- A história do híbrido F1
- Descrição e foto
- Fruta
- Arbustos
- Características da variedade
- Produtividade e frutificação
- Âmbito de aplicação
- Resistência a doenças e pragas
- Vantagens e desvantagens
- Cultivo de mudas
- Preparação do solo
- Padrão de semeadura
- Cuidado
- Plantio de mudas em terreno aberto
- Cuidado
- Rega e cuidados com o solo
- Cobertura superior
- Pulverização contra doenças
- Colheita e utilização de culturas
- Avaliações
Berinjelas são difíceis de cultivar ao ar livre porque demoram muito para amadurecer. Criadores estrangeiros resolveram esse problema criando a berinjela híbrida Epic F1. Este vegetal amadurece cedo, em até 65 dias. Isso permite que seja cultivado ao ar livre, mesmo em regiões do norte. Basta plantar as mudas e, 25 dias após a floração, você terá frutos deliciosos e nutritivos.
A história do híbrido F1
Os criadores holandeses da Monsanto desenvolveram o híbrido precoce Epic F1. Esta planta que adora calor pode ser cultivada tanto em ambientes internos quanto externos. Seu ciclo completo de maturação é de 65 dias. As berinjelas plantadas a partir de mudas estão prontas para frutificar 25 dias após a floração.
Descrição e foto
Este híbrido de berinjela foi desenvolvido recentemente, mas já é popular entre os jardineiros por suas características positivas: alto rendimento, resistência e frutos grandes. O vegetal é cultivado não apenas nas regiões do sul, mas também em áreas mais frias.
Fruta
Os frutos maduros são roxos. A superfície brilhante lhes confere uma aparência comercializável. Pesam entre 200 e 230 gramas e se distinguem por um formato cilíndrico suave, afinando ligeiramente em direção às sépalas. As berinjelas têm 22 centímetros de comprimento e 10 centímetros de largura.
A polpa branca como a neve é densa, aromática e quase sem sementes. O amargor típico da berinjela está ausente. Quando fritos, os vegetais lembram cogumelos. Espinhos são raros, mas às vezes presentes, nas sépalas da berinjela.

Arbustos
A planta cresce como um arbusto vigoroso com folhas caídas e verde-brilhantes. O caule robusto atinge até 100 centímetros. Requer suporte durante o cultivo. O tronco é verde, com nuances de roxo, azul e vermelho.
Características da variedade
A berinjela Epic é uma variedade de alto rendimento, com frutos grandes, resistência a doenças e excelente sabor. Amadurece precocemente.
Produtividade e frutificação
Cada pé de berinjela produz oito frutos. Se plantada na proporção de três plantas por metro quadrado, a produção é de 4,8 a 6 quilos.
Âmbito de aplicação
Berinjelas épicas provaram seu valor na arte culinária. As frutas são consumidas depois de cozidas, cozidas, assadas e enlatadas, pois não são consumidas cruas. Berinjelas frescas, cozidas e enlatadas, mantêm suas propriedades benéficas, mas adquirem novas notas de sabor.

O produto dietético é usado para fins terapêuticos e preventivos, para aterosclerose, cálculos biliares e renais.
Resistência a doenças e pragas
As berinjelas épicas são resistentes ao vírus do mosaico do tabaco. Também são suscetíveis à requeima. As berinjelas também são suscetíveis ao besouro-da-batata-do-colorado. Inseticidas são usados para controlá-los, e os besouros são coletados mecanicamente.
Vantagens e desvantagens
O híbrido Epic F1 é popular entre os jardineiros devido às suas características positivas:
- Alto rendimento.
- Um vegetal despretensioso que não requer nenhuma habilidade especial durante o cultivo.
- Resistência a doenças fúngicas, virais e pragas.
- Tolera bem mudanças de temperatura.
- Os frutos têm bom sabor, a polpa não é amarga.
- Aparência atraente devido ao tamanho uniforme e pele brilhante.
- Produto dietético: baixo teor calórico, um depósito de vitaminas, proteínas e potássio.
- Os vegetais são saudáveis quando preparados frescos e mantêm suas propriedades benéficas quando conservados.

Imperfeições:
- Em regiões frias, as berinjelas são cultivadas por meio de mudas em campo aberto; por sementes – em estufa.
- Arbustos altos precisam de estacas. Caso contrário, frutos grandes quebrarão os caules.
- As berinjelas não podem ser armazenadas por muito tempo em casa.
Apesar de algumas deficiências, os jardineiros gostam de cultivar berinjelas épicas.
Cultivo de mudas
Berinjelas não se adaptam bem ao transplante porque seu sistema radicular é muito frágil. Para evitar o transplante, as mudas são semeadas na primeira quinzena de março. Isso elimina a necessidade de transplante.

Preparação do solo
Berinjelas preferem solo solto e respirável. Um substrato próprio para germinação de flores pode ser encontrado em lojas. Em casa, adicione areia e composto ao solo do jardim na proporção de 2:2:1. O composto pode ser substituído por turfa. Terra de jardim, turfa e serragem (1:2:3) são adequados.
O substrato preparado manualmente é desinfetado antes do uso de várias maneiras: com calor, frio ou uma solução de permanganato de potássio.
Padrão de semeadura
O material de plantio comprado em loja não requer tratamento, pois o fabricante já providenciou isso para você. As sementes cultivadas em casa são embebidas em uma solução de permanganato de potássio a 2% por 15 minutos. Enxágue em água fervente fria e seque. Em seguida, deixe de molho por 24 horas em um estimulador de crescimento, como o Energen.

O substrato é plantado em vasos ou recipientes individuais. Neste último caso, o padrão de plantio é de 8x8 ou 1x1 centímetro. O substrato é umedecido, as sementes são colocadas e cobertas com terra até uma profundidade de 1 centímetro. Os recipientes são cobertos com filme plástico e colocados em um local aquecido: perto de um aquecedor ou em uma prateleira. A temperatura do ar deve ser mantida a 25 graus Celsius.
Cuidado
Os primeiros brotos aparecerão em uma semana. Remova as tampas dos recipientes. Mova os recipientes para um local mais fresco (18 graus Celsius) para evitar que as mudas cresçam muito rápido. Reduza a temperatura noturna para 13 graus Celsius. Quando duas folhas verdadeiras aparecerem, transplante as mudas se elas foram semeadas usando um padrão de 1x1 cm. Regue conforme necessário. Folhas murchas podem ser um sinal para iniciar o transplante.

A primeira aplicação de fertilizante é feita 7 dias após a germinação, utilizando fertilizante fosfatado. As aplicações subsequentes são feitas a cada 10 dias. Utiliza-se infusão orgânica ou fertilizante mineral complexo. As mudas devem receber meio dia de luz natural. Se a luz natural for insuficiente, utiliza-se iluminação artificial.
Plantio de mudas em terreno aberto
As mudas são transplantadas para o campo aberto quando a temperatura ambiente estiver acima de 15 graus Celsius. Assim que a temperatura subir acima de 15 graus Celsius, as mudas são transferidas para o jardim. Nesse momento, as mudas terão crescido até 15 a 20 centímetros de altura, com cinco folhas por haste. As berinjelas preferem solo neutro ou ligeiramente alcalino. Regue bem as mudas e o solo no dia anterior ao plantio.

Os buracos são cavados a uma distância de 60 centímetros entre os arbustos – 65 fileiras. A fileira seguinte é plantada em padrão xadrez.
Cuidado
A planta é retirada do recipiente, a folha do cotilédone é arrancada e plantada profundamente no solo, até os folíolos. As mudas são retiradas do recipiente com um torrão de terra. O buraco é preparado ao longo do comprimento do torrão. As berinjelas não toleram bem correntes de ar. Portanto, uma barreira protetora de filme plástico é preparada e enrolada ao redor das mudas. A parte superior deve estar aberta.
Rega e cuidados com o solo
Não regue o solo por três dias após o plantio. As mudas se beneficiarão da umidade fornecida antes do plantio. Use água da chuva para irrigação. Se usar água da torneira, use água morna e sedimentada. Folhas murchas indicam a necessidade de rega. Durante períodos de crescimento intenso ou em dias quentes, regue diariamente.

Após regar, solte o solo. Uma cobertura morta com cascas de cebola, cascas de alho e palha ajuda a reter a umidade. As berinjelas-épicas crescem até 1 metro de altura. Os arbustos precisam ser amarrados a uma treliça.
Cobertura superior
Ao plantar mudas, se o solo for pobre, adicione um punhado de húmus e cinzas. Jardineiros experientes desaconselham alimentar as berinjelas com matéria orgânica até que os frutos estejam firmes, pois isso pode estimular o crescimento de matéria verde.
Duas semanas após o plantio, alimente as plantas com fertilizantes minerais complexos. Assim que as berinjelas pequenas estiverem formadas, alimente-as com fertilizantes fosfatados e nitrogenados. Fertilize os vegetais duas vezes por mês durante toda a estação de crescimento.

Pulverização contra doenças
A adubação foliar é utilizada para fins preventivos, como prevenção de doenças e ataques de pragas. Pode ser alternada com a adubação radicular.
Os seguintes são usados como proteção contra doenças:
- preparações bioquímicas que não prejudicam as plantas ou as pessoas;
- Agentes químicos. Eles combatem a doença rapidamente, mas os preparados são prejudiciais às plantas, ao solo e às pessoas;
- remédios populares: decocções, infusões de plantas com propriedades inseticidas e fungicidas.
A pulverização preventiva ajudará a cultivar frutas saudáveis.

Colheita e utilização de culturas
Berinjelas épicas devem ser colhidas na hora certa. Vegetais verdes não amadurecem completamente após a colheita. Frutas maduras demais não devem ser consumidas, pois liberam uma substância nociva chamada solanina, que causa amargor e perda de elasticidade.
A maturidade é determinada pelas seguintes características:
- os frutos ficam roxos quando maduros;
- a polpa é elástica;
- a pele é brilhante;
- A primeira colheita ocorre 25 dias após a floração.
As berinjelas amadurecem gradualmente e devem ser verificadas a cada 3 dias.
Para garantir que os irmãos continuem a se desenvolver normalmente, os talos não são arrancados, mas cortados.
As berinjelas Epic frescas duram cerca de um mês. Para prolongar sua vida útil, limpe-as com um pano seco após a colheita. Coloque-as em uma grade, em uma única camada, e guarde em local fresco a 1 grau Celsius. Verifique as berinjelas periodicamente e descarte as que estiverem estragadas.
Avaliações
Jardineiros que cultivam o híbrido Epic elogiam-no. De acordo com suas observações, o arbusto produz numerosos ovários — mais do que pode suportar. Por isso, utiliza-se o método de condução do arbusto. As folhas amareladas são removidas, os brotos laterais abaixo da primeira inflorescência são pinçados, deixando apenas 2 a 3 acima, e o número de ovários é regulado para 8 a 10.











