Quais variedades de tomates são melhores para plantar em uma estufa de policarbonato?

Antes do plantio na primavera, os jardineiros devem se familiarizar com todas as variedades de tomate adequadas para estufas de policarbonato e selecionar as melhores. As condições da estufa podem estender a estação de cultivo e render uma colheita maior. Cada cultura tem suas próprias nuances de crescimento e características únicas. Ao se familiarizar com toda a gama de tomates, você poderá escolher as variedades mais adequadas para sua região.

Características das condições de estufa

A maioria dos tomates não amadurece completamente em climas temperados. É por isso que as sementes de tomate são semeadas em caixas de mudas com antecedência e, após 40 a 60 dias, as mudas crescidas são transferidas para o canteiro. No entanto, mesmo esse método não garante que todos os tomates amadureçam antes da geada.

Para prolongar a estação de crescimento dos vegetais e protegê-los das intempéries, doenças, pragas e pássaros, utiliza-se uma estufa de policarbonato. Cultivar tomates em estufas aumenta a produtividade e melhora a qualidade dos vegetais. Tomates cultivados em áreas protegidas geralmente produzem frutos bonitos e intactos. Cultivos cultivados em estufas são muito mais fáceis de cuidar.

Quais tomates podem ser cultivados em estufas?

Diversas variedades de culturas são adequadas para estufas. A maioria dos produtores fornece instruções nos sacos de papel sobre as condições adequadas de cultivo para tomates. A escolha da semente depende do rendimento, da resistência individual a doenças fúngicas e da adequação ao clima e ao método de cultivo.

Em relação à produtividade, é importante lembrar que 1 metro quadrado de solo normalmente rende de 12 a 16 quilos de tomates. Os híbridos F1 são fáceis de cuidar e resistentes a doenças fúngicas, por isso sua produtividade é alta (cerca de 20 quilos).

Em estufa, é naturalmente melhor plantar variedades indeterminadas, ou altas. Elas crescem para cima em vez de para fora, atingindo vários metros de altura sem ocupar muito espaço. Os arbustos semelhantes a trepadeiras desses tomates dão frutos por muito tempo, até o final do outono, e rendem uma colheita maior do que outras variedades. O arbusto é previamente preparado. Todos os brotos laterais são removidos do caule, deixando apenas pequenos tocos. Em vez de "alimentar" brotos indesejados, os tomates crescem para cima.

Além de plantas de caule alto, é aconselhável comprar sementes de variedades de baixo crescimento (Chaika, Dama e Ballerina) para cultivo em estufa. Também é recomendável selecionar tomates com caules mais curtos, que começam a dar frutos muito mais cedo do que as variedades mais altas. Dessa forma, você pode colher várias vezes por temporada.

arbustos de tomate em uma estufa

Tomates de frutos grandes (Cardinal, Coração de Boi, Recordista Mundial) são plantados em estufas. São adequados para saladas leves ou molhos. Tomates de tamanho médio (Slivovka, Itália, Vishenka) são plantados para conservas. Tomates-cereja (Bonsai, Cereja Vermelha, Minibell) são muito procurados pelos jardineiros. Seus frutos elegantes, pequenos e de formato uniforme são versáteis e ideais para conservas, saladas, culinária e decoração.

Variedades de maturação precoce são cultivadas em estufas. Ao plantar variedades precoces, você pode colher várias vezes por temporada. Variedades de maturação precoce são tipicamente híbridas (Druzhok F1, Uragan F1). Os híbridos são conhecidos por serem resistentes a doenças fúngicas (Roma F1, Intuition F1). Variedades híbridas que permanecem frescas por muito tempo e produzem frutos atraentes (Ivanovets F1, Akutai F1, Krasnobay F1) são adequadas para cultivo comercial.

Os jardineiros valorizam não apenas o sabor dos vegetais, mas também sua aparência. As variedades recomendadas incluem a Lorraine Beauty, cujos frutos lembram gomos de tangerina, e os tomates-nervuras (Striped Etoile). Em ambientes internos, você pode plantar vegetais multicoloridos, como tomates brancos (Snow White), tomates verdes (Malachite Box), tomates escuros (Black Prince) e tomates listrados (Tiger).

Jardineiros que decidem cultivar vegetais em estufas de policarbonato devem seguir estas recomendações:

  • não compre sementes em mercados ou de pessoas aleatórias;
  • compre material de semente de fabricantes confiáveis:
  • preste atenção à data de validade;
  • Compre vários tipos de sementes para ficar seguro caso um tipo não cresça.

As lojas vendem tomates recomendados apenas para plantio em ambientes internos. Informações sobre a variedade e o método de plantio recomendado estão disponíveis no saco de papel.

Novas variedades de tomates para estufas

Muitas variedades interessantes de produtores nacionais e internacionais estão disponíveis. Recomenda-se comprar tomates apenas de distribuidores autorizados. Essas novas variedades são mais caras do que outras variedades de tomate, mas oferecem qualidades mais positivas (resistência a doenças fúngicas, excelente rendimento e formato atraente).

ramos de tomate

F1 Júnior

Um híbrido de maturação precoce. As mudas produzem flores após 80 dias. O arbusto é compacto, crescendo até 55 centímetros. Os frutos são avermelhados, redondos, pesando até 100 gramas.

Loreley F1

Um híbrido francês. Amadurece em 70 dias. Os caules são altos, os frutos são redondos, avermelhados e pesam até 200 gramas. Resistente a muitas doenças fúngicas.

Aliança F1

Um híbrido semideterminado, com maturação em 70 dias. Os arbustos são compactos, com até cinco tomates por cacho. Os tomates em si são de tamanho médio, redondos, pesando até 250 gramas.

Fantasia F1

Uma cultura alta que amadurece em 75 dias. Cada cacho produz até 8 tomates redondos e avermelhados, pesando entre 150 e 200 gramas. Os tomates têm um sabor adocicado. Tomates maduros não racham, são fáceis de armazenar após a colheita e podem ser transportados com facilidade.

arbustos de tomate

Conto de fadas da neve

Cultivar de baixo crescimento (o arbusto é robusto, com folhagem densa, verde-escura, de até 50 centímetros de altura). Os frutos são redondos e de tamanho médio. Até trinta tomates amadurecem em um único caule.

Alsou

Uma variedade de tomate de maturação precoce. O caule é curto, mas fino. Os tomates são grandes, de formato irregular, pesando até 300 gramas. São cultivados para saladas ou sucos.

As melhores variedades para diferentes regiões da Rússia

Os criadores desenvolveram uma variedade adequada para cada região da Rússia. Antes de comprar as sementes do seu tomate favorito, é uma boa ideia estudar cuidadosamente suas características.

Variedades para a Sibéria

Em condições frias, recomenda-se o cultivo de variedades de maturação precoce, caracterizadas por altos rendimentos e resistência a doenças fúngicas. Os tomates siberianos devem ser adaptados a mudanças climáticas repentinas. Variedades populares incluem Nastenka, White Filling 241, Bisonte de açúcar, Budenovka siberiana, Gribovsky de maturação precoce, Dedos de moça, Zemlyak, Milagre da terra, Siberiana de maturação precoce, Maçãs na neve, Pirueta siberiana.

colheita de tomate

Nastenka

Uma variedade de maturação precoce. O arbusto é pequeno, mas compacto. Os frutos são redondos, de tamanho médio, ligeiramente alongados e carnudos por dentro. A variedade tolera bem condições climáticas adversas. Não requer sucção lateral.

Milagre da Terra

Uma variedade de maturação precoce com caule alto. Produz frutos grandes, de cor framboesa. Esta variedade de sobremesa apresenta boa produtividade. É usada em saladas e conservas.

Maçãs na neve

Amadurece cedo e cresce em um pequeno arbusto. Os frutos são lindos, redondos, pesando até 70 gramas. Produz uma boa colheita e é fácil de cuidar.

Variedades para os Urais

Variedades especialmente desenvolvidas, capazes de crescer e produzir excelentes rendimentos nos Urais, são adequadas para o cultivo. Para garantir tomates saudáveis ​​e atraentes, escolha tomates que amadureçam cedo ou em até 100 dias. As variedades recomendadas para os Urais incluem: Zolotaya Rybka, Bersola, Kostroma, Titanik e Akvarel.

tomates de dedo

Peixinho dourado

Forma um caule alto (até 2 metros). O período de maturação é de 100 dias. Os frutos são amarelos, alongados e com ponta pontiaguda. Os tomates maduros pesam 120 gramas.

mel rosa

Elas rendem até 6 quilos por arbusto. Os caules crescem até 70 centímetros de altura. Os frutos são em formato de coração, doces, carnudos, rosados ​​e grandes (até 500 gramas).

Kaspar F1

Uma variedade híbrida que forma arbustos baixos. Os tomates são carnudos por dentro, vermelhos, oblongos e com ponta pontiaguda. Cada um pesa até 140 gramas. Tomates maduros não racham e têm longa vida útil após a colheita.

Variedades para a região de Moscou

A região possui um clima continental temperado. Os invernos não são tão frios quanto os da Sibéria. Os verões são quentes, mas chuvosos. Recomenda-se o plantio tomates de maturação precoce ou precocesVegetais adequados para a região de Moscou: Andrômeda F1, Pássaro da Felicidade, Cacho Doce, Nevsky, Bérberis.

Andrômeda F1

Um híbrido de maturação precoce. O caule cresce até 70 centímetros. Um único arbusto pode render até 10 quilos de vegetais maduros. Cada um pesa até 120 gramas.

Nevsky

Uma variedade de maturação rápida. Os arbustos não são muito altos, mas robustos. Os frutos são avermelhados, redondos e pesam até 60 gramas cada.

Selecionamos em função do período de maturação

Para garantir tomates frescos até uma data específica, recomenda-se selecionar variedades com base no tempo de maturação. É melhor cultivar tomates de maturação precoce e tardia na mesma estufa.

Amadurecimento precoce

Os tomates precoces são, em sua maioria, determinados. Esta hortaliça tem um arbusto curto (até 70 centímetros). Os frutos amadurecem 80 ou 90 dias após o surgimento dos primeiros brotos.

arbustos de tomate em uma estufa

F1 a céu aberto

Este híbrido produz frutos redondos, avermelhados e de tamanho médio. A estação de crescimento dura aproximadamente 90 dias. Um único caule pode render até 5 quilos de frutos.

Agostinho

Forma um arbusto de tamanho médio (até 50 centímetros). Os frutos são de sabor doce e tamanho médio. Não se partem e têm um belo formato arredondado.

Ágata

O arbusto não é muito alto (até 45 centímetros). Os frutos são redondos, vermelhos e de tamanho médio. Os vegetais têm um sabor doce e ácido.

Meia temporada

Tomates determinados, criados seletivamente ou híbridos. Esses tomates amadurecem em 90 a 100 dias. Algumas variedades com hastes altas são consideradas de meia-estação. Produzem frutos por mais tempo e produzem uma colheita maior.

ramos de tomates vermelhos

Feriado favorito

O caule cresce até 80 centímetros. O arbusto precisa de estacas e pinças. Os frutos são de um rosa quente, redondos, grandes, em formato de coração e ligeiramente nervurados.

Stresa

Variedade híbrida que forma um arbusto alto. Os frutos são grandes, redondos e levemente nervurados, pesando até 200 gramas. Esta variedade é sensível a fertilizantes e requer suporte e pinçamento.

Paraíso Rosa

Um híbrido japonês rosado. O caule pode crescer até dois metros. O peso médio da baga é de 120 gramas. Os frutos têm polpa densa, suculenta e levemente adocicada.

Culturas tardias

Os tomates de final de temporada começam a dar frutos após 120 dias. São variedades indeterminadas. Cultivar esses vegetais exclusivamente em estufas é uma boa opção.

Presente da Vovó F1

Um híbrido de caule alto. Requer pinçamento e estaqueamento. Produz 5 quilos de frutos por caule. Os frutos são vermelho-claros, redondos e ligeiramente nervurados. O peso médio de um fruto é de 300 gramas.

Rei dos Reis

Um híbrido que produz frutos gigantes (mais de 0,5 kg) redondos em estufa. Possui caule alto e requer estacas e pinças. Os vegetais são cultivados para processamento em molhos ou saladas.

tomates em uma tábua

O Milagre de Podsinsky

A planta tem um caule alto com uma copa extensa. Requer estaqueamento e poda. Os frutos são de formato creme e pesam cerca de 300 gramas. Um único arbusto pode render até 6 quilos de frutos.

Variedades anãs de tomates

As variedades de tomate de baixo crescimento são fáceis de cuidar. Amadurecem rapidamente e produzem uma boa colheita. Essas plantas compactas e de baixo crescimento são plantadas em quatro por metro quadrado. Essas variedades incluem variedades determinadas ou semideterminadas.

Temporada de veludo

O caule cresce até 50 centímetros. Os vegetais são redondos, avermelhados e de tamanho médio.

Alasca

Uma variedade de tomate para salada. Os tomates são de tamanho médio, vermelhos e redondos. Os caules são curtos (até 0,6 metro). Uma única planta pode render até 5 quilos.

Chapeuzinho Vermelho

Uma variedade cultivada na Alemanha. Não requer brotos laterais nem suporte. As plantas atingem de 25 a 40 centímetros de altura e começam a dar frutos após 80 dias. Os frutos são perfeitamente redondos, pequenos e pesam até 60 gramas.

Chapeuzinho Vermelho tomate

Variedades altas

Variedades altas de tomate exigem pinçamento e estaqueamento. Esses vegetais levam muito tempo para crescer, mas acabam rendendo uma boa colheita.

Absinto

Variedade indeterminada, produz frutos amarelo-esverdeados. Frutos maduros e redondos, de sabor doce e levemente picante.

Tomate 1884

Uma variedade de tomate de meia estação. Os frutos são avermelhados, redondos e ligeiramente nervurados. As bagas são grandes (até 500 gramas). O caule atinge 1,8 metro de comprimento.

Acadêmico Sakharov

Uma variedade de meia estação criada por I. Maslov. Os frutos são redondos, levemente nervurados e vermelhos. O caule cresce até 2 metros.

Semelhante a uma liana

Tomates desse tipo têm caules longos, às vezes crescendo até 2 metros. Essa variedade produz frutos de forma confiável, mas requer estacas e pinças.

Shannon F1

As mudas produzem sua primeira colheita no 60º dia. Os frutos são de tamanho médio (180 gramas), vermelhos e redondos. São ideais para cultivo comercial.

Aston F1

Tomates indeterminados. Esta variedade tem um caule longo, porém forte, que cresce rapidamente e produz numerosos ovários. Os frutos são de tamanho médio, vermelhos e redondos.

velocista de F1

Uma variedade híbrida de tomate. Possui um arbusto alto que precisa de suporte. Os frutos são redondos, vermelhos e pesam até 180 gramas.

Frutos amarelos

Tomates amarelos também são chamados de "maçãs douradas". A cor das frutas se deve ao seu alto teor de vitamina A.

Esses tipos de tomate são cultivados para saladas ou conservas. Geralmente têm um sabor doce e frutado.

Um barril de mel

Plantas altas que produzem frutos grandes, redondos e alaranjados. Os vegetais têm polpa densa e carnuda e poucas sementes. Os frutos são doces e muito perfumados.

tomates amarelos

O coração do touro é laranja

Um híbrido alto com frutos alaranjados. Os vegetais amadurecem 120 dias após o surgimento dos primeiros brotos. Um arbusto pode produzir 5 quilos de vegetais. Os frutos são grandes e em formato de coração.

Laranja Amana

Uma variedade americana de tomate amarelo. Possui caule alto (1,7 metro) e frutos redondos, razoavelmente grandes e nervurados. O sabor é levemente adocicado e a polpa é carnuda e densa.

Híbridos seletivos

Tomates deste tipo apresentam características superiores às de outros tomates. Variedades híbridas podem ser colhidas por um longo período, produzem bons frutos e raramente são suscetíveis a doenças. Os frutos de híbridos selecionados costumam ter um formato bonito. Após a colheita, os vegetais podem ser armazenados por um longo período em baixas temperaturas.

Intuição F1

Uma variedade alta, em forma de cacho. Os frutos são redondos, de tamanho médio (até 120 gramas), vermelho-vivo, com casca fina e brilhante. Os frutos têm sabor adocicado.

Pablo F1

Um híbrido japonês alto e de maturação precoce. Possui um arbusto vigoroso e abundantemente foliado. Requer pinçamento e estaqueamento. Os frutos são redondos, firmes, vermelhos, ligeiramente nervurados e pesam até 200 gramas.

arbustos de tomate

Variedades de tomate doce

A polpa carnuda dos tomates doces contém muito açúcar. Os tomates são geralmente de tamanho médio ou grande. Sua polpa suculenta é doce quando fatiada.

Bom de lamber os dedos

Possui caule de tamanho médio (até 50 centímetros). A frutificação começa 100 dias após o surgimento dos primeiros brotos. Os frutos em formato de coração são de cor vermelho-framboesa e pesam até 0,2 kg.

Amanhecer Carmesim

Uma variedade de tomate alto. Começa a dar frutos após 110 dias. Os frutos são em formato de coração, lisos, ligeiramente nervurados e avermelhados. Cada tomate pesa 0,3 kg. Uma única planta pode render até 5 kg de tomates.

Bombaim F1

Uma variedade híbrida rosa. Os caules são altos. Um único cacho produz cinco frutos grandes. Os frutos são redondos, lisos e pesam 0,35 kg.

amanhecer rosa

Tomates cereja

Os tomates produzem numerosos frutos pequenos que crescem em um único cacho. Cada baga pesa entre 15 e 25 gramas. Os arbustos podem ser altos ou médios (baixos).

Grupo azul F1

Trata-se de um tipo híbrido. Os tomates assemelham-se a uvas azul-escuras. Crescem em cachos. O sabor lembra ameixas. A polpa é carnuda e suculenta, e os frutos maduros são roxo-escuros. Os frutos são pequenos e redondos.

Doce grupo

Esta variedade alta produz frutos pequenos, redondos (até 20 gramas), doces e avermelhados. Um único caule pode render até 3 quilos.

Cereja

Variedade de maturação precoce, começa a dar frutos 80 dias após o plantio. Os caules são altos. Os frutos são pequenos, lembrando cerejas, com até 30 em um cacho. Uma variedade de sobremesa com sabor adocicado.

Cherry Maxik F1

Um tomate alto, híbrido e de maturação precoce. Os frutos são avermelhados e pesam de 20 a 25 gramas.

tomates cereja

Espécies de frutos grandes

Grandes variedades de tomates são cultivadas para saladas ou para processamento em molhos. Os vegetais têm polpa carnuda e adocicada.

Mazarin

Um híbrido que produz caules altos. Os frutos amadurecem 120 dias após o surgimento dos primeiros brotos. São produzidas até seis bagas por cacho, pesando até 0,6 kg cada. Os frutos são de cor carmesim e em formato de coração.

Gigante rosa

Uma planta alta com frutos grandes, rosados ​​e doces. Um metro quadrado pode render 12 quilos de vegetais.

Pântano

A planta tem um caule alto (até 1,8 metro). Um único cacho produz até 8 frutos. Os tomates são grandes (0,4-0,5 kg). Os tomates maduros têm uma cor amarelo-esverdeada típica do pântano.

pata de urso

Possui caules altos e folhas em forma de pata de urso. Os frutos maduros são avermelhados, redondos e pesam até 0,3 kg. Amadurecem tardiamente (após 120 dias). Os caules precisam ser guiados e depois amarrados.

Caqui

Uma variedade resistente à geada, desenvolvida por criadores russos. Os frutos maduros lembram caquis. A planta é curta, com caule forte. Os frutos são ricos em caroteno, de sabor doce e pesam entre 0,35 e 0,5 kg cada.

tomates grandes

Tomates para conserva

Tomates de tamanho médio, com formato bonito e casca grossa, são cultivados para conservas (foto). Essas variedades se caracterizam por altos rendimentos e sabor incrível. Os frutos são de tamanho médio, redondos ou em formato de ameixa.

Olia

Uma variedade híbrida com caule curto (até 0,7 metro), produz até 15 cachos, cada um com 7 frutos. Os tomates maduros são redondos, ligeiramente nervurados, com casca lisa e brilhante. Cada tomate pesa até 150 gramas.

Palenka F1

Um híbrido holandês alto. Produz frutos em 105 dias. Até cinco frutos amadurecem em um único cacho. Os frutos têm formato alongado, em formato de ameixa, pesando 140 gramas cada. Um único metro quadrado de plantio rende 22 quilos de frutos.

Diabólico

Este híbrido tem um arbusto vigoroso, bem foliado e de baixo crescimento. Os frutos são vermelhos, de tamanho uniforme e em formato de ameixa. Cada fruto pesa 150 gramas.

Grozdevoy

Um único arbusto produz até 20 cachos, cada um contendo cerca de 10 tomates. Os frutos maduros são vermelhos e alongados, em formato de dedo. Os caules são curtos (até 1 metro). Um único arbusto pode render até 20 quilos.

tomates em potes

As culturas de maior rendimento

As variedades de tomate mais produtivas rendem até 30 quilos por metro quadrado por estação. Essas características são tipicamente encontradas em variedades híbridas indeterminadas e algumas determinadas.

Talitsa F1

Uma variedade híbrida fácil de cuidar. Possui um arbusto alto. Os frutos são vermelhos brilhantes, pesando até 0,12 kg. A casca é fina, mas não racha.

Budenovka

O arbusto cresce alto (até 0,9 metro). A frutificação começa após 110 dias. Os frutos são grandes, vermelhos e em formato de coração. Cada fruto pesa até 0,5 kg.

Blagovest F1

Um híbrido com caule curto, com até 10 ovários formados em um único cacho. Cada tomate pesa 150 gramas. Os frutos são vermelhos, redondos e amadurecem gradualmente. Até doze tomates maduros podem ser colhidos de uma só vez.

Elefante rosa

Variedade com frutos grandes, rosados, com polpa carnuda e adocicada. Um único caule pode render até 5 quilos de frutos. A planta é determinada, mas pode atingir até 1,7 metro de altura.

tomate elefante rosa

Variedades com imunidade à requeima e outras doenças

Em estufas, é aconselhável cultivar variedades com boa imunidade, resistentes à requeima e outras doenças fúngicas. Esses tomates raramente adoecem, pois têm tempo de amadurecer antes que a doença se desenvolva.

O Pequeno Príncipe

Esta variedade de maturação precoce frutifica após 90 dias. O caule cresce até 0,5 metro de altura. Os frutos são pequenos, redondos e avermelhados.

Cotovia

Os tomates crescem em arbustos baixos (até 0,7 metro). Os frutos amadurecem relativamente rápido — em 80 dias. Este híbrido produz bagas que pesam até 120 gramas.

Carvalho

Tomates de maturação precoce. Os arbustos são baixos (até 0,6 metro), compactos e pouco ramificados. Os tomates são vermelhos, redondos e pesam 100 gramas.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

  1. Tatiana

    Camarada autora, procure termos sobre cultivo de plantas em livros didáticos de agronomia e não invente os seus. Não há tomates no mundo que amadureçam em 70 dias — isso a partir do momento em que as mudas são plantadas. Leia as descrições das variedades com mais atenção e não engane os jardineiros.

    Responder

Pepinos

Melão

Batata