- Quais tomates plantar para conservas e conservas
- Tomates para campo aberto
- Tomates para estufas
- As variedades mais populares de tomates
- Roma
- Sanka
- Macieira da Rússia
- De Barao Tsarsky
- Variedades de tomate para conserva
- Asvon F1
- Rio Grande
- Aurélio
- Agafya
- Adelina
- Aquarela
- Penhasco de Amur
- Amish vermelho
- Amuleto
- Favorito do destino
- iguaria em conserva
- Nastenka
- Império do Tomate
- Semko-Simbad
- Ivanovich F1
- Cadete
- Sucesso
- Tomate Vermelho Kishmish
- Verlioka
- São Marzano
Nem todas as variedades de tomate são adequadas para conservas e conservas. A principal consideração são as características do fruto. Eles devem ser pequenos, de casca fina e polpa firme e doce. Variedades de tomate de maturação tardia, que amadurecem uniformemente, são as melhores para conservação no inverno. Isso permite um armazenamento prolongado, possibilitando o preparo tranquilo em grandes lotes. Podem ser cultivados com sucesso tanto em canteiros abrigados quanto abertos.
Quais tomates plantar para conservas e conservas
Nem todas as variedades de tomate são adequadas para enlatados. É importante considerar as características varietais.
Características dos tomates destinados à conserva:
- tamanho pequeno do fruto (peso não deve exceder 120 g);
- pele fina e densa;
- variedades que não são propensas a rachaduras;
- teor de açúcar da polpa.
Para conservar, é melhor escolher tomates que tenham as seguintes características:
- o tamanho das frutas pode variar, o principal é que elas caibam no recipiente;
- os tomates devem conter mais polpa do que suco;
- presença de um pequeno número de sementes;
- Variedades adequadas são aquelas que não são propensas a rachaduras na fruta.
Se você usar tomates com baixo teor de açúcar para fazer conservas, o produto resultante estragará rapidamente e ficará mofado. O ácido lático é necessário para a fermentação, e este componente é encontrado apenas em certos tipos de tomate.

Tomates para campo aberto
Para determinar qual variedade é mais adequada para plantio em canteiros abertos, é importante examinar suas características. É melhor escolher variedades de tomate com padrão de crescimento determinado e resistência a condições climáticas adversas.
As seguintes variedades são adequadas para cultivo em campo aberto: Marisha, Valentina, Sanka, Babushkin Kiss, Nastenka, Sladkaya Grozd, Danko, Semko-Sindbad.
Tomates para estufas
Variedades indeterminadas de tomate são benéficas para cultivo em estufa devido ao seu alto rendimento. No entanto, essas variedades requerem suporte, remoção regular de brotos laterais e modelagem regular do arbusto.
Variedades adequadas para cultivo em ambientes internos são menos exigentes em termos de luz. A produtividade não diminui mesmo com pouca sombra. No entanto, são sensíveis a flutuações de temperatura. Portanto, é necessário manter um certo nível de temperatura e umidade dentro de casa.
As seguintes variedades de tomates para conserva se dão bem em condições de estufa: Kazachka, Damskie Fingers, Legenda Tarasenko, Vishenka, Hurricane F1, Druzhok F1.

As variedades mais populares de tomates
Recomenda-se plantar variedades de alto rendimento para armazenamento no inverno. Dessa forma, você poderá colher uma grande quantidade de uma só vez e realizar o trabalho de uma só vez.
As melhores variedades de tomate para conserva são: Rio Grande, Blagovest F1, Fakel, Moskovsky Delikates, Chudo Sveta.
As seguintes variedades são adequadas para conserva: De Barao, Yablonka Rossii, Yubileyny Tarasenko, Damskie Fingers, Finik Sibirskiy F1 e Detskiye Sladost. Esses tomates têm casca forte que suporta altas temperaturas da água sem rachar.

Roma
Esta variedade é considerada um tomate de meia-estação. Os frutos amadurecem em 11 dias. A colheita ocorre em plantas vigorosas e compactas, com no máximo 70 cm de altura. Um único ramo pode suportar até 20 tomates.
Os frutos escarlates são cilíndricos, não racham e mantêm a forma e a cor durante o enlatamento. Pesam aproximadamente 85 g. A colheita tem longa vida útil e pode ser transportada por longas distâncias.

Sanka
A variedade de baixo crescimento é popular entre os moradores de verão. variedade de tomate SankaDe crescimento determinado, os arbustos não ultrapassam 55 cm de altura. O amadurecimento ultraprecoce permite a colheita após apenas 82 dias.
As vantagens desta variedade incluem maior resistência ao frio, rendimentos abundantes e alta resistência a quase todas as doenças do tomateiro.
Os frutos chegam a 130 g, mas pesam significativamente menos em áreas abertas. A cor escarlate brilhante permanece mesmo após o cozimento. A polpa é lisa e contém apenas uma pequena quantidade de sementes.

Macieira da Rússia
A variedade recebe esse nome devido às suas folhas de formato incomum, que lembram as folhas da macieira. Pertence ao grupo de vegetais de maturação precoce e determinada, e cresce até um metro de altura.
Após 95 dias da emergência das mudas nos galhos, começam a amadurecer frutos redondos, lisos, de tonalidade vermelho-vivo, pesando até 75 g. A casca não racha, a polpa é doce e carnuda.

De Barao Tsarsky
A variedade é adequada para enlatamento De Barao TsarskyCultivados melhor em estufa, os arbustos podem atingir até três metros de altura. A maturação é tardia, com os primeiros frutos começando a se formar após 123 dias. O arbusto é bastante vigoroso e frondoso.
A cor do fruto depende da variedade plantada. Os tomates podem ser vermelhos, rosados, alaranjados ou dourados. Pesam cerca de 88 g e mantêm a forma e a cor quando marinados ou em salmoura.

Variedades de tomate para conserva
As variedades de tomate para conserva podem ser identificadas por características como tamanho pequeno do fruto, casca firme e polpa densa e doce. Todas essas características garantem uma boa conserva, aparência atraente e sabor agradável.
Os melhores tomates para conserva incluem: Merry Gnome, Children's Sweetness, Ladies' Man, Buratino e Summer Resident.
Asvon F1
O híbrido Asvon F1 é caracterizado pela precocidade e crescimento determinado, com arbustos raramente ultrapassando 50 cm de altura. O tempo de maturação é de aproximadamente 98 dias. Suas vantagens incluem alta produtividade e boa imunidade.
Os frutos redondos, vermelhos e de superfície lisa pesam 85 gramas e têm polpa doce. A casca é grossa, tornando-os adequados para enlatamento e transporte por longas distâncias. O sabor e o formato são preservados quando em conserva.

Rio Grande
Determinante pUma variedade de tomate que atinge 70 cm de altura. Os arbustos são compactos e não ocupam muito espaço no jardim. Seu período de maturação no meio da estação permite a colheita em 120 dias.
Os frutos marrons pesam 120 g. A polpa carnuda contém poucas sementes. A casca é grossa e resistente a rachaduras. O pedúnculo é grande, necessitando de suporte para ser amarrado.
As qualidades positivas incluem alta resistência a patógenos, resistência a condições climáticas adversas, amadurecimento uniforme da colheita e possibilidade de transporte.

Aurélio
Estes tomates de maturação precoce estão prontos para a colheita 102 dias após o plantio. O arbusto é caracterizado por um padrão de crescimento indeterminado, com numerosos frutos se formando nos galhos.
Os frutos são vermelhos brilhantes, pesando no máximo 130 g. A polpa densa tem sabor agridoce. Há poucas sementes. A casca não racha durante a conserva ou o transporte.

Agafya
Esta variedade apresenta um período de maturação precoce e um hábito de crescimento determinado. A altura do caule atinge até 150 cm. É necessário o tutoramento e a remoção dos ramos laterais durante o cultivo. Suas vantagens incluem boa tolerância ao calor, frio e seca, resistência a diversos patógenos e produtividade abundante.
Os frutos maduros são oblongos, de cor vermelha, pesando 87 g. A casca é forte, não propensa a rachaduras, e há poucas sementes na polpa carnuda.

Adelina
Esta variedade é de meia-estação, com colheita a partir de 113 dias. O arbusto é curto, atingindo 47 cm. Estes tomates toleram bem o calor e a seca e são altamente resistentes a doenças.
Os frutos oblongos têm uma superfície lisa e uniforme. A casca é firme e vermelho-avermelhada quando madura. Pesam 86 g.
Aquarela
Esta variedade determinada é semi-precoce e produz alto rendimento. A colheita começa após 3,5 meses. O arbusto se distingue por um caule forte que atinge até 55 cm.
Cada ramo produz pelo menos seis frutos vermelhos, oblongos e de superfície lisa, pesando 95 g. Manchas amarelas são visíveis perto do pedúnculo. A polpa densa e suculenta é rica em açúcar e pobre em sementes.

Penhasco de Amur
Esta variedade tem um período de maturação médio e um hábito de crescimento indeterminado. O caule cresce até 140 cm. Suas qualidades positivas incluem alta produtividade e resistência a muitas doenças.
Os frutos em formato de ameixa, pesando 75 gramas, adquirem uma coloração avermelhada quando maduros. A casca grossa protege a polpa contra rachaduras.

Amish vermelho
Esta variedade é caracterizada por frutos de maturação média. O arbusto cresce de forma semi-determinada. Os caules atingem até 140 cm. Durante o cultivo, é necessário conduzir a planta em três caules e remover os brotos laterais imediatamente.
Os frutos em formato de ameixa se destacam pela tonalidade vermelho-vivo. Pesam 85 g. Sua casca resistente evita rachaduras, tornando-os ideais para conservas de inverno.

Amuleto
Tomates amuleto Caracterizado por um padrão de crescimento determinado, a altura do caule é de 74 cm. Esta variedade de tomate está na faixa média de maturação. A colheita começa após 112 dias.
Os frutos são redondos, ligeiramente alongados, de cor escarlate intensa, com superfície lisa e uniforme. A polpa é isenta de espaços vazios e contém poucas sementes. Pesam no máximo 100 g.

Favorito do destino
Esta variedade de baixo crescimento é caracterizada por frutos de maturação média. Os arbustos são compactos, com no máximo 68 cm de altura. Os galhos produzem seis frutos.
Peso tomates vermelhos em forma de pimenta 220 g. Uma mancha marrom-esverdeada se forma perto do caule, que se torna invisível após o amadurecimento. A polpa é macia e contém muito açúcar.

iguaria em conserva
Esta variedade é cultivada especificamente para conservas e conservas. A colheita amadurece em ritmo médio. Numerosos frutos se formam em um arbusto de até 100 cm de altura.
Os frutos oblongos pesam aproximadamente 112 g e têm cor framboesa ou vermelho-alaranjado. A polpa carnuda contém alto teor de açúcar. A casca é firme e resistente a rachaduras.

Nastenka
Os arbustos baixos, com 69 cm de altura, produzem inúmeros frutos, adequados para o preparo de diversos petiscos. A colheita amadurece em média 108 dias. Os arbustos são vigorosos, mas precisam ser amarrados a um suporte.
Os frutos são ovais, com superfícies levemente nervuradas. São firmes, ricos em açúcar e pesam 120 g.

Império do Tomate
O Império do Tomate é uma planta de maturação precoce e indeterminada. Um arbusto adulto cresce até 230 cm. Suporte e poda dos galhos excedentes são essenciais.
As vantagens do tomate incluem alto rendimento, longa vida útil e resistência a muitas infecções. Os frutos são redondos, ligeiramente achatados na base e ligeiramente nervurados. Pesam 150 g.

Semko-Simbad
Variedade determinada de maturação precoce. O caule cresce até 52 cm. A maturação ocorre em 92 dias. Os tomates vermelhos e redondos pesam 95 g.
As vantagens da variedade incluem alta resistência a infecções, amadurecimento simultâneo de múltiplas safras e alto teor de açúcar. A casca resistente evita rachaduras.

Ivanovich F1
Este híbrido tem um período de maturação precoce e produz uma colheita abundante. A colheita começa após 89 dias. Os arbustos determinados crescem até 65 cm de altura. A variedade tolera o frio e apresenta boa resistência a doenças.
Os frutos vermelho-rosados são redondos, com superfície lisa e leves nervuras perto do pedúnculo, pesando até 190 g. A polpa densa é suculenta, com sabor adocicado.

Cadete
A colheita do tomate de meia-estação começa após 96 dias. O arbusto é baixo — 53 cm — e produz uma safra grande. Os frutos vermelhos, oblongos e com casca grossa são fáceis de armazenar e resistentes a rachaduras.

Sucesso
Uma planta de tomate determinada com maturidade precoce (92 dias). A planta cresce até 55 cm. Os tomates continuam a se desenvolver mesmo em condições climáticas adversas.
Os frutos alongados são escarlates quando maduros, pesando no máximo 65 g. A casca é firme, o interior é denso, doce e com uma acidez agradável. Os tomates não racham durante a conserva.

Tomate Vermelho Kishmish
O arbusto é caracterizado por crescimento indeterminado, atingindo até dois metros de altura. O tempo médio de maturação dos frutos é de 107 dias. É melhor cultivado em ambientes internos, com suporte e brotos laterais sempre necessários.
Os frutos formam cachos de 45 unidades cada. São de tamanho uniforme, ligeiramente ovalados e com superfície lisa. Pesam no máximo 30 g. Os frutos colhidos permanecem frescos por muito tempo e a casca não racha durante a conserva.

Verlioka
O híbrido é particularmente produtivo. Tomates VerliokaO arbusto é indeterminado, crescendo até 150 cm de altura. Até seis frutos se formam em um único cacho. Esta variedade é fácil de cultivar e resistente a muitas doenças do tomateiro.
Os frutos são redondos, pesando 90 g. A polpa é rica em açúcar, aminoácidos e vitaminas. A colheita tem longa vida útil. A casca não racha, mesmo quando cozida.

São Marzano
Os tomates têm um período médio de maturação de 105 dias. A frutificação continua por um longo período, até o outono. O arbusto é indeterminado, atingindo uma altura de 155 cm. Caracteriza-se por boa imunidade.
Os frutos oblongos são de um vermelho intenso quando maduros. Pesam 105 g. A polpa doce e carnuda contém uma pequena quantidade de sementes.











