- Variedades adequadas
- Quando mudas de pepino podem ser plantadas em uma estufa?
- Preparação da estufa
- Preparando mudas
- Como plantar pepinos corretamente em uma estufa
- Para os canteiros da estufa
- Para as camas "quentes"
- Em vasos
- Em bancos
- Na torta
- Cuidados adicionais
- Cobertura superior
- Rega
- Soltando o solo
- Ventilação da estufa
- Liga
- Condições de temperatura
- Doenças e parasitas
As pessoas sempre querem experimentar vegetais e verduras cedo, especialmente aquelas que vivem nas regiões do norte. É por isso que tentam plantar mudas de pepino em uma estufa para colher os primeiros frutos no início do verão. Preparar a estufa, as mudas e cuidar adequadamente dos vegetais são essenciais para isso.
Variedades adequadas
Para cultivo em ambientes internos, recomenda-se híbridos de pepino autopolinizadores. Variedades partenocárpicas, que produzem apenas flores femininas, são ideais. O plantio dessas variedades eliminará a necessidade de polinização das flores do pepino.
Os seguintes são cultivados sob cobertura de filme:
- O vegetal Suomi F, superprecoce, amadurece 38 dias após a germinação. Os frutos são espinhentos, verde-escuros com listras claras. Crescem de 4 a 6 centímetros de comprimento. Têm polpa crocante e não amarga.
- O pepino Valaam partenocárpico prospera em climas frios. Seu caule robusto tem poucos brotos, e de 5 a 6 pepinos se formam em um único nó. Eles têm grandes protuberâncias e uma cobertura cerosa. É apreciado por sua versatilidade.
- A variedade Orpheus produz frutos finamente tuberculados, com 12 centímetros de comprimento e 110 gramas de peso. O período de crescimento desta planta vegetal é de 36 a 38 dias.
- Os frutos da variedade Amur são excelentes para transporte, comercialização e sabor superior. Este híbrido tolera calor e flutuações de temperatura.
- Uma variedade de maturação precoce, a Emerald é apreciada por seus caules vigorosos e de porte médio. Esses pepinos prosperam em climas frios. Os longos pepinos de 16 centímetros são adequados para consumo fresco e enlatados.
- A variedade Romance, de longa produção, encanta com seus pepinos de excelente sabor. Os frutos verde-escuros são cobertos por pelos brancos.
- Os pepinos Alex rendem até 25 quilos por metro quadrado. Além do alto rendimento, esta variedade é adequada para conservas em conserva, marinadas e para consumo fresco.
Todos os híbridos de pepino para estufas devem ser plantados usando mudas cultivadas em casa.

Quando mudas de pepino podem ser plantadas em uma estufa?
Pepinos são uma das principais culturas cultivadas em estufa. Eles podem ser plantados para produzir vegetais frescos no final do outono, inverno e início da primavera. No entanto, isso requer que a estufa seja aquecida e a temperatura do ar mantida entre 20 e 25 °C. Pequenas flutuações de até 5 °C são aceitáveis. A umidade deve ser mantida entre 70 e 80%.
Enquanto as mudas de pepino para o outono e inverno são semeadas nos primeiros dez dias de julho, para o inverno, elas são semeadas entre 10 e 15 de janeiro. Para as colheitas de primavera, as mudas são preparadas a partir do final de março.
As mudas de hortaliças são transplantadas para um local permanente com 25 a 30 dias de idade. Elas são plantadas em uma estufa comum entre abril e maio.
Preparação da estufa
As estufas são projetadas para o cultivo de hortaliças precoces e suas mudas. Devido à luz solar suficiente, ao suprimento abundante de dióxido de carbono e ao aquecimento constante do solo por baixo, as condições para o desenvolvimento de hortaliças em estufas são favoráveis.

Antes de transplantar as mudas, prepare uma estufa sem aquecimento, enchendo-a com esterco. O material orgânico é aquecido de 7 a 15 dias antes do transplante das mudas de pepino. Para isso, empilhe o esterco em pilhas de 1,5 metro de altura e 3 metros de largura. Cave buracos e encha-os com água quente. Misture o esterco para garantir que o calor atinja todas as camadas. Em seguida, preencha a estufa ao longo das paredes com ele. Após 3 a 4 dias, quando as camadas estiverem assentadas, adicione terra. Para evitar o crescimento de fungos, polvilhe o esterco com cinza de madeira ou cal apagada até uma espessura de 3 milímetros.
As estruturas da sala devem ser desinfetadas. Elas são tratadas com uma solução de água sanitária ou sulfato de cobre e, em seguida, branqueadas.
Preparando mudas
As mudas de pepino começam a ser preparadas um mês antes do plantio na estufa. Existem vários métodos para preparar mudas, incluindo a semeadura do vegetal em:
- caixas de madeira medindo 50 x 30 x 70 centímetros;
- um pote ou xícara de turfa;
- grama.
Encha as caixas com uma mistura de 2 partes de turfa e 1 parte de composto. Faça sulcos de 0,5 cm de profundidade na superfície do solo e espalhe as sementes de pepino neles. Polvilhe a parte superior com 8 mm de areia. Isso evitará a formação de uma crosta dura na superfície do solo, evitando que as mudas sejam infectadas com canela preta.

Adicione nitrato de amônio (8 gramas), superfosfato (12 gramas) e sal de potássio (5 gramas) ao vaso com a mistura de nutrientes.
Cultivar mudas de pepino em gramado é uma opção interessante. Elas são colhidas em áreas onde leguminosas e cereais eram cultivados. A camada superior é cortada em dimensões de 8 x 7 x 8 centímetros. Vire o gramado de cabeça para baixo, faça uma depressão no solo, coloque as sementes de pepino e cubra com terra.
As sementes germinadas de pepino devem ser semeadas em um recipiente com grama. Use musgo úmido, um guardanapo ou serragem. A temperatura do ar para a germinação deve ser de 20 a 25 graus Celsius. Assim que os brotos aparecerem, reduza a temperatura para 18 graus Celsius. Transplante as mudas de pepino quando uma ou duas folhas verdadeiras aparecerem. Recipientes individuais ou uma estufa são adequados para este procedimento.
Como plantar pepinos corretamente em uma estufa
Os pepinos estão prontos para serem transplantados para uma estufa quando os caules apresentam de 5 a 6 folhas, gavinhas e um caule forte. Agora é hora de decidir o método de plantio. Isso depende do tamanho da estufa, do tipo de estrutura e das condições de cultivo.
Para os canteiros da estufa
Os canteiros são preparados na estufa com antecedência. O solo deve ser nutritivo e desinfetado com uma solução de permanganato de potássio ou água fervente. Após o trabalho preliminar, o solo deve aquecer e ficar saturado com microrganismos benéficos.
É melhor plantar as mudas em vasos de turfa. Use um arranjo escalonado. O ideal é colocar sete plantas por canteiro. Após o transplante, regue os pepinos com água em temperatura ambiente e cubra-os com filme plástico sobre os arcos. Em seguida, pare de regar por uma semana. Após 14 dias, você pode fertilizar as mudas com verbasco diluído em 1:20 e remover a cobertura.
Para as camas "quentes"
Se a estufa de policarbonato não for aquecida, você pode acelerar o crescimento dos pepinos criando canteiros "quentes". Camadas de esterco são adicionadas às valas com 15 dias de antecedência e elas são regadas com água quente. Um preparado de EM pode ser polvilhado por cima para promover a decomposição. Em seguida, cubra os canteiros com filme plástico. Após 6 a 7 dias, prepare as valas, preenchendo-as no fundo com composto ou húmus e, em seguida, com solo rico em nutrientes. Regue-as e cubra-as novamente com filme plástico.

Os pepinos devem ser plantados em canteiros aquecidos e preparados, com sementes germinadas ou mudas.
Em vasos
Pequenos recipientes são adequados para o cultivo de hortaliças. Você pode plantar sementes de pepino em copos de papel ou em metades de cascas de ovo. O desenvolvimento das mudas será bem-sucedido quando as raízes forem nutridas por um meio altamente orgânico. Isso é conseguido misturando serragem com turfa na proporção de 1:3, adicionando vermicomposto.
Antes de plantar na estufa, amasse levemente cascas de ovos e copos de papel. Regue os pepinos generosamente para promover o crescimento das raízes. Cubra o solo úmido com turfa, húmus ou terra seca.
Em bancos
O tempo que os pepinos levam para germinar é reduzido plantando as mudas em vasos. São garrafas plásticas de 5 litros com o fundo e a tampa cortados. Os recipientes são cavados a 5 centímetros de profundidade e preenchidos com mistura de solo fértil. Plante os pepinos depois que o solo estiver aquecido. Uma treliça é instalada nas proximidades.

Na torta
Se a sua estufa for pequena, você pode usar o método "torta" para plantar pepinos. Para preparar as camadas, seque as cascas de batata e pique-as. Antes de plantar, deixe as cascas de molho em água. Despeje um pouco da mistura no buraco, cobrindo-o com terra. Repita o processo duas vezes.
Só falta fazer buracos e colocar mudas de pepino ali.
Cuidados adicionais
Após o transplante, as mudas de pepino precisam ser devidamente cuidadas, principalmente porque pepinos não se adaptam bem ao transplante. É melhor regar e fertilizar as plantas regularmente. Para frutificar com sucesso, as plantas vegetais precisam de temperatura e umidade adequadas.

Cobertura superior
As plantas de pepino precisam de nutrição adequada, obtida do solo. Isso pode levar ao esgotamento do solo da estufa. As instruções de aplicação de fertilizantes são as seguintes:
- Na primeira vez, regue os pés de pepino com uma solução de verbasco e fertilizante mineral. Para evitar queimar as folhas e raízes, a concentração de matéria orgânica não deve exceder 1:8.
- Toda semana, regue os canteiros com fertilizante mineral, usando 15 gramas de nitrato de amônio, 40 gramas de superfosfato e 10 gramas de cloreto de potássio por balde de água.
- Durante o período de aparecimento do pepino, a concentração de minerais dobra.
- É útil aplicar fertilizante foliar regularmente em plantas de pepino durante o tempo nublado. Uma solução adequada é "Kemira", 5 gramas por litro de água.
Os fertilizantes acelerarão o aparecimento de frutos verdes e melhorarão a qualidade dos frutos.
Rega
Regue as plantas na estufa generosamente, 2 a 3 vezes por semana. É necessário manter alta umidade no ambiente pulverizando os pepinos pela manhã ou à noite. Quando os pepinos começam a florescer, a rega é reduzida. Isso resulta no aparecimento de mais flores femininas.

É melhor regar as plantas em sulcos. Para isso, amontoe as plantas ao longo das fileiras, criando uma superfície com sulcos. Esse tipo de rega evita o apodrecimento das raízes do pepino.
Para umedecer os pepinos, aqueça a água a 25 graus Celsius. Deixe-a de molho até que toda a camada de solo do canteiro fique úmida. É necessário um balde de água por metro quadrado de espaço na prateleira.
Soltando o solo
Após o plantio dos pepinos, revolva o solo semanalmente. Após três revolvimentos, verifique a permeabilidade do solo. Se a água permanecer na superfície, é necessário revolvê-lo.
Solte o solo cuidadosamente, a uma profundidade de 3 a 4 centímetros. Para plantas maiores, você pode fazer furos no solo com um forcado, 5 a 6 por metro quadrado do canteiro.
Quando surgem protuberâncias brancas nos caules do pepino, eles são amontoados. Isso cria um novo sistema radicular para a planta.
Ventilação da estufa
A umidade relativa do ar nas estufas deve ser mantida entre 80 e 90%. Para aumentar a troca de ar, ventile a estufa durante o tempo nublado. Isso pode ser feito abrindo janelas e portas. Isso reduzirá a temperatura do ar. Afinal, a 30 °C (86 °F), o pólen será infértil e as flores do pepino cairão. Isso levará à redução da frutificação.

Aumentar o nível de dióxido de carbono dentro de casa acelera o amadurecimento dos pepinos. É uma boa ideia colocar barris cheios de verbasco na estufa com pepinos ou espalhá-lo entre as fileiras.
Liga
As videiras precisam ser posicionadas verticalmente. Portanto, a estaqueamento é essencial. Isso é feito esticando-se uma corda ou arame a uma altura de 1,5 metro. Redes de malha são instaladas ao longo das paredes do cômodo. As videiras de pepino são elevadas sobre essas redes, apertando as pontas dos caules acima do cacho superior. Duas a três folhas devem permanecer acima do cacho superior para garantir nutrição adequada para o fruto.
Condições de temperatura
Esta cultura que gosta de calor requer temperaturas elevadas, mas não superiores a 29 graus Celsius. A estufa deve ser mantida aquecida o tempo todo. Caso contrário, as oscilações entre temperaturas quentes e frias farão com que os pepinos parem de crescer. Portanto, é importante monitorar a temperatura regularmente. Somente uma temperatura estável ajudará os pepinos a produzir frutos na época certa.
Doenças e parasitas
Plantas cultivadas em estufas são mais suscetíveis a doenças do que pepinos cultivados ao ar livre. Condições internas abafadas levam ao desenvolvimento de infecções fúngicas, incluindo antracnose, míldio e diversas doenças.
O desenvolvimento de doenças pode ser determinado por manchas marrons ou brancas nas folhas e apodrecimento dos frutos do pepino. À medida que a doença se espalha, partes da planta começam a secar e os ovários caem. Se algum problema for detectado, os pepinos afetados devem ser pulverizados com:
- antracnose - solução de oxicloreto de cobre a 0,4%;
- oídio - com preparações contendo enxofre;
- míldio falso - "Fitosporina";
- podridão cinzenta ou branca - inseticidas "Skor", "Hom".
Pulgões-do-melão são uma praga que pode ser perigosa para os pepinos. Eles aparecem no meio do verão, devastando a horta. Eles podem ser controlados tratando-os com uma infusão de pimenta-vermelha e pó de tabaco. O Inta-Vir é um pesticida adequado.
Os ácaros-aranha são detectados em plantas de estufa por suas teias finas. Eles são controlados com Fitoverm.
Para prevenir doenças e pragas, as mudas de pepino devem ser tratadas com calda bordalesa. Quando a primavera esquentar, aplique o primeiro tratamento e depois mais dois, com intervalo de 14 dias.












Primeiro, você precisa decidir sobre uma variedade de pepino. Eu só cultivo 'Orpheus' na minha estufa. Nunca tive problemas com doenças, e os frutos são suculentos e saborosos. Não existem muitas variedades semelhantes.