- Descrição geral da cultura
- Benefícios e malefícios
- Classificação das variedades por tempo de maturação
- Variedades precoces
- Lago Azul
- Fedoseyevna
- Sombra na cerca
- Marcha
- Pescoço amarelo
- Melodia
- colar de ouro
- Feijão de meia estação
- Brinco
- Mariquinha
- Aniversário
- Laura
- Omoplata branca
- A Rainha Púrpura
- Variedades tardias
- Berônia
- Xera
- Ter esperança
- Classificação por outros critérios
- Variedades para congelamento
- A Rainha da Neve
- Âmbar
- mauritano
- As melhores variedades sem fibras
- Saxa Dourada
- Segundo
- Faixa doce
- Colheita de feijão
- Gerda
- Plano
- turco
- O Rei da Manteiga
- Ad rem
- Variedades de arbustos
- Tesouro
- Zlata
- Safira
- Feijão trepador
- Bluehilda
- Rumba
- Néctar Dourado
- As melhores variedades para diferentes regiões
- Para a Sibéria
- Esmeralda
- Ouro da Sibéria
- Darina
- Para o Cinturão Médio
- Triunfo do Açúcar
- Viola
- Princesa Dourada
- Para a região de Moscou
- Brincos de esmeralda
- Opala Negra
- Donzela de Neve
- Guindaste
- As melhores variedades do gênero Vigna
- Macarrão
- Condessa
- Residente de verão
- Torre de vigia
- Lillian
- tamanho siberiano
- Yunnan
- Purê
- Espaguete
Os aspargos são uma cultura sazonal que amadurece em meados do verão. As vagens doces, suculentas e macias são cozidas ou cozidas inteiras. Seu sabor é semelhante ao dos aspargos jovens. Há uma enorme variedade de variedades, cada uma com suas características únicas (tempo de maturação, comprimento da vagem). O feijão-fradinho, com suas vagens finas e de um metro de comprimento, está ganhando popularidade. No entanto, esta cultura prefere climas mais quentes.
Descrição geral da cultura
O feijão-verde é uma hortaliça anual da família das leguminosas. É parente próximo do feijão-comum, mas suas vagens não possuem a membrana resistente e as fibras grossas. Os grãos longos e finos, quando cozidos, têm sabor semelhante ao de aspargos jovens. Muitas variedades foram desenvolvidas, diferindo em tempo de maturação, altura do caule, cor e tamanho da vagem. O feijão-caupi, uma variedade asiática com vagens longas (até 1 metro) verdes e suculentas, é a mais comum.
Os grãos de aspargos atingem uma altura de 0,4 a 3 metros. Dependendo da variedade, a planta forma caules longos e retorcidos ou arbustos rasteiros. As folhas são verdes, longo-pecioladas e trifolioladas. O feijão floresce com flores brancas, rosadas ou roxas suaves, reunidas em racemos axilares. Após a polinização, essas flores são substituídas por grãos longos e pendentes, com cores que variam do amarelo ao roxo, creme e verde.
Cada vagem contém entre 3 e 16 sementes elípticas. O feijão-verde é uma cultura que exige muito calor. Suas sementes começam a germinar em temperaturas de 10 a 12 graus Celsius e, para o desenvolvimento normal, a planta precisa de 20 a 25 graus Celsius.
O feijão-verde é cultivado especificamente por suas vagens longas e esverdeadas. Não possui uma camada de pergaminho interna nem fibras grossas entre as vagens, portanto, toda a vagem é comestível. As vagens verdes, que são cozidas, são consumidas. Todo mundo conhece o feijão-verde — um petisco asiático picante feito com vagens cozidas (por no máximo 2 minutos).
O feijão tem propriedades benéficas: ele contém muitas proteínas, vitaminas, minerais e microelementos.
A variedade de aspargos é chamada de "doce" e tem um sabor levemente adocicado. É um produto dietético de baixa caloria (apenas 47 quilocalorias por 100 gramas).

Benefícios e malefícios
O feijão-verde é benéfico para o corpo. As vagens são consumidas frescas, cozidas, cozidas e fritas. Também podem ser transformadas em suco, secas e congeladas. O feijão-verde pode ser consumido puro ou usado como ingrediente em saladas, sopas e ensopados de legumes.
Beneficiar:
- previne a ocorrência de ataque cardíaco;
- normaliza a pressão arterial;
- restaura o corpo após infecções virais respiratórias agudas;
- usado para tratar anemia;
- tem efeito calmante, normaliza o sono;
- usado para diabetes, reduz os níveis de açúcar no sangue;
- é um diurético;
- alivia dores nas articulações.

No entanto, o feijão-verde não é recomendado para pessoas com úlceras, colecistite, gastrite crônica ou colite. Idosos e pessoas com doenças gastrointestinais devem ter cautela ao consumir feijão-verde. É importante lembrar que este produto, como todas as leguminosas, pode causar flatulência.
Classificação das variedades por tempo de maturação
O feijão-verde é classificado de acordo com a época da colheita. Existem variedades precoces, intermediárias e tardias. A maioria das variedades tem prazo de validade limitado, portanto, após a colheita, as vagens devem ser consumidas ou conservadas em até 2 a 4 semanas.
Variedades precoces
As variedades de vagem de maturação precoce amadurecem em 45 a 55 dias. As vagens maduras precisam ser colhidas regularmente para garantir que a planta continue a florescer e a produzir novos frutos.

Lago Azul
Um aspargo alto. Amadurece em 50 a 56 dias. Os caules atingem 1,5 a 3 metros e precisam ser estaqueados. As vagens verde-claras crescem até 16 centímetros de comprimento. Dentro delas, encontram-se pequenas sementes de cor clara. As vagens são isentas de fibras grossas, podendo ser consumidas inteiras. Um único caule rende 660 gramas de vagens.
Fedoseyevna
Uma cultura precoce, fácil de cultivar e pouco exigente, com vagens verdes alongadas. A colheita pode ser concluída em até 46 dias. As vagens crescem até 20 centímetros de comprimento em arbustos exuberantes de até 0,75 metro de altura.
Esta planta tem delicadas flores lilases e enormes folhas trifolioladas.
Sombra na cerca
Uma variedade de feijão precoce cultivada em 2016, os grãos verdes e suculentos são colhidos em apenas 46 dias. Um metro quadrado de terreno rende 4 quilos de grãos. O caule é longo e sinuoso, crescendo até 1,5 metro. As vagens têm 22 centímetros de comprimento e 10 milímetros de largura. Dentro dos grãos, encontram-se pequenas sementes brancas.

Marcha
Um feijão-espargo precoce. A colheita começa em 50 dias. Plantas pequenas e compactas produzem numerosos grãos carnudos, firmes, suculentos, lisos e de comprimento médio, verde-escuros. Dentro deles, há sementes brancas. Esta variedade resistente e fácil de cultivar rende 640 gramas de grãos.
Pescoço amarelo
Uma cultura precoce de arbustos. Feijões amarelo-claros, com 10 a 12 centímetros de comprimento, são colhidos no 55º dia. A altura do arbusto é de 0,35 a 0,40 metros.
Melodia
Uma vagem de maturação precoce com caules longos e trepadeiras que precisam ser amarrados a um suporte. As vagens largas, planas e esverdeadas são colhidas no 55º dia. Cada vagem mede 24 a 25 centímetros.

colar de ouro
Uma cultura precoce, trepadeira, que atinge 2 metros de altura. As vagens são amareladas, tuberculadas, com até 17 a 20 centímetros de comprimento e 20 milímetros de largura. Os grãos são doces e suculentos.
Feijão de meia estação
Os aspargos, que amadurecem em 60 a 75 dias, são chamados de grãos de meia-estação. Esta é a variedade mais comum em latitudes temperadas.
Brinco
Frutos verde-claros são colhidos a partir dos 60 dias de vida. Esta planta tem um caule alto e sinuoso. As vagens, ligeiramente curvadas na base, crescem até 21 centímetros de comprimento e 20 milímetros de largura. Floresce com delicadas flores roxas e produz sementes pretas.

Mariquinha
Os frutos delicados e de cor creme amadurecem em 70 dias. Esta cultura tem um caule longo e sinuoso (até 3,5 metros), que precisa de suporte. As vagens são amarelo-claras, de comprimento médio, suculentas e macias. O rendimento é baixo — apenas 1,5 quilo por metro quadrado.
Aniversário
Os grãos verde-claros, com um leve tom roxo, são colhidos 65 dias após a colheita. O arbusto é de altura média (até 0,8 metro). As vagens oblongas crescem até 30 centímetros de comprimento, contendo sementes marrom-claras. Esta variedade, cultivada por criadores siberianos, adapta-se bem a todas as condições climáticas.
Laura
Feijão arbustivo de meia estação. O caule cresce até 0,40 metro de altura. As vagens amareladas, com 10 a 12 centímetros de comprimento, são colhidas no 60º dia.

Omoplata branca
Uma safra intermediária a precoce, com grãos alongados, amarelos, quase brancos, de sabor delicado. As vagens são colhidas aos 65 dias.
A Rainha Púrpura
O arbusto desta cultura atinge uma altura de 0,4 a 0,6 metros. As vagens amadurecem em 55 a 60 dias. Os grãos são oblongos, de comprimento médio, ligeiramente enrolados, brilhantes e roxo-escuros. Após o cozimento, as vagens tornam-se esverdeadas. Dentro das vagens, encontram-se sementes marrons. Um caule rende 500 gramas.
Variedades tardias
O feijão-verde, que amadurece em 80 a 100 dias, é considerado uma variedade de final de temporada. Esta cultura é melhor cultivada em latitudes meridionais, em regiões com verões longos e quentes.

Berônia
Uma variedade holandesa. Os frutos amadurecem apenas 84-95 dias após a germinação. As flores e sementes são brancas. As sementes têm alta taxa de germinação. Arbustos altos produzem numerosas vagens alongadas, verde-escuras.
Xera
Uma variedade holandesa que amadurece de 78 a 85 dias após a germinação. O arbusto curto produz vagens oblongas, verde-claras e ligeiramente achatadas, contendo sementes brancas. Esta cultura é ideal para cultivo em fazendas, rendendo 2 quilos por metro quadrado.
Ter esperança
Desenvolvida por criadores russos, esta variedade amadurece em 80 a 86 dias. Arbustos curtos produzem vagens longas, finas e esverdeadas, com sementes brancas no interior. Um metro de terra rende 2,2 quilos de frutos.

Classificação por outros critérios
Os feijões verdes são classificados por uma série de outras características, como adequação para congelamento, rendimento, ausência de fios dentro das vagens e características do caule.
Variedades para congelamento
Os produtores desenvolveram novas variedades de aspargos que podem ser congelados sem perder o sabor. Os grãos congelados retêm a maior parte dos seus nutrientes por até um ano.
A Rainha da Neve
Uma variedade ideal para congelamento. O caule é sinuoso, crescendo até 1,45 metro de altura. Os grãos são verde-escuros, oblongos, com até 16 centímetros de comprimento e 15 milímetros de largura. As flores e sementes internas são brancas. Obtém-se um rendimento de 2,5 quilos por metro quadrado.

Âmbar
Uma variedade de meia estação. Em arbustos baixos, amadurecem vagens oblongas, de comprimento médio, de cor âmbar, com sementes brancas. Apenas 1,3 kg de frutos são colhidos por metro.
mauritano
Um aspargo trepador de meia estação. Pode dar frutos até as primeiras geadas de outono. As vagens são de comprimento médio, esverdeadas, retas, muito suculentas e saborosas. Um metro quadrado pode render até 3 quilos.
As melhores variedades sem fibras
Algumas variedades de feijão-verde não apresentam fibras grossas no início do processo de amadurecimento, mas elas aparecem mais tarde, na maturidade plena. Foram cultivadas variedades que retêm a camada de pergaminho durante toda a estação de crescimento.

Saxa Dourada
Uma cultura de maturação precoce. Os arbustos baixos e compactos são cobertos por vagens oblongas, finas e amarelo-claras. Têm um sabor delicado e levemente adocicado e não possuem uma camada interna semelhante a pergaminho. Um metro quadrado de terreno rende até 2 quilos de frutos.
Segundo
Uma cultura de maturação precoce, bem adaptada a todas as condições climáticas. Forma um arbusto de tamanho médio, densamente foliado. Os frutos verde-claros crescem até 10-14 centímetros de comprimento. Cada vagem contém aproximadamente 5-6 sementes amarelo-acinzentadas e brilhantes. O rendimento é de 610 gramas por planta.
Faixa doce
Uma variedade de maturação precoce, seus grãos amarelados podem ser colhidos em até 45 dias. As vagens têm de 15 a 17 centímetros de comprimento. Os grãos são doces, suculentos e macios. Um metro quadrado de terreno rende 2,1 quilos de frutos.

Colheita de feijão
O rendimento médio dos aspargos é de 2 quilos por metro quadrado. No entanto, foram desenvolvidas variedades que podem render 4 quilos de frutos na mesma área.
Gerda
Cultivada em 2005, esta variedade de maturação precoce possui caules que atingem 3 metros de altura. As vagens são amarelo-claras, grandes e longas. Cada vagem tem 35 centímetros de comprimento e pesa 12 gramas. Dentro, há grandes sementes brancas. Cada planta rende 990 gramas.
Plano
Uma colheita precoce. A colheita do feijão começa em 48 a 55 dias. Os feijões roxos escuros crescem em arbustos de altura média. Cada vagem tem 16 centímetros de comprimento, 20 milímetros de largura e pesa a partir de 8 gramas cada. Cada planta produz 560 gramas de feijão.

turco
Uma cultura de meia estação com caule trepador. Os grãos são finos, longos e verde-claros. As plantas precisam de suporte. Um metro quadrado de área de jardim rende 4,5 quilos.
O Rei da Manteiga
Uma cultura arbustiva precoce. O caule cresce até 0,40 metro de altura. Os grãos amarelados, longos e finos são colhidos no 50º dia. O tamanho da vagem é de 25 centímetros. O rendimento é de 680 gramas por planta.
Ad rem
Uma cultura precoce e trepadeira. Vagens finas, esverdeadas e de comprimento médio podem ser colhidas em 55 dias. Quase 4 quilos de frutos podem ser colhidos em um metro quadrado de terreno.

Variedades de arbustos
As variedades arbustivas são muito populares entre os produtores de vegetais. São mais fáceis de cuidar, não requerem suporte e produzem frutos consistentemente durante toda a estação de crescimento.
Tesouro
Uma colheita precoce. Os grãos são colhidos na maturidade técnica, quando apresentam coloração esverdeada. As vagens são alongadas, finas e retas. Dentro delas, encontram-se pequenas sementes.
Zlata
Esta é uma cultura arbustiva de maturação precoce. Cada planta produz numerosos frutos finos, oblongos e amarelo-claros. Cada arbusto produz 500 gramas de vagens.

Safira
Uma safra precoce, com amadurecimento em 47 a 50 dias. Os grãos têm uma cor roxa intensa, cada um com 14 centímetros de comprimento. Esta variedade é resistente a condições climáticas adversas.
Feijão trepador
Variedades trepadeiras de feijão-espargo Elas atingem de 1,5 a 5 metros de altura. Essas plantas não precisam de muito espaço, mas precisam de suporte.
Bluehilda
Uma variedade de meia estação desenvolvida por criadores alemães. A videira robusta cresce até 2,5 metros de altura. Os grãos amadurecem em 60 dias. As delicadas vagens roxas crescem até 25 centímetros de comprimento. Esta cultura fácil de cultivar rende 700 gramas de frutos.
Rumba
Uma variedade de meia estação com caule longo e retorcido. Os frutos estão prontos para a colheita após 70 dias. As vagens roxas escuras crescem até 24 centímetros de comprimento. Uma área de um metro pode render 3 quilos de grãos.

Néctar Dourado
Uma cultura de meia estação com um caule longo e retorcido. As vagens suculentas e amarelas brilhantes são colhidas no 72º dia. Cada vagem atinge 25 centímetros de tamanho. Um único caule rende 650 gramas de vagens.
As melhores variedades para diferentes regiões
A Rússia abrange uma variedade de zonas climáticas. Variedades específicas de aspargos para cultivo em campo aberto foram desenvolvidas para cada região, adaptando-se bem às condições climáticas e produzindo altos rendimentos.
Para a Sibéria
A Sibéria tem verões quentes, mas curtos. Variedades de aspargos de maturação precoce são mais indicadas para plantio nesta região.
Esmeralda
Uma variedade precoce desenvolvida em Primorye. A colheita começa no 56º dia. Os arbustos são curtos e compactos. Os frutos de cor esmeralda atingem 16 centímetros de comprimento. Até 2,6 quilos de vagens podem ser colhidos por metro quadrado.

Ouro da Sibéria
Uma cultura arbustiva de meia estação. As vagens retas e amarelo-claras crescem até 13-15 centímetros de comprimento. Esta variedade é resistente a condições climáticas adversas e doenças fúngicas.
Darina
Uma variedade de maturação precoce desenvolvida por cultivadores de Novosibirsk. Um arbusto curto produz de 10 a 14 vagens oblongas e esverdeadas. Cada vagem tem 15 centímetros de comprimento e pesa 9 gramas. Um único arbusto pode render 350 gramas.
Para o Cinturão Médio
A Rússia Central desfruta de verões quentes e longos. No entanto, as variedades tardias de vagem nem sempre amadurecem antes das primeiras geadas de outono.
Triunfo do Açúcar
Esta variedade foi desenvolvida na década de 1930. Os frutos esverdeados são colhidos em 55 dias. Amadurecem em arbustos curtos e compactos. As vagens têm um sabor agradável e levemente adocicado, não têm fibras e cada vagem mede 16 centímetros de comprimento. O rendimento é baixo (apenas 1,3 kg).

Viola
Um aspargo de meia estação desenvolvido por cultivadores siberianos. Feijões roxos-claros e curvos crescem em arbustos de altura média. Cada grão tem de 16 a 19 centímetros de comprimento. A produção é baixa (até 1,2 kg).
Princesa Dourada
Feijão arbustivo de crescimento médio-precoce. Os grãos são amarelo-claros, finos e medem até 17 centímetros de comprimento. Possuem um sabor delicado e levemente adocicado. O rendimento é médio (2 quilos por metro quadrado).
Para a região de Moscou
Nesta região, o verão dura quase três meses. No entanto, a chuva é comum durante a estação quente. Uma grande variedade de aspargos, com qualquer tempo de maturação, pode ser cultivada na região de Moscou.

Brincos de esmeralda
Uma variedade arbustiva precoce. As vagens são colhidas aos 51 dias. Cada haste produz de 15 a 25 vagens, cada uma com 18 centímetros de comprimento.
Opala Negra
Uma variedade de maturação precoce com vagens verdes e sementes pretas em seu interior. O arbusto de porte médio floresce com delicadas flores roxas e produz vagens longas, retas e esverdeadas. O rendimento é médio (2,1 kg).
Donzela de Neve
Um aspargo de maturação precoce. As plantas crescem até 0,35 metro de altura. No 48º dia, são colhidos do caule grãos amarelo-claros, medindo 17 centímetros de comprimento e 12 milímetros de largura. O rendimento é médio (2,6 quilos por metro quadrado).
Guindaste
Uma cultura fácil de cultivar e de maturação precoce. O arbusto atinge até 0,50 metro de altura. Os grãos são finos, retos e esverdeados, com até 16 centímetros de comprimento. O rendimento é baixo (1,5 quilo).

As melhores variedades do gênero Vigna
O feijão-caupi é uma variedade de feijão verde, semelhante ao aspargo, nativa da Ásia. Suas vagens são muito longas, sem fibras grossas e com uma camada externa resistente. No entanto, esta cultura prefere climas quentes e não amadurece bem em climas frios.
Macarrão
Feijão-caupi Uma variedade de origem russa que amadurece em 60 a 65 dias. Esta cultivar possui um caule alto, retorcido e de crescimento rápido, que requer suporte. Os frutos são esverdeados, suculentos e carnudos, atingindo até 35 centímetros de comprimento. Um único caule rende 1,5 kg.
Condessa
Uma variedade russa de feijão-caupi. Amadurece em 60 dias. O caule cresce até três metros de altura. Produz numerosas vagens longas (até 0,6-1 metro), finas e verdes. Dentro delas, encontram-se sementes pequenas, oblongas e escuras. Esta é uma variedade muito sensível, sensível a condições climáticas adversas. Uma única colheita rende até 2 quilos de frutos.

Residente de verão
O feijão-espargo foi desenvolvido em 2016. Esta planta trepadeira de maturação precoce atinge até 3 metros de altura. As vagens são colhidas após 55 dias. Os frutos verde-claros crescem até 50-80 centímetros de comprimento. Um único caule rende 2,5 quilos de vagens.
Torre de vigia
Uma cultura precoce com caule longo e trepador. Os grãos verde-escuros crescem até 86 centímetros de comprimento. Cada vagem pesa 55 gramas. Uma única planta rende 2,1 quilos de frutos.
Lillian
Uma cultura de meia estação cultivada na Rússia. Os grãos longos, finos e esverdeados são colhidos após 84 dias. Cada vagem mede de 50 a 80 centímetros. Apresenta alto rendimento (3 quilos por planta).

tamanho siberiano
Uma variedade precoce, que amadurece em 55 dias. As vagens esverdeadas atingem de 50 a 70 centímetros de comprimento. Cada videira rende em média 2 quilos de frutos.
Yunnan
Uma variedade chinesa de feijão-espargo, aperfeiçoada por cultivadores russos. Esta cultura de meia estação produz vagens verdes que atingem 65 a 75 centímetros de comprimento. Dentro das vagens, encontram-se pequenas sementes amarronzadas.
Purê
Um feijão-de-arbusto precoce. O caule cresce até 50 centímetros de altura, com vagens medindo apenas 12 centímetros. As vagens verde-oliva são colhidas no 55º dia.
Espaguete
O feijão-fradinho amadurece em 60 dias. Uma única planta pode produzir até 5 quilos de vagens verde-claras ou roxas suaves. Os grãos crescem finos e longos (semelhantes a espaguete). Não há camada de pergaminho em seu interior. Cada vagem tem 55 centímetros de comprimento e 10 milímetros de largura. Os grãos são doces e suculentos, sem sabor de feijão.











