- Preparação de sementes
- Calibração
- Verificando a plenitude
- Desinfecção
- Tratamento com estimulantes de crescimento
- Germinação
- Datas de semeadura
- Selecionando o solo
- Preparar
- Comida caseira
- Métodos
- Tradicional
- No caracol
- Em água fervente
- Em pastilhas de turfa
- Sem terra
- Colheita
- Cuidado
- Iluminação
- Temperatura
- Rega
- Espaço de vida
- Prevenção
- Cobertura superior
- Fertika Lux
- Gumi Kuznetsova
- Agrícola
- "Atleta"
- Com suas próprias mãos
- Conselhos
- Respostas às perguntas
- As mudas pararam de crescer após a colheita.
- Está murchando
- Perna Preta
- Hipotermia
- Manchas amarelas nas folhas
- Danos mecânicos
- Época de plantio em estufa ou campo aberto
- Masterclass
No passado, apenas os moradores das regiões do sul podiam desfrutar de berinjelas frescas de suas próprias hortas. Esta espécie de beladona raramente era encontrada em pratos em climas temperados. Com o desenvolvimento da tecnologia de cultivo de mudas de berinjela e a seleção de novas variedades e híbridos, o vegetal tornou-se disponível em climas temperados. O preparo adequado do material de plantio e o cuidado cuidadoso com as mudas garantem plantas fortes e vigorosas.
Preparação de sementes
Antes do plantio, as sementes de berinjela precisam ser preparadas. Primeiro, as sementes devem ser classificadas por tamanho e testadas para germinação. Em seguida, desinfete-as para evitar a transferência de esporos de fungos e vírus. Em seguida, as sementes devem ser tratadas com estimulantes de crescimento e germinadas.
Calibração
Para cultivar mudas de alta qualidade em casa com desenvolvimento uniforme, as sementes de berinjela devem ser calibradas por tamanho. Todas as sementes são selecionadas e selecionadas, reunindo amostras de tamanhos semelhantes. Grupos de tamanhos diferentes são plantados em recipientes separados, onde as mudas podem se desenvolver em um ritmo uniforme sem prejudicar as plantas mais fracas.
Você não deve usar material de plantio:
- deformado;
- nitidamente diferente em cor;
- manchado;
- com sinais de mofo.

Verificando a plenitude
As sementes adequadas para o plantio são testadas quanto à germinação por meio da determinação do seu conteúdo interno. O procedimento é o seguinte:
- Em uma tigela rasa, prepare uma solução de sal de cozinha na proporção de 1 colher de chá para 250 ml de água.
- As sementes são colocadas em um recipiente e mexidas para remover o ar.
- Após 5 minutos, as sementes pesadas e de alta qualidade afundarão, enquanto as ocas permanecerão na superfície.
- O material da superfície é descartado, e o que resta abaixo é seco e preparado para a semeadura de mudas.
Desinfecção
As sementes compradas em lojas já passaram por desinfecção industrial, mas as cultivadas em casa precisam ser tratadas. A maneira mais fácil é mergulhá-las em uma solução de permanganato de potássio. A concentração deve ser baixa — cerca de 1%. O tempo de desinfecção não deve exceder 15 minutos.

Tratamento com estimulantes de crescimento
Para acelerar o crescimento das sementes, você pode usar estimulantes de crescimento especiais. Produtos químicos ajudam a acumular nutrientes rapidamente e estimulam o crescimento das mudas. No entanto, ao cultivar vegetais orgânicos, evite usar produtos industriais. Estimulantes populares incluem:
- "Heteroauxina";
- "Kornevin";
- "Zircão";
- "Epin".
Germinação
As sementes de berinjela não precisam necessariamente ser germinadas; elas germinam facilmente. No entanto, se desejar, isso pode ser feito usando o método padrão. Coloque as sementes em um pano de algodão, coloque-as em um pires e umedeça. Mantenha a umidade até que os brotos apareçam e mantenha a temperatura acima da temperatura ambiente, mas abaixo de 45 °C.
Se o solo foi desinfetado antes do plantio, as sementes de berinjela não precisam de tratamento adicional.
Datas de semeadura
A melhor maneira de determinar quando plantar berinjelas em casa é usar um calendário lunar anual de semeadura. Para sementes compradas em lojas, as informações sobre a época de plantio estão na embalagem e podem variar dependendo da variedade.
O ponto de partida é considerado o momento do plantio de mudas maduras de berinjela. Nessa época, o clima deve estar consistentemente quente, sem risco de ondas de frio repentinas ou geadas. As sementes germinadas são plantadas 70 dias antes da data prevista, e as sementes secas são plantadas uma semana antes. Para o cultivo em estufa, o plantio é antecipado em três semanas.

Selecionando o solo
Ao escolher o solo certo para mudas de berinjela, você precisa prestar atenção às seguintes características:
- boa permeabilidade ao ar;
- capacidade de absorver e reter umidade;
- alta fertilidade;
- equilíbrio de orgânicos e minerais;
- acidez neutra;
- desinfecção;
- respeito ao meio ambiente.
Preparar
Ao comprar solo para o cultivo de mudas, é melhor escolher misturas especializadas para mudas. Solo e substrato para tomates e pimentões também são adequados para berinjelas. O solo preparado não deve conter muita argila ou excesso de matéria orgânica. Antes de colocar o solo nos recipientes, peneire-o e desfaça quaisquer grumos.

Comida caseira
Você pode fazer sua própria mistura de solo usando uma das seguintes receitas:
- Pegue partes iguais de turfa e areia de rio e misture com 2 partes de húmus.
- Misture turfa, composto e serragem na proporção de 3/5/1.
- Misture 2 partes de turfa com 3 partes de húmus e 1 parte de areia.
Os ingredientes de qualquer receita são misturados com cinzas de madeira na proporção de 250 ml para cada 10 litros de solo.
Métodos
Existem vários métodos para plantar sementes de berinjela para mudas, cada um com seus próprios benefícios. Alguns aceleram o crescimento, outros simplificam o cultivo e outros ainda ajudam a evitar cuidados trabalhosos posteriormente.

Tradicional
Na técnica tradicional de plantio, as sementes são semeadas em um único recipiente. Adiciona-se terra e são feitos furos longitudinais com cerca de 8 mm de profundidade. As sementes são colocadas uma de cada vez, com um espaçamento mínimo de 10 mm. Uma pequena quantidade de terra é borrifada sobre as mudas e regada com um borrifador. O recipiente é coberto com vidro ou filme plástico transparente e colocado em local aquecido. A tampa é removida quando as primeiras mudas aparecem.
No caracol
Para quem busca economizar espaço, plantar em um caracol é uma boa opção. Um substrato sintético poroso é cortado em tiras de 15 cm. A terra é adicionada a uma camada de 2 cm de espessura sobre o material e enrolada em um rolo apertado. A terra é levemente pressionada sobre o caracol, as sementes são colocadas a cerca de 3 cm de distância e a parte superior é coberta com terra ou levemente pressionada contra o caracol. Os caracóis prontos são colocados em um recipiente e cobertos com filme plástico até que as mudas emerjam.

Em água fervente
Este método reduz significativamente o tempo até a germinação. Coloque uma camada de 4 cm de solo para mudas em um recipiente plástico. Espalhe as sementes na superfície do solo e regue-as delicadamente com água fervente. Feche imediatamente o recipiente com uma tampa transparente. Em um local quente e iluminado, as mudas aparecerão em até quatro dias.
Em pastilhas de turfa
Para evitar o transplante de mudas, você pode plantar sementes de berinjela em pellets de turfa prontos. Esse método também preservará melhor as raízes e protegerá as plantas do estresse. Coloque os círculos de solo em um recipiente adequado com depressões individuais. Regue cada círculo e, quando o solo estiver expandido, coloque uma semente de berinjela no centro e pressione-a 1 cm no solo. O kit geralmente inclui uma tampa especial; caso contrário, cubra o recipiente com filme plástico.

Sem terra
Existe também um método sem solo para semear mudas de berinjela. Coloque papel higiênico comum sobre tiras plásticas de 10 cm de largura e borrife água. Disponha as sementes de berinjela em fileira, a 10 mm da borda superior. Coloque outra camada de papel e filme plástico por cima. Enrole cuidadosamente a tira formando um rolo e coloque-a em um copo com 4 cm de água. Mantenha o nível de umidade e troque a água diariamente.
Colheita
Se o método de cultivo de mudas envolver transplante, as plantas devem ser transplantadas para recipientes individuais. A melhor época para o transplante é quando as berinjelas desenvolverem duas folhas verdadeiras. Vasos de turfa, que podem ser colocados diretamente no solo ou em uma estufa, são ideais para o transplante.
A chave para o sucesso do transplante é preservar a integridade do sistema radicular da berinjela. Recomenda-se cultivar solanáceas sem essa etapa.
Cuidado
Para cultivar mudas de berinjela fortes e saudáveis, elas precisam de cuidados cuidadosos e de alta qualidade. Um sistema radicular bem desenvolvido e uma folhagem firme garantirão a sobrevivência da planta.

Iluminação
Mudas de berinjela precisam de longas horas de luz solar. É improvável que você consiga fornecer às plantas 14 horas de luz solar natural por dia, então será necessário preparar uma fonte de luz suplementar com antecedência. Lâmpadas fluorescentes ou de LED devem ser colocadas acima das mudas; se as berinjelas forem colocadas de lado, gire os recipientes periodicamente.
Temperatura
As mudas de berinjela devem ser mantidas em um ambiente aquecido, livre de oscilações de temperatura e correntes de ar. A planta germina e cresce normalmente quando mantida a uma temperatura de 20 a 24 °C.
Rega
As plantas precisam de solo úmido em qualquer estágio de crescimento. Evite solo seco e água parada. A quantidade e a frequência da rega dependem da taxa de evaporação da umidade e do tamanho da berinjela. A água utilizada para irrigação não deve ser fria; a temperatura ideal é a mesma do ambiente ao redor da planta, em torno de 22 °C. Também é importante deixar a água se acomodar previamente.

Espaço de vida
Ao cultivar berinjelas, é importante garantir que as plantas estejam espaçadas livremente. À medida que crescem, os recipientes de mudas são posicionados de forma a evitar contato próximo. As folhas não devem se tocar, pois isso pode causar enrolamento, deformação e extensão para cima do caule central.
Prevenção
Mudas devidamente preparadas conferem às berinjelas resistência a diversas doenças e reduzem o risco de infestação por pragas. As principais medidas preventivas incluem o pré-plantio das sementes e o tratamento do solo. Caso esses procedimentos não tenham sido realizados, as mudas podem ser tratadas com produtos como Fitosporin ou Fitoverm.

Cobertura superior
Você pode começar a fertilizar as mudas de berinjela quando as plantas desenvolverem quatro folhas verdadeiras ou 10 dias após o transplante. A primeira aplicação de fertilizante deve ser bem diluída para evitar danos às plantas. Se você usou solo preparado para semear as sementes, as berinjelas não precisarão de fertilização adicional.
Fertika Lux
Este fertilizante é uma mistura mineral seca e isenta de cloro. Este produto versátil estimula o crescimento das mudas de berinjela quando aplicado semanalmente. Dilua na proporção de 1 g por litro de água.
Gumi Kuznetsova
O fertilizante é de origem natural e contém:
- ácidos húmicos;
- azoto;
- fósforo;
- potássio.

As mudas podem ser regadas ou pulverizadas uma vez a cada 2 semanas com uma solução de 8 gotas do produto para cada 1 litro de água.
Agrícola
Este fertilizante é ideal para fertilização de raízes e pulverização. A solução nutritiva é preparada na proporção de 2,5 g por 1 litro de água. Este produto fortalece a imunidade das mudas e a resiliência da berinjela às mudanças climáticas. O produto é à base de:
- fósforo;
- potássio;
- azoto;
- microelementos.
"Atleta"
Este fertilizante protetor estimula a imunidade das plantas, fortalece caules e folhas sem acelerar o crescimento vertical. As mudas de berinjela são pulverizadas com o próprio produto e, para regar, prepare uma solução de 30 a 40 ml do produto para 1 litro de água.

Com suas próprias mãos
Você pode fazer seu próprio fertilizante complexo para alimentar suas mudas de berinjela. Recomenda-se aplicar os fertilizantes na seguinte ordem:
- Na primeira vez, as mudas são regadas com uma mistura de 1 g de potássio, 1 colher de chá de cinzas, 4 g de superfosfato e meia colher de chá de salitre dissolvido em 1 litro de água.
- Após 10 dias, adicione uma solução aquosa de esterco de galinha, diluída na proporção de 1 para 15.
7 dias antes de transplantar as mudas para um local permanente, é recomendável alimentar as berinjelas com superfosfato e começar a endurecê-las.
Conselhos
Ao cultivar mudas de berinjela, é recomendável seguir os conselhos de agricultores experientes:
- Não há necessidade de compactar o solo após o plantio das sementes, isso impedirá a entrada de umidade e ar.
- Se os recipientes com sementes estiverem cobertos com filme ou tampa, não há necessidade de regá-los.
- A germinação das sementes ocorre entre 25-30 °C.
- Regar pouco é menos prejudicial às mudas do que regar em excesso.
- Mudas grandes toleram o transplante pior do que as jovens.
- Resfriar o ar a 15°C pode destruir as mudas.
- A berinjela é plantada no solo quando o caule produz mais de 10 folhas verdadeiras.

Respostas às perguntas
Muitos agricultores enfrentam desafios semelhantes ao cultivar mudas de berinjela. Respostas a perguntas comuns ajudarão você a lidar com a situação e resolver o problema.
As mudas pararam de crescer após a colheita.
O problema pode ser causado por danos ao sistema radicular durante o transplante das mudas. Nesse caso, é necessário o uso de um estimulador de crescimento radicular.
Está murchando
A perda de tônus pode estar associada a vários motivos:
- estagnação de água nas raízes devido ao excesso de rega, então ela precisa ser reduzida;
- correntes de ar que precisam ser eliminadas ou as mudas precisam ser movidas para um lugar mais alto;
- estresse do transplante.

Perna Preta
A doença fúngica é causada pelo excesso de umidade. Sua presença é indicada pelo murchamento e pelo aparecimento de uma faixa fina no caule, próximo às raízes. Para tratar, normalize a rega e borrife a planta com Previkur.
Hipotermia
Ar excessivamente frio durante o endurecimento pode causar hipotermia nas mudas. Isso pode fazer com que as folhas da berinjela percam a vitalidade. Regar com água a cerca de 30 °C ajudará a proteger as plantas da morte.
Manchas amarelas nas folhas
Perda de pigmentação e amarelecimento indicam deficiência de nutrientes no solo. A berinjela continua a crescer, mas as folhas inferiores estão danificadas. As mudas precisam ser alimentadas com fertilizantes minerais sem adição de matéria orgânica.

Danos mecânicos
O aparecimento de caroços e buracos nas partes verdes das mudas pode indicar uma infestação de pragas. As berinjelas devem ser inspecionadas em busca de insetos, identificadas e tratadas com um inseticida apropriado.
Se o dano for semelhante a queimaduras, é provável que a iluminação auxiliar esteja muito próxima. Basta afastar um pouco a fonte de luz.
Época de plantio em estufa ou campo aberto
As mudas podem ser transplantadas para seus locais permanentes de 60 a 90 dias após a germinação. Isso significa que as berinjelas semeadas em fevereiro estarão totalmente prontas para o plantio no final da primavera. O plantio em estufa não depende do clima e ocorre na segunda quinzena de maio. O plantio ao ar livre começa em maio e, às vezes, já no início de junho, se o tempo frio persistir. Nas regiões do sul, as berinjelas podem ser plantadas um mês antes.
Mudas prontas para transplante devem ter 5 ou mais pares de folhas verdadeiras e ter pelo menos 15 cm de altura. Também é importante evitar plantas que cresçam demais, pois as berinjelas que estão entrando na fase de floração terão dificuldade para se estabelecer, podem perder brotos e prejudicar o crescimento.
Masterclass
Para uma análise mais detalhada das técnicas de cultivo de berinjela em casa, assista à videoaula. Agricultores e agrônomos experientes costumam compartilhar dicas e demonstrar as nuances do cultivo de solanáceas.











