O que é um fruto de tamarillo, como comê-lo e como cultivar um tomateiro

O tamarillo é uma fruta exótica. Originalmente conhecido como tomateiro, só foi renomeado em 1967. A fruta recebeu esse nome após a decisão de exportá-la para outros países. Gradualmente, a popularidade da fruta cresceu e hoje ela é reconhecida em muitos cantos do mundo.

Descrição e características da fruta

A terra natal da árvore frutífera é considerada a América do Sul e Central. Apesar disso, a Nova Zelândia é atualmente seu maior fornecedor. É de lá que a grande maioria dos frutos de tomate são exportados.

A planta se distingue por seu vigor, podendo atingir até 300-400 centímetros. Seus frutos assemelham-se aos tomates tradicionais na aparência. Caracterizam-se pela casca lisa e formato oval. O formato é caracteristicamente afilado em um dos lados, como um ovo de galinha. A polpa do fruto tem sabor adocicado. A largura dos frutos varia de 4 a 6 cm e o comprimento de 10 a 15 cm.

Tipos de tamarillo

Existem diversas variedades desta fruta:

  1. Com casca avermelhada. Esta variedade é considerada a mais popular. Os frutos têm sementes avermelhadas e polpa alaranjada. Esta fruta pode ser usada não só em diversos pratos, mas também como decoração.
  2. Com casca dourada, os frutos são particularmente suculentos e carnudos, além de serem muito maiores em tamanho do que os de outras variedades.
  3. Com casca amarelada. O tamanho dos frutos amarelados é menor que o dos vermelhos. Sua principal vantagem é o sabor, pois são muito mais doces que as variedades avermelhadas e douradas.

tomate tamarillo

Todas as subespécies varietais desta cultura vegetal não têm medo de insetos e podem se orgulhar de resistência à maioria das patologias comuns.

Os benefícios, malefícios e contraindicações da fruta

A polpa do tamarillo contém uma grande quantidade de elementos benéficos e vitaminas. Os frutos possuem ferro, magnésio, cálcio, potássio e vitaminas A e C. São isentos de sódio e colesterol.

O consumo da fruta pode ser direcionado para tratar certos problemas de saúde. Por exemplo, combate eficazmente tonturas e dores de cabeça. É recomendado para crises de nervos.

O tamarillo pode ser prejudicial se consumido em grandes quantidades ou se a pessoa tiver intolerância individual a ele. Nesse caso, pode ocorrer uma reação alérgica. Não foram observadas outras contraindicações ou efeitos adversos.

tomate tamarillo

Qual é a maneira correta de comer tamarillo?

Graças à sua aparência e sabor, o tamarillo tornou-se amplamente utilizado na culinária. Esta fruta é recomendada para:

  • fresco;
  • em frito;
  • fervido;
  • em lata.

Esta fruta é frequentemente usada como acompanhamento de pratos de carne e como recheio de sanduíches, tortas, pizzas e lasanhas. Também é usada em sobremesas como sorvetes, mousses, geleias, iogurtes, sucos e marmeladas.

Na maioria das vezes, os frutos desta planta são consumidos frescos:

  1. A fruta é descascada por escaldamento. A polpa é comida.
  2. A fruta é lavada e cortada ao meio. A polpa é então comida com uma colher.

tomate tamarilloPara sobremesas, é melhor escolher frutas de cor laranja ou amarelada. Para pratos principais e saladas, escolha frutas de cor avermelhada ou roxa.

Características do cultivo de plantas

Esta fruta se tornou popular entre os jardineiros. Para garantir um crescimento e desenvolvimento vigorosos, é importante conhecer algumas dicas de plantio e cuidados.

Plantando mudas

O tamarillo é uma planta híbrida que requer semeadura para o plantio. As sementes devem ser semeadas para mudas em meados de fevereiro.

Primeiro, o material de plantio deve ser desinfetado. Para isso, utiliza-se uma solução de permanganato de potássio a 1%. As sementes são embebidas na solução preparada por algumas horas. Após a desinfecção, você pode começar a semear:

  1. As sementes são dispostas em um vaso de modo que haja uma distância de 3 centímetros entre elas.
  2. Depois disso, o pote é coberto com filme plástico.
  3. O recipiente é colocado em uma sala aquecida, cuja temperatura oscila entre 25 e 30 graus.

tomate tamarillo

Depois de algumas semanas, as primeiras folhas são formadas.

Transplante para campo aberto

O transplante das mudas só é feito quando elas atingem 1 metro de altura. As plantas geralmente atingem essa altura no início de julho. Em condições ideais, essa altura pode ser atingida mais cedo, no final de maio.

Antes do transplante, escolha um bom local. Ele deve ser protegido do vento e bem iluminado. O solo deve ser preparado com a adição de fertilizantes minerais e composto. Antes do transplante, crie estruturas de suporte. Em seguida, cave os buracos. Deixe um espaço de 85 centímetros entre eles. Ao transplantar, não enterre as mudas muito fundo.

tomate tamarillo

Instruções de cuidado

Para produzir frutos saborosos e carnudos e uma planta saudável, os cuidados adequados são essenciais. Isso inclui fertilização, irrigação do solo e poda.

Rega

Tomateira requer rega regular. Se o tempo estiver frio, a árvore deve ser regada uma vez por semana. Durante os períodos quentes, a frequência de rega deve ser aumentada para 2 a 3 vezes por semana.

Cobertura superior

Fertilize o solo regularmente. Fertilizante líquido para tomate é o mais indicado. Se necessário, sua eficácia pode ser aumentada com fertilizantes de liberação lenta.

tomate tamarillo

Aparar

Os tomateiros precisam de poda regular. Um ano após a primeira colheita, a árvore é podada até atingir uma altura de cerca de um metro. Este procedimento incentivará os galhos a se desenvolverem com mais vigor. Para estimular novos brotos, recomenda-se podar os galhos que já produziram frutos.

A poda pode ser feita na primavera ou no outono. Para uma colheita antecipada, recomenda-se podar no início da primavera.

Proteção contra doenças e pragas

O tamarillo é uma variedade híbrida raramente afetada por doenças ou insetos. Para evitar problemas, a planta deve ser regularmente fertilizada, podada e inspecionada em busca de sinais de doenças ou pragas. Caso apareçam, as áreas afetadas devem ser removidas e a planta tratada com soluções especiais.

Colheita e armazenamento

A fruta colhida pode ser armazenada na geladeira por 10 dias. Se a fruta foi colhida verde, deve ser colocada em um local aquecido por 3 dias. Se você quiser conservar a colheita até o inverno, ela pode ser congelada ou enlatada.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata