- O que plantar no lugar dos tomates e por quê?
- Em terreno aberto
- Para dentro da estufa
- Adubo verde antes e depois do tomate
- Quais vegetais plantar no próximo ano
- Repolho
- Pepinos
- Pimentão
- O que deve ser plantado depois que os tomates forem infectados com requeima?
- É possível plantar tomates no ano que vem?
- Quais plantas não são recomendadas para plantar depois dos tomates?
Diferentes culturas têm diferentes requisitos para a composição e o tipo de solo. Se a rotação de culturas não for seguida, o solo se esgota rapidamente e as culturas anteriores podem infectar plantas relacionadas com doenças. Nem todos os jardineiros iniciantes sabem que as culturas do ano seguinte devem ser plantadas depois dos tomates. Os produtores de vegetais experientes sabem há muito tempo que as folhas de tomates, batatas e berinjelas atraem o besouro da batata do Colorado, que se enterra no solo, tornando praticamente impossível remover a praga dos canteiros.
O que plantar no lugar dos tomates e por quê?
Nem todos os jardineiros têm um grande pedaço de terra onde podem facilmente cultivar diferentes culturas no jardim sem ter que cultivar pepinos ou tomates no mesmo canteiro por várias temporadas seguidas.
Em terreno aberto
Se os tomates forem plantados no mesmo local por muito tempo, o solo começa a acidificar e, independentemente da variedade, a produtividade cai. No entanto, os seguintes tomates prosperam no mesmo canteiro na temporada seguinte:
- endro e salsa;
- coentro e manjericão;
- abobrinha e feijão.
O repolho cresce bem na horta depois do tomate. Este vegetal crucífero tolera a deficiência de nitrogênio e não é afetado por doenças como a solanácea. Cenouras e beterrabas extraem nutrientes das profundezas do solo, onde os tomates não conseguem alcançar. Além de desinfetarem o solo depois do tomate, cebolas e alho também produzem espigas grandes.

Para dentro da estufa
Sob cobertura de filme, o solo se esgota muito rapidamente; após o cultivo de qualquer plantação, ele deve ser completamente substituído pelo menos uma vez a cada 7 anos.
Depois dos tomates, é aconselhável semear alface e verduras; espinafre e rabanete também rendem uma boa colheita. Enriqueça o solo onde tomates, feijões e vagens foram plantados.

Adubo verde antes e depois do tomate
Gramíneas são a melhor maneira de restaurar solos esgotados. Adubos verdes crescem rapidamente e enriquecem o solo:
- magnésio;
- azoto;
- fósforo;
- proteínas.
Com suas raízes desenvolvidas, os adubos verdes soltam o solo e alteram sua estrutura. Os adubos verdes são semeados após a colheita das culturas da horta ou antes do plantio. Quando o adubo verde atinge a altura desejada, as plantas são cortadas e revolvidas.

Agrônomos desenvolveram uma tabela de culturas de adubo verde, que indica o impacto de cada tipo no solo. Diversos tipos de plantas são semeadas antes e depois do plantio de tomates:
- A mostarda previne a erosão, suprime ervas daninhas e enriquece o solo com enxofre e fósforo.
- Phacelia reduz a acidez e satura o solo com nitrogênio e potássio.
- O tremoço melhora a estrutura do solo e combate pragas.
- A colza promove a absorção de componentes minerais e tem efeito bactericida.
A ervilhaca cortada se transforma em fertilizante orgânico, aumentando significativamente a produtividade das culturas. Todas as culturas de adubo verde são semeadas antes da floração.

Quais vegetais plantar no próximo ano
Os tomates são seguidos por culturas de jardim de outras famílias que não são suscetíveis à requeima. Bons predecessores para tomates incluem feijões, pepinos, cenouras e vegetais crucíferos. Esses vegetais também são mais adequados para serem plantados no ano seguinte em um terreno previamente ocupado por solanáceas.
Repolho
As plantas crucíferas folhosas não compartilham as mesmas pragas e não são suscetíveis a doenças do tomateiro. Couve-chinesa, couve-de-bruxelas e repolho-branco podem ser cultivadas depois do tomate. Esses vegetais não requerem as grandes quantidades de nitrogênio que o tomate absorve do solo.

Pepinos
As culturas de solanáceas acidificam o solo e liberam patógenos que causam a requeima. Muitos jardineiros plantam pepinos no ano seguinte em estufas onde foram cultivados tomates. Eles germinam bem, mas para produzir um alto rendimento, esses vegetais requerem componentes minerais e orgânicos, abundantes no composto. As culturas de Cucurbitaceae não são afetadas pela requeima.

Pimentão
Esta planta pode ser plantada no ano seguinte ao plantio dos tomates. No entanto, assim como os tomates, os pimentões são suscetíveis à canela preta e à murcha de fusarium, pois são parentes dos tomates. Pimentões não devem ser cultivados em canteiros onde os tomates foram cultivados, pelo menos não no segundo ano.

O que deve ser plantado depois que os tomates forem infectados com requeima?
Para restaurar a saúde do solo doente, semeia-se adubo verde. Os cereais são plantados após a remoção dos caules e raízes do tomateiro. Na primavera, esses adubos verdes são introduzidos no solo. A mostarda suprime bactérias e esporos de fungos. Em uma estufa, a planta é semeada na primavera ou no outono. A phacelia é cultivada no final do verão.
É possível plantar tomates no ano que vem?
Plantar tomates no mesmo local continuamente impacta negativamente a produtividade e degrada a qualidade do solo. Se você plantar tomates por três ou mais anos consecutivos:
- Secreções tóxicas se acumulam.
- Os patógenos permanecem no solo.
- O número de microrganismos benéficos diminui.
Ao cultivar tomates em campo ou jardim, recomenda-se uma rotação de culturas de três anos. Em uma estufa, o solo é completamente renovado, a área é dividida em canteiros ou o solo é limpo de raízes e adubo verde é semeado.

Quais plantas não são recomendadas para plantar depois dos tomates?
Melões não se dão bem em terrenos onde foram cultivados tomates. Melancias e melões têm baixa frutificação, produzindo frutos menores. Não espere uma boa colheita de morangos se plantá-los em um terreno onde foram cultivados tomates no ano passado. Evite plantar solanáceas depois dos tomates.











