Como plantar ervilhas no inverno e isso é possível?

A maioria dos jardineiros sabe que a salsa e o endro podem ser semeados em novembro, e os dentes de alho podem ser plantados em meados de outubro. Para quem se pergunta se ervilhas podem ser plantadas no inverno, a resposta é sim. Variedades de inverno são cultivadas na Áustria e na França, onde janeiro e março são muito mais quentes do que na Rússia, com temperaturas raramente abaixo de zero. No entanto, as safras de grãos semeadas no outono em regiões temperadas prosperam em temperaturas congelantes.

É possível plantar ervilhas para o inverno?

Salsa, endro e cenoura são cultivados em casas de veraneio, hortas e campos. Quando plantadas no outono, essas culturas são menos suscetíveis a doenças, toleram bem invernos frios e a colheita amadurece pelo menos duas semanas mais cedo do que quando semeadas na primavera. Se você escolher a opção certa variedade, ervilhas Também pode ser plantada no final do outono.

Ervilhas verdes

As sementes que ficam armazenadas durante o verão endurecem e germinam mais rápido, por isso o momento de semeá-las no solo para o inverno é mais importante. Se os brotos surgirem antes da geada, a planta pode morrer.

Na Sibéria, onde as chuvas não param desde o final do verão, o solo fica tão molhado que não absorve água alguma e a neve começa a cair, criando enormes montes de neve, é melhor plantar ervilhas na primavera.

As regiões do sul enfrentarão escassez de umidade já em abril e, com o calor chegando rapidamente, cada gota d'água conta. Um instituto de pesquisa em Krasnodar encontrou uma solução: desenvolveu uma variedade de cultivo para semeadura de inverno.

Prós e contras

As ervilhas, que chegaram à Rússia vindas do Oriente, são ricas em ácidos saturados, proteínas vegetais e fibras. Ervilhas e vagens frescas contêm diversas vitaminas e minerais na forma de:

  • flúor e ferro;
  • cobre e zinco;
  • manganês e iodo;
  • magnésio e cálcio;
  • fósforo e potássio.

Semear ervilhas no inverno tem vantagens e desvantagens, embora estas sejam bem menores. A vantagem indiscutível é que as mudas germinam rapidamente durante os primeiros dias quentes da primavera, produzindo excelentes colheitas. A cultura é praticamente livre de doenças e pragas.

Ervilhas vegetais

As vantagens do plantio de outono incluem o seguinte:

  1. A colheita amadurece algumas semanas antes da semeadura da primavera.
  2. Distingue-se pela sua resistência à geada.
  3. Antes da seca, a planta forma raízes fortes.
  4. Se não houver brotos, é hora de replantar.
  5. Pragas e doenças dificilmente incomodam as plantas.

A desvantagem é que a colheita amadurece de forma irregular. Poucas variedades de ervilha foram desenvolvidas para plantio no inverno em climas temperados, mas talvez a situação melhore com o tempo, e novas variedades resistentes ao frio intenso surjam.

Variedades para plantio de inverno

Recomenda-se semear ervilhas em canteiros onde alho, cenoura, beterraba e cebola tenham sido cultivados por várias estações. As ervilhas enriquecem o solo com nitrogênio, o que acelera o crescimento e o desenvolvimento das plantas.

No outono, as sementes são plantadas em solo seco, quando há tempo de congelar, de preferência antes do primeiro frio intenso chegar, para que uma folha apareça.

Cultivo de ervilhas

A variedade de ervilha NS Moroz, recentemente desenvolvida e aprovada nos testes, agrada com seus altos indicadores de desempenho:

  1. Dá uma boa colheita.
  2. Tolera baixas temperaturas.
  3. É resistente a doenças.

Quando plantada no inverno, a colheita amadurece no início da segunda década de junho. Podem ser colhidos até 60 centavos de ervilha por hectare com uma taxa de semeadura de aproximadamente 200 kg. A descrição da variedade atraiu a atenção de agricultores nas regiões de Krasnodar e Stavropol, onde as ondas de calor começam já em maio e as secas são comuns, mas o cultivo de hortaliças para o mercado garante uma boa renda.

Quais fertilizantes devem ser aplicados antes do plantio?

As ervilhas diferem de outras culturas por apresentarem um sistema radicular menos desenvolvido. A planta responde favoravelmente a um alto teor de minerais. Para o plantio de inverno, adiciona-se ao solo nitroammofoska, cloreto de potássio e fertilizantes complexos contendo cobre, molibdênio e fósforo.

Para fornecer nitrogênio às culturas, o nitrato de amônio é aplicado como fertilizante. Composto e húmus podem ser adicionados ao solo durante a escavação dos canteiros.

Preparação do solo

É melhor plantar ervilhas em um local onde cenouras, alho ou cebolas foram cultivados. Primeiro, remova as ervas daninhas. Se o solo for muito ácido, é necessário reduzi-lo adicionando cinzas. O solo deve ser bem arado.

Plantando ervilhas

Quando plantar

É melhor semear ervilhas para o inverno a partir de 17 de novembro. O trabalho deve ser concluído em uma semana, mas só deve ser iniciado se o solo estiver congelado. Os sulcos devem ser cavados com antecedência, pois isso não será possível posteriormente.

Preparação de sementes

Ao plantar na primavera, as ervilhas são adicionadas ao solo seco e germinadas. Se a cultura for para o inverno, não deixe as sementes de molho na água até que inchem, caso contrário, elas brotarão e se desenvolverão rapidamente.Para proteger ervilhas de doenças fúngicas, são usados ​​fungicidas contendo tirano e carboxina.

Os agricultores tratam as plantas com pesticidas especiais cerca de cinco dias antes do plantio.

Brotos de ervilha

Para evitar a multiplicação das larvas do gorgulho, os jardineiros deixam as sementes de molho em uma solução de ácido bórico por 15 minutos. Use 2 gramas da solução por balde de água.

Semeadura de inverno

Se a cultura for plantada em novembro, o solo não é regado. As ervilhas são colocadas mais densamente nos sulcos, pois algumas sementes podem não germinar. Elas são cobertas com solo quente, não congelado.

O que fazer na primavera

Com a chegada de temperaturas acima de zero, as ervilhas plantadas para o inverno começam a se desenvolver a partir dos brotos ainda no solo. Para estimular os brotos laterais e o crescimento das raízes, fertilizantes nitrogenados são aplicados uma segunda vez durante a floração.

Nem todo mundo sabe o que fazer com ervilhas que hibernam na primavera ou como garantir resistência a pragas e doenças. Pulverizar as plantas com fungicidas pode alcançar os resultados desejados.

Flores de ervilha

Fertilizantes à base de microrganismos, como Flavobacterin e Agrofil, ajudam a aumentar a nutrição das raízes. Além da fertilização, outras coisas a fazer na primavera incluem afofar o solo e arrancar ervas daninhas. Conhecer e seguir os cuidados adequados com as ervilhas pode ajudar você a ter uma colheita decente, ao mesmo tempo em que enriquece o solo com nitrogênio. Ao plantar vegetais na mesma área onde a cultura foi cultivada anteriormente, não há necessidade de adicionar esterco.

As ervilhas prosperam em praticamente qualquer solo e suas técnicas de cultivo são relativamente simples. Até mesmo jardineiros iniciantes saberão o que fazer na primavera logo nos primeiros dias quentes. A colheita e o armazenamento da safra são simples.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata