- Berinjelas para a região de Moscou: quais são as características e requisitos?
- Berinjelas para campo aberto
- Ágata F1
- Albatroz
- Robin Hood
- Giselle F1
- Mirval F1
- Rei do Norte
- Neve
- O sabor dos cogumelos
- Variedades de berinjela para estufas
- Bagheera F1
- Caviar F1
- O Príncipe Negro
- Donetsk frutífera
- Hipopótamo
- Lolita
- Baikal F1
- O Mestre Gordo
- Vigário
- Alenka
- Blues do Norte
- Qual variedade escolher?
- Como cultivar mudas de berinjela para a região de Moscou
- Cultivo de berinjelas em estufa e em campo aberto
- Quando colher
- Erros de jardineiros inexperientes
Muitos jardineiros estão tentando cultivar berinjelas em seus jardins. Apesar dos esforços e do trabalho árduo, alguns não conseguem produzir uma colheita decente. Isso pode ser devido não apenas a cuidados inadequados, mas também à variedade errada de berinjela. Portanto, vale a pena pesquisar quais variedades de berinjela são consideradas melhores para cultivo em estufas na região de Moscou.
Berinjelas para a região de Moscou: quais são as características e requisitos?
As berinjelas são plantas que gostam de calor, por isso é difícil para elas tolerarem baixas temperaturas. A cultura tem uma longa estação de crescimento, e o período médio de colheita a partir do plantio é de 110 dias.
Os avanços no melhoramento genético nos permitiram criar uma grande variedade de variedades de berinjela, algumas das quais são recomendadas para cultivo na região de Moscou. A região possui condições climáticas desafiadoras, portanto, variedades adequadas para esta área exigem tolerância ao estresse. Entre elas, estão variedades de início e meio de estação, altas e baixas, adequadas tanto para cultivo ao ar livre quanto em estufas.
Berinjelas para campo aberto
A vantagem do plantio ao ar livre é a possibilidade de variar os padrões de plantio, eliminando a principal desvantagem das estufas: a falta de espaço. Em muitos casos, a produtividade em canteiros ao ar livre é apenas ligeiramente inferior à daqueles cultivados sob cobertura.
Para obter boa qualidade de frutificação, é importante selecionar as variedades certas, cujas qualidades de seleção permitam o plantio ao ar livre.
Ágata F1
Uma variedade de alto rendimento e pouco exigente em relação às condições climáticas. Pode ser plantada no solo, sob cobertura, inclusive a partir de sementes, semeadas a partir da segunda semana de maio. A característica distintiva da planta é a polpa macia e sem amargor. Os frutos são oblongos, com casca roxa, e pesam em média 230 g. Com condições adequadas de cultivo e fertilização, podem ser cultivados a partir de 1 m de altura.2 Eles colhem até 8 kg de vegetais.

Albatroz
As sementes desta variedade apresentam elevadas taxas de rendimento, a partir de 1 m2 Jardineiros colhem até 9 kg de berinjelas. A planta é resistente ao mosaico, mas suscetível a outras doenças, exigindo medidas preventivas. Os primeiros frutos se formam 120 dias após o plantio.
Os arbustos crescem até 70 cm de altura e produzem numerosos ovários. Os frutos, de casca roxa, não têm o sabor amargo característico da maioria das berinjelas e têm polpa esverdeada. O comprimento médio do vegetal varia de 15 a 20 cm, pesando 350 g.

Robin Hood
Uma variedade precoce e fácil de cultivar, que pode ser cultivada por jardineiros com pouca experiência no cultivo de berinjelas. A polpa tem um sabor delicioso e os frutos são versáteis. Os primeiros frutos são colhidos no final de julho e início de agosto.

Giselle F1
Um híbrido versátil que pode ser cultivado tanto em estufas quanto em campo aberto. Em ambientes externos, o rendimento por 1 m2 O peso médio da berinjela é de 9 kg (21 lbs) em estufa e 14 kg (30 lbs) em estufa. Cada berinjela pesa 500 g e atinge até 25 cm (9 pol) de comprimento. As berinjelas roxas escuras crescem em formato cilíndrico. A polpa branca das berinjelas tem um sabor delicado. Os brotos atingem 120 cm (48 pol) de altura, por isso precisam de suporte. Os primeiros frutos são colhidos no 110º dia.

Mirval F1
Um híbrido de maturação precoce. Arbustos de porte médio com brotos semi-espalhados. Frutos cilíndricos, revestidos por casca roxa e polpa delicada. Cada fruto pesa em média 300-500 g, tem aproximadamente 20 cm de comprimento e até 10 cm de diâmetro. Esta variedade apresenta um longo período de frutificação e produtividade consistente.

Rei do Norte
Esta variedade é considerada uma opção ideal de plantio e apresenta alto rendimento em climas desafiadores, incluindo a região de Moscou. É resistente a baixas temperaturas e produz berinjelas em meados do verão. A produção chega a 12 kg.

Neve
Esta variedade de alto rendimento, com um curto período de crescimento, possui casca branca como a neve, polpa leve e macia e sabor rico. Os brotos atingem 90 cm de altura e são caracterizados por um grande número de ovários. O peso médio das berinjelas cilíndricas é de 280 a 320 g, e os primeiros frutos aparecem no 106º dia.

O sabor dos cogumelos
Este híbrido de crescimento curto produz frutos brancos com sabor característico de cogumelo e sem amargor. As berinjelas são de tamanho médio, pesando cerca de 180 g. Cada 1 m2 É possível colher 6,4 kg de vegetais.

Variedades de berinjela para estufas
As variedades de berinjela cultivadas em estufa oferecem maior produtividade. Sua vantagem reside na consistência da produção e na menor vulnerabilidade a fatores ambientais.
Bagheera F1
O arbusto pode atingir até 1,2 m de altura. Uma única planta rende de 2,5 a 3 kg de frutos. Esta variedade se distingue por sua cor púrpura intensa. As berinjelas podem atingir 20 cm de comprimento, 8 cm de diâmetro e pesar de 250 a 300 g. A polpa saborosa tem um tom esverdeado. A planta produz seus primeiros frutos após 100 dias.

Caviar F1
Os frutos são roxo-escuros e em formato de pera. A polpa branca é praticamente isenta de sementes. Esta variedade é versátil e ideal para conservas caseiras. O peso médio do vegetal é de 350 g. A planta pode crescer até 120 cm, por isso requer tutoramento.

O Príncipe Negro
Esta variedade produtiva produz frutos escuros e de cores vibrantes. O comprimento médio atinge 25 cm, o diâmetro varia de 5 a 7 cm e o peso varia de 150 a 230 g. A superfície da berinjela é ligeiramente nervurada. A polpa amarelo-clara é ligeiramente amarga, por isso as berinjelas são demolhadas em água salgada antes do uso. O arbusto atinge de 60 a 70 cm de altura, rendendo até 8,8 kg quando cultivado em estufa; em campo aberto, o rendimento é menor, de 6,5 kg.

Donetsk frutífera
Uma variedade de maturação precoce, os pequenos arbustos crescem até 50 cm de altura. Os frutos cilíndricos têm casca roxa escura, são lisos e brilhantes. Cada fruto de maturação precoce pesa aproximadamente 130 g.

Hipopótamo
Esta planta é considerada uma variedade de alto rendimento. Na região de Moscou, o rendimento mínimo por arbusto é de 2,5 kg. Quando plantada em estufas, atinge uma altura de 75 a 145 cm. Cada vegetal pesa entre 250 e 340 g. Os frutos em formato de pera, com superfície brilhante, crescem até 18 cm de comprimento e 8 cm de diâmetro.

Lolita
Variedade de meia estação, com período vegetativo de 105 a 115 dias, atingindo até 80 cm de altura. Os frutos cilíndricos atingem até 22 cm de comprimento e apresentam casca roxa escura com leve tom cereja. O peso médio dos frutos varia de 310 a 330 g. A polpa firme é verde-clara e isenta de amargor. Uma única planta rende em média 2 kg, mas em condições ideais, esse valor pode chegar a 5 kg.

Baikal F1
Um híbrido alto, de meia estação. As berinjelas têm formato de pera, atingindo de 14 a 18 cm de comprimento e no máximo 10 cm de diâmetro. Os frutos, com casca escura e brilhante, pesam em média de 320 a 370 g. A polpa medianamente densa, de tonalidade verde-esbranquiçada, não é amarga. Uma planta pode produzir 2,8 kg de frutos.

O Mestre Gordo
Esta planta de médio porte se distingue por seus brotos extensos. Os primeiros frutos amadurecem em 105-110 dias. Em condições de estufa, o arbusto cresce até 1 m. As berinjelas têm um formato incomum, semelhante a uma esfera. Os vegetais de cor escura pesam até 250 g. A polpa branca não tem sabor amargo. O rendimento por 1 m2 é 5,5 kg.

Vigário
Os brotos atingem uma altura de 50 a 60 cm. O fruto, em formato de pera, arredondado na base, tem uma tonalidade lilás e um brilho intenso. Cada berinjela pesa de 150 a 200 g.

Alenka
Esta variedade de estufa ostenta um formato e sabor de fruta únicos. As berinjelas maduras têm casca verde-brilhante e polpa verde-clara. As berinjelas atingem 15 cm de comprimento e pesam até 320 g. A polpa tem sabor de cogumelo. O rendimento é de 7,7 kg por metro quadrado.

Blues do Norte
Este híbrido de maturação curta frutifica em 105 a 115 dias. A planta pode crescer até 170 cm. Os frutos ovais pesam até 260 g. Quando totalmente maduros, os vegetais adquirem uma cor lilás vibrante.

Qual variedade escolher?
Para a região de Moscou, recomenda-se escolher variedades de berinjela de maturação precoce ou aquelas com período de maturação no meio da estação. A região sofre com a escassez de dias quentes, com as primeiras geadas provavelmente ocorrendo em outubro, o que reduz as horas de luz do dia, impedindo que as variedades de maturação tardia amadureçam e produzam frutos. As variedades de maturação curta geralmente amadurecem em 75 a 90 dias, aumentando as chances de uma boa colheita. As variedades de maturação tardia começam a amadurecer após 140 dias, portanto, não são adequadas para o cultivo na região de Moscou. As vantagens das variedades de maturação precoce incluem:
- boa taxa de sobrevivência de mudas;
- resistência a baixas temperaturas;
- presença de resistência a doenças;
- curta estação de crescimento;
- universalidade de ajuste;
- altas taxas de rendimento.
Algumas variedades precoces podem ser plantadas tanto em ambientes internos quanto externos, permitindo padrões de plantio flexíveis. Essas variedades são recomendadas caso você tenha alguma dúvida sobre onde plantar seus futuros canteiros. Quando plantado em estruturas fechadas, o rendimento médio é em média 2 vezes maior do que em campo aberto.
Como cultivar mudas de berinjela para a região de Moscou
O cultivo de berinjelas na região de Moscou requer mudas. A planta não se adapta bem ao transporte e pode ser suscetível ao estresse do transplante, por isso é recomendável que você mesmo semeie as sementes e cultive mudas fortes. Considere o seguinte:
- Use somente sementes de boa qualidade, deixe-as de molho em um pano úmido por 4 dias antes do plantio;
- Para o cultivo, utilize recipientes descartáveis com furos de drenagem para remover naturalmente o excesso de umidade;

- o solo é comprado ou feito de forma independente misturando solo, húmus, cinzas, turfa e areia;
- as sementes são plantadas a no máximo 2 cm de profundidade, após o plantio o solo é umedecido e o recipiente é coberto com filme;
- Após o plantio, os primeiros brotos aparecem em 4 a 6 dias.
Dez dias após o surgimento dos primeiros brotos, a película pode ser removida. As mudas jovens são colocadas em local aquecido com temperatura de +20 C, regando em tempo hábil e soltando o solo se necessário.
Cultivo de berinjelas em estufa e em campo aberto
O trabalho com o material de plantio começa no final de fevereiro e continua até meados de março. O cultivo de berinjelas em estufa e em campo aberto apresenta diversas diferenças. Embora ambos os métodos envolvam o cultivo de mudas, o momento do plantio das mudas no solo varia. As seguintes recomendações devem ser seguidas:
- estufa - as mudas podem ser plantadas no solo no início de maio;
- Condições ao ar livre - o plantio é realizado quando não há risco de geada, de 25 de maio a 10 de junho.
Plantar muito cedo na região de Moscou pode causar doenças ou até mesmo a morte das plantas. Ao plantar mudas em locais permanentes, é necessário seguir as diretrizes de plantio adequadas; recomenda-se um espaçamento de 60 x 60.

O caule principal precisa ser formado. Para isso, deixe dois brotos e amarre-os, removendo os brotos laterais à medida que se formam. Os cuidados incluem rega regular e afrouxamento do solo. Durante a estação de crescimento, fertilize com superfosfatos, cloreto de potássio e salitre.
Como alternativa, você pode usar preparações complexas - "Kristalon", "Kemira-Lux".
Quando colher
O momento da colheita depende de vários fatores. Cada variedade tem uma época de cultivo específica, que deve ser levada em consideração em primeiro lugar. Esse período pode variar ligeiramente dependendo dos cuidados e das condições climáticas na região de Moscou. A colheita deve ser concluída antes do início da geada, pois os vegetais perdem o sabor e a aparência em temperaturas mais baixas.
Recomenda-se colher berinjelas a cada 5 dias. Essa frequência reduzirá o risco de perdas de safra devido ao amadurecimento excessivo, pois vegetais colhidos fora de época tornam-se amargos, desenvolvem cavidades e sua polpa fica macia. A maturação é indicada pela aparência dos vegetais atendendo às especificações do fabricante.
As berinjelas podem ser colhidas antes de estarem totalmente maduras; exemplares mais velhos e colhidos tardiamente ficam soltos e perdem o sabor. O aparecimento de um brilho característico na casca e o desenvolvimento de uma cor intensa nas variedades escuras indicam que as berinjelas estão prontas para a colheita.
Erros de jardineiros inexperientes
A berinjela é uma cultura exigente, que requer condições adequadas de cultivo e orientações adequadas. A chave para uma colheita bem-sucedida de berinjela é escolher a variedade certa, ter um solo adequado e seguir uma série de recomendações. Alguns dos erros mais comuns cometidos por jardineiros iniciantes incluem:
- luz insuficiente - a berinjela requer 12 horas de luz, portanto você não deve escolher áreas sombreadas para o plantio; durante o período de crescimento das mudas, use iluminação adicional;
- falha em seguir o padrão de plantio - as berinjelas não gostam de plantio "denso", por 1 m2 É necessário plantar de 4 a 6 arbustos; o espessamento excessivo leva à inibição do crescimento e a ventilação insuficiente aumenta significativamente o risco de doenças fúngicas e reduz a imunidade das plantas;

- erro de tempo - para poder transplantar para um local permanente, os brotos de berinjela devem ter pelo menos 75 dias; ao plantar em estufa aquecida, uma idade de 45 dias é aceitável; é com essa característica em mente que o tempo para trabalhar com sementes é determinado;
- Rega insuficiente - as berinjelas precisam de umidade e oxigênio suficientes. Regue generosamente com água morna a cada 7 dias e certifique-se de soltar bem o solo.
Algumas variedades de berinjela podem ser altas, por isso é necessário suporte adicional. Isso pode ser conseguido amarrando-as com uma treliça. Ao fornecer suporte adicional, é importante evitar esticar demais os brotos.
Durante a estação de crescimento, é importante manter a saúde das plantas e fornecer nutrientes suficientes. Isso é possível fertilizando-as com uma solução de esterco bovino três ou quatro vezes por estação.












