- As nuances do cultivo de tomates na região de Moscou
- As melhores variedades de tomate para a região de Moscou
- Quais tomates são adequados para campo aberto?
- Angélica
- Peterhof
- Otradny
- Novato
- Marusya
- OK
- Pirulito
- Rajá
- Variedades de estufa
- De barão
- Blagovest
- Nevsky
- Coração de touro
- mel rosa
- As variedades de cereja mais produtivas
- Marishka F1
- Verdilhão F1
- Conta Dourada F1
- Variedades precoces
- Furacão
- Cio-chio-san
- Kostroma F1
- Os melhores produtos novos
- O Rei Rosa
- Samurai
- Rosa Pavlovskaya
- Bersola F1
- Cronos F1
- Matias F1
- Jaguar F1
- Quais tomates são melhores para plantar?
- Cultivo e cuidado de tomates
- Comentários de moradores de verão e jardineiros
Considerando as condições de cultivo e o método de cultivo, é importante escolher as melhores variedades de tomate. Para a região de Moscou, é melhor escolher variedades que produzam o rendimento desejado com o mínimo de trabalho e tempo. Ao escolher tomates, preste muita atenção ao método de cultivo, às regras de formação dos arbustos e aos fertilizantes necessários.
As nuances do cultivo de tomates na região de Moscou
Ao comprar mudas ou cultivá-las você mesmo, é importante considerar vários requisitos para obter a colheita desejada:
- Determine quais variedades crescem em campo aberto ou exclusivamente em condições de estufa.
- Escolha variedades zoneadas, levando em consideração as condições climáticas da sua região.
As melhores variedades de tomate para a região de Moscou
As plantas devem ser adaptadas para crescer em locais com verões curtos e frescos, adaptadas tanto às condições internas quanto externas.
A classificação das variedades para diferentes tipos de cultivo é apresentada abaixo.
Quais tomates são adequados para campo aberto?
O cultivo em campo aberto exige o cumprimento de uma série de condições, uma delas é a seleção de variedades que possam amadurecer durante o verão curto e fresco.
Angélica
Cultiva-se melhor a partir de mudas. O tomate cresce até 0,7 m de altura. O tempo de maturação é de até 95 dias, com um ramo frutífero produzindo até 10 frutos. Os frutos são redondos, firmes e vermelhos.
Eles têm uma longa vida útil.

Peterhof
Esta variedade determinada cresce até 0,4 m de altura e é semi-espalhada. É considerada uma variedade precoce, com colheita em até 90 dias após o plantio. Não requer grandes áreas. Tem um rendimento médio de cerca de 2 kg por arbusto. É resistente ao frio e a doenças. Tem longa vida útil.
Otradny
Esta variedade é classificada como determinada. Os arbustos são estreitos e não muito altos. A altura média é de cerca de 0,45 m, portanto, não requer estaqueamento ou pinçamento. Possui boa imunidade e requer poucos cuidados. Devido à sua precocidade, é resistente à requeima. Os tomates são colhidos em 95 dias, o que a torna uma variedade ultraprecoce.
Novato
Este tomate é autoexplicativo. É uma variedade pouco notável, mas certamente agradará. Os tomates estão prontos para a colheita em 100 a 112 dias. Pode ser cultivado sem mudas, mas isso só é possível em condições de estufa. Os tomates são redondos, escarlates e ideais para conservas. São pequenos. O arbusto é compacto, atingindo até 70 cm de altura.
Vantagens: não precisa de modelagem ou fixação, amadurecimento rápido, sabor excelente. Desvantagens: suscetível a doenças, não adequada para suco, requer rega morna.

Marusya
Esta é uma variedade determinada, de ciclo médio-precoce. Pode ser cultivada tanto em ambientes internos quanto externos. O tempo de colheita é de 115 dias. O arbusto cresce até 0,8 m de altura. O arbusto se forma apenas até a primeira haste floral. Os frutos são ovoides e ideais para conserva.
OK
Esta variedade semiprecoce amadurece em cerca de 100 dias e atinge uma altura de até um metro. Cresce em canteiros abertos. Os frutos são azedos, redondos e vermelhos.
Pirulito
Dependendo do ambiente de cultivo (jardim ou estufa), os tomates crescem até uma altura de 0,4 a 1,1 m. Os ramos são multifrutíferos, produzindo frutos vermelhos ovais, pesando até 50 g cada, ideais para conserva. A colheita completa ocorre em agosto.
Rajá
Um tomate de maturação extremamente precoce. Esta variedade produz frutos grandes e ovais, semelhantes a ameixas vermelhas. São doces e praticamente sem sementes. Crescem em grandes cachos, com até sete por ramo. Requerem rega adequada, mas amadurecem sozinhos quando colhidos verdes.

Variedades de estufa
Entre os tomates de estufa, há variedades que podem ser cultivadas em canteiros abertos, mas se sentem mais confortáveis em um ambiente de estufa.
De barão
Uma variedade popular há muito tempo: produtiva, resistente e robusta. Os arbustos atingem 2 metros de altura. Os tomates pesam aproximadamente 100 gramas e têm uma tonalidade rosada. Adequado para cultivo em estufas e ao ar livre.
Vantagens: alto rendimento, resistente a doenças, seca, quedas de temperatura, frutifica até a geada, pode ser armazenado facilmente, amadurece sozinho, adequado para enlatamento.
Desvantagens: requer esforço físico para amarrar.

Blagovest
Reconhecida como o melhor híbrido de maturação precoce para estufas, esta variedade produz até 8 tomates, pesando de 0,1 a 0,2 kg por ramo. Apresentam aparência arredondada e coloração vermelho-vivo. Um único arbusto rende até 5 kg de tomates. Atinge cerca de 1,6 m de altura e requer tutoramento.
Nevsky
Esta é uma variedade de maturação precoce e determinada. O tempo de colheita é de 100 dias. Como o arbusto é curto, pode até ser cultivado em uma varanda. Os frutos são redondos, vermelhos com um tom rosado. O peso médio é de aproximadamente 60 g. Um arbusto produz aproximadamente 1,5 kg de tomates. Não requer tutoramento. É resistente a doenças fúngicas.
Coração de touro
Reconhecida como a variedade de meia estação de maior produtividade, com frutos pesando aproximadamente 500 g. Cresce bem tanto em canteiros abertos quanto em solo protegido. Atinge uma altura de quase 1,5 m. Adequado para saladas. Existem variedades com frutos em tons de escarlate, rosado, amarelo e preto.

mel rosa
Esta variedade produz uma boa colheita. Os frutos são suculentos e rosados. A planta é determinada, atingindo até 0,8 m de altura, mas pode atingir até 1,5 m. Os frutos podem atingir um peso aproximado de 1 kg. Tem um tempo de colheita médio e pode ser cultivada ao ar livre.
Vantagens: Fruto resistente e suculento, alto rendimento. Desvantagens: requer tutoramento.
As variedades de cereja mais produtivas
Deliciosos e doces, os tomates-cereja são populares há muito tempo. São perfeitos para saladas, guarnições e conservas.

Marishka F1
Este é um tomate híbrido alto e de maturação precoce. Os frutos são de cor vermelho-framboesa, redondos e pesam aproximadamente 30 g. São bastante resistentes a doenças.
Verdilhão F1
Reconhecida como uma variedade popular determinada de maturação precoce, ela produz frutos pequenos, verde-âmbar, de até 17 g.
Conta Dourada F1
Desenvolvido por seleção nacional. O fruto é amarelo-alaranjado, com polpa doce e relativamente firme.

Variedades precoces
Os tomates ultraprecoces amadurecem ao sol durante o período favorável do verão. São mais doces que os tomates tardios e são adequados para suco, mas não são usados para enlatados.
Furacão
Classificado como híbrido precoce, recomendado para estufas. A partir de 1 m2 A planta rende até 9 kg de tomates. Os tomates são firmes, não racham, achatados e de cor escarlate. Cada ramo produz de 6 a 8 frutos. Eles crescem até 1,5 m de altura.
Cio-chio-san
Um dos tomates indeterminados mais saborosos, resistentes e de maturação precoce. Produz frutos durante todo o período de crescimento. Os tomates pesam aproximadamente 50 g e têm uma tonalidade rosada. Um único arbusto rende até 6 kg.
Kostroma F1
Variedade semideterminada para cultivo em estufa. Tomates vermelhos, achatados e redondos. Rendimento de até 5 kg quando conduzidos em um único tronco. Resistente a doenças fúngicas.

Os melhores produtos novos
Novas variedades são populares entre os jardineiros. Elas oferecem resistência a doenças, maior produtividade e excelente sabor. Esses tomates de casca fina e polpa saborosa são perfeitos para saladas e conservas.
O Rei Rosa
Considerado um tomate rosa versátil, é perfeito para saladas, conservas e sucos. É uma variedade de meia estação, colhida após 110 dias. Os frutos são de um rosa delicado. Cada tomate pode pesar até 0,3 kg. A polpa é firme e suculenta, e a casca é lisa.
Samurai
É uma variedade indeterminada. Quando cultivada em estufa, atinge mais de 1,5 m de altura. Em campo aberto, atinge de 100 a 120 cm. É uma variedade semiprecoce. O tempo entre a germinação e a colheita é de aproximadamente 100 dias. Um arbusto produz aproximadamente 4 kg de tomates.

Rosa Pavlovskaya
Os tomates são cultivados em canteiros abertos ou em estufas. Toleram bem a seca e algumas oscilações de temperatura. São produtivos: um único arbusto rende até 5 kg de tomates grandes, pesando até 350 g cada. O tempo de maturação após a semeadura é de 120 dias. Crescem em altura e precisam ser pinçados.
Bersola F1
Um tomate híbrido precoce e altamente produtivo. Adequado para cultivo em ambientes internos. O arbusto é vigoroso, atingindo até 2 m de altura, e é resistente a variações de temperatura. Os tomates pesam aproximadamente 160-180 g e são firmes. São resistentes à maioria das doenças.
Cronos F1
Híbrido indeterminado para cultivo em ambientes internos, esta variedade de alto rendimento produz tomates de até 160 g, achatados e arredondados, com polpa firme. Amadurecem rapidamente, são fáceis de transportar e mantêm sua aparência comercializável por um mês.

Matias F1
Caracterizados por um período de maturação precoce, os tomates são redondos, vermelhos e pesam até 300 g. Formam de 7 a 10 ramos frutíferos. Adequados tanto para cultivo em canteiros abertos quanto em ambientes internos.
Jaguar F1
Um híbrido indeterminado, de maturação precoce, cultivado ao ar livre. Uma planta vigorosa e produtiva. Os tomates são redondos, ligeiramente achatados e de tamanho médio. Adequados para armazenamento a longo prazo.
Quais tomates são melhores para plantar?
Antes de escolher a melhor variedade, é preciso decidir como será feito o cultivo (campo aberto ou fechado), para que serão utilizados os frutos.
Importante! Você deve comprar sementes zoneadas.
Variedades híbridas de baixo crescimento e maturação precoce são adequadas para canteiros abertos e estufas portáteis. Elas terão tempo de amadurecer antes de serem afetadas pela requeima.
Quando cultivadas em estufas permanentes, o tempo de maturação não é importante. A altura da planta e o sabor dos frutos são essenciais. Variedades indeterminadas são adequadas para este tipo de cultivo, permitindo uma colheita abundante em um espaço mínimo. Ao selecionar variedades, é importante seguir as práticas de cultivo adequadas. Recomenda-se cultivar variedades resistentes à requeima e outras doenças fúngicas.

Cultivo e cuidado de tomates
As sementes devem ser tratadas para acelerar a germinação, reduzir a incidência de doenças e aumentar o rendimento.
Cultivo de tomates em estufa:
- Prepare os canteiros 10 a 14 dias antes do plantio. Misture o solo com húmus.
- A largura do canteiro é de cerca de 0,6 m, para criar um espaço confortável entre as fileiras.
- A distância entre os furos é de cerca de 0,5 m, o que garantirá nutrição adequada.
- A profundidade do buraco é de 20-25 cm; em estufas sem aquecimento, o solo em profundidades maiores não é aquecido o suficiente.
- Antes de plantar as mudas, adicione fertilizantes de potássio, nitrogênio e fósforo ao buraco.
- Durante o processo de crescimento, realize amontoamento, soltura do solo, fertilização complexa, rega adequada, capina e medidas de prevenção de doenças.
Em campo aberto:
- Cave os canteiros até a profundidade de uma pá de baioneta. Adicione fertilizante orgânico.
- Os melhores antecessores dos tomates são cenouras, repolho e pepinos.
- Plante as mudas depois que o solo aquecer até 15 OC, é algo em torno de meados de maio.
- O plantio é realizado em dia nublado, a distância entre as fileiras é de 0,5-0,6 m.
- A distância entre os furos é de 0,3 m para tomates de baixo crescimento e 0,5 m para tomates de crescimento médio.
- O buraco deve ter cerca de 12 cm de profundidade. Ele deve ser cavado até as folhas dos cotilédones.

Comentários de moradores de verão e jardineiros
Especialistas recomendam escolher diversas variedades para cultivo, e jardineiros experientes também confirmam isso.
Elena, Orekhovo-Zuyevo: "Gosto do 'Coração de Boi'. Cultivo-o em estufa há muitos anos. Um tomateiro, de até 1,6 metro de altura, pode render cerca de 9 kg. Os frutos são muito saborosos, adequados para saladas, pois seu tamanho os torna inadequados para conservas. Para conservas, escolhi 'Ledenets', 'Marusya' e 'De Barao'. Me apaixonei pelos tomates-cereja."
Nikita, Região de Moscou: "Cultivo diversas variedades de De Barao em uma estufa no meu terreno. Prefiro as rosas e amarelas pelo sabor. Elas ficam especialmente bonitas em saladas e conservas. O que eu realmente gosto é que elas se conservam por muito tempo e amadurecem sozinhas."
Valentina, Região de Moscou: "Cultivei Pink Honey. Estou satisfeita com o tamanho dos frutos e a produção. O sabor é levemente ácido, então é um gosto adquirido."











