- Composição e propriedades
- Quais vitaminas estão contidas no produto?
- Como escolher o certo e útil
- Benefícios das lentilhas para as mulheres
- Durante a gravidez: conselhos de médicos
- Ao amamentar
- Para crianças. A partir de que idade deve ser administrado a bebês?
- Para homens
- Uma dieta deliciosa para perda de peso e avaliações
- Na nutrição esportiva para crescimento muscular em atletas
- Para vegetarianos e crudívoros
- Quando é útil para várias doenças
- Para diabetes mellitus tipos I e II
- O prato mais útil para constipação
- Para doenças do fígado, colecistite
- Para gastrite
- Para hipertensão
- Pode ser usado para tratar feridas e queimaduras?
- Lentilhas em máscaras faciais
- Quando pode causar danos ou ser inútil
- Para pancreatite
- Para pedras nos rins
- Para gota
- Outras contra-indicações
- Conclusão
As lentilhas são populares entre os americanos, asiáticos e europeus há muitos anos. Os benefícios desta planta para a saúde advêm do seu rico teor de vitaminas e proteínas, que têm um impacto positivo na saúde humana. Elas também são muito nutritivas, tornando-as ideais para saladas, mingaus e sopas.
Composição e propriedades
Antes de usar esta planta, você precisa estudar detalhadamente as propriedades benéficas das lentilhas e suas contraindicações.

Esta planta é popular entre nutricionistas por ser praticamente isenta de calorias. Cem gramas de feijão contêm no máximo 280-290 mcg. No entanto, nutricionistas experientes afirmam que pratos feitos com esta planta são saciantes e podem substituir completamente a carne.
Ao comparar os micronutrientes das lentilhas com os das ervilhas, vemos que as lentilhas contêm a quantidade ideal de frutose, proteína e lipoproteína. As propriedades benéficas das lentilhas decorrem do fato de suas proteínas conterem lecitina e outros aminoácidos, que ajudam a aliviar a obstrução vascular e normalizar a pressão arterial.
Quais vitaminas estão contidas no produto?
A planta é rica em vitaminas, nutrientes, minerais e outros microelementos benéficos. Cem gramas de feijão maduro também contêm mais de 100 mcg de ácido pteroilglutâmico.
As lentilhas contêm vitaminas do complexo B, que estimulam a atividade cerebral e têm um efeito positivo nos sistemas nervoso e vascular. Elas também contêm triptofano, que está envolvido na formação de serotonina.
Graças a isso, o consumo regular de lentilhas ajuda a lidar com problemas psicológicos, estresse e estados depressivos.
As lentilhas também contêm manganês, zinco, cobre e selênio. Esses nutrientes são essenciais para combater a anemia e outras condições com sintomas semelhantes.

Como escolher o certo e útil
Existe um grande número de diferentes variedades de lentilhas, que diferem em aparência e efeitos na saúde. Portanto, antes de escolher, é recomendável se familiarizar com suas principais características distintivas. Os tipos comuns de leguminosas incluem os seguintes:
- Lentilhas vermelhas. Os benefícios e malefícios desta variedade interessam a muitas pessoas que planejam cultivá-las. Uma característica distintiva desta variedade é o seu alto teor de potássio e ferro. O consumo regular de feijão vermelho melhora a função do sistema nervoso e a memória. Também ajuda a reverter os sintomas de talassemia e doença coronariana.
- Preto. Lentilhas e feijão preto são considerados variedades caras. O feijão maduro contém componentes que potencializam os efeitos antioxidantes do corpo. Nutricionistas e médicos recomendam consumi-los para prevenir doenças vasculares associadas à pressão alta. Esta variedade também é usada para ajudar a retardar o processo de envelhecimento.
- Verde. Entre as variedades mais caras de lentilhas, destaca-se a variedade verde, frequentemente chamada de francesa. Uma característica desta planta é o seu alto teor de fibras. Por isso, as lentilhas verdes ajudam a melhorar a digestão e a aliviar problemas intestinais. São frequentemente adicionadas a ensopados, sopas e saladas.
- Amarelo. Quem vê feijão amarelo pela primeira vez imediatamente presume que se trata de uma variedade diferente. Na verdade, são feijões verdes sem a casca. A única diferença em relação às lentilhas verdes é que elas cozinham muito mais rápido.

Benefícios das lentilhas para as mulheres
Toda mulher que planeja usar feijão para fins medicinais deve se familiarizar com os benefícios das lentilhas para a saúde. Ao discutir os benefícios da planta, é importante considerar os micronutrientes encontrados nas ervilhas maduras. O feijão contém isoflavonas, que possuem propriedades antioxidantes. Portanto, o consumo regular de lentilhas pode prevenir o desenvolvimento de miomas e câncer de mama. Elas também podem ajudar a aliviar dores menstruais e lidar com complicações pós-menopausa.
Um dos benefícios da planta é que as isoflavonas não desaparecem após o tratamento térmico, tornando os pratos com lentilhas sempre saudáveis para as mulheres.
Durante a gravidez: conselhos de médicos
Os benefícios das lentilhas para gestantes já foram comprovados inúmeras vezes. Muitos médicos recomendam que gestantes incluam alguns pratos à base de feijão em sua dieta.

As lentilhas são conhecidas por seu teor de ácido fólico. Este micronutriente é benéfico durante a gravidez, pois reduz significativamente o risco de problemas no desenvolvimento fetal. As proteínas contidas no ácido fólico têm um efeito benéfico no desenvolvimento do bebê. Elas também normalizam a circulação sanguínea na gestante e reduzem a pressão arterial.
Ao amamentar
Devido aos benefícios das lentilhas para a saúde, muitos médicos recomendam comê-las durante a amamentação e adicioná-las à dieta diária. As lentilhas marrons contêm micronutrientes que ajudam a eliminar problemas digestivos em recém-nascidos e mães. Comer feijão durante a amamentação não causa complicações, pois a fibra é rapidamente absorvida.
Para crianças. A partir de que idade deve ser administrado a bebês?
Os médicos recomendam adicionar lentilhas à dieta de crianças pequenas porque elas são benéficas para os bebês. Elas contêm muito ferro, minerais e vitaminas, que previnem o acúmulo de componentes perigosos e nocivos no corpo. As lentilhas também são ecologicamente corretas, por isso raramente causam danos às crianças.

Ao incluir plantas na dieta de uma criança, é recomendável ler as seguintes dicas:
- As leguminosas são adicionadas à dieta dos bebês somente após eles atingirem 8 meses de idade. Oferecer lentilhas a crianças antes disso é contraindicado.
- Crianças com problemas digestivos só devem comer lentilhas a partir dos dois anos de idade. Comer lentilhas antes dos dois anos pode causar irritação intestinal e aumento da produção de gases.
- Inicialmente, os bebês recebem apenas variedades vermelhas da planta, pois não possuem fibras grossas. Dar frutas verdes ou pretas é estritamente contraindicado.
- Ao alimentar crianças com lentilhas, dê preferência às variedades que contêm mais proteína, pois são facilmente absorvidas pelo corpo dos bebês.
- Durante os primeiros 2 a 3 meses, os bebês não devem consumir mais do que 5 a 10 gramas de feijão por dia. Dar mais lentilhas pode causar dificuldades digestivas. Se tais complicações ocorrerem, o feijão deve ser imediatamente eliminado da dieta da criança.
- As crianças não devem consumir leguminosas mais de duas vezes ao dia para evitar complicações.
Para homens
Antes de consumir feijão, os homens devem se familiarizar com os benefícios das lentilhas para eles.
Esta planta é recomendada para homens que planejam construir músculos. Graças à quantidade significativa de proteínas benéficas presentes nas leguminosas, o consumo regular satura o corpo masculino com componentes proteicos. Isso aumenta significativamente a taxa de crescimento muscular. No entanto, este não é o único benefício para o corpo masculino.

Incluir lentilhas na sua dieta diária aumentará gradualmente o acúmulo de antioxidantes no corpo. Eles ajudam a proteger as paredes celulares contra danos e reduzem o risco de desenvolver aterosclerose.
Muitos homens na idade adulta apresentam problemas de próstata, o que afeta negativamente sua vida sexual. Para reduzir a inflamação na próstata, alguns médicos recomendam comer mais lentilhas marrons ou vermelhas. Esses feijões podem ajudar a aliviar os sintomas da prostatite e melhorar a circulação sanguínea na virilha.
Homens frequentemente apresentam sintomas de fadiga e exaustão. Leguminosas podem ajudar a repor energia. Beber uma decocção diária de lentilhas frescas pode ajudar. Isso acelera os processos metabólicos e alivia a deficiência de ferro.

Homens maduros são mais propensos a sofrer de doenças cardiovasculares. As leguminosas contêm fibras, o que pode reduzir o risco de doenças cardíacas. Portanto, os médicos recomendam que os homens jovens comam feijão regularmente para obter os micronutrientes benéficos que ajudam a prevenir doenças cardíacas.
Uma dieta deliciosa para perda de peso e avaliações
Quem tenta perder peso regularmente sabe que, ao fazer dieta, é importante perder gordura e, ao mesmo tempo, preservar o tecido muscular. Para isso, pratos com lentilhas devem ser incluídos na dieta, o que ajuda a promover uma perda de peso rápida e duradoura.
Esta planta é recomendada para quem está de dieta porque contém proteína, o que ajuda a controlar a vontade de comer. Nutricionistas recomendam a variedade vermelha durante a dieta porque é melhor absorvida pelo organismo. No entanto, outras variedades da planta também são ricas em proteína e, portanto, podem ser adicionadas a uma dieta para perda de peso.

Saladas de lentilha e outros alimentos feitos de feijões maduros são usados quando se seguem os seguintes padrões alimentares:
- Rigoroso. A pessoa deve comer apenas pratos com lentilhas preparados sem sal. Mingaus substanciosos são os mais consumidos nesta dieta rigorosa. Para preparar este prato, 200 gramas de feijão são despejados em água fria e deixados em infusão por 10 a 12 horas. Em seguida, o recipiente com as lentilhas é colocado no fogão a gás e fervido por 5 a 7 minutos. Consuma este mingau por no máximo uma semana. Durante esse período, você pode perder de 7 a 8 quilos extras.
- Suave. Esta é uma dieta mais simplificada, exigindo apenas um prato de lentilhas por dia. Além de feijão, vegetais, toranja, verduras e carne de soja são adicionados à dieta diária. Uma dieta suave também requer bastante líquido. Alguns duvidam da eficácia desta dieta e acreditam que é impossível perder peso. No entanto, seguir uma dieta suave pode resultar em uma perda de peso de 5 a 7 kg em 10 a 15 dias.
Na nutrição esportiva para crescimento muscular em atletas
As lentilhas são ricas em proteínas, o que as torna uma escolha popular entre atletas. Durante exercícios intensos, o tecido muscular passa por uma remodelação gradual. Para acelerar esse processo, o corpo precisa de proteína, encontrada nas lentilhas maduras. Ferro e zinco, também encontrados nas lentilhas, também são essenciais para o crescimento muscular.

Nutricionistas recomendam combinar lentilhas com outros alimentos saudáveis, como leite, kefir e carne, que aumentam o poder saciante das refeições. Antes de consumir, deixe todas as lentilhas de molho em água por 4 a 5 horas. Isso evita o inchaço após o consumo de lentilhas.
Para vegetarianos e crudívoros
Vegetarianos evitam completamente a proteína animal, então precisam encontrar um substituto. As lentilhas oferecem uma nova fonte desse componente, pois não são diferentes em suas propriedades de saciedade e digestibilidade de salsichas e outros produtos cárneos. Apenas 100 gramas de lentilhas podem mantê-lo satisfeito o dia todo.
Antes de usar, as lentilhas devem ser deixadas de molho em água. Para isso, adicione 100 gramas de feijão a um recipiente pequeno, cubra com água e deixe de molho durante a noite.
Quando é útil para várias doenças
As lentilhas são adicionadas à dieta não apenas para diversificar a dieta, mas também para tratar doenças. Por isso, os médicos costumam recomendar esse feijão para pessoas que sofrem de gastrite, diabetes, constipação e pressão alta.
Para diabetes mellitus tipos I e II
Diabéticos devem ter uma dieta saudável e monitorar seus níveis de polissacarídeos e proteínas. Para isso, recomenda-se consumir mais lentilhas cozidas, que fornecem um reforço proteico. Esses feijões são totalmente seguros para diabéticos, pois não contêm nenhum componente que afete os níveis de açúcar.

O prato mais útil para constipação
Pessoas que se queixam de indigestão devem consumir alimentos que contenham fibras, encontradas nas lentilhas. Existem muitas receitas deliciosas com feijão que podem ser usadas. Uma decocção é frequentemente feita mergulhando 100 gramas da planta em um líquido e fervendo em fogo baixo por meia hora. Beba este remédio no máximo 3 a 4 vezes ao dia.
Para doenças do fígado, colecistite
Pacientes com doença hepática devem fazer todo o possível para minimizar o estresse no fígado. Para isso, os médicos recomendam a substituição completa de proteínas e gorduras animais por lentilhas. Uma deliciosa sopa de feijão pode ser feita com lentilhas, que podem ajudar a combater problemas no fígado. Para prepará-la, despeje 300-400 gramas de feijão em três litros de água fervente e deixe em infusão por 10 a 15 minutos. Em seguida, adicione batatas, cebolas e cenouras à mistura. Após meia hora, retire todos os ingredientes do fogo e bata-os no liquidificador.

Para gastrite
As lentilhas são especialmente benéficas para quem sofre de gastrite, que causa secreção excessiva de ácido gástrico. Sopas e mingaus aquosos feitos com vegetais verdes têm um efeito benéfico no sistema digestivo. Recomenda-se consumi-los apenas mornos para evitar danos ao revestimento do estômago.
Para hipertensão
Uma decocção medicinal feita de lentilhas ajuda quem tem hipertensão. Para prepará-la, misture 350-400 gramas da planta com uma folha de louro e cebola. Em seguida, adicione dois litros de líquido a todos os ingredientes e leve para ferver. Beba a decocção quatro vezes ao dia.
Pode ser usado para tratar feridas e queimaduras?
Algumas pessoas se perguntam se as leguminosas são usadas para tratar queimaduras ou feridas. As lentilhas são adicionadas à preparação de pomadas cicatrizantes que curam a pele danificada. Para criar o remédio, farinha em pó e óleo são misturados em quantidades iguais, e depois o feijão moído é adicionado à mistura.

Lentilhas em máscaras faciais
A planta contém vitaminas e ácidos, tornando-a adequada para uso em máscaras rejuvenescedoras. Para prepará-la, coloque 200 gramas de feijão no liquidificador, pique-o e misture com 100 ml de kefir. Aplique a mistura no rosto e retire após uma hora e meia.
Quando pode causar danos ou ser inútil
Depois de conhecer os benefícios, é importante entender os perigos das lentilhas. Há uma série de contraindicações que devem ser consideradas antes de usar essas plantas.
Para pancreatite
Lentilhas podem ser prejudiciais se consumidas durante complicações de pancreatite. Portanto, pacientes com essa condição são aconselhados a consumir feijão apenas quando a doença não apresentar sintomas. Nesse caso, pequenas porções de pratos com lentilha são aceitáveis. Pessoas com pancreatite são aconselhadas a consumir apenas variedades vermelhas, pois são mais adequadas para consumo diário.

Se você sentir dor abdominal após comer feijão, você deve eliminá-lo imediatamente da sua dieta.
Para pedras nos rins
Pessoas com pedras nos rins devem consumir lentilhas com cautela. Pacientes com essa condição devem usar caldo de lentilha. Para prepará-lo, despeje 150 gramas de lentilhas em um litro de água e deixe em infusão por meia hora. Em seguida, deixe a mistura esfriar completamente e coe com um pano de algodão. Recomenda-se beber a decocção preparada pelo menos quatro vezes ao dia.
Para gota
Se você tem uma doença como gota, comer lentilhas em qualquer formato é contraindicado, pois pode levar a complicações sérias.

Outras contra-indicações
Há uma série de condições para as quais as lentilhas representam um risco significativo à saúde. Para evitar complicações e problemas de saúde perigosos no futuro, é importante se familiarizar com as doenças mais comuns. As lentilhas não devem ser consumidas, sob nenhuma forma, por pessoas que sofrem de diátese por ácido úrico ou doença articular crônica.
Não é segredo que comer feijão pode aumentar a produção de gases. Portanto, ele deve ser evitado por pacientes com hemorroidas e outros distúrbios digestivos.
Antes de incluir lentilhas em sua dieta, você deve consultar um médico e certificar-se de que não há contraindicações ao seu uso.
Conclusão
As lentilhas são uma leguminosa comum. Antes de cultivá-las e usá-las para fins culinários ou medicinais, é importante entender completamente sua composição, propriedades benéficas e principais contraindicações.











