- Peculiaridades
- Crescendo a partir de sementes
- Semeadura e seleção de sementes
- Cultivo de mudas
- Colheita
- Plantio em terreno aberto
- Hora de pouso
- Selecionando o solo
- Regras
- Na estufa
- Selecionando variedades
- Preparando as camas
- Plano de pouso
- Rega
- Cobertura superior
- Cuidado
- Como regar
- Liga
- Fertilizante
- Doenças e pragas
- Doenças
- Perna Preta
- Mosaico
- Stolbur
- Podridão cinzenta
- Pragas
- Ácaros-aranha
- Pulgão
- Lesmas nuas
- Processamento
- Sementes
- Solo
- Arbustos
- Coleta e armazenamento
- Respostas às perguntas
Cultivo de berinjelas Exige não apenas a seleção correta da variedade, mas também os cuidados necessários e as medidas de prevenção de doenças. Para cultivar plantas grandes e saudáveis deste vegetal que gosta de calor, você precisa entender suas características e seguir rigorosamente a técnica de plantio. Ao entender como plantar berinjela corretamente, você pode garantir mudas de alta qualidade que garantirão uma colheita futura.
Peculiaridades
O cultivo de berinjelas tem uma série de fatores especiais:
- altas exigências de calor;
- intolerância à geada;
- a necessidade de rega constante e uniforme;
- necessidade de poucas horas de luz do dia com sol brilhante;
- O desenvolvimento normal só é possível em solos altamente férteis.
Crescendo a partir de sementes
O período de crescimento da berinjela é de 100 a 150 dias, dependendo da precocidade. Portanto, ao plantar, é importante considerar o clima local e plantar esta hortaliça usando mudas. Um solo pronto para mudas, composto principalmente de turfa com matéria orgânica adicionada, areia e vermicomposto, é adequado para a semeadura.
Semeadura e seleção de sementes
As melhores taxas de germinação são alcançadas com sementes armazenadas no segundo ano. As sementes anuais germinam muito mais lentamente, com o período de germinação estendendo-se por até 30 dias. O momento de semear berinjelas depende da época prevista para o plantio das mudas. Os brotos devem ter de 60 a 75 dias para atingir a viabilidade necessária.

Algoritmo de plantio de sementes:
- As sementes são deixadas de molho por 24 horas em uma solução de um estimulante de crescimento, como humato de potássio.
- No solo umedecido, formam-se sulcos com cerca de 15 mm de profundidade.
- As sementes são distribuídas uniformemente por todo o buraco e cobertas com terra.
- O solo é levemente compactado e coberto com filme plástico.
Para que os brotos apareçam, é necessário manter constantemente uma temperatura próxima a 26 °C..
Cultivo de mudas
Após a germinação, reduza a temperatura diurna para 16 °C e a noturna para 13 °C. Regue as plantas regularmente para manter a umidade do solo moderada. Recomenda-se usar um borrifador e deixar a água repousar no mesmo ambiente antes da germinação. Após o surgimento de duas folhas verdadeiras, aplique o primeiro fertilizante, composto por uma mistura de:
- água;
- superfosfato;
- sais de potássio;
- ureia.

Para o crescimento completo das mudas, é necessário um período de 12 horas de luz do dia. É melhor escolher iluminação artificial especializada que forneça luz difusa semelhante à luz solar. A fonte não deve estar localizada muito perto das mudas, pois isso pode causar ressecamento e queima da folhagem jovem.
Colheita
Aos 14 dias de idade, as mudas são transplantadas para pequenos vasos individuais. Recipientes biodegradáveis com capacidade de 0,2 a 1 litro são convenientes. As plantas são removidas com uma espátula, juntamente com um pouco de terra, e separadas individualmente. Cada berinjela é colocada no buraco, as raízes são esticadas, regadas ao longo do caule e o buraco é preenchido com terra até o nível dos cotilédones. Após o transplante, a temperatura ambiente é aumentada para 24 °C durante o dia e 20 °C à noite. Gradualmente, a temperatura é reduzida em alguns graus, mas não abaixo de 13 °C.

Plantio em terreno aberto
Para o plantio ao ar livre, é melhor selecionar variedades de berinjela precoces e de baixo crescimento. Quanto mais ao norte a região de cultivo, mais resistentes as plantas devem ser. Evite arriscar a colheita escolhendo variedades de meia-estação ou de fim de estação. O amadurecimento precoce em campo aberto garante a colheita antes da primeira geada.
Hora de pouso
As mudas são plantadas em campo aberto no máximo dois meses após a germinação. O clima quente e consistente geralmente ocorre no final da primavera ou início do verão. As mudas devem ter um sistema radicular desenvolvido que envolva todo o recipiente de cultivo. Um broto forte deve ter pelo menos cinco folhas. No entanto, não adie o transplante; as berinjelas têm mais dificuldade para se estabelecer após o surgimento de 10 folhas.

Selecionando o solo
Solos franco-arenosos e franco-leves são os melhores para o cultivo de berinjelas. Solos pesados são enriquecidos com uma mistura de húmus e turfa, complementada com serragem, areia fina de rio ou palha picada. Arenitos são muito leves para o cultivo de berinjelas; solos argilosos e turfosos, juntamente com serragem, são adicionados.
Turfeiras também podem ser adaptadas para este cultivo misturando-as com turfa e húmus. A mistura é adicionada no outono e, em seguida, é feita a escavação.
Regras
Antes de plantar as mudas ao ar livre, as berinjelas precisam ser endurecidas por 14 dias, aproximando a temperatura interna da externa. Uma área plana, bem iluminada e protegida de correntes de ar é ideal para os canteiros. Limpe o solo de ervas daninhas antes do plantio. Cave buracos para as plantas a cada 0,4-0,5 metro. Inicialmente, cubra as berinjelas com filme plástico à noite e faça o mesmo durante ondas de frio repentinas.

Na estufa
Plantando berinjelas em estufa protegerá plantas exigentes de ondas de frio repentinas e ventos.
Se necessário, elas podem ser equipadas com iluminação adicional, o que permite uma grande colheita em poucas horas de luz do dia.
Uma estufa aquecida é a melhor opção para berinjelas; a capacidade de ajustar a temperatura torna possível cultivar qualquer variedade.
Selecionando variedades
A maioria das variedades de berinjela pode ser cultivada em estufas. No entanto, agricultores experientes preferem variedades de baixo crescimento para eliminar a necessidade de tutoramento. Devido à longa estação de crescimento, variedades de meia estação ou de maturação precoce são uma aposta mais segura, mas variedades de maturação tardia também podem ser cultivadas em estufas aquecidas. Variedades populares incluem Bagira, Baikal F1, Fabina F1 e Sofya.

Preparando as camas
O trabalho preparatório para o plantio de berinjelas em uma estufa inclui:
- tratamento do solo contra insetos;
- escavação;
- aplicação de fertilizantes.
Depois de alguns dias, o solo é revolvido novamente e dividido em canteiros.
Plano de pouso
As mudas de berinjela são plantadas em covas de 10 a 15 cm de profundidade. A distância entre as plantas deve ser de pelo menos 0,45 m, e entre as fileiras, de cerca de 0,3 a 0,6 m. É preferível plantar os arbustos em um padrão escalonado.

Rega
Regue as mudas 2 horas antes do transplante para a estufa e imediatamente após o plantio e a compactação do solo. A próxima rega deve ser feita 5 dias após o plantio.
Cobertura superior
Os corretivos são adicionados ao solo antes do plantio das mudas. Para isso, misture o solo com turfa, sulfato de potássio, cinzas e serragem. Se necessário, também é adicionada farinha de dolomita para reduzir a acidez.
Cuidado
Para obter uma colheita de alta qualidade, as berinjelas precisam ser cuidadas durante todo o período de crescimento:
- O solo nos canteiros é regularmente solto, especialmente depois das chuvas, e limpo de ervas daninhas.
- Regue as berinjelas conforme necessário, evitando que o solo seque ou fique encharcado.
- O fertilizante é aplicado três vezes por estação.
- As plantas são constantemente inspecionadas em busca de sinais de doenças ou pragas e as medidas preventivas necessárias são tomadas.
- Os arbustos podem ser amontoados e amarrados.

Como regar
O regime de rega ideal envolve regar duas vezes por semana. Isso pode ser ajustado de acordo com as condições climáticas. A água deve estar estabilizada e bem aquecida. Após a rega, o solo não deve ser compactado; ele deve ser levemente solto.
Liga
Brotos altos ou arbustos com caules fracos podem ser amarrados a uma treliça. É importante não danificar as plantas nem criar sombra desnecessária. Variedades anãs não precisam de suporte; remover alguns brotos extras é suficiente, mas sem arrancar nenhum broto lateral.
Fertilizante
A primeira fertilização é feita 2,5 semanas após o plantio das mudas. Assim que o crescimento começar a acelerar, suplementos de potássio podem ser adicionados. Durante o período de frutificação, polvilhe com cinzas e regue com uma solução nutritiva. Antes da colheita, aplique uma solução de sulfato de potássio.
Durante a escavação no outono, o solo pode ser fertilizado com esterco fresco e, na primavera, deve ser apodrecido para equilibrar o crescimento da folhagem e a formação de frutos.
Doenças e pragas
Berinjelas, assim como outras culturas, são suscetíveis a fungos, infecções virais, bactérias perigosas e pragas agrícolas.
Doenças
A berinjela, independentemente do método de cultivo, é suscetível a infecções fúngicas e virais, incluindo:
- perna preta;
- stolbur ou requeima tardia;
- podridão cinzenta e branca;
- mosaico;
- Mancha bacteriana preta.

Perna Preta
Esta doença fúngica afeta o colo da raiz, onde se forma uma camada acinzentada, causando ressecamento e morte das berinjelas. Medidas de controle da canela-preta:
- Para fins preventivos, as sementes são tratadas com permanganato de potássio antes do plantio.
- Quando os sintomas aparecerem, as plantas danificadas devem ser completamente removidas e o solo tratado com fungicidas.
Mosaico
O vírus causa deformação nas folhas e o aparecimento de um padrão de mosaico verde-vivo. Isso, por sua vez, leva ao aparecimento de manchas amarelas nos frutos da berinjela. Para eliminar o mosaico:
- A cada 10 dias, faça uma pulverização preventiva das plantas com uma solução de sabão à base de leite.
- Se aparecerem manchas, os arbustos doentes devem ser arrancados, as ferramentas e a estufa devem ser desinfetadas e as berinjelas saudáveis devem ser tratadas com Fitosporin.

Stolbur
Esta doença fúngica causa manchas enferrujadas que podem levar ao ressecamento ou ao apodrecimento, dependendo das condições climáticas. Para prevenir a infecção:
- Tratamento com calda bordalesa ou solução de sulfato de cobre.
- Topos em chamas no outono.
- Pulverização preventiva com infusão de alho.
Podridão cinzenta
A alta umidade causa manchas escuras nas folhas e uma camada acinzentada nos brotos. Previne o mofo cinzento:
- Remoção preventiva de ervas daninhas.
- Manter a umidade normal do solo.
- Após o aparecimento dos sintomas, trate os arbustos e o solo com fungicidas.

Pragas
As seguintes pragas têm um impacto negativo significativo na vegetação das berinjelas:
- ácaro-aranha;
- pulgão;
- lesma;
- mosca branca;
- grilo-toupeira;
- Besouro do Colorado.
Ácaros-aranha
O aparecimento de teias nas partes verdes das berinjelas e a diminuição do vigor da planta indicam uma infestação de ácaros. Maneiras de prevenir a morte das plantas:
- Borrife as folhas com água em climas quentes.
- Trate as plantas com agentes contra esses insetos.
- Borrife os arbustos com água e sabão contendo uma infusão de uma mistura de dente-de-leão, cebola e alho.

Pulgão
Infestações de pulgões em berinjelas causam enrolamento das folhas, interrupção da fotossíntese e morte. Existem várias maneiras de se livrar dos insetos:
- Observe atentamente as condições da água, do ar e da temperatura.
- Use produtos químicos contra pulgões.
- Borrife as berinjelas com uma solução de sabão e adicione cinzas de madeira.
Lesmas nuas
A alta umidade natural favorece a rápida proliferação de lesmas, que se alimentam ativamente das partes verdes das berinjelas. O controle envolve:
- Remova ervas daninhas regularmente.
- Solte e cubra o solo com cobertura morta.
- Se houver um grande número de lesmas nuas, trate as plantas com metaldeído.

Processamento
Para prevenir doenças e pragas na berinjela, é necessário tratar cuidadosamente as sementes e o solo antes do plantio, bem como os arbustos durante a estação de crescimento.
Sementes
O pré-tratamento das sementes de berinjela envolve deixá-las de molho por 20 minutos em uma solução de permanganato de potássio a 1%. Expor as sementes a altas temperaturas na água tem um efeito semelhante. Depois disso, as sementes de berinjela podem ser plantadas como mudas.
Solo
O solo para o plantio de mudas de berinjela é desinfetado por vaporização e adição de uma solução fraca de permanganato de potássio. O local de plantio e o solo da estufa são tratados com uma solução aquosa quente de sulfato de cobre ou água sanitária em pó.

Arbustos
Os arbustos são tratados com produtos químicos ou remédios populares, dependendo da doença ou praga específica que afeta a planta e as áreas ao redor. Seguindo as diretrizes de plantio e cuidados, o risco de infecção é minimizado.
Coleta e armazenamento
A maturação ocorre aproximadamente 30 dias após a floração. Os frutos claros estarão verdes e ligeiramente amargos, enquanto as berinjelas marrons estarão maduras demais e perderam o sabor e a maciez. Os vegetais são cortados juntamente com os talos com uma faca afiada, preservando-os. Berinjelas frescas são extremamente difíceis de armazenar por longos períodos; é melhor consumi-las em poucos dias ou processá-las.
O tempo de colheita da berinjela depende da variedade, por isso é melhor se guiar pela aparência da fruta, cortando frutas brilhantes com superfície brilhante e lustrosa..
Respostas às perguntas
Quais culturas devem ser plantadas no ano seguinte às berinjelas?
Culturas subsequentes podem incluir abóboras, raízes, cebolas, alho e tomilho.
Com o que você pode plantar berinjelas em uma estufa?
Pepinos, pimentões, repolho, abobrinha e feijão podem ser plantados junto com essas solanáceas.
Como verificar a germinação das sementes?
O material da semente é embebido em água morna por 6 minutos, após o que as sementes boas afundarão e as ruins permanecerão na superfície.











