Como cultivar berinjelas ao ar livre e em estufa na Sibéria, dicas de cuidados e as melhores variedades

Das plantas solanáceas, a berinjela foi a mais recente a aparecer em hortas. Esta cultura, que gosta de calor, requer condições adequadas e cresce melhor nas regiões do sul. No entanto, os produtores desenvolveram variedades e híbridos que permitem que a berinjela prospere na Sibéria, apesar das oscilações bruscas de temperatura e dos verões curtos. Ela é cultivada tanto em campo aberto quanto em estufas.

Peculiaridades do cultivo de berinjelas na Sibéria

As berinjelas são muito exigentes em termos de calor. Elas crescem mal mesmo em temperaturas de 10 a 15 graus acima de zero. Mesmo em estufas, diretrizes de plantio adequadas são essenciais. As mudas não devem ser fracas ou carecer de um sistema radicular forte. Qualquer dano às raízes ou caules pode resultar na morte da planta.

Fruta de berinjela

Além das condições adequadas — calor, luz e umidade —, os vegetais precisam de cuidados adequados. Embora seja difícil se adaptar às condições em campo aberto, é mais fácil em uma estufa.

Mas sem os devidos cuidados, a berinjela não produzirá frutos maduros e maduros.

Para obter um alto rendimento de vegetais, você precisa prestar atenção à composição e estrutura do solo no canteiro e distribuir adequadamente os arbustos de acordo com o padrão de plantio.

Mas antes de tudo, o material de plantio deve ser resistente a desastres climáticos e climáticos, e a doenças.

As melhores variedades

O cultivo de berinjelas na região além dos Urais exige expertise agrícola, cumprimento de cronogramas de plantio e práticas adequadas de plantio. Sem essas habilidades, o amadurecimento dos frutos roxos é impossível. Para o noroeste, as variedades de hortaliças necessárias são aquelas desenvolvidas e testadas por produtores locais.

Berinjelas para campo aberto

Em campo aberto, são cultivados híbridos que suportam baixas temperaturas, não requerem cuidados especiais e são capazes de dar frutos abundantes.

berinjela pequena

É melhor escolher variedades de vegetais de maturação precoce:

  1. A variedade Coração de Boi F1, de frutos grandes, é apreciada por sua alta resistência a infecções fúngicas. Os frutos ovais chegam a pesar 400 gramas, são revestidos por uma casca lisa e brilhante e têm polpa de cor creme. Os arbustos produzem frutos por muito tempo em climas ensolarados e quentes.
  2. Jardineiros experimentaram a berinjela Almaz, que amadurece em 109 a 120 dias após a germinação. Os frutos cilíndricos atingem de 100 a 150 gramas de peso e 14 a 18 centímetros de comprimento. A descrição da variedade também afirma que os frutos são versáteis, adequados para conservas, ensopados e saladas.
  3. O Siberian Prince também merece destaque, com cada arbusto produzindo até 10 frutos grandes. O híbrido é conhecido por sua excelente frutificação e facilidade de cuidado. Os frutos de 300 gramas são cobertos por uma fina casca roxa com polpa clara no interior. A colheita começa nos primeiros dez dias de agosto.
  4. A variedade de berinjela Skorospel'nyy cresce em campo aberto na Sibéria e produz excelentes frutos. Mesmo em condições climáticas desfavoráveis, a planta produz frutos que atingiram a maturidade técnica.
  5. O Prince Fairytale de maturação precoce é valorizado por seu excelente sabor de polpa não amarga, pequeno número de sementes e casca macia.
  6. O híbrido Easter Egg produz vegetais brancos, redondos e de maturação precoce.

Para garantir que as berinjelas tenham tempo de amadurecer no jardim, é necessário escolher variedades criadas por criadores siberianos.

berinjelas maduras

Berinjelas para estufas

Para evitar riscos às colheitas futuras, os jardineiros cultivam berinjelas em canteiros e estufas. Não apenas as variedades de maturação precoce, mas também as de meia estação, são adequadas para canteiros sob coberturas plásticas.

Uma boa escolha é o híbrido Robin Hood, com alto rendimento e baixa necessidade de manutenção. Arbustos de 1 metro de altura podem produzir até 10 frutos pesando 200-300 gramas.

O híbrido Maria, com arbustos de 75 centímetros de altura e frutos de 200 gramas, conquistou sua popularidade por um bom motivo. Um metro quadrado dessa variedade rende até 7 quilos de frutos roxos escuros, lisos e uniformes.

Maria Híbrida

Os frutos ovais e rosa-púrpura da variedade Romântica amadurecem em 120 dias, ou um pouco antes, com os devidos cuidados e em condições de estufa. Este vegetal se caracteriza pela polpa branca, excelente sabor e versatilidade.

Entre as variedades de alto rendimento para estufa, destaca-se o híbrido Siberian Early 148. Desenvolvido na Estação Experimental da Sibéria Ocidental, este híbrido produz arbustos de até 50 centímetros de altura e frutos com 200 gramas. Esta variedade é recomendada para conservas e processamento culinário. A produção de frutos é garantida em qualquer clima.

O arbusto anão da Berinjela Roxa Longa atinge 40 centímetros de altura. Os frutos alongados e escuros têm polpa macia e esverdeada. Os frutos não são amargos, o que os torna deliciosos em qualquer formato.

Como cultivar berinjelas na Sibéria

Para cultivar esta cultura que gosta de calor, são criadas as condições necessárias tanto em estufa quanto em canteiros abertos. Para obter frutos maduros, é essencial seguir o cronograma e as diretrizes de plantio e cuidar bem das plantas.

berinjelas na Sibéria

Quando semear

Berinjelas não podem ser plantadas diretamente a partir de sementes na Sibéria. Somente mudas são adequadas para práticas agrícolas adequadas. Considerando o período de maturação do vegetal, as sementes podem ser plantadas até 20 de fevereiro. Isso dará aos frutos tempo suficiente para emergir e atingir a maturidade.

Para acelerar a germinação do material de plantio, mergulhe as sementes em zircão, um estimulante de crescimento. As sementes coletadas da colheita do ano anterior são adequadas para a semeadura. Você pode ativar os processos vitais dentro delas embebendo o material. Coloque-o sobre um pano úmido e deixe em um local aquecido por 2 a 3 dias.

As condições do solo também afetam a saúde das mudas. É melhor desinfetar, aquecer e regar o solo.

Sementes de berinjela

As mudas de berinjela devem ter no máximo 70 dias de idade antes do plantio, quando cultivadas em estufa. Portanto, neste caso, você pode começar a prepará-las na segunda quinzena de março.

Semeadura para mudas

As sementes de berinjela são colocadas em vasos individuais com solo nutritivo enriquecido com micro e macronutrientes. Após espalhar as sementes na superfície, elas são cobertas com solo levemente umedecido. A camada não deve exceder 1 centímetro. Em seguida, compacte levemente o solo e cubra os vasos com filme plástico.

As sementes germinam melhor em temperaturas de 25 graus Celsius ou mais. Os brotos só aparecerão após duas semanas.

Assim que as mudas aparecerem, você precisa começar a diminuir a temperatura em 4-5 graus e colocar os recipientes em janelas bem iluminadas.

mudas de berinjela

Após uma semana, você notará uma folha verdadeira emergindo das mudas. Agora é hora de transplantá-las. Para evitar estresse, trate as mudas com Epin neste momento. Sementes plantadas em recipientes individuais produzirão de 1 a 2 plantas. Escolha uma muda forte e saudável e descarte a fraca.

Embora as mudas de berinjela normalmente não estiquem seus caules, quando as horas de luz do dia são curtas, iluminação suplementar é fornecida usando fitolâmpadas.

O cuidado com as mudas inclui organizar:

  • rega moderada;
  • aplicar fertilizantes após a colheita duas vezes com intervalo de 20 dias;
  • soltar o solo em recipientes;
  • endurecimento 2 semanas antes do plantio no jardim.

Na fase de brotação, os arbustos vegetais estão prontos para o transplante para um local permanente. Um sistema radicular bem desenvolvido e a presença de 7 a 8 folhas indicam que a planta está pronta para maior desenvolvimento e crescimento.

Brotos de berinjela

Preparando o local de pouso

O solo para o plantio de hortaliças é preparado com antecedência no outono e na primavera. As berinjelas começam a dar frutos mais rápido em locais abertos e ensolarados do que na sombra. Para tornar o solo leve e nutritivo, adicione areia grossa de rio e húmus ou turfa. Cave bem o solo, removendo quaisquer elementos que faltem.

Os melhores predecessores deste vegetal são repolho, cenoura e leguminosas. No entanto, não plante berinjela no lugar de outras plantas solanáceas.

O canteiro deve estar livre de ervas daninhas e ter solo bem aquecido e úmido.

Cultivo de berinjelas

Plantando berinjelas em um canteiro de jardim

Comece a plantar os arbustos em campo aberto após 15 de maio e em estufas 10 a 15 dias antes. O melhor horário para o plantio é à noite. Deixe um espaço de 40 centímetros entre os buracos e 50 a 60 centímetros entre as fileiras.

É melhor transplantar por transbordo para não danificar o sistema radicular da planta. Após o plantio nas covas, cubra a parte inferior do caule com terra e compacte-a levemente. Regue generosamente as mudas e aplique uma camada de 8 cm de cobertura morta com serragem, turfa e palha finamente picada.

Para garantir que as berinjelas sobrevivam ao transplante, você pode pulverizá-las com Extra e Epin. As plantas criarão raízes melhor se ficarem na sombra durante os primeiros 2 a 3 dias. Isso garantirá um crescimento saudável e forte.

Plantando berinjelas

Cuidando das plantações

As medidas agrotécnicas para o cultivo de berinjelas em uma parcela incluem:

  • regar 1-2 vezes por semana e, em climas quentes, a cada 2 dias;
  • fertilização com fertilizantes orgânicos e minerais uma vez a cada 2-3 semanas;
  • soltar o solo e remover a crosta na superfície do canteiro;
  • formação de arbustos em espécimes altos.

As hortaliças são cuidadas da mesma forma tanto na estufa quanto no jardim. No entanto, existem algumas pequenas diferenças.

Berinjelas em campo aberto

Ao cultivar plantas em canteiros abertos, preste atenção à umidade do solo. Solo muito seco ou encharcado pode matar as plantas.

Berinjelas em campo aberto

Quanto aos fertilizantes, você pode usar matéria orgânica no jardim na forma de uma solução de verbasco na proporção de 1:6 ou excrementos de pássaros - 1:12. A fertilização com fertilizantes minerais ocorre 10 dias após o plantio e, em seguida, durante o período de brotação e frutificação.

Variedades de vegetais anões não requerem estaqueamento ou pinçamento. No entanto, é essencial afofar o solo após a rega e a chuva.

Berinjelas em estufa

As berinjelas cultivadas em estufa são fertilizadas com Zircon e Zdraven. São administrados de três a quatro tratamentos por estação para garantir o crescimento e o desenvolvimento radicular adequados.

Berinjelas em estufa

As berinjelas requerem mais calor em uma estufa do que outras culturas. Portanto, as temperaturas do ar e do solo são monitoradas antes do plantio das mudas. O solo deve aquecer a pelo menos 15 graus Celsius a uma profundidade de 20 centímetros.

Durante o crescimento das hortaliças, a umidade do ar deve estar entre 70-80%, caso contrário, haverá atraso no desenvolvimento, bem como deterioração da qualidade comercial da fruta.

Regue os arbustos apenas com água morna, equilibrando a alta umidade do solo com a baixa umidade do ar. Para isso, ventile a estufa.

Doenças e pragas

Assim como outras solanáceas, a berinjela sofre com infecções fúngicas durante verões frios e chuvosos. As plantas podem ser infectadas por água fria, sementes contaminadas ou falta de nutrientes no solo.

Mudas de hortaliças são frequentemente infectadas pelo fungo da canela preta. Isso faz com que o caule da planta enfraqueça e as folhas murchem. Regar as mudas com Fitosporina ajudará a curar a doença.

fungo na berinjela

A umidade excessiva do solo causa o aparecimento de manchas pretas nas folhas dos vegetais. Plantas jovens precisam ser tratadas com fungicidas. Se a infestação for grave, destrua as plantas afetadas e desinfete o solo com uma solução de permanganato de potássio.

As folhas da berinjela afetadas pelo oídio aparecem durante períodos de chuvas intensas e prolongadas e oscilações bruscas de temperatura. No início da doença, é importante pulverizar as plantas afetadas para evitar sua destruição.

A requeima se manifesta como manchas marrons nos frutos. Você pode combater o fungo com uma solução de alho (200 gramas de dentes amassados ​​para cada 3 litros de água). Prepare a solução ao longo de um período de duas semanas. Antes da aplicação, dilua a solução com água na proporção de 1:1.

As principais pragas da cultura incluem o besouro da batata do Colorado, a mosca-branca e o ácaro-aranha.

Requeima tardia da berinjela

No combate ao besouro-da-beladona, recomenda-se o tratamento com inseticida e a coleta manual das larvas.

As larvas da mosca-branca devem ser controladas, pois transmitem o fungo fuliginoso. A praga pode ser encontrada na parte inferior das folhas. Uma solução à base de sabão de alcatrão ajudará a matar o parasita.

Colheita e armazenamento

Os frutos são colhidos à medida que amadurecem. Devem apresentar casca de cor vibrante, polpa suculenta e sementes brancas. Os híbridos colhidos na época são saudáveis ​​e podem ser usados ​​para preparar pratos deliciosos e conservados para o inverno. Os frutos muito maduros são mais amargos e têm o centro duro. Não são adequados para armazenamento.

Berinjelas frescas podem ser armazenadas na geladeira por até 2 a 3 semanas. Elas também podem ser desidratadas cortando-as em fatias. Há também maneiras de congelar vegetais.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

  1. Tatiana Ortman

    Cultivo berinjelas ao ar livre (no sul da Sibéria), usando a variedade Coração de Boi. Elas são grandes e saborosas, com polpa macia. Consigo altos rendimentos e maturação precoce por meio de fertilização, especificamente aplicando um ativador de biocrescimento de 8 a 10 dias após o plantio. BioGrowConsidero um sucesso pessoal poder cultivar berinjelas totalmente maduras em nosso clima.

    Responder

Pepinos

Melão

Batata