- Pepinos polinizados por abelhas: vantagens e desvantagens da cultura
- Quais pepinos são melhores: polinizados por abelhas ou autopolinizados?
- Cultivo e cuidado em estufa
- Quando semear e plantar mudas
- Mapas de assentos
- Que culturas podem ser plantadas junto com pepinos?
- É possível plantar culturas autopolinizáveis e polinizadas por abelhas juntas?
- Frequência de rega e fertilização
- Formação de pepinos
- Como polinizar em uma estufa
- Plantio e cuidados com a planta em campo aberto
- Como atrair abelhas para polinizar pepinos em uma área aberta?
- Os melhores híbridos polinizados por abelhas
- Fontanela F1
- Meninos do Jardim F1
- Libelle F1
- Senhor F1
- Kumanek F1
- Brownie F1
- Crianças no ramo F1
- Heitor F1
- Amigos Fiéis F1
- Sem complicações F1
- filhote de bisão
- iguaria de Moscou
- Twixy
- Ter esperança
- Rita
- Pepita
- Moringa
- Erofey
- Avaliações de jardineiros experientes sobre culturas autopolinizadoras
Nenhuma dacha pode ser imaginada sem pepinos polinizados por abelhas. Nossos ancestrais plantavam essas plantas em seus jardins desde tempos imemoriais. Recentemente, muitos novos híbridos foram desenvolvidos, raramente produzindo flores estéreis e tolerando bem as variações climáticas. Os pepinos são plantados em canteiros ou estufas, e toma-se cuidado para garantir a polinização das flores femininas durante a floração.
Pepinos polinizados por abelhas: vantagens e desvantagens da cultura
Pepinos polinizados por insetos não são novidade. Essas plantas são cultivadas em nosso clima continental temperado há muitos anos. Recentemente, novas variedades foram desenvolvidas para permitir a colheita mais precoce possível. Pepinos de maturação precoce geralmente começam a dar frutos após 40 a 45 dias. Os frutos têm casca macia, espinhos brancos e polpa suculenta, e medem de 10 a 12 centímetros.
Muitos pepinos precoces são pepinos para salada, seu comprimento difere dos normais - eles são ligeiramente oblongos (cerca de 27 centímetros).
É verdade que algumas variedades precoces têm casca mais grossa, espinhos escuros e podem ser consumidas frescas ou usadas para conservas.
Médio ou variedades tardias de pepinos Os pepinos em conserva vêm em vários comprimentos. Os minúsculos crescem de 5 a 9 centímetros. As variedades híbridas se distinguem pelos ovários agrupados, com frutos de 9 a 12 centímetros de comprimento. Essas variedades produzem uma colheita abundante. No entanto, as sementes de seus frutos não podem ser usadas para cultivar pepinos com qualidades semelhantes. Os vegetais amadurecem em apenas 50 a 60 dias. Todas as variedades de maturação tardia são cultivadas principalmente para enlatados ou conservas.
Vantagens das variedades polinizadas por insetos:
- excelentes características de sabor;
- resistência a doenças;
- resistência ao frio;
- bom rendimento em condições climáticas favoráveis;
- você pode obter material de semente.

Contras:
- dependência da presença de insetos;
- no sol, com pouca rega, os pepinos ficam amargos;
- O rendimento pode diminuir devido a condições climáticas desfavoráveis.
Recomenda-se plantar variedades precoces, intermediárias e tardias no jardim. Dessa forma, você pode colher durante toda a temporada. Jardineiros devem saber que existem dois tipos de pepinos. Alguns crescem em arbustos baixos que não requerem muita atenção. Outros formam caules altos que exigem cuidados constantes. Primeiro, remova os brotos laterais, modele o caule e, por fim, retire a parte superior.
Culturas de caule longo precisam de suporte; geralmente são treinadas para subir em treliças. Pepinos polinizados por abelhas geralmente são plantados em canteiros abertos. No entanto, podem ser cultivados em estufas ou estufas de plástico. É melhor manter a planta completamente exposta aos insetos durante a floração.

Quais pepinos são melhores: polinizados por abelhas ou autopolinizados?
Às vezes, devido ao clima frio e chuvoso ou à falta de insetos, todas as flores de pepino não conseguem polinizar, o que significa que o pólen das flores masculinas não chega às flores femininas. Os ovários não se desenvolvem completamente, o que reduz a produtividade. No entanto, os produtores desenvolveram novas variedades híbridas — pepinos partenocárpicos.
As plantas produzem apenas flores femininas e os ovários se formam sem polinização. Essas culturas são normalmente cultivadas em estufas.
Existe outro tipo de pepino — o autopolinizador. Eles possuem pistilos e estames em uma única flor, o que significa que a polinização ocorre quando o pólen dos estames atinge o pistilo. A planta se autopoliniza, sem a ajuda de insetos. Posteriormente, formam-se frutos, cada um contendo sementes. As culturas autopolinizadoras são normalmente cultivadas em estufas de plástico, em varandas e até mesmo em peitoris de janelas.

Ao comparar o sabor de diferentes variedades de pepino, os polinizados por insetos são superiores. São crocantes, suculentos, não amargos e têm um aroma agradável de pepino. No entanto, as variedades autopolinizadoras produzem maiores rendimentos, pois os ovários se formam independentemente da presença de insetos ou das condições climáticas.
Cultivo e cuidado em estufa
Culturas polinizadas por insetos podem ser cultivadas em estufa, mas atrair abelhas será um desafio. É aconselhável abrir mais as janelas e portas durante a floração ou remover completamente a cobertura plástica.
Quando semear e plantar mudas
Leva de 20 a 25 dias entre a semeadura e o transplante das mudas para o canteiro. As plantas se desenvolverão por mais 20 a 30 dias. Se você semear no início de maio, poderá transplantá-las para a estufa até o final do mês e colhê-las em junho.

Não é aconselhável semear sementes frescas. As sementes devem ser armazenadas por pelo menos dois anos. Antes da semeadura, aqueça-as ou endureça-as em baixas temperaturas e, em seguida, deixe-as de molho em uma solução rosa de permanganato de potássio por 20 minutos para desinfetá-las.
As mudas em crescimento são inicialmente mantidas em uma sala aquecida e, no estágio de 4 folhas verdadeiras, são transferidas para uma estufa.
Pepinos não gostam de ser picados ou ter suas raízes arrancadas. É melhor plantar as mudas diretamente em vasos de turfa.
Mapas de assentos
As mudas são transplantadas para covas previamente cavadas. Padrão de plantio: os pepinos são plantados em fileiras, com dois sulcos por fileira. As plantas são plantadas opostas uma à outra, com 50 centímetros de distância entre si. A distância até a próxima planta deve ser de pelo menos 40 centímetros. É melhor deixar um espaço de 80 centímetros entre as fileiras.

Que culturas podem ser plantadas junto com pepinos?
É melhor cultivar cada cultura separadamente. No entanto, você pode plantar repolho chinês, nabos, mostarda, pimentões e berinjelas em um canteiro próximo. Endro é uma escolha melhor. Seu aroma repele pragas dos pepinos. Vagens podem ser plantadas ao lado de pepinos; elas não ocupam muito espaço. Pepinos e vagens requerem quantidades iguais de rega. Não é recomendado plantar tomates e batatas perto de pepinos.
É possível plantar culturas autopolinizáveis e polinizadas por abelhas juntas?
Diversas variedades de pepino podem ser plantadas na mesma estufa, mas de preferência com pelo menos 80 centímetros de distância. Culturas da mesma variedade podem ser plantadas em canteiros adjacentes ou na mesma fileira. Plantas autopolinizadoras produzirão uma colheita independentemente da presença de insetos. Culturas polinizadas por abelhas produzirão frutos se suas flores forem polinizadas por abelhas, moscas ou zangões.

Frequência de rega e fertilização
Imediatamente após o transplante, regue as mudas regularmente (a cada dois dias). Use 2 a 3 litros por metro quadrado. Durante a floração e a frutificação, aumente a taxa de rega quase duas vezes. Regue à noite. Se o dia estiver muito quente, borrife as plantas após as 16h. Isso não é recomendado em períodos de calor extremo, pois as folhas podem queimar rapidamente ao sol.
Use água morna, macia e sedimentada para irrigação. É aconselhável coletar água da chuva em barris ou recipientes e usá-la para regar os pepinos.
Pepinos requerem alimentação adicional durante seu desenvolvimento. Nutrientes orgânicos e minerais são adicionados ao solo antes do plantio das mudas. Duas semanas após o transplante, as mudas são alimentadas com verbasco ou fertilizante nitrogenado. Use um litro de solução de verbasco ou 30 gramas de nitroammophoska por balde de água.

Durante o período de floração, aplique o seguinte fertilizante: adicione 30 gramas de sulfato de potássio, superfosfato e ureia para cada 10 litros de água. Durante a frutificação, aplique o seguinte fertilizante: adicione 0,5 litro de verbasco para cada balde de água ou adicione 30 gramas de nitroammophoska e sulfato de potássio.
Formação de pepinos
Um problema comum com variedades polinizadas por abelhas é a formação de flores estéreis, quando apenas flores masculinas aparecem no arbusto. Nesse caso, pinçar o caule principal estimula o desenvolvimento dos brotos laterais, que são onde os ovários se formarão. A planta produzirá frutos melhores se os brotos laterais forem removidos. Os brotos laterais que se formam nos nós das videiras são removidos, deixando os ovários formados.
Como polinizar em uma estufa
Em espaços fechados, frequentemente surgem problemas de polinização. Mesmo janelas e portas bem abertas dificultam a entrada de insetos. Você pode ajudar suas plantas polinizando as flores com um pincel macio.
Flores masculinas e femininas crescem no mesmo caule. As flores femininas têm um pequeno ovário abaixo da flor. Uma escova coleta o pólen das flores masculinas e o transfere para as flores femininas. Você pode colher a flor masculina, remover as folhas e usar o estame para polinizar os pistilos das flores femininas.

Plantio e cuidados com a planta em campo aberto
As mudas de pepino são plantadas no jardim no final de maio. Se a temperatura do ar estiver entre 15 e 18 graus Celsius, não houver risco de geadas noturnas e a temperatura do solo for de 10 graus Celsius, as mudas podem ser transplantadas já em meados de maio. As mudas são primeiro endurecidas, adaptando-se gradualmente ao novo ambiente. No final de maio ou início de junho, as sementes podem ser semeadas diretamente no jardim. No entanto, a colheita só começará a dar frutos em julho. No entanto, as plantas crescerão com mais vigor.
Antes de plantar pepinos, o solo deve ser preparado: cavado, fertilizado e solto. Adicione um balde de composto bem curtido por metro quadrado, juntamente com 30 gramas de fertilizantes de nitrogênio, potássio e fósforo. Pepinos preferem solos não ácidos. É uma boa ideia adicionar mais 500 gramas de cinza de madeira ou farinha de dolomita. Antes do plantio, os buracos podem ser desinfetados com uma solução rosa de permanganato de potássio.

Ao escolher um local para pepinos, é uma boa ideia considerar algumas nuances: pepinos murcham rapidamente sob luz solar direta. Eles podem ser plantados em sombra parcial ou perto de culturas altas (girassóis, aspargos). Evite plantar pepinos em canteiros previamente ocupados por tomates ou batatas. Cebolas, cenouras e rabanetes podem ser boas alternativas.
Os pepinos plantados no canteiro são regados regularmente. Use água morna e sedimentada. Aplique cerca de 4 litros de água em cada planta por vez. Evite despejar água sob as raízes. Regue as plantas a cada dois dias, com mais frequência em climas quentes, e interrompa a rega em climas frios e chuvosos. Assim que as plantas florescerem e começarem a dar frutos, dobre a quantidade de água. Durante a frutificação, as plantas também precisam de mais umidade.
Duas semanas após o plantio, as plantas são fertilizadas com fertilizantes orgânicos ou nitrogenados. Durante a floração, são adicionados suplementos de potássio e fósforo. Quando a frutificação começa, os arbustos são alimentados com suplementos de nitrogênio e potássio. Normalmente, 30 gramas de qualquer fertilizante ou 1 litro de verbasco são adicionados a 10 litros de água.

Os arbustos exigem cuidados constantes. O solo deve ser solto e capinado. Os caules altos devem ser amarrados a suportes. Cuidados regulares devem ser tomados para garantir que os arbustos não fiquem muito densos e para modelá-los. Os brotos laterais são removidos, deixando apenas os ovários, e a parte superior é pinçada após a formação da décima primeira folha.
Produtos biológicos ou fungicidas são usados para combater doenças. Para prevenção, as plantas são pulverizadas com uma solução de calda bordalesa. Se os pepinos não estiverem frutificando bem, pulverize com uma solução de ácido bórico.
A pulverização preventiva com uma solução de permanganato de potássio ou sulfato de cobre ajuda contra todas as doenças. Infusões de tabaco, cinzas de madeira, cebola, alho e uma solução de sabão em pó são usadas para combater pragas.

Como atrair abelhas para polinizar pepinos em uma área aberta?
Durante o período de floração do pepino, não é aconselhável acender fogo ou queimar nada no jardim. Abelhas e muitos outros insetos detestam fumaça, pois ela pode afugentá-los permanentemente. Durante a floração, borrife os pepinos com uma solução de açúcar (100 gramas por litro de água). Este método atrai vespas, abelhas e zangões. Esses insetos voam facilmente para canteiros com endro, erva-doce, coentro, agrião e hortelã. Flores apreciadas pelas abelhas, como petúnias, girassóis, centáureas, trevos e calêndulas, podem ser plantadas no centro do jardim.
Os melhores híbridos polinizados por abelhas
Nos últimos anos, novas variedades polinizadas por abelhas foram desenvolvidas e híbridos de pepino para campo abertoElas formam melhor os ovários, são menos suscetíveis a doenças e são mais atraentes para os insetos.

Fontanela F1
Uma cultura híbrida que começa a dar frutos após 50 dias. Os pepinos crescem até 12 centímetros de comprimento e 5 centímetros de diâmetro. Cada pepino pesa 105 gramas. Um único arbusto pode render até 9 quilos.
Meninos do Jardim F1
Cultivar com floração feminina. O formato ideal dos frutos maduros os torna adequados para conservas. Cada vegetal tem 10 centímetros de comprimento e pesa 100 gramas. A cultivar tolera bem a seca e raramente sofre de doenças.

Libelle F1
Um híbrido de videira longa que amadurece em 50 dias. Os pepinos têm 12 centímetros de comprimento e pesam 110 gramas. A polpa é suculenta e sem amargor. Um único arbusto pode render até 10 quilos.
Senhor F1
Variedade de meia estação, a Lord F1 produz frutos de 12 centímetros de comprimento e 110 gramas. A planta produz bem mesmo em condições climáticas desfavoráveis e raramente sofre de doenças.
Kumanek F1
Produz bem frutos em regiões áridas. Forma um arbusto baixo que requer pinçamento. Os frutos maduros têm até 15 centímetros de comprimento e pesam 115 gramas. Os frutos não são amargos.

Brownie F1
Variedade de maturação tardia. A planta é vigorosa e semelhante a uma videira. Os frutos têm de 6 a 9 centímetros de comprimento. Os vegetais não são amargos e são ideais para conservas.
Crianças no ramo F1
Um híbrido precoce. Começa a dar frutos após 42 dias. Os pepinos têm 8 centímetros de comprimento e pesam 75 gramas. Os pepinos são completamente ocos.
Heitor F1
Descrição: Uma variedade precoce que começa a dar frutos após 32 dias. Os pepinos têm 12 centímetros de comprimento e pesam 100 gramas.

Amigos Fiéis F1
O que torna esta variedade única é que ela começa a dar frutos já em 37 dias. Os frutos maduros têm de 8 a 9 centímetros de comprimento e pesam 90 gramas.
Sem complicações F1
Características da variedade: Precoce, amadurece em 40 dias, adequada para enlatamento. Os vegetais maduros têm 9 centímetros de comprimento e pesam 95 centímetros.
filhote de bisão
A colheita só começa a dar frutos após 50 dias. O fruto tem 10,5 centímetros de comprimento e pesa 90 gramas.

iguaria de Moscou
A colheita dá frutos em 42 dias. Esta iguaria de Moscou produz pepinos de tamanho médio que não crescem demais e são excelentes para conservas.
Twixy
Esta safra pode ser colhida no 37º dia. Os frutos de Twixy são pequenos (8 centímetros) e pesam 85 gramas. Um único arbusto pode render até 6 quilos.
Ter esperança
Uma variedade precoce, a 'Nadezhda', produz pepinos de 10 centímetros de comprimento e 100 gramas. Um arbusto pode render até 8 quilos.

Rita
A primeira colheita pode ser concluída após 48 dias. A Rita produz frutos em formato de pepino, com 6 centímetros de comprimento e 70 gramas de peso.
Pepita
A colheita dá frutos em 45 dias. A pepita tem um caule longo (até 1,8 metro). O tamanho do vegetal é de 10 centímetros, pesando 95 gramas.
Moringa
A colheita desta cultura pode ser obtida em 48 dias. A moringa não é amarga. Os frutos maduros têm de 6 a 8 centímetros de comprimento. É uma cultura de pepino.

Erofey
Uma cultura de meia estação com frutos de tamanho médio, o Erofey tem um caule longo que requer treinamento. Os frutos são consumidos frescos e usados para enlatados.
Avaliações de jardineiros experientes sobre culturas autopolinizadoras
Galina Mikhailovna, 57 (avaliação): "Planto uma variedade de pepinos no meu canteiro, incluindo aqueles polinizados por abelhas. Adoro os frutos dessas variedades: são saudáveis, firmes e têm um aroma maravilhoso. As plantas exigem cuidados mínimos: plantio, amarração e rega ocasional. Mas a produção é alta."











