- Características gerais
- Descrição
- Peculiaridades
- Afiado
- Semi-afiado
- Doce
- Propriedades benéficas
- Antioxidantes
- Quercetina
- Compostos de enxofre
- Cromo
- Para o ambiente ácido do estômago
- Metabolismo
- Contra vermes
- Para cabelo
- Restauração ligamentar
- Calos
- Contraindicações
- Selecionando uma variedade
- Carmen
- Barão Vermelho
- O Príncipe Negro
- Danilovsky 301
- Comissário
- Alvina
- Yalta
- Como plantar
- Seleção e preparação do local
- Processamento de material de semente
- Diagrama de plantio
- Cuidado
- Capina e afrouxamento
- Rega
- Cobertura superior
- Primeiro
- Segundo
- Proteção contra doenças e pragas
- Limpeza e armazenamento
- Seleção e combinação
- Uso na medicina popular
- Máscara capilar
- Expectorante
- Anti-frio
- Restauração do ciclo menstrual
- Como é usado na culinária?
- Avaliações
Diferentes variedades de cebola roxa apresentam tons variados de riqueza, sendo os tons vermelho-escuros os mais comuns. Da Ásia Central, a cultura chegou à Europa, de onde foi trazida para a Península da Crimeia. Com base em variedades cultivadas na Madeira, Portugal, foi criado em Yalta um tipo de cebola com um sabor distintamente doce, que prospera em climas quentes e exige solo fértil.
Características gerais
As cebolas de casca roxa são cultivadas em muitas regiões. Nas regiões do norte, são plantadas variedades precoces, enquanto no sul, elas são semeadas em campo aberto e colhidas não apenas uma, mas duas vezes.
Descrição
Cebola roxa, também conhecida como cebola roxa, contém antocianinas, que conferem à casca e à polpa sua cor característica. Esta cebola de baixa caloria é usada em saladas temperadas com molho azedo, conferindo um sabor adocicado e característico aos vegetais. Quando em conserva, a cebola de casca roxa e polpa avermelhada torna-se picante e é usada na fabricação de queijos.
A planta herbácea vive 2 anos, formando brotos no caule, dos quais se formam bulbos, cujo diâmetro não ultrapassa 15 cm, e cujo peso oscila entre 60 e 75 gramas.
Peculiaridades
O vegetal amadurece em épocas diferentes e é dividido em variedades precoces, intermediárias e tardias. As cebolas roxas não são tão picantes quanto as amarelas, mas o sabor da polpa depende não apenas da variedade e do tempo de maturação, mas também da região de cultivo.
Afiado
As variedades precoces de cebola roxa, que prosperam até mesmo nas regiões do norte, contêm abundantes óleos essenciais com enxofre. Este oligoelemento confere pungência e sabor picante, causando rasgos ao descascar e picar. A polpa roxa tem efeito desinfetante, matando germes.

Semi-afiado
Essas variedades de cebola roxa produzem muito, mas amadurecem no meio da estação. Os bulbos são finos e têm apenas uma pequena quantidade de casca, por isso não duram muito e são consumidos imediatamente.
Doce
As cebolas roxas, que contêm grandes quantidades de açúcar, têm excelente sabor e alto rendimento, mas não se conservam bem. As variedades roxas doces são cultivadas no sul e colhidas manualmente.
Propriedades benéficas
As cebolas roxas contêm uma riqueza de substâncias únicas que combatem micróbios, interrompem inflamações, retardam a degeneração e o envelhecimento celular e previnem o desenvolvimento de diabetes.

Antioxidantes
Os radicais livres produzidos no corpo oxidam os tecidos, alteram sua estrutura e levam à sua morte. Para destruí-los, são necessários antioxidantes, encontrados em abundância nas cebolas roxas e roxas:
- O ácido ascórbico combate vírus e previne o desenvolvimento do escorbuto.
- O tocoferol promove a produção de colágeno e fortalece o sistema imunológico.
- Os taninos inibem o crescimento de micróbios.
- O licopeno reduz o risco de aterosclerose.
Os flavonoides são benéficos na redução da fragilidade capilar. Eles melhoram a digestão, estimulam a ativação enzimática e previnem a penetração de microrganismos patogênicos.

Quercetina
A cebola roxa é rica em vitamina R, um bioflavonoide que atua como antioxidante e possui propriedades analgésicas e diuréticas. Quando consumida com quercetina:
- O sistema nervoso se acalma.
- O coração é fortalecido.
- As feridas cicatrizam mais rápido e os tecidos são restaurados.
O flavonoide previne o desenvolvimento de alergias e inibe a formação de células cancerígenas. A substância reduz os efeitos da radiação.
Compostos de enxofre
A cebola roxa contém um componente da insulina, responsável pela absorção de glicose e produção de energia. A presença de compostos de enxofre promove o rejuvenescimento celular, melhora a flexibilidade das articulações e suprime alergias.

Cromo
Além das vitaminas, a cebola roxa contém um elemento químico que regula o metabolismo dos carboidratos, aumenta a atividade da insulina e reduz os níveis de açúcar no sangue. O cromo ajuda a prevenir o diabetes.
Para o ambiente ácido do estômago
Quando a função digestiva é prejudicada, ocorre fermentação estomacal, náuseas e arrotos após as refeições. A baixa acidez contribui para gastroduodenite e formação de tumores. A cebola roxa aumenta a acidez porque é rica em magnésio, sódio e potássio, que estimulam a absorção de nutrientes.
Metabolismo
Junto com os alimentos, o corpo humano recebe compostos que são decompostos em elementos simples e enviados ao sangue e aos tecidos, onde são convertidos em produtos usados para produzir aminoácidos.
Comer cebola roxa aumenta sua taxa metabólica e previne o acúmulo de gordura.
Contra vermes
Cabeças roxas não são toleradas por helmintos, cuja presença se manifesta por náuseas, inchaço e dor intensa na região do umbigo.
Para eliminar vermes, basta comer meia cebola roxa por dia.
Para cabelo
A vitamina E fortalece os cabelos, adiciona brilho e volume, combate a seborreia e previne a queda. A cebola roxa contém tocoferol. A polpa é usada para fazer máscaras para aplicar nos cabelos.
Restauração ligamentar
Para reduzir a dor e eliminar o inchaço que acompanha uma torção, compressas de açúcar e pasta de cebola são aplicadas na área problemática.

Calos
Muitas mulheres sofrem com a incapacidade de usar sapatos da moda devido a calos nos dedos dos pés. Nem curativos especiais nem outros remédios de venda livre são eficazes no combate a calos crônicos. Eles podem ser removidos com a aplicação de uma infusão de casca de cebola e vinagre.
Contraindicações
Embora este produto vegetal aumente a imunidade, melhore a digestão, elimine sais, reduza a pressão arterial e rejuvenesça as células, a cebola roxa pode ser prejudicial para algumas pessoas. Não é recomendado consumi-la crua:
- em caso de patologias renais;
- para problemas de pele;
- para doenças dos órgãos digestivos.
Para transtornos emocionais e neuroses, é melhor escaldar os anéis roxos em água fervente antes de adicioná-los à salada. Isso removerá o amargor, mas preservará outros componentes benéficos.

Selecionando uma variedade
Ao comprar cebolas roxas para plantar, você precisa descobrir em quais regiões elas são adaptadas e a época de colheita.
Carmen
Esta variedade semi-afiada, com bulbos vermelho-escuros, amadurece em 130 dias. Tem longa vida útil e pesa cerca de 60 gramas.
Barão Vermelho
Esta variedade vermelha precoce, cultivada a partir de mudas, apresenta alto rendimento. As cebolas, cobertas por escamas cor de vinho, são redondas, pesam aproximadamente 100 g e são ricas em vitamina C. A Red Baron amadurece em três meses.

O Príncipe Negro
Uma variedade versátil cultivada por agricultores, rende de 40 a 50 toneladas de cebolas escuras por hectare. A colheita esgota-se rapidamente, pois os bulbos roxos de 60 gramas são duráveis, duram todo o inverno e são adequados para conservas.
Danilovsky 301
Esta variedade nacional é adequada para cultivo não apenas na Moldávia e no sul da Rússia, mas também amadurece no noroeste, nos Urais e é cultivada na Sibéria.
Os bulbos planos são de cor roxo escuro, têm sabor doce e pesam cerca de 150 g em clima favorável.
Comissário
Esta variedade de meia estação, com bulbos achatados e casca cor de vinho, é a favorita dos jardineiros. Ela garante uma produção estável, sabor marcante e longa vida útil.

Alvina
A cebola roxa, cultivada na Holanda, prospera em climas temperados. As folhas da planta murcham em 100 dias, momento em que os bulbos achatados com escamas roxas e brancas são colhidos. A colheita dura seis meses. Em climas temperados, a variedade é cultivada a partir de mudas.
Yalta
As cebolas, cultivadas na costa sul da Península da Crimeia, são apreciadas por seu sabor doce único, ausência de amargor e cor característica. A casca seca tem uma tonalidade roxa, enquanto as escamas suculentas são brancas.Quando a variedade vermelha de Yalta é cultivada em outras regiões, a cebola perde sua doçura e adquire um sabor picante.

Como plantar
Para garantir que a colheita seja estável e que as cabeças tenham tempo de amadurecer, é preciso estudar suas características e métodos de cultivo.
Seleção e preparação do local
As cebolas roxas adoram sol e ar fresco e prosperam depois de feijões, tomates e repolhos. O solo é escavado no outono, desinfetado, fertilizado e preparado para o plantio na primavera.
Processamento de material de semente
Antes do plantio, os bulbos roxos são mergulhados em água salgada. Em seguida, são imersos em permanganato de potássio por 15 minutos, enxaguados em água corrente e bem secos.

Diagrama de plantio
As cebolas roxas ou vermelhas são plantadas a uma profundidade de 30 ou 40 mm, garantindo que a ponta do colo permaneça acima da superfície. No cultivo de cebolas, o padrão de plantio em fita é geralmente o preferido. As fileiras são espaçadas em 20 cm, com cebolas pequenas espaçadas em 6 cm e cebolas grandes espaçadas em 10 cm. O solo pesado é diluído com areia, despejada diretamente nos sulcos, e cinzas são adicionadas por cima.
Cuidado
As cebolas roxas são fáceis de cultivar. Elas requerem luz, irrigação e fertilização.
Capina e afrouxamento
Para evitar que ervas daninhas sufoquem os brotos de cebola, é preciso arrancá-los pela raiz. É preciso ter cuidado para evitar que o solo forme uma crosta, impedindo que o ar chegue às raízes da cebola roxa. O solo deve ser solto após chuva e irrigação.

Rega
Em climas secos e quentes, regue as cebolas roxas 2 ou 3 vezes por semana. Se o solo secar, os bulbos roxos grandes e suculentos não crescerão. A irrigação deve ser interrompida 20 dias antes da colheita.
Cobertura superior
As cebolas roxas são exigentes em fertilidade do solo e requerem nutrientes adicionais.
Primeiro
Nitrato de amônio e ureia são adicionados 14 a 15 dias após a germinação. As cebolas roxas requerem muito nitrogênio durante o período de crescimento.
Segundo
Em meados de junho, a horta é alimentada com fertilizantes contendo fósforo. Misture 30 gramas de superfosfato e sal de potássio em um balde de água e despeje sob cada planta. Uma segunda adubação usa nitrato de amônio e cal.

Proteção contra doenças e pragas
As cebolas roxas sofrem com tripes, traças e nematoides do caule. A rotação de culturas e o tratamento com Karbofos, Bazudin e Iskra ajudam a prevenir essas pragas. Enxofre coloidal pode ser usado para matar pequenos insetos.
As cebolas roxas são suscetíveis à podridão negra e à murcha de fusarium. Para prevenir essas doenças:
- As cebolas-semente são desinfetadas.
- As plantas são alimentadas com fósforo e potássio.
- Controle a umidade do solo.
Para evitar que os bulbos roxos apodreçam, desinfete o porão. Separe os bulbos e remova os danificados.
Limpeza e armazenamento
Quando as folhas ficam amarelas e começam a secar, e o tempo está bom, é hora de colher cebolas roxas. Cada arbusto é desenterrado com um forcado, os bulbos são sacudidos para remover a terra e secos. As cebolas roxas não duram mais de seis meses; são trançadas e penduradas dentro de casa. Os bulbos roxos podem ser colocados em uma caixa e armazenados no porão, mas precisam ser separados com frequência.

Seleção e combinação
Ao escolher uma variedade, considere seu sabor, tempo de amadurecimento e condições de cultivo. Jardineiros experientes recomendam plantar cenouras ao lado de cebolas roxas. Essas duas culturas se protegem mutuamente contra insetos.
Beterraba, batata e brócolis são bons companheiros para cebolas roxas. Os tomates as protegem de besouros-pulgas e pulgões.
Uso na medicina popular
Desde os tempos antigos, as cebolas roxas têm sido usadas para preparar decocções e infusões para fortalecer o sistema imunológico, eliminar tosses e tratar resfriados e doenças femininas.

Máscara capilar
A vitamina E, encontrada em abundância na cebola roxa, ajuda a restaurar a espessura e o brilho dos cabelos e a normalizar o equilíbrio da oleosidade da pele. Para fazer uma máscara para aplicar nos cabelos, passe os fios no liquidificador para extrair o suco. Enrole os cabelos em filme plástico. Deixe a mistura agir por 15 minutos e enxágue com água morna. O vinagre de maçã pode ser usado para remover o cheiro desagradável da cebola.
Expectorante
Se você tiver tosse seca, misture suco de cebola roxa com gordura de ganso e esfregue no peito. Vá para a cama imediatamente depois.
Anti-frio
Quando uma pessoa fica com muito frio, sua saúde piora, com tosse e coriza. Cotonetes embebidos em uma solução especial podem ajudar a aliviar a rinite. Para prepará-la, misture mel, suco de cebola roxa, leite e algumas gotas de álcool e deixe ferver por no máximo um minuto.

Restauração do ciclo menstrual
Para períodos menstruais prematuros ou se eles pararem, descasque um quilo de bulbos de cebola roxa, adicione 500 ml de água e cozinhe em fogo baixo por 15 a 20 minutos. Coe o remédio de cebola e beba antes das refeições, logo pela manhã, durante 14 dias.
Como é usado na culinária?
As cebolas roxas têm um sabor mais suave do que outras variedades e ficam lindas em saladas. Os bulbos são adicionados a molhos, sopas, borscht, pratos principais e pizzas, e podem ser marinados em meias argolas.
Avaliações
As cebolas roxas são plantadas com menos frequência do que as variedades comuns, mas recentemente se tornaram populares entre os jardineiros que adoram experimentar e selecionar novas variedades desse vegetal picante.
Evgeniya Ignatyevna, 48 anos, Kaluga: “Eu tenho cultivado na minha dacha por duas temporadas consecutivas cebola vermelha barãoEsta variedade se distingue pela casca vermelho-escura e polpa branco-arroxeada. As crianças adoram o sabor delicado. Planto os brotos no final de abril, com espaçamento de 15 cm, e colho depois de 20 de julho. Em saladas, a cebola não colore outros ingredientes; infelizmente, ela perde a cor roxa quando frita, mas conserva-se bem e só estraga na primavera.
Igor Valentinovich, 50 anos, de Astrakhan: "Meu vizinho costuma viajar para a Crimeia, onde tem parentes, e trouxe cebolas roxas para experimentar. Gostamos muito do sabor, então encomendamos alguns conjuntos online. Na primavera, cada um de nós reservou uma cama para um hóspede de Yalta. Os brotos apareceram e, no outono, as cebolas roxas amadureceram, mas estavam picantes, não doces."











