- Tempos de rega
- Começar
- Rescisão
- Usando água salgada
- Regras gerais
- No início do crescimento
- Quando maduro
- Antes da colheita
- Quais são os perigos do transbordamento?
- Características da rega em estufa
- Como regar cebolas corretamente
- Usando sistemas de irrigação por aspersão
- Combinando rega com fertilização
- Com que frequência devo regar as penas?
- Conselhos
- Conclusão
Para garantir a produção ideal de frutos, as cebolas plantadas precisam de rega regular. Algumas pessoas pensam que regar hortaliças é bastante simples, mas isso não é verdade. É recomendável que você se familiarize com a técnica de regar cebolas em campo aberto com antecedência.
Tempos de rega
O verão é a época de regar sua horta. Com o fim de julho e o início de agosto, a irrigação é intensificada.
Começar
Você deve começar a regar as cebolas imediatamente após plantá-las em terreno aberto. Se você não umedecer o solo imediatamente, o vegetal parará de crescer e desenvolver folhagem. Regue regularmente para evitar que o solo seque. A maior parte da água é usada durante o período de desenvolvimento dos rizomas e das partes aéreas das mudas.
Rescisão
Muitos jardineiros iniciantes se perguntam por quanto tempo regar seus canteiros de cebola. Jardineiros experientes param de regar suas mudas de cebola de 5 a 10 dias antes de os bulbos amadurecerem. Portanto, a última época para regar os canteiros é na segunda quinzena de agosto. Se você não parar de regar o solo a tempo, os bulbos apodrecerão rapidamente após a colheita.

Usando água salgada
Alguns jardineiros usam água salgada para irrigar seus canteiros. Essa solução salina é comumente usada para proteger mudas de pragas perigosas que podem atacar a planta.
As vantagens de usar líquido salino incluem facilidade de uso e respeito ao meio ambiente.
Antes de usar a solução, é importante familiarizar-se com seu uso básico. A água salgada deve ser usada pelo menos três vezes por estação:
- Primeira vez. Você pode usar a solução salina pela primeira vez quando as mudas jovens atingirem 7 a 8 centímetros de altura. Neste caso, use uma solução preparada com 8 a 9 litros de água e 350 gramas de sal de cozinha. Despeje a água salgada com muito cuidado, evitando pingar na folhagem verde.
- Segunda vez. Na próxima vez, use água salgada após 2 a 3 semanas. Desta vez, os arbustos são regados com uma solução mais concentrada, adicionando 450 gramas de sal em vez de 350.
- Terceira vez. A última vez que os canteiros são irrigados com solução salina é no meio do verão. Para preparar a solução, dissolva 550-650 gramas de sal em dez litros de água morna.

Regras gerais
Para umedecer adequadamente o solo, você precisará se familiarizar com as regras gerais de rega.
No início do crescimento
As cebolas precisam de mais umidade durante o estágio inicial de crescimento, quando a planta começa a estabelecer raízes. Evite usar água muito fria, pois pode causar apodrecimento das raízes. Jardineiros experientes recomendam o uso de água sedimentada em temperatura ambiente para irrigação.
A frequência da rega depende diretamente do clima. Por exemplo, se chover com frequência, a rega deve ser feita uma vez por semana. Se não chover, a rega deve ser feita pelo menos três vezes a cada dez dias. São utilizados dez litros de água por metro quadrado de área do jardim.

Quando maduro
À medida que os bulbos começam a amadurecer, a rega deve ser reduzida gradualmente. Isso garante que a colheita seja mais saborosa e dure mais tempo após a colheita. Portanto, os especialistas recomendam reduzir a intensidade da irrigação de 2 a 3 meses após o plantio.
É bastante fácil saber quando as cebolas estão começando a amadurecer. Para isso, inspecione cuidadosamente as pontas das cebolas. À medida que a fruta amadurece, elas começam a engrossar e a se curvar em direção ao chão.
Antes da colheita
Pare de regar os canteiros 10 a 15 dias antes de retirar os bulbos maduros. A colheita deve começar quando o solo dos canteiros estiver completamente seco. Se o solo estiver úmido, os bulbos retirados não serão bem armazenados e apodrecerão prematuramente.

Quais são os perigos do transbordamento?
Jardineiros que cultivam hortaliças há muito tempo aconselham evitar regar demais os canteiros de cebola. O excesso de umidade afeta negativamente o crescimento das mudas e promove as seguintes doenças:
- Podridão por mofo. Se você não parar de regar as cebolas antes da colheita, sinais de podridão aparecerão na fruta. No início, eles não serão perceptíveis, mas gradualmente a superfície das escamas escurecerá e ficará preta.
- Podridão do colo. Esta é uma doença comum que surge durante o armazenamento. A podridão do colo faz com que os bulbos e as folhas amoleçam. Os frutos afetados escurecem gradualmente e começam a exalar um odor desagradável.
- Míldio. Essa condição se desenvolve devido a tempo chuvoso ou rega inadequada. As mudas afetadas ficam cobertas de manchas amarelas e secam gradualmente.

Características da rega em estufa
Algumas pessoas acreditam que as cebolas em estufa são regadas da mesma forma que as cebolas ao ar livre, mas isso não é verdade. Se o vegetal for cultivado em ambientes fechados, será necessário um sistema de irrigação diferente.
Para descobrir com que frequência regar as cebolas, você precisa levar em consideração a temperatura dentro da estufa e o nível de iluminação.
Especialistas recomendam o cultivo de mudas de cebola em temperaturas entre 20 e 23 graus Celsius. Nesse caso, a rega é feita de 1 a 2 vezes por semana. Se a estufa estiver mais quente, o solo secará mais rápido, então será necessário regá-la três vezes por semana. Cada muda de cebola requer de 4 a 5 litros de água.
Como regar cebolas corretamente
Às vezes, os jardineiros cultivam cebolas para sementes, que mais tarde serão usadas como material de plantio. Os canteiros com essas cebolas também precisam de rega regular. Ao cultivar cebolas para sementes, tome cuidado para garantir que o solo não seque com muita frequência. Para manter a umidade ideal do solo, regue os canteiros de 1 a 2 vezes a cada dez dias.

Durante o período de floração, regue as mudas com o dobro de frequência. Isso ajudará a produzir mudas de melhor qualidade. Após cada rega, solte os canteiros para evitar a formação de crostas na superfície do solo.
Usando sistemas de irrigação por aspersão
Alguns jardineiros preferem não regar as cebolas manualmente e, em vez disso, utilizam sistemas especiais de irrigação por aspersão. A principal vantagem desses sistemas é que eles umedecem o solo continuamente, evitando que ele seque. Os canos devem ser instalados entre as fileiras, sob o solo. Um aspersor, responsável pela irrigação, deve ser levado à superfície do solo, posicionado de 5 a 25 centímetros acima do solo.

Combinando rega com fertilização
Não é segredo que as cebolas, como a maioria das outras hortaliças, requerem fertilização regular. Para uma fertilização mais eficaz, ela é combinada com irrigação. A fertilização e a irrigação são combinadas usando as seguintes misturas de fertilizantes:
- Sulfato de cobre. Para melhorar a produtividade, regue o solo com uma solução de sulfato de cobre. Para prepará-la, adicione 50 gramas da solução a um balde de água. Regue a mistura resultante sob as cebolas de 2 a 3 vezes por mês.
- Permanganato de potássio. Esta mistura é usada para proteger mudas de doenças e pragas. Misture o permanganato de potássio com água até que a mistura adquira uma coloração vermelho-escura.
- Ácido bórico. O ácido bórico é usado para estimular o desenvolvimento da folhagem da cebolinha. Adicione uma colher de chá a 25-27 litros de água morna. A irrigação dos arbustos com ácido bórico é realizada uma vez por mês.

Com que frequência devo regar as penas?
Ao cultivar cebolas para os brotos verdes, a rega exigirá uma frequência maior. Durante a primavera seca, as mudas de cebola devem ser regadas quatro vezes por semana, com 11 a 12 litros de água por muda. Regue as raízes das plantas até que os brotos verdes atinjam 7 a 10 centímetros. Depois disso, qualquer método de irrigação pode ser usado. A rega deve ser interrompida de 5 a 8 dias antes da colheita dos brotos verdes para evitar que as plantas fiquem muito encharcadas e quebradiças.
Conselhos
Para evitar que suas cebolas murchem e morram por causa da seca, você deve se familiarizar com as recomendações que ajudarão você a organizar a rega adequada:
- A irrigação não deve ser feita em dias ensolarados. Regar sob o sol escaldante pode causar queimaduras na folhagem. Portanto, recomenda-se regar à noite ou no início da manhã.
- Evite umedecer o solo diariamente. A rega diária prejudica o desenvolvimento das mudas e promove o apodrecimento dos frutos.
- Evite flutuações na umidade do solo, pois isso afeta negativamente o crescimento dos vegetais.
- Durante uma seca, cada arbusto deve receber cerca de 8 a 10 litros de líquido.
- As cebolas para sementes precisam ser regadas com mais frequência, pois requerem muita umidade para se desenvolver.
- Não deixe o solo secar, pois isso retardará o amadurecimento dos bulbos.
Conclusão
Muitos jardineiros cultivam cebolas em campo aberto. Antes de plantar esta hortaliça, é importante entender as necessidades de irrigação dos canteiros onde você a cultivará. Isso ajudará a aumentar a produtividade e a produzir bulbos maiores.











