É possível deixar de molho sementes de pepino tratadas antes do plantio e como fazer isso corretamente?

Variedades de pepino são cultivadas em quase todos os jardins hoje em dia. Muitas vezes, apesar de todos os esforços e diligências, o jardineiro não consegue obter boas mudas, brotos fortes e o rendimento prometido pelo produtor de sementes. Jardineiros experientes consideram a preparação do material de plantio antes da semeadura o fator-chave para o sucesso do cultivo, por isso é importante saber como tratar as sementes de pepino antes do plantio.

Escolhendo as sementes certas

O passo mais importante no longo processo de cultivo de pepinos é escolher as sementes certas. Cometer erros e usar material de plantio de baixa qualidade resultará em uma colheita ruim. Evite tentar economizar comprando de fontes duvidosas.

Sementes de pepino

É melhor comprar variedades comprovadas de uma empresa confiável, cujas modernas tecnologias de teste e controle de qualidade garantem a qualidade das sementes. Ao escolher, considere as recomendações do fabricante quanto às regiões adequadas para o cultivo, às condições de temperatura necessárias e aos cuidados necessários.

A qualidade do material de plantio é indicada por sua densidade e peso. Verificar se há defeitos é fácil: basta mergulhar as sementes em uma solução salina composta por 30 gramas de sal e 1 litro de água. Deixe as sementes de molho por 15 minutos, após os quais as ruins irão afundar, enquanto as boas, adequadas para o plantio, irão flutuar para a superfície.

Sementes que flutuam na superfície são sementes "vazias"; elas não conseguem germinar nem fornecer nutrientes suficientes para o crescimento. O material de plantio adequado selecionado dessa forma deve ser enxaguado com água pura após a inspeção.

Armazenamento de sementes

É importante não apenas adquirir material de boa qualidade, mas também armazená-lo. Recomenda-se armazená-lo a uma temperatura de 15 a 20 C. Ao coletar o material vegetal, seque-o bem e coloque-o em um saco de papel. Recomenda-se etiquetar o saco com a data de coleta. A vida útil do material de plantio não deve exceder 6 anos.

Ao comprar sementes prontas, a data de validade permitida deve ser indicada na embalagem.

Muitos jardineiros usam um método que envolve colar sementes em tiras de papel. Isso envolve aplicar uma pasta feita de farinha ou amido de batata em uma tira de papel de 3 cm de largura. As sementes são espaçadas uniformemente para garantir uma germinação uniforme. As tiras são deixadas secar completamente, depois enroladas e amarradas com barbante. É importante armazenar as sementes em um local inacessível a ratos e outros roedores.

Armazenamento de sementes

Preparando as sementes

Antes do plantio, as sementes devem ser selecionadas. A necessidade de imersão deve ser determinada com base na variedade e nas recomendações do fabricante. As seguintes etapas são obrigatórias:

  • desinfecção;
  • retirada de um estado de repouso;
  • estimulação do crescimento.

Escolher o solo certo é igualmente importante para o cultivo de pepinos. O solo pode ser comprado em lojas ou feito em casa. Para o plantio, use recipientes de 500 ml.

Seleção dos melhores exemplares

Antes da semeadura, selecione mudas de alta qualidade e teste a germinação. Retire apenas as sementes vazias e danificadas das mudas. Coloque algumas em um pano úmido, gaze ou pires e inspecione visualmente após alguns dias. Em média, os primeiros brotos aparecem em 2 a 3 dias.

Sementes em uma bandagem

O procedimento é o seguinte:

  • remover sementes defeituosas;
  • 10 peças são colocadas em um ambiente úmido;
  • Coloque polietileno sobre o pires ou, se for usar gaze, cubra-o cuidadosamente com uma camada de tecido;
  • mantido por vários dias a uma temperatura de 20 a 23 C.

É importante verificar periodicamente o nível de umidade. Se necessário, adicione água ao recipiente ou borrife o tecido. Sementes com 60% de germinação são adequadas para a semeadura; ou seja, pelo menos 6 em cada 10 sementes devem germinar.

As sementes precisam ser tratadas antes do plantio?

Somente sementes naturais ou aquelas que não foram especialmente tratadas pelo fabricante para melhorar a germinação devem ser deixadas de molho antes do plantio. Se as sementes apresentarem uma cor ou revestimento não natural, elas definitivamente foram tratadas e não devem ser deixadas de molho. Algumas variedades são visualmente indistinguíveis das sementes naturais; neste caso, preste atenção à rotulagem na embalagem. Sementes marcadas com "tratadas" no saco de papel não requerem nenhum tratamento adicional.

Sementes híbridas

Essas variedades são criadas a partir do cruzamento de duas variedades diferentes de pepino. Os produtores extraem as melhores qualidades de cada uma, de modo que a nova planta é uma versão aprimorada de ambas as matrizes. Uma característica distintiva é que apenas as sementes da primeira geração possuem essas propriedades e, se forem utilizadas posteriormente como frutos de uma planta madura, perdem suas propriedades.

Sementes híbridas

As variedades híbridas têm um sabor melhor, sem amargor, e as plantas são resistentes a flutuações de temperatura, estresse e doenças do pepino. A presença do símbolo "F1" na embalagem indica que a planta é híbrida. As sementes híbridas são classificadas como polinizadas por abelhas ou não polinizadas, o que é importante considerar ao cultivar pepinos e escolher o local de plantio. Estas últimas podem ser plantadas tanto em canteiros abertos quanto em ambientes internos.

Sementes varietais

O mercado de jardinagem atual oferece uma grande variedade de sementes, incluindo sementes varietais. Cada uma dessas variedades possui características distintas que a distinguem de outras espécies de plantas. Essas características podem estar relacionadas ao formato, sabor, rendimento ou outras características da planta. Uma característica distintiva é que essas variedades podem ser usadas para produzir material de semente natural. Isso permite que a planta mantenha suas qualidades varietais quando cultivada novamente.

Sementes incrustadas

Sementes incrustadas são imediatamente reconhecíveis por sua aparência. Elas são coloridas e revestidas com uma camada protetora de pesticidas. Essa característica ajuda a proteger a planta de futuras doenças.

Sementes incrustadas

Sementes peletizadas

As sementes se assemelham a ervilhas. Esta tecnologia é usada para sementes pequenas. O principal objetivo do revestimento é facilitar o processo de semeadura e proporcionar maior prevenção contra diversas doenças do pepino.

Pré-aquecimento

A preparação preliminar do material de plantio é precedida por um procedimento de aquecimento, realizado imediatamente após a triagem e seleção de matérias-primas de alta qualidade. Este procedimento simples aumentará a produtividade e fortalecerá o sistema imunológico da planta. Isso pode ser feito em um radiador, com as sementes colocadas sobre uma base de tecido e mantidas sob um dispositivo de aquecimento por 2 a 3 dias.

Aquecendo sementes

As sementes podem ser aquecidas ao ar livre, sob luz solar direta. Uma alternativa à luz solar direta é usar uma lâmpada ultravioleta, que expõe as sementes à luz artificial por 50 a 70 segundos. Essa radiação desinfeta simultaneamente as sementes, aumentando a taxa de germinação em uma média de 1,5 a 2 vezes.

Soluções quentes especiais podem ser usadas para fins de aquecimento, que simultaneamente atingem o objetivo de desinfecção. Para isso, sementes de pepino são colocadas em uma solução de permanganato de potássio ou peróxido de hidrogênio a uma temperatura de 40 C. O material de plantio deve ser mantido em líquido por 20 minutos.

Desinfecção e desinfecção

Especialistas recomendam tratar o material de plantio de pepino contra doenças apenas em certos casos. Os tratamentos aceitáveis ​​incluem:

  • o material é coletado manualmente;
  • há dúvidas sobre a qualidade;
  • As sementes foram compradas e não foram submetidas a nenhum tratamento especial pelo fabricante.

Neste último caso, não há necessidade de desinfecção ou sanitização. Tais medidas são realizadas pelo fabricante ao embalar o material de plantio. Se você tiver alguma dúvida sobre a origem e a qualidade das sementes, é melhor evitá-las e comprá-las diretamente do fabricante.

Métodos térmicos

O tratamento térmico é realizado antes do plantio em campo aberto ou em estufas. Recomenda-se cautela; se o regime de temperatura não for respeitado, as sementes serão danificadas irreversivelmente. Existem diversas opções de tratamento térmico.

Sementes de pepino

Para realizar o tratamento é necessário manter as sementes de pepino a uma temperatura de 60 C por 2 horas.

O aquecimento pode ser feito em um forno, em um radiador ou sob uma lâmpada elétrica. As sementes podem ser plantadas em solo aquecido; neste caso, a estufa deve ser aquecida antes do plantio, e a semeadura só deve ocorrer quando a temperatura ambiente atingir temperaturas estáveis ​​acima de zero.

Métodos de corrosão química

Os métodos químicos são os mais utilizados. Suas vantagens incluem facilidade de uso e eficácia, pois reduzem significativamente o risco de doenças nas plantas. Como tratar sementes de pepino:

  • preparar uma solução de permanganato de potássio a 1%, para a qual se utiliza 1 g da solução por 100 ml de água;
  • Coloque as sementes de pepino no líquido por 20 minutos;
  • Lave as sementes em água corrente e seque.

Ao utilizar métodos químicos, é importante lembrar que eles são prejudiciais não apenas à microflora patogênica, mas também à microflora benéfica. Portanto, é fundamental seguir as instruções de tratamento do material de plantio e não exceder as dosagens ou o tempo de retenção recomendados. Produtos químicos mais agressivos, como o "Maxim", podem ser usados ​​para o tratamento.

A droga Maxim

Como deixar as sementes de molho

Hoje os jardineiros estão em questão, As sementes de pepino devem ser deixadas de molho antes do plantio?, se dividiram em dois grupos. Alguns acreditam que tal procedimento é necessário, enquanto outros o consideram desnecessário.

Dano ou benefício

Sementes de pepino de alta qualidade, quando semeadas secas, podem germinar em até três dias a 25 °C, por isso muitos opositores veem pouca vantagem na imersão e não a consideram necessária. Eles apresentam os seguintes argumentos:

  • As variedades híbridas são protegidas pelos produtores com uma camada especial que se dissolve quando embebida;
  • O surgimento de mudas desprotegidas reduz as propriedades imunológicas da planta, tornando-a menos resistente a fatores ambientais, como temperaturas altas ou baixas, umidade insuficiente ou chuvas intensas.

Os proponentes relatam os seguintes benefícios do procedimento de imersão:

  • aceleração da germinação;
  • prevenção de doenças;
  • reduzindo os riscos de armazenamento inadequado;
  • obtendo mudas mais uniformes.

Cada ponto de vista é válido, então cada um é livre para decidir se quer ou não deixar as sementes de molho antes do plantio. Recomenda-se experimentar as duas opções para decidir qual é a melhor.

Pepinos para sementes

As sementes de pepino tratadas podem ser deixadas de molho antes do plantio?

O tratamento de sementes pré-plantio para variedades de pepino é aconselhável caso o fabricante não tenha fornecido nenhum tratamento especial. A imersão das sementes pode eliminar o material não viável e acelerar a germinação. Antes da imersão, é obrigatório um procedimento de controle e somente sementes encorpadas e sem defeitos são selecionadas para o procedimento.

Deixar as mudas tratadas de molho é impraticável. Os fabricantes revestem o material de plantio com uma camada especial contendo ingredientes ativos projetados para prevenir futuras doenças nas plantas. A imersão em líquido destrói o revestimento protetor, tornando as sementes ineficazes. Considerando que essas sementes tratadas são significativamente mais caras, isso é um desperdício de dinheiro.

Tempo de imersão

Muitos jardineiros ficam perdidos na hora de escolher uma solução de imersão, tentando descobrir a melhor maneira de tratar sementes de pepino antes do plantio. Existem várias opções possíveis, e o tempo de imersão do material de plantio depende do método escolhido.

Sementes embebidas

Independentemente do método escolhido, você deve seguir as seguintes regras:

  • o procedimento é realizado somente após a desinfecção do material de plantio;
  • o volume de líquido deve ser suficiente para imergir completamente as sementes na solução;
  • Durante o tempo de espera, é necessário mexer a mistura várias vezes usando a mão ou uma espátula.

O tempo de imersão pode variar de 20 minutos a 1 hora. Em seguida, as sementes são colocadas em um estimulador de crescimento por 12 horas. Em seguida, são colocadas em um ambiente úmido por 2 ou 3 dias. Em seguida, são plantadas em solo previamente preparado.

Solução salina

Uma solução à base de sal é uma opção de tratamento universal. Este método permite determinar a taxa de germinação e determinar quais sementes de pepino serão viáveis ​​e quais serão inúteis para o cultivo. Como preparar a solução corretamente:

  • 6-10 g de sal de cozinha;
  • 1 copo de água morna.

Encha a tigela com as mudas e cubra com o líquido. Após 8 minutos, colete as sementes que flutuarem na superfície; elas são impróprias para o plantio.

Germinação de sementes

Soluções de refrigerante

O bicarbonato de sódio tem efeito antimicrobiano, e tratar as sementes com uma solução à base de bicarbonato de sódio antes do plantio pode prolongar a frutificação. A solução é preparada misturando 1 litro de água e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio. As sementes são deixadas de molho na solução por pelo menos 24 horas.

Medicamentos biologicamente ativos

Produtos orgânicos são frequentemente utilizados no tratamento de sementes de pepino. As vantagens desses métodos são segurança, custo-benefício e simplicidade. Os ingredientes utilizados são facilmente encontrados e, muitas vezes, facilmente encontrados.

Nas cinzas

Em casa, você pode usar cinzas de madeira, que possuem uma composição química especial que afeta favoravelmente o crescimento das plantas. Uma infusão é preparada com 1 litro de água fervida e 2 colheres de sopa de cinzas. O líquido é infundido por 2 dias, após os quais as sementes são embebidas nele por 6 horas.

Suco de aloe vera

Deixar pepinos de molho no suco das flores estimula o crescimento e fortalece o sistema imunológico da planta. Uma solução é preparada a partir do suco previamente preparado. Para isso, corte as folhas inferiores e leve à geladeira por duas semanas. Em seguida, coe o suco. Dilua o líquido resultante com um pouco de água e deixe as sementes de molho por 24 horas.

Solução de manganês

Uma solução de permanganato de potássio é frequentemente usada para tratar material de plantio. Uma solução a 1% é preparada com 10 g de permanganato de potássio dissolvidos em 1 litro de água a 30 °C. As sementes de pepino são embebidas na solução por 30 minutos e depois enxaguadas com água.

Solução de permanganato de potássio

Extratos de brotos jovens

O extrato é obtido a partir de cevada ou trigo germinados. Os níveis elevados de substâncias biológicas, quando aplicados ao material de plantio do pepino, estimulam seu desenvolvimento e crescimento. Para preparar o extrato, os brotos dos grãos germinados são moídos em um pilão, cobertos com água, filtrados e, em seguida, deixados de molho.

Epin

O produto tem amplo espectro de ação. Atua como regulador e pode controlar o equilíbrio de nutrientes da planta. O uso do produto permite que as mudas germinem mais rapidamente, fortalece o sistema imunológico da planta e melhora sua resistência a condições úmidas causadas por chuvas fortes ou inundações. Uma solução é preparada adicionando 100 ml de água e 1 ou 2 gotas do produto. As sementes são embebidas no bioestimulante por 20 horas.

O medicamento Epin

Características do processo

Trabalhar com material de plantio de pepino consome bastante tempo, mas permite melhorar a qualidade e o volume da colheita futura.

Germinação

Métodos caseiros de germinação para plantio podem acelerar o surgimento dos primeiros brotos. Após selecionar as sementes da mais alta qualidade, desinfetá-las e estimular o crescimento, você pode iniciar o processo de germinação para o plantio. Os seguintes métodos podem ser usados:

  • colocando os grãos em gaze úmida;
  • usando um recipiente com água para deixar as sementes de molho.

O primeiro método é o mais comumente usado, e o pano contendo as sementes de pepino é colocado em um local com temperatura de 28 a 30 °C. Ao usar o segundo método, muitos jardineiros temem que as sementes "sufoquem", o que é injustificado.

O tempo total de imersão das mudas não deve exceder três dias; normalmente, após 18 horas, as sementes terão aumentado significativamente de volume e inchado. Os brotos eclodidos são plantados em vasos com solo preparado, ou as mudas de pepino são preparadas em sua área de cultivo permanente em uma estufa.

Sementes germinadas

Melhorando a imunidade das plantas

Uma das principais fontes de doenças em pepinos em estufas é a ?????. O plantio de sementes infectadas pode levar a infecções fúngicas, bacterianas ou virais subsequentes. Este problema é indetectável durante o período de germinação e só é visualmente perceptível 2 ou 3 semanas após o plantio no local de cultivo permanente.

Para melhorar seu sistema imunológico, basta usar os seguintes métodos:

  • Para evitar infecções superficiais, use um método de imersão breve do material da semente em uma solução de permanganato de potássio a 0,5%, 15 minutos são suficientes;
  • realizar tratamento térmico mantendo-o por 2 horas em estufa ou radiador a temperatura não superior a 60 °C.

Para aumentar as propriedades protetoras, os jardineiros costumam optar por produtos químicos como Alirin-B, Planriz e Fitosporin. Ao usar esses produtos, é importante seguir as recomendações do fabricante, pois o uso inadequado pode afetar negativamente o desenvolvimento do embrião da semente de pepino.

Pó de fitospirina

Tratamento com estimulantes de crescimento

Hoje em dia, existe uma enorme variedade de produtos estimulantes de crescimento disponíveis. Seu objetivo é acelerar o crescimento das plantas e melhorar a frutificação. Os jardineiros costumam usar Ambiol, Epin Extra e Zircon. Cada produto vem com uma tabela com instruções de aplicação.

Endurecimento ou estratificação

O método envolve o tratamento a frio das sementes. Muitos cientistas questionam os efeitos positivos desse método, recomendando o endurecimento das mudas em vez do material de plantio. No entanto, muitos jardineiros utilizam esse método, colocando as sementes tratadas na geladeira por um determinado período, normalmente até 24 horas.

Tratamento de oxigenação borbulhante

O processo de borbulhamento envolve o tratamento do material de plantio com oxigênio ou ar em um ambiente aquoso. Em casa, os jardineiros costumam usar compressas projetadas para aquários. Isso envolve direcionar um jato de ar para a água que contém as sementes, mantendo-as suspensas e constantemente agitadas.

Esse processo leva a um inchaço mais rápido das sementes e, ao remover os inibidores, o crescimento da planta é acelerado, pois essas substâncias inibem o processo. Para variedades de pepino, o tempo de tratamento com oxigênio é de 20 horas.

Plantando mudas

Ao plantar mudas, é importante considerar a capacidade da planta de prosperar em um solo específico e as necessidades de polinização. Existem variedades para estufas, jardins ao ar livre e variedades universais que podem ser plantadas tanto em ambientes externos quanto internos.

Plantando mudas

Para dentro da estufa

As mudas são plantadas na estufa após o tratamento, com o solo preparado com antecedência. Recomenda-se tratar o local de plantio com água sanitária no outono. Imediatamente antes do plantio, o solo é cuidadosamente revolvido e tratado com uma solução rosa-choque de permanganato de potássio.

As sementes são plantadas em pequenos sulcos de 1,5 a 2 cm de profundidade. A parte superior do buraco é polvilhada com uma mistura de solo diluída com serragem de madeira.

Em terreno aberto

O plantio em campo aberto ocorre após o início da geada. Ao usar mudas, o trabalho começa quando elas têm de 4 a 5 folhas. Para a maioria das variedades de pepino, isso ocorre 20 dias após a germinação. Cave covas de plantio, regue-as e insira cuidadosamente o sistema radicular da planta ou o recipiente, se usar vasos de turfa. Compacte o solo ao redor dos brotos e regue.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

  1. Susana

    Eu deixo as sementes de molho antes de plantar. Elas realmente germinam mais rápido do que o método seco. Eu uso um bioativador. BioGrowGraças a esse remédio, a terceira colheita foi livre de doenças.

    Responder

Pepinos

Melão

Batata