportes. Quando a planta atingir 25 cm de altura, estacas de madeira são instaladas a 10 cm do caule.
- Capinar e afofar o solo é essencial. A primeira afogamento é feito duas semanas após o surgimento dos primeiros brotos.
Frutos grandes, suculentos e doces crescem em solo fértil, bem arejado e com boa retenção de água. Solo argiloso é considerado ideal.
Escolhendo uma variedade para uma estufa
Ao escolher uma variedade de ervilha, considere o uso pretendido da cultura, seu tempo de amadurecimento, rendimento e capacidade de resistir a fatores adversos.
As ervilhas vêm com casca (geralmente adicionadas durante o cozimento e secas imediatamente após a colheita), açúcar (feijões doces e suculentos, geralmente consumidos frescos) e meio-doces:
- As primeiras variedades de ervilhas cultivadas em estufas são: Yantar, Premium, Berkut, Alpha.
- Variedades com limites médios de maturação dos frutos: Izumrud, Vega, Avola, Dinga, Adagumsky, Viola, Voskhod.
- Variedades tardias de vegetais também podem ser plantadas em terrenos fechados: Sugar, Perfection, Atlant.
Você pode plantar diversas variedades de uma só vez. Assim, você poderá desfrutar de feijões deliciosos durante todo o verão e outono.

Tratamento de sementes
Antes da semeadura, as ervilhas devem ser selecionadas. Somente as firmes e intactas são adequadas para o plantio. pragas de ervilha:
- Bons exemplares podem ser identificados colocando as sementes em uma solução salina. As sementes que flutuam na superfície são descartadas. As ervilhas restantes são lavadas para remover o sal e secas.
- Recomenda-se deixar as sementes de molho em água por 12 a 14 horas. Este procedimento acelera significativamente a germinação das sementes. Compostos estimulantes do crescimento das plantas são usados como base para a imersão.
Existe também um método de semeadura a seco. Nesse caso, as sementes secas são plantadas em sulcos preparados. As mudas brotam mais tarde com esse método, mas são fortes e têm boa imunidade.

Pousar
As ervilhas são consideradas leguminosas resistentes ao frio, mas não toleram bem o calor. Para uma colheita antecipada, a semeadura começa no final de abril. No verão, podem ser plantadas até agosto. As ervilhas podem ser cultivadas em estufa não apenas a partir de sementes, mas também de mudas.
Sementes
Na área preparada, faça vários sulcos de 3 cm de profundidade. A distância entre os sulcos deve ser de 18 cm. Regue os sulcos com água morna. Coloque as ervilhas preparadas nos sulcos a uma distância de 7 cm e cubra com uma camada de terra.
Mudas
Mudas caseiras também podem ser plantadas em estufa. Comece a semear três semanas antes de transplantá-las para o local definitivo. Uma caixa de madeira ou recipientes individuais, nos quais as sementes são plantadas densamente, podem ser usados como recipiente.

Ao plantar mudas, mantenha um espaçamento adequado. Entre fileiras, o espaçamento é de 37 cm e, dentro da própria fileira, de 13 cm. Os cuidados incluem rega na hora certa, boa iluminação e fertilização.
Condições de temperatura
As ervilhas não toleram bem o calor. Por isso, são plantadas no início da primavera ou no final do verão. As sementes começam a germinar mesmo em temperaturas do solo de até 5 graus Celsius. As mudas emergentes podem suportar temperaturas de até -6 graus Celsius. A temperatura mais confortável em estufa para o cultivo de ervilhas é de 10 a 14 graus Celsius.
Polinização
As ervilhas são plantas autopolinizadoras. Não é necessário abrir a estufa para permitir a entrada de insetos polinizadores. A polinização ocorre antes da abertura das flores. A floração dura de 3 a 40 dias.
Rega
As ervilhas precisam de rega constante. Antes da floração, regue a cada 6-7 dias. Durante a formação dos ovários e frutos, a frequência de rega aumenta para 2-3 vezes a cada 7 dias.

Somente água morna e estável é adequada para irrigação. São utilizados até 8 a 9 litros de água por metro quadrado.
Após a rega, capine e solte o solo entre as fileiras. O afrouxamento é necessário para evitar a formação de uma crosta dura e para melhorar o fluxo de oxigênio e nutrientes para as raízes da planta.
Cobertura superior
Para fornecer à cultura nutrição suficiente, é necessário fertilizá-la em tempo hábil:
- Ao preparar o solo no outono, adicione húmus;
- Durante o plantio, recomenda-se adicionar uma mistura de nitrato de amônio, superfosfato e sal de potássio;
- assim que as mudas aparecem, os canteiros são regados com infusão de ervas;
- Durante o período de floração em massa, adiciona-se nitrophoska.

Ao fertilizar o solo, é necessário seguir rigorosamente as proporções recomendadas de quaisquer componentes, pois não apenas a deficiência, mas também o excesso podem afetar negativamente o crescimento e o desenvolvimento das hortaliças.
Doenças e pragas
As ervilhas são frequentemente atacadas por pragas como burchus, pulgão-do-broto, traça-da-maçã, gorgulho e mosca-da-tuberculose:
- As ervilhas são ameaçadas pelo besouro-dos-grãos, Bruchus spp. Os adultos consomem pétalas de flores e pólen. Os ovos eclodem e dão origem a larvas que se alimentam dos frutos.
- Outra praga da cultura é a traça-da-maçã. Ela deposita ovos na planta, dos quais eclodem as lagartas. As lagartas se enterram nas vagens e consomem os grãos.
- O gorgulho-do-nódulo-da-raiz se alimenta das pontas em crescimento das mudas. Os ovos eclodem e se transformam em larvas que consomem não apenas as partes aéreas da planta, mas também as raízes.
As ervilhas são suscetíveis à infecção:
- antracnose (manchas marrons aparecem na parte verde da planta e os frutos gradualmente se deformam);
- ferrugem (aparecem pequenas manchas marrons na superfície das folhas, que crescem com o tempo);
- oídio (aparece uma camada branca nas folhas e caules);
- podridão branca e radicular;
- ascocitose.
É necessário tomar medidas preventivas: tratar as sementes e manter a rotação de culturas.

Colheita e armazenamento
Épocas de colheita de ervilha O período de colheita depende da variedade e da cultivar da planta. A colheita começa aproximadamente 30 dias após o início da floração. Os grãos amadurecem de forma irregular, então o período de colheita pode durar até 40 dias. Os primeiros frutos começam a amadurecer nas fileiras inferiores da planta:
- As variedades de ervilha-torta são colhidas cedo, antes de atingirem a maturidade total, em meados do verão. A colheita promove o surgimento de vagens novas e jovens.
- A colheita da ervilha-de-bico-fino dura do final de junho ao final de agosto. As ervilhas devem estar firmes e as vagens devem ter uma superfície lisa, verde-escura. Se aparecer um padrão branco semelhante a uma rede na vagem, as ervilhas estão maduras demais.
As ervilhas verdes não têm uma vida útil longa, então a melhor maneira de preservá-las para o inverno é congelando, enlatando ou secando. Para prolongar a vida útil das ervilhas secas, colha apenas vagens bem maduras, seque bem os grãos e guarde-os em um recipiente hermético.











