Os benefícios e malefícios das lentilhas para emagrecer, regras de consumo e as melhores receitas

Para quem quer perder peso, é crucial se alimentar bem. A dieta deve incluir alimentos de baixa caloria, mas nutritivos. As lentilhas são uma dessas fontes. Esta leguminosa é rica em proteína vegetal e contém uma grande quantidade de fibras, vitaminas e minerais. Vamos explorar o que são lentilhas e quais são seus benefícios e desvantagens para a perda de peso.

O efeito das lentilhas na perda de peso

Desde os tempos antigos, as leguminosas eram consumidas pelos russos durante a Quaresma e, para os camponeses pobres, elas formavam a base de sua dieta permanente, pois substituíam com sucesso a carne.

Endocrinologistas modernos frequentemente prescrevem uma dieta à base de lentilhas para indivíduos com sobrepeso. Este cardápio terapêutico permite a satisfação total das necessidades nutricionais e vitamínicas do corpo, minimizando as calorias. As propriedades benéficas deste produto, que constitui a base de uma dieta terapêutica para perda de peso, incluem:

  • baixo teor calórico;
  • conteúdo de minerais valiosos (zinco, potássio, fósforo, ferro, cobre);
  • conteúdo de vitaminas A, E, B1, B2, ácido fólico;
  • alta proporção de proteína vegetal;
  • grande quantidade de fibras, estimulando o sistema digestivo;
  • O baixo índice glicêmico e a presença de carboidratos complexos permitem que as lentilhas mantenham os níveis normais de açúcar no sangue e evitem crises repentinas de fome.

Quantas calorias há em 100 gramas de lentilhas cozidas?

O principal valor das lentilhas é que, além de seu alto valor nutricional, elas são extremamente baixas em calorias. 100 gramas de lentilhas cozidas contêm apenas 119 calorias (100 gramas de grãos secos contêm 332 calorias). Esse valor é ainda menor se os grãos forem torrados. Pode variar ligeiramente dependendo do tipo de cozimento.

lentilhas

Para comparação:

  • 100 gramas de carne bovina cozida contêm 220 calorias;
  • 100 gramas de queijo russo contêm 348 calorias;
  • 100 gramas de cogumelos porcini contêm 277 calorias;
  • Um ovo de galinha contém 153 calorias.

Ao consumir apenas 100 gramas de lentilhas, uma pessoa recebe 25 gramas de proteína vegetal e 12-13 gramas de fibra vegetal.

Qual escolher?

Existem vários tipos de lentilhas, que diferem em cor, tamanho e formato das sementes.

  1. O milho preto é uma variedade premium e, portanto, a mais cara. Possui sementes pequenas que lembram ovas de peixe. Contém grande quantidade de proteína e possui propriedades antioxidantes. Caracteriza-se pelo cozimento lento.
  2. Pimenta-do-reino marrom é muito comum porque é fácil de cultivar. Possui textura delicada e é mais usada em sopas. É útil para problemas digestivos.
  3. O cominho vermelho ou rosa é mais frequentemente usado em dietas terapêuticas. É fácil de cozinhar, pois as sementes não têm casca e cozinham facilmente. É mais usado em mingaus e purês.
  4. Verde – comum na Rússia. Possui sementes verdes e achatadas que contêm uma grande quantidade de proteína. Uma boa fonte de fibras, normaliza o sistema digestivo.

lentilhas multicoloridas

Em um esforço para perder peso, o mais comumente usado lentilhas vermelhas ou verdes, dependendo das preferências de gosto.

Cardápio da Dieta da Lentilha

As lentilhas podem ser usadas em uma variedade de pratos. Isso torna a dieta variada e agradável, o que ajuda a garantir uma perda de peso lenta e sustentável. Seguindo rigorosamente as recomendações, você pode perder até 5 quilos em uma semana.

A dieta da lentilha pode ser totalmente chamada de dieta proteica.

O princípio é o seguinte: no almoço e no jantar, coma um prato à base de leguminosas. O café da manhã deve ser leve, composto por muesli, frutas frescas e congeladas, nozes e iogurte natural.

Receitas de dieta

As lentilhas podem ser usadas para preparar uma variedade de pratos simples e deliciosos que formam a base de uma dieta para perda de peso.

mingau dietético

Mingau

Lentilhas vermelhas ou verdes são usadas para fazer este mingau. Antes de cozinhar, elas são deixadas de molho em água fria por várias horas. Em seguida, são adicionadas à água na proporção de 1:2 e levadas à fervura. Assim que ferver, reduza o fogo e cozinhe em fogo baixo até ficar macio, mexendo sempre.

Sopa para emagrecer

Deixe 150 gramas de lentilhas de molho em água fria por 2 horas. Pique as cenouras e as cebolas finamente e refogue em óleo vegetal. Em seguida, ferva 0,5 litro de caldo de carne, adicione as lentilhas preparadas e 2 batatas fatiadas. Assim que ferver, adicione o molho de cenoura e cebola e os temperos. Cozinhe em fogo baixo por mais alguns minutos. Sirva com creme de leite desnatado.

sopa de lentilha

Pães achatados

Deixe 200 gramas de lentilhas vermelhas de molho por 2 horas e, em seguida, pique-as, adicionando uma cebola. Adicione um ovo e 2 colheres de sopa de farinha à mistura resultante. Adicione um pouco de queijo cottage, se desejar. Tempere a massa com sal e misture bem. Coloque a mistura, colheradas a colher, em uma frigideira com óleo e frite dos dois lados.

Almôndegas com molho de cogumelos

Deixe 150 gramas de lentilhas verdes de molho em água por várias horas e bata no liquidificador. Cozinhe 100 gramas de arroz até ficar meio cozido. Pique finamente as cenouras e a cebola e refogue em óleo vegetal até dourar. Pique a salsa. Misture os ingredientes em uma tigela funda e forme almôndegas.

almôndegas com molho de cogumelos

Para o molho, refogue os cogumelos com cebola picada e adicione um pouco de creme de leite desnatado. Coloque as almôndegas no molho, cobrindo-as completamente. Cozinhe em fogo baixo em uma frigideira, tampada, por meia hora.

Salada quente

Pique meio pimentão, meia abobrinha e uma cebola pequena e refogue-os em azeite. Adicione uma xícara de lentilhas cozidas e temperos a gosto. Sirva quente.

Lentilhas em molho de tomate

Frite 4 dentes de alho até dourar, adicione as lentilhas demolhadas em água (200 gramas), despeje a água e cozinhe em fogo baixo por 25 minutos.

lentilhas em molho de tomate

 

Para o molho de tomate, refogue a cebola picada até ficar macia, adicione 250 gramas de tomates-cereja cortados ao meio e cozinhe em fogo baixo. Adicione 1 xícara de extrato de tomate, sal, açúcar e pimenta. Misture as lentilhas ao molho.

Purê

Deixe 500 gramas de lentilhas de molho em água por 2 horas e cozinhe em fogo baixo até virar um purê. À parte, cozinhe em fogo baixo 4 tomates picados, uma cebola e um dente de alho. Misture bem os ingredientes até obter uma mistura homogênea.

Lentilhas cozidas

Refogue os vegetais picados (cenoura, pimentão, cebola e tomate) em óleo. Adicione as lentilhas previamente demolhadas, cubra com água e cozinhe em fogo baixo, coberto, até ficarem macias.

costeletas de lentilha

Que danos as lentilhas podem causar?

A dieta da lentilha não é recomendada para todos que desejam perder peso. Pessoas propensas às seguintes condições devem evitá-la:

  1. Artrite, artrose.
  2. Gota. As lentilhas provocam depósitos de sal nas articulações.
  3. Disbacteriose. Para facilitar a digestão das leguminosas, elas devem ser deixadas de molho por mais tempo e cozidas mais completamente.
  4. Doença da vesícula biliar. Seguir essa dieta por muito tempo pode levar à estagnação da bile e à formação de cálculos biliares na vesícula e nos ductos biliares.
  5. Hemorroidas, fissuras anais.

Sementes grossas estimulam a produção de gases. Idosos e pacientes com tendência a flatulência devem limitar o consumo de leguminosas.

lentilhas duras

Avaliações e resultados de quem perdeu peso

A eficácia da dieta da lentilha para perda de peso é confirmada por avaliações de pessoas que a experimentaram em primeira mão:

Alexandre, 45 anos.

"Tenho sobrepeso desde a infância. Depois dos 30 anos, a situação se agravou. Meu trabalho sedentário contribuiu para o ganho de peso. Tentei várias dietas, tentei reduzir a quantidade de comida que comia, mas sentia fome constantemente. Conheci a dieta da lentilha para emagrecer e decidi experimentá-la. Minha esposa me apoiou e me ajudou a variar minha dieta, preparando pratos diferentes. Os resultados foram notados muito rapidamente. Agora, repito a dieta terapêutica periodicamente, combinando-a com exercícios e caminhadas. Meu peso voltou ao normal."

Tatiana, 37 anos.

"Lentilhas são um dos meus alimentos favoritos. Com baixo índice glicêmico, são um depósito de vitaminas e minerais, essenciais para quem está de dieta. Você pode comê-las com vegetais, mas acho que é melhor comer carne sozinha."

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata