- História de origem
- Características botânicas e descrição
- Ciclo e classificação da vegetação
- Propriedades benéficas
- Valor nutricional
- Qualidades de sabor
- Tratamento e prevenção de doenças
- Características do cultivo
- Condições de temperatura
- Condições climáticas
- Umidade
- Estrutura do solo
- Tabela de diferenças entre uma variedade e um híbrido
- Como escolher sementes
- Período de maturação
- Produção em massa e produtividade
- Duração do período de frutificação
- Resistência ao inverno
- Sensibilidade à rega
- Tolerância à sombra
- Resistência a doenças
- Recomendações gerais
- Variedades de sucesso para canteiros abertos com fotos
- Alekseevsky
- Vakula
- Banana
- lanterna chinesa
- Esmeralda F1
- Negus
- Valentina
- Burguês
- Palhaço
- Dragão
- Rei do Norte
- Primeiro Ministro
- O Príncipe Negro
- Flamingo rosa
- Quebra-nozes
- Bibo
- anão coreano
- Fé
- Mileda F1
- Anet F1
- Fabina F1
- Épico
- Variedades populares de meia estação para terrenos abertos
- Diamante
- Albatroz
- laranja brasileira
- báltico
- Marzipan
- Manto
- Hipopótamo
- Clorinda
- Roma
- beleza negra
- Sancho Pança
- Policial
- Menino marinheiro
- Voo listrado
- Robin Hood
- Coração de touro
- Variedades de maturação tardia
- Beleza negra atrasada
- Sófia
- Urso de pelúcia
- Lua Negra
- Bagheera
- Homônimo
- Variedades incomuns
- Cisne
- Ovos de ouro
- Vermelho com babados
- Rotonda Bianca
- Sincelo
- Ioga
- O sabor dos cogumelos
- Pelicano
- Iceberg
- Pingue-pongue
- Greenie
- Lusiana
- Verde tailandês
- Bumbo
- Romântico
- Avaliações das melhores variedades regionais
- Para a Rússia central
- Névoa lilás
- Rei do Norte
- Valentina F1
- Roxo longo
- Amadurecimento precoce siberiano
- Anão cedo
- Tcheco cedo
- Blues do Norte
- Alenka
- Penugem
- Ametista
- Kirovsky
- Andryusha
- F1 ultra-inicial
- Urais
- Variedades adequadas
- Dom Quixote
- Maria
- Ucrânia
- Zonas de resistência à geada
- Variedades para cultivo
- Bielorrússia
- Giselle
- Ilya Muromets
- Carrinha
- Métodos de cultivo
- Muda
- Estufa
- Conselhos
- Canteiros de jardim
- Solo com húmus
- Ordem de plantio
- Tempo de semeadura
- Avaliações
Entre as muitas variedades de berinjela, é possível comprar sementes para cultivo. Além da conhecida cor roxa escura, também existem variedades em branco, vermelho, amarelo, verde e outras cores. Este vegetal tem um sabor incomum, lembrando um cruzamento entre cogumelo e carne.
História de origem
A berinjela era conhecida pelos antigos gregos e romanos. Os habitantes daquela época deram ao vegetal um nome incomum: "maçãs da loucura". Acreditavam que comê-las causaria raiva.
Essa opinião foi mantida por muito tempo. A atitude em relação ao vegetal mudou após a descoberta da América. Os nativos americanos cultivavam berinjelas, e os europeus voltaram sua atenção para elas. Na Rússia, o vegetal tornou-se conhecido no século XVII.
Características botânicas e descrição
A berinjela pertence à família das solanáceas. A espécie cultivada é uma planta anual. Possui caule reto, frequentemente lenhoso na base, e atinge 1,5 m de altura. O arbusto não necessita de suporte e é extenso. A folhagem é esparsa. As lâminas foliares são ovadas ou ovais. Podem ser verde-claras ou escuras, com alguns exemplares apresentando uma tonalidade roxa.
A berinjela possui um sistema radicular poderoso, localizado logo abaixo da superfície do solo. Raízes individuais geralmente se estendem profundamente no solo. Algumas variedades têm raízes que chegam a 2 metros de profundidade.
Ciclo e classificação da vegetação
O período de floração da planta começa em julho e vai até setembro. As flores são isoladas ou agrupadas em inflorescências. A berinjela é autopolinizadora, mas insetos podem contribuir para esse processo. O pólen é pesado e pode ser carregado pelo vento a até 1 m de distância.

Os frutos amadurecem de 100 a 160 dias após a germinação. Os frutos maduros são alongados e em formato de pera. Uma única berinjela pode pesar de 20 g a 1 kg. A polpa bege pode ser revestida por uma casca de vários tons — vermelho, azul, amarelo, branco e verde. A coloração nem sempre é uniforme, e às vezes podem ser vistos "padrões" interessantes na superfície. No entanto, as berinjelas são tipicamente roxas escuras. Pequenas sementes são encontradas dentro da polpa.
Após a colheita, a semente mantém sua capacidade de germinação por 5 a 7 anos.
Propriedades benéficas
A berinjela contém muitas substâncias benéficas. Sua ação ativa impacta positivamente o funcionamento dos órgãos internos e desempenha um papel fundamental no bom funcionamento desses sistemas.

Valor nutricional
O valor energético deste vegetal é de 100 kJ por 100 g. A berinjela contém ferro, potássio, sódio, fósforo, iodo e outros nutrientes. Também é rica em fibras, vitaminas, minerais e taninos. As vitaminas incluem folato, ácido ascórbico, caroteno e vitaminas B e B2.
Qualidades de sabor
Berinjelas frescas têm cheiro de cogumelo. Quando fritas, seu sabor pode ser confundido com carne ou vitela. Todos que já experimentaram berinjela apreciam seu sabor único. Comer berinjela estimula a produção de sucos digestivos.

Tratamento e prevenção de doenças
A berinjela reduz o risco de aterosclerose, melhora a função cardíaca e normaliza a saúde vascular. Ela também promove a função renal e limpa os intestinos e os dutos biliares.
O suco de berinjela tem propriedades antibacterianas e antissépticas, ajudando o corpo a combater infecções mais rapidamente.
Como a berinjela previne o acúmulo de ácido úrico no corpo, ela é usada no combate à gota. Esses vegetais são benéficos para diabéticos, pois reduzem os níveis de açúcar no sangue. A berinjela está presente em muitos pratos dietéticos.

Características do cultivo
As berinjelas são caracterizadas por um longo período de maturação. Dependendo da variedade, a maturidade varia de 80 a 160 dias. Portanto, as berinjelas são cultivadas exclusivamente a partir de mudas. Normalmente, as sementes são plantadas ao mesmo tempo que os pimentões ou de 5 a 7 dias antes.
Condições de temperatura
As berinjelas são sensíveis até mesmo a pequenas flutuações de temperatura. Aumentos ou diminuições bruscas de temperatura afetam negativamente a planta, causando a queda de flores e frutos. Para garantir a frutificação adequada, as berinjelas precisam de temperaturas entre 25 e 28 °C.
Condições climáticas
A falta de luz afeta a aparência da planta e causa uma série de problemas. O tempo nublado prolongado faz com que os brotos da berinjela se estiquem, resultando em brotos finos e quebradiços que quebram facilmente se manuseados sem cuidado. O mesmo problema pode ocorrer ao plantar berinjelas à sombra de árvores ou de uma cerca próxima.

Umidade
Como as berinjelas são nativas dos trópicos, elas são exigentes nesse aspecto. A falta de água afeta seu crescimento. Elas crescem lentamente, produzem muitos ramos e florescem prematuramente. Como resultado, os frutos ficam pequenos.
Estrutura do solo
As berinjelas crescem em solo solto e rico em nutrientes. O solo deve ser não ácido e livre de patógenos. As berinjelas preferem solo solto e bem drenado.
O solo vegetal é preparado da seguinte forma: 1 parte de turfa de várzea é misturada com 2 partes de composto. O componente final é 0,5 parte de serragem do ano anterior. O solo é preparado no outono e armazenado em um galpão ou outro local fechado.

Tabela de diferenças entre uma variedade e um híbrido
Muitos jardineiros não se preocupam com o tipo de berinjela. Independentemente de ser uma variedade ou um híbrido, eles frequentemente se deparam com diversos problemas. Normalmente, o resultado não é o esperado. Conhecer as diferenças entre variedades e híbridos pode ajudar você a escolher a opção mais adequada.
| Característica | Variedade | Híbrido |
| O que é | Um grupo separado de plantas selecionadas como resultado da reprodução | É o resultado do cruzamento de diversas variedades |
| Germinação e frutificação | As sementes coletadas germinam bem e produzem uma boa colheita no ano seguinte. | O material de sementes coletado não é capaz de se reproduzir. Frutifica apenas no primeiro ano de plantio. |
| Sistema imunológico | Quando atacados por pragas, eles precisam de assistência humana. | Como resultado da seleção, o sistema imunológico adquiriu boas propriedades protetoras. |
Estes são os principais fatores que distinguem uma berinjela híbrida de uma variedade. A embalagem indica o tipo de berinjela e se é uma variedade. Com base nessas informações, cada um pode escolher o que mais lhe convém e o que deseja em uma berinjela.

Como escolher sementes
Ao selecionar o material da semente, muitos fatores são levados em consideração.
Período de maturação
As berinjelas, assim como outras hortaliças, variam em seu tempo de maturação. Se as condições climáticas permitirem, variedades precoces, intermediárias e tardias são cultivadas com segurança. Se o clima não estiver quente o suficiente, são escolhidas variedades de maturação precoce. Neste último caso, as berinjelas amadurecem durante o verão curto e fresco.
Produção em massa e produtividade
O segundo fator é o rendimento da berinjela. Um agricultor que cultiva a hortaliça exclusivamente para consumo próprio escolhe variedades com rendimento médio. Se um agricultor planta berinjelas para venda, variedades de alto rendimento são consideradas.

Duração do período de frutificação
Algumas pessoas preferem colher os frutos maduros de uma só vez, limpar o jardim e fazer outras tarefas. Outras preferem continuar cozinhando berinjelas frescas até o final do outono. Nesse caso, é recomendável considerar a duração do período de frutificação.
Resistência ao inverno
Se você mora em uma região onde o inverno não cede facilmente o seu domínio à primavera, você enfrentará geadas tardias frequentes. Muitas pessoas plantam berinjelas e outros vegetais na primavera, apesar da possibilidade de geadas retornarem. Seus esforços não serão em vão se você plantar variedades altamente resistentes a ondas de frio e baixas temperaturas de curto prazo.

Sensibilidade à rega
As berinjelas prosperam com umidade e requerem rega regular e frequente. Em climas quentes, esteja preparado para estocar água durante o cultivo. Felizmente, os cultivadores desenvolveram variedades que podem facilmente resistir à seca.
Tolerância à sombra
Este vegetal requer plena luz do dia. Variedades tolerantes à sombra adaptam-se a regiões com tempo frequentemente nublado. No entanto, plantá-las em áreas sombreadas não é recomendado.
Resistência a doenças
A resiliência da planta é um critério importante que facilita o cuidado com ela. A variedade de berinjela deve ter um sistema imunológico forte. Isso eliminará a necessidade de controle constante de pragas.

Recomendações gerais
Ao escolher berinjelas, é recomendável ler as informações do fabricante na embalagem. Elas contêm tudo o que um jardineiro precisa saber para cultivar o vegetal com sucesso. Se o vendedor for especialista em berinjelas, ele poderá responder a quaisquer perguntas e ajudar você a escolher a variedade certa.
Variedades de sucesso para canteiros abertos com fotos
Se não for possível cultivar vegetais dentro de casa, você pode fazê-lo no seu jardim. Há muitas variedades de maturação precoce, intermediária e tardia disponíveis no mercado. As variedades precoces são mais adequadas para regiões do sul. Elas se adaptam mais rapidamente a um novo local após o plantio.

Alekseevsky
Os frutos azul-escuros que formam o arbusto da berinjela são há muito tempo os favoritos dos jardineiros. A variedade é resistente ao mosaico do pepino e do tabaco. Possui excelente sabor e é usada para conservas de inverno.
Vakula
As mudas são plantadas no final de maio e resistem a variações de temperatura. O arbusto atinge 1,2 m de altura. A Vakula tem um caule denso e espesso. É uma variedade de frutos grandes, com um único arbusto rendendo até 9 kg de frutos por estação.
Banana
A berinjela-banana é uma variedade de maturação ultraprecoce, recomendada para plantio ao ar livre. Os primeiros frutos são colhidos três meses após a semeadura. Com os devidos cuidados, uma única colheita pode render até 4 a 5 kg de berinjela por temporada. Elas podem ser armazenadas por muito tempo sem perder a qualidade.

lanterna chinesa
A variedade recebe esse nome devido à cor dos seus frutos à medida que amadurecem. Eles ficam cobertos por atraentes manchas vermelhas. O arbusto cresce até 70 cm. A produção é modesta — um arbusto produz no máximo 3 kg de frutos.
Esmeralda F1
Outro nome de variedade faz alusão à cor da fruta. Quando madura, adquire uma tonalidade verde intensa. Adequada para cultivo em campo aberto, esta variedade amadurece precocemente.
A Emerald F1 é uma variedade de arbusto pequeno. Tolera bem temperaturas baixas. Os frutos são cilíndricos e pesam até 0,5 kg. Quando cortada, a polpa é cremosa e não amarga.A Emerald F1 é uma variedade de alto rendimento.

Negus
Outra variedade precoce de berinjela. A planta compacta produz frutos 60 dias após o plantio. As berinjelas roxas são redondas, com frutos médios de 140 a 300 g. São cultivadas comercialmente porque se adaptam bem ao transporte. Elas soltam os frutos precocemente. As berinjelas maduras são colhidas a cada 7 a 9 dias.
Valentina
Polpa de berinjela sem sementes. Possui uma ampla gama de propriedades benéficas:
- bom rendimento;
- excelente sabor da polpa;
- adaptação ao clima;
- fácil de cuidar;
- frutificação precoce;
- imunidade forte.

A variedade de berinjela Valentina é uma das mais comumente encontradas em jardins.
Burguês
Uma única berinjela madura pode ser usada para preparar uma refeição completa, pois pesa até 0,6 kg. A berinjela arredondada tem casca roxa escura. Cultivar esta variedade em estufa é desafiador devido à sua altura de 1,6 m. Por isso, ela é plantada ao ar livre, em treliça.
Palhaço
Possui hábito de crescimento em cachos, o que a torna diferente de outros membros da família Solanaceae. Um único cacho produz de 3 a 7 frutos perfeitamente elípticos. A casca é rosa-choque com um brilho brilhante.

Dragão
Após o plantio, as sementes crescem e se desenvolvem rapidamente, eventualmente se tornando uma planta madura. Ela foi criada para cultivo em regiões com condições climáticas desfavoráveis e prospera mesmo em solos com nutrientes mínimos.
Rei do Norte
Frutos maduros praticamente não apresentam espaços vazios. O híbrido tolera baixas temperaturas, desde que os brotos jovens estejam endurecidos. Até 5 kg de frutos podem ser colhidos de um único arbusto. As berinjelas colhidas devem ser armazenadas em local fresco por 1 a 1,5 mês.
Primeiro Ministro
Esta variedade produz frutos roxo-escuros com o conhecido formato de pera. O arbusto se desenvolve vigorosamente durante o crescimento e tem um sabor característico. Ela prospera em calor, luz e rega abundante.

O Príncipe Negro
Esta variedade é adequada para cultivo em áreas com espaço limitado. Frutifica diariamente no arbusto. É praticamente resistente a doenças e produz alto rendimento.
Flamingo rosa
Os frutos maduros adquirem uma delicada tonalidade lilás. A planta frutifica cedo e é alta. O caule mais longo atinge aproximadamente 2 m de altura. Um único cacho contém de 3 a 5 ovários. Os frutos desta variedade têm uma aparência exótica. São alongados e pesam aproximadamente 400 g. Escondida sob a casca rosada, encontra-se uma polpa branca, sem amargor perceptível.
Quebra-nozes
Uma variedade de berinjela de maturação precoce Em condições de estufa, atinge 1 m de altura. O arbusto frondoso requer bastante espaço. Devido à abundante produção de ovários, tem um longo período de frutificação.

Bibo
Os arbustos produzem berinjelas brancas. Elas se formam em cachos, o que as torna consideradas de alto rendimento. Os arbustos de 1 metro de altura precisam ser estaqueados. Sob a casca branca, encontra-se a polpa igualmente branca. Ela tem um sabor delicado e não é amarga. Os vegetais são usados para enlatados e ensopados.
anão coreano
Tolera ondas de frio noturnas frequentes, portanto, mesmo temperaturas críticas não são um problema para ela. A planta produz berinjelas com formato clássico. O clima frio não afeta a produtividade.
Fé
Cresce com sucesso em terrenos abertos. Os frutos maduros lembram peras e são de cor roxa. A polpa amarelo-clara tem gosto de carne.Raramente suscetível a doenças de plantas, ela se mantém bem quando cortada e tem um arbusto extenso, porém compacto.

Mileda F1
Uma variedade criada na Holanda. Exemplares individuais excedem 20 cm de comprimento. Os brotos não apresentam espinhos e a frutificação ocorre mesmo em climas frios.
Anet F1
Após o plantio das sementes, forma-se um arbusto vigoroso e extenso, abundantemente coberto de folhagem. Jardineiros relatam frutificação abundante. A primeira colheita é precoce e a frutificação continua até o final do outono.
Fabina F1
Este híbrido ultraprecoce se destaca pelo seu porte grande. O arbusto vigoroso e extenso não requer estaqueamento. Cada arbusto produz pelo menos nove berinjelas por vez.

Épico
Esta variedade de berinjela possui todas as características que as pessoas procuram em uma planta cultivada. Os frutos podem ser colhidos dos galhos dois meses após o plantio em campo aberto. A casca do fruto tem uma rica tonalidade roxa.
Variedades populares de meia estação para terrenos abertos
Normalmente, a maioria das variedades precoces de berinjela para de dar frutos precocemente. Elas dão frutos e as plantas são removidas dos canteiros. Após o amadurecimento das variedades precoces, as variedades de meia estação começam a dar frutos.
Elas são cultivadas em terreno aberto e são adequadas para preparar qualquer prato.
Diamante
Apesar de sua ramificação, esta variedade é considerada anã. Frutos redondos se formam nos brotos. Além de seu uso principal, também serve como planta ornamental.

Albatroz
A maciez da fruta a torna ideal para consumo fresco. Berinjelas em formato de lágrima são adequadas para enlatados e armazenamento a longo prazo. Devido à sua excelente durabilidade, são consideradas as preferidas dos jardineiros.
laranja brasileira
Uma variedade incomum de berinjela devido ao seu formato e cor. Os frutos são alaranjados com listras verdes por toda parte. As berinjelas ovais pesam até 100 g. Os frutos são considerados maduros quando adquirem uma cor vermelho-escura. No entanto, são consumidos apenas quando adquirem uma cor alaranjada. Os frutos vermelhos não são consumidos devido ao seu amargor.
báltico
Prefere climas quentes, o que a torna adequada para regiões do sul. Bons cuidados combinados com rega adequada garantem uma alta produtividade. É cultivada principalmente para fins comerciais.

Marzipan
A berinjela tem polpa macia e saborosa. Os frutos, em formato de pera, são de cor roxa intensa. O amadurecimento ocorre em 100 a 115 dias.
Manto
O arbusto alto produz numerosos cachos de pequenos frutos. A cor leitosa dos frutos indica que ainda não estão maduros. À medida que amadurecem, a cor muda para laranja com listras verdes verticais. A polpa tem sabor adocicado. Os frutos são ricos em caroteno, o que os torna saudáveis.
Hipopótamo
Os arbustos são resistentes à geada e seu sistema imunológico os protege de muitas doenças. A polpa é branca leitosa. A begemota produz colheitas abundantes.

Clorinda
Este híbrido é adequado para cultivo em canteiros ao ar livre. Arbustos plantados prosperam no jardim, desde que haja espaço suficiente. Arbustos compactos e pequenos requerem estaqueamento. Tolera ondas de frio no final de maio e início de junho.
Roma
Esta variedade é ideal para regiões com verões amenos. O cultivo da berinjela-roma requer cuidados mínimos. Os frutos têm polpa verde e não apresentam nervuras.
beleza negra
Esta variedade de berinjela não é conhecida por sua produção abundante, mas seu excelente sabor compensa. Os frutos são roxos. As plantas produzem frutos generosamente, mas precisam de abrigo à noite.

Sancho Pança
Um pequeno arbusto produz berinjelas gigantes. Esta variedade é resistente a pragas e geadas. É usada em diversos pratos devido ao sabor de sua polpa. Os galhos não suportam o peso dos frutos, pois exemplares grandes são comuns. Ela precisa de suporte.
Policial
O arbusto cresce muito alto — de 2 a 2,5 metros. Uma única planta pode render até 10 kg de frutos. Durante o crescimento, o arbusto precisa ser moldado. Recomenda-se deixar no máximo dois caules, o que garante que 15 a 20 frutos amadureçam simultaneamente.
Pode ser armazenado por 2 a 3 meses. Sua aparência é afetada, mas o sabor permanece o mesmo. Pode ser consumido fresco ou usado para conservas.
Menino marinheiro
Os frutos atraem as pessoas pela sua coloração única. Quando maduros, são brancos com listras azuis. Caracterizam-se por um amadurecimento precoce e uniforme. O sabor da fruta é suave, apreciado até mesmo por chefs profissionais.

Voo listrado
A coloração incomum do fruto lhe confere uma aparência exótica. Os cilindros elegantes são cobertos por listras rosa e roxas. Atingem 20 cm de comprimento e alguns pesam até 250 g.
Robin Hood
O arbusto baixo requer poda enquanto ainda é jovem. Os galhos da berinjela são cobertos de espinhos, por isso a colheita é feita com cuidado. Os frutos são redondos e têm um toque amargo quando consumidos.
Coração de touro
É plantada em campo aberto após a última geada. Um único arbusto rende de 7 a 14 kg de frutos por estação. Embora prefira o calor, não tolera excesso de água.

Variedades de maturação tardia
Nem todos os jardineiros se atrevem a cultivar berinjelas de maturação tardia. Considerando o tempo que as sementes levam para germinar, a colheita leva cerca de seis meses. No entanto, elas têm uma vantagem: duram muito mais tempo do que outras variedades. Moradores de regiões onde o inverno chega mais tarde podem cultivá-las.
Beleza negra atrasada
Os frutos desta variedade são longos e perfeitamente lisos. O peso médio varia de 450 a 650 g. Já foram observados frutos realmente gigantes, pesando até 1 kg. A frutificação continua apesar da queda das temperaturas.
Sófia
Uma típica representante da família das solanáceas, com polpa branco-esverdeada. Cresce com sucesso até mesmo em estufas. Seu sabor é delicado e muito aromático.

Urso de pelúcia
O excelente sabor de sua polpa a torna um vegetal culinário favorito. Sua cor roxa intensa é frequentemente confundida com preto. Suporta as condições climáticas mais extremas.
Lua Negra
As flutuações de temperatura não afetam a frutificação. É resistente ao vírus do mosaico do tabaco. É frequentemente usado para enlatamento.
Bagheera
O sabor da fruta não lembra em nada o seu nome. As azuis são deliciosas, macias e aromáticas. Quando cozidas, a polpa fica suculenta e picante.
Homônimo
Graças à sua adaptabilidade, a variedade é tolerante ao frio. É resistente à podridão e a doenças comuns em plantas. A frutificação começa em 115-135 dias.

Variedades incomuns
Os jardineiros estão acostumados com berinjelas de coloração azul-escura ou roxo-escuro. É por isso que também são chamadas de "azul-pequeno" (ou "azul-pequeno"). Mas também existem variedades que podem satisfazer o paladar dos verdadeiros gourmets.
Cisne
A casca e a polpa são da mesma cor: branca. Além de ser cultivada ao ar livre, também produz frutos em estufas. A Lebediny é uma variedade de alto rendimento.
Ovos de ouro
Considerada única por sua cor dourada, é cultivada não apenas para consumo, mas também como ornamento de jardim. Seus frutos redondos lembram um ovo.

Vermelho com babados
Esta variedade é caracterizada pelo crescimento contínuo de novos frutos. Redondos e nervurados, podem ser facilmente confundidos com tomates. Cada fruto atinge 4 cm de diâmetro.
Rotonda Bianca
Uma variedade de alto rendimento. Seus frutos grandes não apresentam o amargor típico da berinjela. São ovais e cobertos por uma flor rosada.
Sincelo
Seu nome singular se deve à sua cor e formato. Este vegetal branco pesa cerca de 300 g. Até 5 kg de frutos podem ser colhidos de um único arbusto.
Ioga
Berinjelas cilíndricas com casca brilhante, alongadas e próprias para assar. As mudas são plantadas ao ar livre no final de maio.

O sabor dos cogumelos
Forma ovários mesmo em baixas temperaturas. Os frutos têm casca fina e polpa macia. O sabor tem notas de cogumelo.
Pelicano
As berinjelas têm o formato de um sabre. Não são retas, mas ligeiramente curvas. São completamente brancas. Têm um sabor agradável e não são amargas.
Iceberg
O sabor não apresenta notas amargas devido à ausência de pigmentos antocianínicos. Isso lhes confere uma cor branca, em vez da roxa de outras berinjelas. Os frutos são alongados e alargam-se em direção à base.

Pingue-pongue
A fruta pode ser facilmente confundida com bolinhas, daí o nome exclusivo da variedade. Ela se desenvolve bem em climas quentes e, portanto, não é cultivada em regiões de clima frio. Pode ser armazenado por muito tempo e transportado por longas distâncias.
Greenie
Os frutos também são esféricos, mas bem grandes. O sabor tem notas de cogumelo. É cultivado em áreas abertas, o que impacta positivamente na produtividade.
Lusiana
Esta variedade é uma seleção americana que conquistou reconhecimento em outros países. O rendimento é médio — 3 kg por arbusto. Cilíndrica, lisa e sem curvas.
Verde tailandês
A planta foi trazida de climas exóticos e quentes e, portanto, não gosta de temperaturas frias. As berinjelas atingem de 25 a 30 cm de comprimento. Após o transplante para terreno aberto, começam a dar frutos em 85 dias. As sementes são bastante caras.

Bumbo
Os frutos firmes são de cor lilás claro. Por dentro, a polpa é branca e não amarga. Os galhos são ocasionalmente espinhosos e a folhagem é média.
Romântico
Os frutos têm uma bela aparência. A polpa branca se esconde sob uma casca fina e delicadamente rosada. A variedade produz frutos consistentemente, e os brotos crescem rapidamente.
Avaliações das melhores variedades regionais
Pessoas que vivem em diferentes regiões do país cultivam hortaliças em climas distintos. Alguns lugares são caracterizados por temperaturas consistentemente baixas. As variedades desenvolvidas para cada região são adaptadas a todas as condições climáticas.

Para a Rússia central
O clima quente no verão é raro, e a estação não é tão longa quanto o desejado. A berinjela se desenvolve bem em pleno sol, então há o risco de não amadurecer completamente em campo aberto. Existe uma solução: cultive a planta a partir de mudas. Se necessário, cubra as mudas com filme plástico.
Névoa lilás
Esta variedade de maturação precoce amadurece de 85 a 100 dias após a semeadura. Para um crescimento excelente, a Lilac Mist requer fertilização regular. Também é recomendado afofar o solo. A planta recompensará você com uma colheita abundante com manutenção mínima.
Rei do Norte
A principal característica deste vegetal é a resistência ao frio. Cresce e se desenvolve bem em terrenos abertos. Seus arbustos de tamanho modesto produzem uma boa colheita.

Valentina F1
Os vegetais maduros têm uma aparência apetitosa e crescem até 25 cm de comprimento. O rendimento modesto é compensado pelo sabor incrível da fruta. A casca tem uma cor intensa, quase preta.
Roxo longo
O tamanho compacto da planta permite que ela seja cultivada em diferentes locais. A produtividade é baixa, mas pode ser aumentada por polinização artificial durante a floração.
Amadurecimento precoce siberiano
Esta variedade é apreciada por sua boa tolerância a baixas temperaturas. Ela prospera em condições climáticas adversas. Jardineiros que plantam esta variedade têm a garantia de uma colheita.

Anão cedo
Esta variedade requer pouca manutenção e cuidados padrão. A Dwarf Early combina cuidados de baixa manutenção com sabor incrível e alta produtividade. A produtividade pode ser aumentada cobrindo a planta durante dias e noites particularmente frios.
Tcheco cedo
O plantio em campo aberto começa em maio, permitindo a colheita rápida dos primeiros frutos. Eles se tornam comestíveis já em agosto. A planta de baixo crescimento produz uma pequena quantidade de frutos, mas são muito saborosos.
Blues do Norte
Embora esta variedade não seja afetada por baixas temperaturas, recomenda-se o uso de cobertura durante o cultivo. O arbusto é alto e precisa de suporte. Aproximadamente 3 a 4 kg de frutos ovais, de cor lilás, são colhidos por metro quadrado.

Alenka
Esta variedade de maturação precoce apresenta frutos com cores interessantes. No caso da Alenka, a cor verde familiar indica sua maturação. A polpa também apresenta uma agradável tonalidade verde.O vegetal é adequado para consumo cru.
Penugem
Os frutos são ovais, em forma de barril. A Pushok é uma variedade de berinjela branca. A polpa interna também é branca e muito macia. Os frutos amadurecem em massa.
Ametista
A cultura produz frutos abundantes, permitindo não só desfrutar de berinjelas frescas, mas também conservá-las para o inverno. Três meses após a semeadura, os primeiros frutos estão prontos para consumo. O vegetal mantém sua aparência atraente mesmo quando cozido.

Kirovsky
Um exemplo impressionante de variedades cultivadas internamente. Pouca luz e baixas temperaturas não afetam a frutificação. As berinjelas amadurecem ao mesmo tempo e têm formatos praticamente idênticos.
Andryusha
Uma variedade de berinjela com baixa produtividade. O plantio em solo protegido aumenta a produtividade. O mesmo resultado pode ser alcançado cobrindo plantas cultivadas em solo aberto.
F1 ultra-inicial
A Blue frutifica cedo, mas requer cuidados especiais. É exigente quanto ao local de cultivo. Cresce bem depois de melões, pepinos, repolhos e cebolas.
Urais
Variedades de início ou meio de temporada são normalmente cultivadas na região. O plantio das mudas começa em fevereiro. Muitas variedades são adequadas para cultivo ao ar livre.

Variedades adequadas
Mais populares:
- Robin Hood;
- Alekseevsky;
- Névoa lilás;
- Beleza negra;
- Palhaço;
- Lua negra.
As variedades têm características semelhantes. São predominantemente de cor roxa escura, com exceção de alguns exemplares com um delicado tom lilás. São utilizadas em uma variedade de pratos.
Dom Quixote
As berinjelas azuis desta variedade são finas e compridas. O interior contém polpa macia, coberta por uma casca fina e não amarga. São frequentemente utilizadas em saladas. Devido ao seu tamanho pequeno, são frequentemente escolhidas para grelhar, pois cozinham por igual.

Maria
Os arbustos baixos são abundantemente cobertos por frutos sem amargor. Recomenda-se o tutoramento quando se cultivam berinjelas em grande quantidade. Durante a estação de crescimento, fertilizantes à base de fósforo e potássio são prontamente absorvidos. Se o tempo frio for frequente no verão, recomenda-se a fertilização foliar com micronutrientes.
Ucrânia
Além da Rússia, este vegetal é cultivado em toda a Ucrânia. É especialmente comum no sul do país. É cultivado não apenas para consumo próprio, mas também em escala industrial. A grande variedade de cultivares permite o cultivo no leste, oeste e até mesmo no norte.
Zonas de resistência à geada
A Ucrânia é um país caracterizado por uma estreita amplitude térmica. Em geral, o sul é mais quente do que outras regiões. Não há quedas bruscas de temperatura, então a berinjela pode ser cultivada ao ar livre.

Variedades para cultivo
Na Ucrânia, as variedades mais comuns são:
- Bibo;
- Fé;
- Diamante;
- Beleza negra;
- Primeiro-ministro.
Entre as novas espécies, destacam-se Bibo, Vera e Black Beauty. Surgiram há relativamente pouco tempo, enquanto o Almaz é há muito tempo um alimento básico na horta. A berinjela, uma hortaliça, é caracterizada por um longo período de frutificação. Portanto, você pode desfrutar dos seus pratos favoritos por semanas.
O fruto tem uma cor púrpura escura característica. Essas variedades podem suportar temperaturas até abaixo de zero. Se houver ameaça de geada, elas são temporariamente cobertas. A altura média do arbusto é de 1 m. Cada fruto pesa entre 200 e 700 g. Alguns exemplares podem chegar a 1,5 kg, mas isso é raro.
De cinco a nove berinjelas amadurecem em uma única planta por vez. A polpa branca fica escondida sob a casca roxa. Quando cortada, a polpa permanece clara e não escurece. Para cultivar vegetais em casa, escolha variedades com grande número de sementes.

Bielorrússia
A berinjela também é uma das hortaliças mais apreciadas neste país. Mas nem todos se atrevem a cultivá-la em um jardim aberto.
O clima da Bielorrússia é o oposto daquele ao qual o vegetal está acostumado.
O clima é frequentemente caracterizado por ventos fortes, temperaturas baixas e oscilações bruscas de temperatura. Chuvas prolongadas e secas também ocorrem. Para evitar que as berinjelas morram, elas precisam de cuidados adequados e, se necessário, cobertura.
Giselle
Uma das poucas variedades que sobrevivem ao frio. Frutos de 300 a 500 g são fáceis de armazenar. O rendimento varia dependendo das condições de cultivo.

Ilya Muromets
Os frutos maduros são maciços e de aparência firme. São usados exclusivamente para cozinhar. Sementes raramente são encontradas na polpa, mesmo entre os maiores exemplares colhidos dos arbustos.
Carrinha
Esta variedade de berinjela tolera flutuações de temperatura sem problemas e não requer cobertura. Raramente sofre com as doenças comuns da beladona. Os vegetais maduros são pequenos, o que os torna fáceis de manusear durante o cozimento.
O fruto contém uma polpa delicada e amarelada. O sabor é macio e suculento. A berinjela é um prato delicioso e nutritivo. Quando colhidos dos galhos, os frutos roxo-escuros mantêm-se frescos por muito tempo.

Métodos de cultivo
A berinjela é cultivada de duas maneiras: por mudas e por sementes (estufa). Isso permite que cada jardineiro escolha a opção que melhor se adapta às suas condições específicas. Ambos os métodos são eficazes e produzem uma grande colheita de frutas deliciosas.
Muda
Consiste em várias etapas:
- Preparando o solo.
- Semeadura de material de semente.
- Cuidados antes e depois da germinação.
- Plantio em terreno aberto.
Para garantir que as mudas se estabeleçam rápida e suavemente no novo local, elas são endurecidas e levadas para fora por 5 a 10 minutos todos os dias. Aumente esse tempo antes do plantio.

Estufa
Quais são as etapas do cultivo:
- Preparando canteiros e sementes.
- Plantio de material.
- Cuidados antes da frutificação.
O número de etapas pode fazer parecer que o cultivo em estufa é muito mais fácil do que o cultivo de mudas, mas não é bem assim. O cultivo em estufa exige cuidados constantes. Mas também tem uma vantagem inegável: os frutos colhidos dos galhos podem ser apreciados o ano todo.
Conselhos
Jardineiros experientes terão prazer em ajudar cultivadores de vegetais iniciantes e compartilhar seus segredos para um cultivo bem-sucedido. Ao longo da nossa prática, reunimos alguns deles.

Canteiros de jardim
A berinjela é uma cultura que gosta de calor e requer bastante luz. Os canteiros devem estar localizados em um local protegido do vento e com luz solar uniforme. Nesse caso, você pode plantar ervilhas, feijões ou alho-poró ao redor do perímetro do canteiro.
Os canteiros devem ter espaço suficiente para garantir que os arbustos não fiquem aglomerados. Essa abordagem facilitará a remoção de ervas daninhas e o cuidado com as plantações. Ao planejar o terreno, considere a variedade da planta. Espécimes altos requerem suporte adicional.
Solo com húmus
As berinjelas preferem solo rico em areia, turfa e húmus. Deve ser neutro, leve e solto, permitindo que o ar chegue ao sistema radicular. O solo para as berinjelas é preparado no outono.

Ordem de plantio
Berinjelas, como qualquer outra cultura de jardim, não são plantadas no mesmo local todos os anos. As regras de rotação de culturas permitem o plantio no mesmo local pelo menos a cada três anos.
Um dos segredos para obter uma boa colheita é plantar berinjela depois das culturas amigáveis.
Berinjelas prosperam em áreas anteriormente ocupadas por tubérculos, leguminosas, couve-flor, repolho, cebola e milho. Pepinos, abobrinhas e verduras como endro e salsa também são bons predecessores. Berinjelas nunca devem ser plantadas em áreas anteriormente ocupadas por outros membros da família Solanaceae.
Esta cultura de frutos roxo-escuros não absorve muitos nutrientes enquanto cresce e se desenvolve no jardim. Depois disso, o terreno é adequado para o plantio de outras hortaliças. Absolutamente todas as culturas podem ser plantadas depois da berinjela. No entanto, plantar cebola, batata e alho é a melhor opção, pois a produtividade aumenta após a berinjela.

Tempo de semeadura
O momento da semeadura depende do local onde a berinjela será cultivada. Quando cultivada em estufa, a semeadura ocorre em fevereiro. Isso pode ser feito durante todo o mês. Neste caso, o plantio no solo é possível em abril.
As sementes para mudas para cultivo ao ar livre são semeadas em março. A época ideal do mês é a segunda e a terceira semanas. O transplante para o solo é possível no início de junho, quando a ameaça de geadas tardias já deve ter passado.
As mudas são plantadas em seu local permanente com 2 a 2,5 meses de idade. Portanto, jardineiros experientes usam isso como ponto de partida ao planejar suas práticas agrícolas para a próxima temporada.

Avaliações
Entre os produtores de hortaliças, além dos comentários positivos, também há os negativos. Estes últimos estão relacionados ao cultivo de uma variedade específica. As pessoas frequentemente reclamam que a variedade escolhida não produziu os resultados esperados. A maioria das avaliações negativas é injustificada.
Jardineiros influenciam seus rendimentos sem nem perceber. O erro mais comum é escolher a variedade errada para um determinado local. Muitos não levam esse fator em consideração. Aí vem o cuidado. Se uma plantação tem alguma deficiência, isso sempre pode ser determinado pela sua aparência.
Muitas pessoas evitam cultivar berinjela por acreditarem que não dará resultados. Mas isso não é verdade. Este vegetal exótico, originário de climas mais quentes, tem sido cultivado com sucesso há muitos anos, não apenas por profissionais, mas também por iniciantes.











