- Quais são os benefícios da berinjela para a saúde?
- Prepare o ingrediente principal
- Nós fazemos preparativos para o inverno
- Receita clássica para conservar mirtilos
- Em georgiano
- Berinjelas inteiras em conserva em um pote com alho
- Berinjelas recheadas com legumes
- Uma receita rápida para picles ao estilo armênio
- Em conserva sem esterilização
- Em coreano
- Com cebola e pimentão doce
- Com tomates
- Com repolho
- Com aipo
- Cogumelos azuis marinados em sal seco
- Berinjelas oxidadas
- Métodos de armazenamento
A berinjela pertence à família das solanáceas e é famosa não apenas por seu sabor, mas também por seus benefícios à saúde. O período de colheita deste vegetal é curto, portanto, para preservá-lo para o inverno e obter uma valiosa fonte de nutrientes durante a estação fria, cozinheiros domésticos experientes utilizam uma variedade de receitas de berinjela em conserva e marinada para armazenamento no inverno.
Quais são os benefícios da berinjela para a saúde?
A berinjela é rica em fibras, proteínas, oligoelementos e vitaminas do complexo B, o que a torna benéfica para o corpo humano. 100 gramas do vegetal contêm apenas 28 kcal, o que a torna uma escolha popular para quem está tentando controlar ou perder peso.
O consumo regular de vegetais tem os seguintes efeitos benéficos no corpo humano:
- melhora o funcionamento do sistema cardiovascular, devido ao alto teor de potássio e pectina;
- remove o excesso de líquido, tem efeito diurético;
- reduz os níveis de colesterol;
- tem efeito preventivo contra doenças oncológicas;
- reduz a vontade de fumar;
- alivia espasmos vasculares, o que leva à melhora da circulação sanguínea;
- ajuda a destruir micróbios e fungos;
- normaliza o funcionamento do sistema nervoso, fornecendo ao corpo vitaminas C e B.
A berinjela contém uma pequena quantidade de açúcar, o que a torna adequada para diabéticos. Ela também contém altos teores de zinco e manganês, o que a torna recomendada para pacientes que sofreram AVC e estão se recuperando de um AVC. O produto é benéfico para mulheres grávidas, pois normaliza a composição do sangue, repõe a deficiência de ferro e mantém os níveis adequados de pressão arterial, o que é importante para o desenvolvimento adequado do feto.

Prepare o ingrediente principal
As frutas são consideradas vegetais "caprichosos", pois escurecem rapidamente após o corte. Por isso, é importante começar a prepará-las imediatamente após o corte. Se preparadas incorretamente, podem ficar amargas, portanto, deixar os vegetais de molho em água com sal por 15 minutos pode ajudar a prevenir esse problema.
Ao preparar matérias-primas, é recomendável seguir uma lista de regras:
- use vegetais totalmente maduros;
- frutas muito maduras contêm o elemento solanina, que é prejudicial aos seres humanos, por isso tais frutas não são consumidas;
- água morna é usada para lavar;
- Para o trabalho, são utilizadas facas de aço inoxidável ou cerâmica, o que reduz a tendência dos vegetais escurecerem.
No processamento de vegetais crus, eles são primeiro lavados e, em seguida, a base e o caule são removidos. Frutos de tamanho médio, sem danos ou imperfeições, e contendo sementes pequenas, são considerados ideais para conservas de inverno.

Nós fazemos preparativos para o inverno
Os vegetais podem ser usados inteiros ou cortados em pedaços, com ou sem casca, e podem ser apreciados sozinhos ou combinados com outros vegetais. Acompanhamentos ideais incluem:
- pimentões doces;
- cenoura;
- tomates;
- abóbora e abobrinha.
Ao usar a fruta inteira, recomenda-se furá-la várias vezes com um garfo para permitir a saída de ar. As melhores receitas podem ser divididas em dois grupos principais. O primeiro grupo inclui aquelas que requerem tratamento térmico e produzem um produto imediatamente pronto para consumo. O segundo grupo envolve a conserva, que requer algum tempo para que os vegetais desenvolvam o aroma e o sabor rico desejados.
Receita clássica para conservar mirtilos
A receita clássica de "língua de sogra" sem recheio é um excelente aperitivo com batatas e pratos de carne, mas também pode ser apreciada como prato único. As berinjelas pré-lavadas devem ser cortadas longitudinalmente em fatias finas ou rodelas. Para facilitar o processo, use a segunda opção, pois leva menos tempo e é mais fácil de guardar no pote.
Você precisará da seguinte lista de ingredientes:
- berinjelas - 1 kg;
- tomates - 1 kg;
- pimentão - 250 g;
- pimenta - 1 unidade;
- dentes de alho - 7 unid.;

- água - 0,5 l;
- óleo inodoro - 0,5 l;
- açúcar - ½ colher de sopa;
- sal - 1 colher de sopa;
- cenouras - 3 unid.;
- pimenta-do-reino preta - 2 unid.;
- 9% de vinagre - 200 ml.
Usando um moedor de carne, pique finamente os pimentões, os tomates, as cenouras e a pimenta-do-reino. Adicione água à mistura de vegetais resultante e cozinhe em fogo baixo por 45 minutos. Adicione a berinjela picada e cozinhe em fogo baixo por mais 10 minutos. Coloque a mistura em potes esterilizados e despeje o restante da salmoura. Enrole os potes, vire-os e cubra-os para esfriar.
Em georgiano
Este preparo envolve o uso de um recheio picante, que confere ao produto um sabor picante. A receita requer:
- berinjelas - 2,5 kg;
- 6% de vinagre - 2 xícaras;
- água - 2 copos;
- nozes - 1 xícara;
- dentes de alho - 200 g;
- sal - 120 g;
- hortelã - 4 g.

Corte a base e o talo da fruta, retire parte do miolo, cubra com água e sal e cozinhe em fogo baixo por 3 minutos. Escorra o líquido e coloque os vegetais sob um peso. Prepare os ingredientes para o recheio:
- o alho é picado;
- as nozes são descascadas e picadas com uma faca;
- A hortelã é cortada em pedaços pequenos.
As frutas recheadas são embaladas firmemente em potes e cobertas com uma salmoura morna feita de água e vinagre na proporção de 1:1. O lanche está pronto para consumo após 4 dias.
Berinjelas inteiras em conserva em um pote com alho
Esta receita recomenda o uso de vegetais pequenos. Cozinhe-os em água por 15 minutos até que as cascas possam ser facilmente perfuradas com um palito de fósforo. Para esta receita, você precisará de:
- berinjelas - 2 kg;
- alho - 4 cabeças;
- sal - 100 g;
- folha de louro - 1 para cada camada;
- óleo vegetal - 2 colheres de sopa.
Depois que as berinjelas esfriarem, corte-as ao meio no sentido do comprimento, coloque-as sobre uma superfície plana e coloque um peso por cima. Deixe descansar por algumas horas para remover o excesso de líquido. Amasse o alho e misture com o azeite. Coloque os vegetais em potes esterilizados em camadas compactas, cobrindo bem cada camada com a mistura de alho.

Berinjelas recheadas com legumes
Berinjelas recheadas com legumes podem ser usadas como acompanhamento ou como prato individual. Para preparar, você precisará de:
- berinjelas - 2 kg;
- cabeças de alho - 300 g;
- pimenta - 4 unid.;
- salsa, endro, coentro e ervas de aipo;
- sal - 2 colheres de sopa.
- 9% vinagre - 500 ml;
- água - 1 l.
A base e o talo das berinjelas são removidos e uma fenda é criada para o recheio. Os vegetais são mergulhados em água fervente por 10 minutos, o líquido é drenado e eles são deixados sob pressão por 3 horas. Uma mistura de ervas grosseiramente picadas, pimenta e alho amassado é usada para formar o recheio e colocada dentro de cada vegetal. As berinjelas recheadas são colocadas em potes e cobertas com uma marinada quente feita de água, essência e sal. Os potes são fechados e deixados esfriar.
Uma receita rápida para picles ao estilo armênio
Esta receita armênia rápida exige o uso de temperos picantes e especiarias aromáticas. Você precisará de:
- berinjelas - 2 kg;
- 2 maços de coentro;
- cabeças de alho - 2 unidades;
- essência - 1,5 colher de sopa;
- sal, pimenta - a gosto;
- óleo inodoro - 400 ml;
- salgado - 2 colheres de chá.
As berinjelas são cortadas em tiras finas e fritas. A mistura é espalhada sobre papel-toalha para remover o excesso de óleo. As ervas e o alho são picados finamente, combinados com os vegetais, temperados com pimenta e tomilho e misturados bem. A mistura é colocada sob pressão por 24 horas, após o que é distribuída uniformemente e selada em potes esterilizados.

Em conserva sem esterilização
Muitas donas de casa preferem maneiras rápidas e fáceis de preparar comida para o inverno. A vantagem desta receita é que ela não requer esterilização, economizando tempo e preservando o valor nutricional do produto. Para esta receita, você precisará de:
- berinjelas - 2 kg;
- tomilho - 2 ramos;
- alho - 8 dentes;
- folhas de louro - 4 unid.;
- pimenta da Jamaica - 1 colher de chá;
- pimentas - 2 unidades;
- sal e açúcar - 4 colheres de sopa cada;
- 9% vinagre - 300 ml;
- água - 2 l;
- óleo - 200 ml.
As berinjelas são descascadas e cortadas em tiras finas de 5 mm de espessura e 1 cm de largura. Modo de preparo:
- Coloque os vegetais em um recipiente e polvilhe com sal, deixe descansar por 30 minutos e enxágue com água fria;
- a pimenta é cortada em rodelas, o alho é picado;
- solução de vinagre e sal são adicionados à água, folha de louro, pimenta e óleo são colocados na solução fervente, preparando assim a marinada;
- Berinjelas e pimentões fatiados são colocados em uma solução fervente, alho e tomilho são adicionados e fervidos por 7 minutos.
As berinjelas são colocadas em potes, cobertas com o restante da marinada e colocadas sob a tampa.

Em coreano
Os apreciadores da culinária coreana consideram esta receita de berinjela uma das mais deliciosas. Para prepará-la, você precisará de:
- berinjelas - 1 kg;
- cenouras - 0,5 kg;
- pimentão doce - 0,5 kg;
- açúcar granulado - 100 g;
- Solução de vinagre a 9% - 200 ml;
- 1/2 cabeça de alho;
- pimenta-do-reino moída - ½ colher de chá;
- Tempero coreano para cenoura - 25 g.
Os vegetais são cortados em tiras. As tiras de berinjela são salgadas e deixadas em repouso por 30 minutos. Em seguida, o excesso de líquido é removido com uma peneira e frito em óleo vegetal. Os vegetais são misturados e adicionados alho, pimenta, açúcar e a solução de essência. A mistura é mexida até ficar homogênea e deixada em local fresco por 4 horas, após o que é colocada em potes esterilizados. Os potes são fervidos por 30 minutos e, em seguida, fechados com tampas herméticas.
Com cebola e pimentão doce
Você pode fazer uma conserva sem esterilização usando berinjela, cebola e pimentão fritos. Para preparar, use:
- berinjelas - 2,4 kg;
- tomates - 3 kg;
- pimentão doce - 600 g;
- pimenta - 2 unid.;
- cebolas - 400 g;
- alho - 10 dentes;
- sal - 2 colheres de sopa;
- açúcar - 10 colheres de sopa;
- 9% vinagre - 100 ml;
- ervilhas pimenta da Jamaica - 12 unidades;
- pimenta-do-reino - 20 ervilhas;
- sal a gosto.

As berinjelas são fatiadas, polvilhadas com sal e deixadas por 30 minutos para liberar o suco. Após esse tempo, os vegetais são fritos em um pouco de óleo até dourar.
Moa os tomates, o alho, a pimenta e a cebola em um moedor de carne e cozinhe a mistura no fogão por 30 minutos. Adicione o açúcar, o sal e a pimenta-do-reino e misture com a mistura de berinjela. Cozinhe a mistura por 15 minutos e adicione o vinagre 5 minutos antes do final. Transfira a mistura para potes esterilizados e deixe esfriar.
Com tomates
Esta receita pode ser usada como acompanhamento ou como prato individual. Os seguintes ingredientes são necessários:
- berinjelas - 1,8 kg;
- tomates - 3,5 kg;
- pimentão doce - 12 unid.;
- pimenta - 1 unidade;
- alho - 30 dentes;
- salsa, coentro - 50 g cada;
- açúcar - 1 copo;
- óleo vegetal - 200 ml;
- sal - 1,5 colher de sopa;
- vinagre - 1 colher de sopa.

Descasque as berinjelas e corte-as ao meio. Polvilhe os vegetais com sal e deixe descansar por 20 minutos para remover o amargor. Lave as frutas em água fria e corte-as em cubos grandes.
Os pimentões são cortados em tiras, os dentes de alho picados finamente e os tomates picados. Misture todos os vegetais, o alho, o sal, o açúcar e os temperos necessários para a receita em uma tigela. Cozinhe em fogo baixo por 15 minutos, mexendo sempre. Por fim, adicione o azeite, o vinagre e as ervas e cozinhe em fogo baixo por 5 minutos. Em seguida, a mistura de vegetais é selada em potes esterilizados.
Com repolho
Uma combinação deliciosa é obtida enlatando berinjela e repolho. Para a receita, você precisará de:
- repolho - 1,5 kg;
- berinjelas - 1,5 kg;
- cenouras - 450 g;
- alho - 15 dentes;
- pimenta - 1 unidade;
- pimenta-do-reino preta - 15 unidades;
- sal - 2,5 colheres de sopa;
- água - 1 l;
- 9% de vinagre - ½ xícara.
Coloque as berinjelas em água fervente por 7 minutos e deixe esfriar. Em seguida, corte em cubos pequenos de 2 cm. Rale as cenouras e o repolho finamente. Usando um espremedor de alho, pique o alho finamente e misture com pimenta-do-reino picada. Misture os ingredientes vegetais, adicionando sal e vinagre. Depois de misturar bem, coloque a mistura em recipientes e feche bem com tampas. Após 7 dias, o aperitivo de berinjela e vegetais estará pronto.
Com aipo
Usar aipo permite criar uma conserva de inverno rica em vitaminas e nutrientes. A receita requer:
- berinjelas - 1 kg;
- aipo - ¾ xícara e 1 raminho para cada berinjela;
- manjericão - ½ xícara;
- coentro - 1 maço;
- endro - ½ xícara;
- vinagre de vinho - ½ xícara;
- alho - 1 dente para cada berinjela;
- sal - 1 colher de sopa.

Descasque as berinjelas e faça um corte de 3 cm no sentido do comprimento. Cozinhe os vegetais em água com sal por 3 minutos e escorra o líquido usando uma peneira. Ervas picadas finamente são misturadas com sal, e as berinjelas são recheadas com a mistura de ervas e inseridas em cada dente de alho. Ramos de aipo são escaldados com água fervente e amarrados ao redor dos vegetais para segurar o recheio.
Uma marinada é preparada com água, sal e vinagre de vinho tinto. As berinjelas são colocadas em potes, cobertas com a solução e seladas. O produto final dura 10 dias.
Cogumelos azuis marinados em sal seco
Esta receita faz berinjela rápida e deliciosa. A economia de tempo significativa vem da eliminação da necessidade de ferver os vegetais e do incômodo de esterilizar os ingredientes. Para preparar berinjela usando esta receita, siga estas proporções:
- sal - 2 ou 3% do peso total das berinjelas;
- ervas verdes - de 2 a 5% do peso dos vegetais.
As berinjelas fatiadas são dispostas em camadas, polvilhadas com sal e ervas e, em seguida, colocadas sob uma prensa. Para cada 1 kg de berinjela, a prensa deve pesar pelo menos 10 kg. A fermentação ocorre por 20 dias, após os quais as berinjelas são armazenadas em local fresco. O produto final estará pronto para consumo em 1 mês. Se desejar, alho, coentro, manjericão e outras especiarias aromáticas podem ser adicionados para realçar o sabor.

Berinjelas oxidadas
Nossos ancestrais preparavam berinjelas azedas desde os tempos antigos. O tempo médio de preparo deste aperitivo varia de duas semanas a um mês, dependendo da variedade e do tamanho dos vegetais utilizados. A receita requer:
- berinjelas - 3 kg;
- cenouras - 1,5 kg;
- alho - 1,5 cabeças;
- sal - 9 colheres de sopa;
- água - 4,5 l;
- pimenta-do-reino preta - 15 unidades;
- folha de louro - 7 folhas.
Cozinhe as berinjelas em água com sal por 15 minutos. Coloque-as em uma peneira para escorrer completamente e pressione-as por 24 horas. Rale as cenouras e recheie as berinjelas com elas. Em seguida, arrume-as em um recipiente para formar camadas compactas.
Prepare uma marinada com sal e água; adicione folhas de louro e pimenta-do-reino enquanto ferve. Após esfriar, preencha o recipiente com os vegetais e pressione-os sob pressão. Após 14 dias, experimente o produto; se o sabor não for suficiente, deixe a mistura sob pressão por 2 semanas.
Métodos de armazenamento
Berinjelas frescas não têm uma vida útil longa. A vida útil máxima é considerada de 1 a 1,5 mês, período durante o qual os vegetais podem manter sua aparência e valor nutricional. Para isso, você precisará manter uma temperatura entre +2 e +6 °C. C e umidade não inferior a 70%.

As seguintes ações ajudarão a estender o prazo:
- Em vez de lavar, use um lenço umedecido;
- deixe uma cauda de pelo menos 2 cm após o corte do canteiro;
- armazenar em local fresco com serragem;
- Coloque os vegetais sem deixá-los se tocar.
Alguns jardineiros desenterram a planta e a colocam em um porão junto com o solo, umedecendo periodicamente o sistema radicular. Em casa, eles a armazenam em um local escuro, embrulhando os frutos em jornal. A exposição à luz solar afeta negativamente o sabor dos vegetais e causa a produção de solanina.

Você pode preservar as propriedades benéficas das frutas ao longo do ano pré-secando ou congelando berinjelas.
Preparações seladas podem ser armazenadas bem em temperatura ambiente, mas para melhor preservação, recomenda-se usar um local fresco ou geladeira.











