- A história do híbrido F1
- Descrição e foto
- Fruta
- Arbustos
- Características da variedade
- Produtividade e frutificação
- Âmbito de aplicação
- Resistência a doenças e pragas
- Vantagens e desvantagens
- Cultivo de mudas
- Tempo
- Preparação do solo
- Padrão de semeadura
- Cuidado
- Condições de temperatura
- Horas de luz do dia
- Irrigação
- Cobertura superior
- Colheita
- Cobertura superior
- Plantio de mudas em terreno aberto
- Cuidado
- Rega e cuidados com o solo
- Cobertura superior
- Pulverização contra pragas e doenças
- Formação de arbustos
- Colheita e armazenamento
- Segredos dos produtores de vegetais
- Avaliações
As berinjelas são amplamente cultivadas em jardins. Os produtores desenvolveram uma enorme variedade, variando em tamanho e cor. A variedade Clorinda é fácil de cuidar e cultivar. Este híbrido é há muito tempo um dos favoritos dos jardineiros.
A história do híbrido F1
O híbrido de berinjela Clorinda foi desenvolvido em 2006 por criadores holandeses. Em 2007, a variedade foi adicionada ao registro de culturas adequadas para cultivo em todas as zonas climáticas. De acordo com este documento, a Clorinda é adequada para plantio tanto em campo aberto quanto em estufas ou canteiros.
Descrição e foto
Antes de plantar uma variedade de berinjela, vale a pena estudar sua descrição e características do fruto para entender o que é esse híbrido.
Fruta
O fruto tem formato oval, afinando em direção à base. Uma única planta pode produzir frutos de formatos variados. A casca é de um roxo intenso. A casca é firme e brilhante. A polpa é leitosa, com poucas sementes. Não há amargor na polpa.
Arbustos
Os arbustos são eretos, semi-espalhados e compactos. A altura é de aproximadamente 50-55 cm. As folhas são verde-claras e de tamanho médio.

Características da variedade
Além da descrição do arbusto, características importantes incluem rendimento, tempo de frutificação e imunidade a doenças.
Produtividade e frutificação
A frutificação é meio-precoce. Após o plantio das sementes no solo, os arbustos começam a dar frutos em 100 a 113 dias. A frutificação é prolongada e os frutos são colhidos até a primeira geada. Os arbustos produzem uma colheita abundante, com rendimento de até 3 kg por arbusto. Em estufa, os rendimentos são ligeiramente maiores, aproximadamente 6 kg por planta.
Âmbito de aplicação
Frutas maduras têm uma ampla gama de usos. Berinjelas maduras são usadas em saladas, aperitivos e conservas para o inverno. Como a polpa não é amarga, não é necessário deixar as berinjelas de molho em água salgada antes de cozinhar.

Resistência a doenças e pragas
Entre as vantagens do híbrido de berinjela Clorinda estão sua resistência ao mosaico do tabaco e à maioria das outras doenças agrícolas.
Vantagens e desvantagens
Entre as vantagens da variedade Clorinda estão também:
- produtividade;
- períodos de maturação dos vegetais;
- versatilidade na culinária;
- ausência de amargor na polpa;
- imunidade a doenças de culturas agrícolas.
Uma desvantagem é que a berinjela Clorinda é um híbrido de primeira geração, o que significa que não é possível coletar sementes para plantio futuro. De qualquer forma, elas não germinarão.

Cultivo de mudas
O cultivo de mudas de berinjela é uma etapa crucial que determina o rendimento futuro das plantas.
Para aumentar a taxa de germinação das sementes plantadas, você precisa estudar as regras da tecnologia agrícola para o plantio.
Tempo
As sementes de berinjela são plantadas mais perto da primavera. A época ideal para o plantio é do final de fevereiro ao início de março. O importante é que as mudas estejam grandes o suficiente até maio para serem transplantadas para o exterior.

Preparação do solo
Para a semeadura, você pode comprar uma mistura de solo pronta para hortaliças. Ou você mesmo pode preparar o solo. Para a base, use solo comum do seu terreno:
- O solo é calcinado e regado com uma solução fraca de permanganato de potássio.
- Adicione cinzas de madeira e areia grossa de rio.
- Misture bem.
Você pode adicionar fibra de coco, se tiver, ou adicionar uma pequena quantidade de turfa. Adicione material de drenagem (pedra britada, seixos ou cascas de ovo trituradas) ao fundo do recipiente.
Padrão de semeadura
Faça sulcos de 1 cm de profundidade no solo. Coloque as sementes no solo e cubra-as levemente com terra. Não é recomendado plantar as sementes muito próximas umas das outras; recomenda-se deixar algum espaço entre elas.

Cuidado
Para garantir que as sementes de berinjela germinem rapidamente, elas precisam de cuidados adequados. Proporcionar condições favoráveis de crescimento garantirá mudas saudáveis e fortes.
Condições de temperatura
As berinjelas são plantas que gostam de calor, portanto, evite colocá-las em locais com correntes de ar. A temperatura ideal para as plantas é entre 20 e 23 graus Celsius. Uma queda de 1 a 2 graus Celsius é aceitável à noite.
Horas de luz do dia
Para garantir mudas saudáveis e fortes, elas precisam de pelo menos 14 horas de sol. Se a luz natural não for suficiente, instale luzes de cultivo perto dos recipientes e ligue-as por 2 a 3 horas no final da tarde.

Irrigação
Berinjelas prosperam em solo úmido. No entanto, regar em excesso também não é recomendado. Regue as plantas com água morna conforme o solo seca.
Cobertura superior
Para promover o crescimento rápido, recomenda-se fertilizar o solo várias vezes por mês enquanto as mudas estiverem crescendo dentro de casa. Após a germinação, regue o solo com humato de potássio diluído em água morna. Você também pode irrigar o solo com esterco de galinha diluído em água.
Colheita
As mudas são repicadas após o surgimento do primeiro par de folhas maduras. Elas são transplantadas para vasos de turfa. As berinjelas são plantadas diretamente nesses vasos quando atingem seu local definitivo.

Cobertura superior
Uma semana após o transplante, as mudas são fertilizadas. As berinjelas também são regadas com humato de potássio e cinzas de madeira diluídas em água morna. O fertilizante pode ser aplicado uma vez por semana.
Plantio de mudas em terreno aberto
O plantio em campo aberto ocorre após as mudas terem crescido e o clima ter aquecido. As mudas são plantadas em meados de maio. O solo é preparado no outono, após a colheita. O solo é revolvido e todas as ervas daninhas são removidas. Em seguida, o esterco é adicionado e misturado.
O processo de plantio de mudas de berinjela:
- arrumar camas;
- cavar buracos de 30-40 cm de profundidade;
- a distância entre cada furo é de 50-65 cm;
- Coloque a muda no buraco e cubra-a com terra, compactando levemente o solo próximo ao caule.

Ao final do plantio, regue os canteiros com água morna. Cubra-os com um pano quente à noite durante as primeiras semanas. Ondas de frio à noite são comuns em maio, e berinjelas que gostam de calor podem congelar.
Cuidado
A berinjela é uma planta fácil de cultivar, portanto, os cuidados podem ser mínimos. O principal é lembrar de fertilizar e regar regularmente.
Rega e cuidados com o solo
Uma vez por semana, você deve soltar o solo e remover ervas daninhas do canteiro. É melhor capinar o solo antes de regar para que as raízes recebam oxigênio junto com a água.Regue o solo diariamente, ao entardecer, após o pôr do sol. Use água aquecida pelo sol. Usar água fria pode causar doenças fúngicas nas berinjelas.

Cobertura superior
Após o transplante para um local permanente, o fertilizante é adicionado ao solo 10 dias depois. O nitrogênio é usado como fertilizante. Fertilizantes que contêm nitrogênio promovem o crescimento das plantas.
Depois que as plantas entram na fase de floração e frutificação, elas são regadas com fertilizantes contendo fósforo e potássio.
Elas são alternadas com a adição de esterco podre e rega com infusão de ervas daninhas.
Pulverização contra pragas e doenças
Como medida preventiva, as berinjelas são pulverizadas com uma solução de calda bordalesa algumas semanas após o plantio. A pulverização com Fitosporin ou Uniflor-Micro ajuda a combater o mosaico do tabaco.

Outra doença é a mancha bacteriana. A Fitosporina-300 pode ajudar a combatê-la. Se a doença estiver avançada e muitos arbustos forem danificados, todos eles são arrancados e destruídos, e os canteiros são então tratados com um fungicida.
Insetos são raramente encontrados em berinjelas, com exceção do besouro-da-batata-do-colorado. Se houver poucos insetos, eles são coletados manualmente. Se houver muitos, eles são pulverizados com produtos químicos contra o besouro-da-batata-do-colorado. No entanto, é melhor coletá-los manualmente para evitar que os produtos químicos sejam absorvidos pela fruta.
Formação de arbustos
As berinjelas não precisam de nenhum tipo de modelagem. A única coisa que você pode fazer é remover as folhas inferiores conforme elas crescem. Além disso, deixe os três brotos mais saudáveis no arbusto e corte o restante.

Colheita e armazenamento
A colheita amadurece no final de julho. Os frutos são colhidos com os talos presos. Os vegetais colhidos são armazenados na geladeira. Quanto mais baixa a temperatura, mais tempo a colheita durará.
Segredos dos produtores de vegetais
Dicas para cultivar berinjela Clorinda:
- Recomenda-se plantar berinjelas em solo leve e fértil, rico em potássio.
- Em temperaturas abaixo de +15 graus, as mudas param de se desenvolver.
- Se o tempo estiver frio e houver chuva prolongada, as berinjelas são tratadas com biofungicidas. Esses produtos ajudam as plantas a lidar com o estresse.
- Os frutos devem ser colhidos imediatamente após atingirem a maturidade técnica. Berinjelas maduras demais tornam-se amargas e a polpa fica muito mole.
- Antes do plantio, as sementes podem ser germinadas para aumentar sua taxa de germinação. Para isso, coloque-as em um pano úmido e deixe-as em um local aquecido por vários dias até que germinem.

Se você seguir todas as recomendações para cultivar berinjelas no outono, poderá obter uma colheita rica.
Avaliações
Evgeniya, 39: "Já experimentei uma infinidade de variedades de berinjela, mas a minha favorita é a Clorinda. É produtiva e fácil de cultivar. E o mais importante: a polpa não é amarga. De todas as berinjelas que já experimentei, esta é a mais deliciosa."
Arkady, 54: "Vi muitas avaliações positivas sobre a variedade Clorinda. Decidi plantar algumas também. Mas não posso dizer que fiquei muito satisfeito com as berinjelas. O rendimento foi mediano, e as plantas não deram frutos por muito tempo. Embora a polpa não seja amarga. Isso é uma grande vantagem."











