A ervilha roxa é uma variedade relativamente nova. Ela é resistente ao frio, então pode ser plantada já no início de maio. Sua popularidade se deve aos seus ingredientes benéficos. Ela é usada para fazer purê de batatas, sopas e mingaus. A ervilha-torta é considerada a mais deliciosa, com um sabor doce e delicado.
Características das ervilhas roxas
As pessoas têm cultivado menos ervilhas ultimamente, preferindo comprá-las no mercado e evitar o tempo necessário para plantar e colher. No entanto, se você quiser conservar seus produtos de inverno e cozinhar apenas com ingredientes frescos, é melhor cultivar as suas próprias ervilhas.

Além do sabor, as ervilhas roxas também são um deleite para os olhos – elas serão uma adição deslumbrante a qualquer jardim com sua cor e trepadeiras características. Ao florescer, a planta exala um aroma agradável.
Vale destacar também que os frutos são muito fáceis de colher, pois sua coloração escura os destaca das demais plantações.
Variedades
Assim como outras plantas, a ervilha roxa possui diversas variedades, a saber:
- Açúcar roxo;
- Afilla;
- Tudo é roxo;
- Rei Roxo;
- Controle deslizante de açúcar sem folhas.

Cada uma tem sua própria composição e propriedades benéficas. Algumas pessoas cultivam uma variedade ou outra especificamente para suplementar sua dieta com as vitaminas que faltam. Também vale a pena considerar que cada uma tem seu próprio sabor, então preste atenção a essa nuance antes de plantar.
Açúcar roxo
As ervilhas roxas contêm uma quantidade suficiente de minerais e proteínas. A planta cresce até um metro e meio de altura. Suas flores são roxas e têm um aroma único. A planta floresce de maio ao final de junho. Esta variedade leva de 65 a 75 dias para amadurecer completamente. As ervilhas roxas têm vagens de até 8 centímetros de comprimento e são verdes no estágio ceroso de maturação.

As pessoas a cultivam para diversos fins: algumas como planta ornamental, enquanto outras a cultivam especificamente para alimentação. A ervilha-torta roxa é usada principalmente para fazer purê de batatas, saladas ou sopas. Em comparação com a ervilha comum, seu rendimento é menor.
O Rei Púrpura
Esse um tipo de ervilha Distingue-se pelas suas vagens roxas e ervilhas verdes. Durante a floração, a planta é coberta por botões rosados. É por isso que é frequentemente usada como elemento decorativo em jardins. Durante a época de frutificação, a cor roxa das ervilhas faz com que se destaquem de outras plantas verdes.
Sua altura é de 85 a 90 centímetros. Esta variedade tolera bem as oscilações de temperatura. Os brotos jovens podem suportar até geadas leves. Um quilo e meio de frutos pode ser colhido em um metro cúbico. Não requer cuidados especiais; regas e fertilizações ocasionais são suficientes.
As ervilhas roxas podem crescer sem qualquer suporte preparado. Para aproveitar ao máximo esta ervilha, é melhor comê-la fresca. A planta amadurece um mês após a floração.

Tudo é roxo
Esta variedade é considerada de meia-estação. É colhida 70 dias após o plantio. Cada vagem de 10 centímetros de comprimento contém nove ervilhas verdes. As vagens são sempre roxas.
A planta pode atingir 2 metros de altura. Esta ervilha ganhou popularidade devido ao seu alto rendimento, beleza e sabor único. Não requer cuidados especiais; basta seguir as práticas agrícolas padrão.
Slider de Açúcar Sem Folhas
A ervilha-de-cheiro é uma variedade de maturação precoce. Esta planta não tem folhas e cresce sem suporte. Isso ocorre porque as gavinhas se entrelaçam, apoiando-se mutuamente.
Cada vagem contém até 9 ervilhas. Esta variedade é ideal para congelamento, saladas e conservas para o inverno. Para garantir um alto rendimento, o solo sob a planta deve estar sempre solto e regado regularmente.

Afilla
Aphylla é uma variedade de ervilha de estação tardia. Ela cresce até meio metro de altura. O rendimento depende do jardineiro. Se as ervilhas forem colhidas na hora certa, novas brotarão no mesmo local. Isso significa que há uma oportunidade de estender o período de frutificação. As instruções de cuidado para esta variedade são as mesmas que para todas as outras.
Regras de cultivo
Primeiro, você precisa determinar o melhor local para o cultivo. Cada variedade se desenvolve bem em áreas com correntes de ar mínimas e boa iluminação. Ao escolher uma variedade de planta, considere o clima da região. Se o solo do seu jardim for muito ácido, as ervilhas não prosperarão. Portanto, é importante lembrar que as ervilhas preferem solo fértil.

Em seguida, vale a pena considerar as seguintes regras:
- Preparação obrigatória do material de plantio.
- Para remover sementes ruins, você pode pegar 1 litro de água morna e adicionar uma colher de sopa de sal.
- Em seguida, você pode colocar ervilhas aqui para plantar.
- Um material ruim é aquele que imediatamente vem à superfície.
- Uma vez feita a verificação, as sementes devem ser bem lavadas e secas.
Jardineiros experientes recomendam deixar as ervilhas de molho antes do plantio e plantá-las depois que incharem. A água deve estar morna e enriquecida com estimulantes de crescimento.

Características de cuidado
As variedades de ervilha roxa não exigem muitos cuidados. As mesmas regras se aplicam às ervilhas comuns. ervilhas verdesOs jardineiros devem, antes de tudo, remover as ervas daninhas, soltar o canteiro e fertilizar. Para garantir uma boa colheita, a planta deve ser fertilizada duas vezes durante a estação de crescimento. Para fertilizar, use qualquer um dos fertilizantes complexos, aplicados antes da floração e quando os ovários aparecerem. Além disso, lembre-se de regar regularmente para evitar que o solo seque.
Prós e contras
Entre os benefícios da planta, podemos destacar:
- substâncias contidas nas ervilhas roxas combatem ativamente as células cancerígenas;
- aparência atraente;
- alto teor de proteína;
- versatilidade na culinária;
- alta concentração de vitaminas;
- afeta a melhoria do funcionamento do coração, rins e fígado.
Em relação às desvantagens, a única coisa que vale a pena mencionar é que as ervilhas podem aumentar a produção de gases. Além disso, idosos e pessoas com problemas gastrointestinais devem evitar consumi-las em grandes quantidades.

Pragas e doenças
As plantas híbridas são sempre resistentes a doenças. No entanto, algumas variedades podem ser suscetíveis à ferrugem, ao oídio ou à murcha de fusarium. Para evitar esses problemas, você pode tomar medidas como a soltura do solo em tempo hábil, a remoção de ervas daninhas e o uso de variedades resistentes a doenças.
Colheita e armazenamento
Algumas pessoas preferem comer ervilhas frescas, então as comem direto da horta.
Mas se você planeja conservá-la para o inverno, é melhor colher a fruta quando estiver madura e cerosa. Assim, ela também pode ser congelada.











