Descrição das 20 melhores variedades de feijão ornamental, plantio e cuidados

Os feijões ornamentais são plantas trepadeiras que podem atingir até 5 metros de altura. São ideais para decorar jardins, crescendo ao longo de cercas, muros ou gazebos, e podem até mesmo esconder estruturas que prejudicam a aparência do jardim. O segredo é fornecer um suporte firme. Além disso, os feijões ornamentais produzem uma colheita abundante de feijões, enriquecendo o solo ao redor com nitrogênio, o que é benéfico para outras plantas. Esta planta requer pouca manutenção, mas ainda assim requer cuidados adequados.

Você pode comer feijões ornamentais?

Apesar do nome, o feijão ornamental é totalmente comestível. Além disso, contém inúmeros nutrientes e vitaminas que, combinados com seu baixo teor calórico, o tornam um alimento valioso.

Essa cultura tem ainda outras vantagens:

  1. Com o uso regular, a condição da pele, cabelo e unhas melhora.
  2. A imunidade é aumentada.
  3. Você pode fazer muitos pratos diferentes com feijão.
  4. Também é usado na medicina popular para o tratamento de bronquite, coceira na pele e outras doenças.

A única variedade não comestível é o feijão roxo. No entanto, não deve ser confundido com a variedade Blauhilda, que também possui vagens roxas. Este feijão-espargo não é apenas comestível, mas seus grãos também são muito saborosos e macios.

Variedades populares da cultura

Muitas variedades de feijão com cores diferentes já foram cultivadas. A vantagem desta cultura é que ela é adequada para mais do que apenas decoração de jardins. Por exemplo, o Dolichos purpurea, de flores roxas, tem um aroma agradável e é até usado em buquês. Existem também variedades bicolores e várias com flores vermelhas.

Ordinário

Esta variedade anual atinge uma altura de um metro e meio a três metros. Sua principal vantagem é o rápido crescimento (começa a florescer em um mês), e a última colheita pode ocorrer em meados do outono. Se você não esperar muito e colher as vagens imediatamente, novas aparecerão ao longo da estação. Esta variedade também possui folhagem densa e flores de diversas cores.

Feijão comum

Feijão turco

Uma das mais populares, graças às suas belas flores vermelhas e escarlates. Se plantadas cedo, podem florescer durante toda a estação. Além disso, esta variedade pode atingir até 4,5 metros de altura.

A Rainha Púrpura

Esta variedade é muito apreciada tanto por suas qualidades comestíveis quanto decorativas. Grandes flores roxas dão lugar a vagens que podem atingir 20 centímetros de comprimento. São muito apreciadas pelos gourmets. A planta em si não é particularmente alta, crescendo até 1,5 metro, e os grãos amadurecem 50 dias após o plantio.

Harmonia

Ela cresce até 4 metros. As vagens, de até 20 centímetros de comprimento, têm uma bela cor dourada, o que as torna uma ótima adição ao jardim. A Harmony também floresce e frutifica por muito tempo, até o final do outono, quando começam as geadas.

Pescoço Dourado

Outra variedade com vagens lindas, vibrantes, de cor limão ou dourado, com até 22 centímetros de comprimento. Embora a planta em si cresça até um metro e meio, ela fica ótima ao lado de arbustos maiores. Além disso, a Golden Neck é resistente a doenças e pragas e produz uma colheita abundante.

Pescoço Dourado

Rosa

Esta variedade faz jus ao seu nome, pois não só suas flores são de um rosa suave com toques de branco, lilás e roxo, mas também as vagens são de um vermelho vivo e os frutos são rosados ​​com manchas marmorizadas. Atingindo uma altura de 3,5 metros, você pode até decorar sua casa com feijões-rosa. Produz uma colheita abundante.

Blauhilda

Uma variedade muito interessante e bonita por vários motivos:

  • cor roxa brilhante das flores e vagens;
  • Com o tempo, as folhas também adquirem uma tonalidade roxa;
  • as vagens são longas, até 23 centímetros, ao contrário de outras variedades – largas;
  • a planta atinge 4 metros de altura;
  • Os galhos são pesados ​​devido à sua espessura e massa verde.

Embora esta variedade tenha maturação tardia, sua floração começa cedo e continua até o final do outono. Portanto, a Blauhilda é uma boa escolha para decorar um terreno durante toda a estação.

Dólicos

Uma das poucas variedades adequadas para buquês, o lilás-roxo às vezes é chamado de lilás-trepadeira, pois floresce com inflorescências roxas grandes e delicadas. Outra vantagem é sua fragrância agradável. Dura até duas semanas em um vaso sem murchar.

Branco Espanhol

Uma variedade de descasque com frutos grandes e saborosos, de cor marrom-claro. As vagens pequenas e largas são verde-vivo, tornando-as quase invisíveis em meio à densa folhagem. No entanto, as videiras fortes e grossas são adornadas com uma abundância de grandes flores brancas. Os galhos atingem até 4 metros de comprimento.

Vigna de Caracalla

Uma visão ainda mais incomum:

  • as flores são grandes, de até 5 centímetros, torcidas em uma espécie de concha de caracol, daí a variedade receber o nome;
  • a cor das inflorescências pode ser branca, amarelada, pêssego claro, violeta ou mesmo roxa e escarlate;
  • tem um aroma agradável e brilhante;
  • os galhos crescem até 5 metros;
  • planta perene, mas em latitudes temperadas geralmente cresce por um ano.

Mas o comprimento das videiras também as torna muito frágeis, por isso elas se rasgam e quebram facilmente.

Vigna de Caracalla

Borlotto

Uma variedade para os amantes do tinto. Tanto a videira quanto as flores são escarlates, assim como as vagens, que formam um padrão de mármore vermelho e branco. Os grãos têm um sabor de nozes.

Néctar Dourado

Tanto as inflorescências quanto as vagens são coloridas em vários tons de amarelo, limão e dourado. O comprimento chega a 25 centímetros. Esta também é uma variedade alta, crescendo até 4 metros.

Gigante Verde

Embora esta variedade tenha pequenas flores roxas, as videiras floridas combinam bem com variedades de outros tons. Esta gigante verde ostenta um sabor excelente — os grãos são doces e macios. A colheita pode continuar até o final do outono.

Feijão alado

Esta variedade se distingue por suas flores azuis e creme, com ambos os tons às vezes aparecendo em uma única inflorescência. Os botões em si geralmente têm duas pétalas, daí o nome da variedade. Curiosamente, não apenas os grãos, mas também as flores e folhas são comestíveis.

Feijão alado

Africano 55

É uma cultivar produtiva e exigente, mas que rende uma colheita muito grande. Sua principal característica é a floração noturna. Os botões são roxos brilhantes, tornando-se amarelo-acastanhados quando fechados.

Violeta de grão

Outra variedade para descascar. Com os devidos cuidados, cresce até três metros. Tanto as vagens quanto os grãos apresentam uma agradável tonalidade roxa.

Bluehilda

As flores e vagens também têm a mesma cor: roxo e violeta. Floresce dois meses após o plantio. As videiras são longas e pesadas.

Turshevaya

Utilizada principalmente na culinária, esta variedade foi criada a partir da variedade aspargo. É fácil de cultivar, mas produz alto rendimento.

Ganhador

Esta variedade trepadeira perene produz uma colheita abundante em cerca de 80 dias. As flores são vermelho-fogo, as folhas são de um verde regular e atingem até 30 centímetros. É um ótimo complemento para uma variedade de pratos.

Feijão vencedor

Como plantar feijão ornamental corretamente

Ao plantar esta cultura, é importante escolher o momento certo, bem como levar em consideração outras características, incluindo as regras de transplante.

Datas de desembarque

Lembre-se de que a geada é prejudicial às sementes dessas culturas; a -1 °C, elas morrem facilmente e, na melhor das hipóteses, germinam mal. Espere até que o solo aqueça a pelo menos +8 °C. O ideal é que a temperatura do ar esteja entre +20 e 25 °C. Aqui estão as épocas de plantio para diferentes regiões:

  • em latitudes temperadas – meados de maio;
  • no norte – início de junho;
  • no sul – abril.

Se você estiver cultivando pepinos, pode plantar feijões ao mesmo tempo — o tempo é quase o mesmo. Quanto às mudas, elas começam a crescer no final de março. No norte, é melhor plantá-las no final de abril.

Não tem problema se você plantou feijão muito cedo e os brotos ficaram grandes demais; basta criar um suporte para eles com materiais disponíveis quando plantá-los no canteiro.

sementes de feijão

Plantando mudas

As mudas devem ser mantidas dentro de casa por cerca de um mês para que se fortaleçam, mas também para suportar o transplante subsequente. O feijão é fácil de cultivar, mas solo argiloso deve ser evitado. A melhor opção é uma mistura de turfa e areia na proporção de 2:1. Adicione um punhado de cinzas a um balde dessa mistura.

As plantas devem ser plantadas em vasos individuais para evitar danos às raízes durante o replantio. Você também pode escolher vasos com fundo removível ou vasos de turfa, o que garantirá que as plantas sobrevivam ilesas ao processo. Pellets grandes de turfa funcionam bem.

O pouso em si se parece com isso:

  1. Selecione sementes grandes e inteiras.
  2. Deixe de molho em água por 12 a 16 horas até inchar.
  3. Enterre a uma profundidade de 2 centímetros.
  4. Até que os primeiros brotos apareçam, mantenha a temperatura entre 18 e 22 graus.
  5. Depois reduza um pouco e depois de 3-4 dias aumente novamente.
  6. Regue periodicamente.
  7. Não é necessário fertilizar, mas se as plantas estiverem brotando lentamente, regue-as com uma infusão contendo cinzas de madeira.

Após cerca de um mês, a planta é transplantada para um local permanente.

brotos de feijão

Transplante para um canteiro de jardim

Antes de transplantar as mudas para o local definitivo no jardim, o solo deve ser devidamente preparado. Ao aplicar o fertilizante, siga estas orientações:

  • Húmus e composto são bem adequados, assim como fertilizantes minerais com alto teor de fósforo e potássio;
  • não pode ser usado esterco fresco;
  • Evite também o excesso de nitrogênio, caso contrário a planta terá muitas folhas e poucas flores;
  • Adicione areia ao solo argiloso e giz ao solo ácido.

Você pode plantar as mudas quando elas tiverem duas folhas cheias. Não as deixe dentro de casa por muito tempo, caso contrário, você danificará as raízes em crescimento durante o transplante. Endureça-as antes do plantio, colocando-as em uma varanda ou outro local com acesso ao ar fresco. Não há um padrão de plantio rígido, mas é melhor deixar 30 a 40 centímetros entre as plantas. Após o plantio, regue-as generosamente com água morna e aplique cobertura morta.

cultivando feijão

Semeando sementes em terreno aberto

Semear sementes de feijão também é muito simples:

  1. Se o solo for leve e quente, você pode simplesmente colocar as sementes por cima.
  2. Em outro caso, 2-3 pedaços são colocados em buracos de um centímetro e meio a dois centímetros de profundidade.
  3. Depois, você precisa regar, cobrir com cobertura morta e proteger da geada, se necessário.

Elas são plantadas de forma que a distância entre elas seja de 20 a 40 centímetros. Sem essa condição, uma sebe densa se formará, mas as plantas se desenvolverão pior e produzirão menos flores.

Quais cuidados essa planta ornamental precisa?

Todos tipos de feijãoPlantas plantadas para decorar um jardim não requerem cuidados especiais. No entanto, rega, fertilização e estaqueamento adequados são importantes.

Como regar o feijão

Esta trepadeira não é adequada para água ou condições úmidas — requer pouca rega e pouca frequência. É melhor regar à noite, com água morna. Regue com cuidado, diretamente na base do caule, para evitar molhar a folhagem e os brotos.

Cobertura superior

Fertilizantes naturais ou minerais são adequados. Só não use esterco fresco. A fertilização frequente não é necessária; duas vezes ao dia é suficiente:

  • assim que o broto adquirir duas folhas verdadeiras;
  • durante a formação dos brotos.

flores de feijão

Liga

Os feijões raramente precisam de suporte; eles geralmente se enrolam no suporte, se direcionados na direção correta. Um suporte de madeira é ideal; os feijões têm muito menos sucesso em metal ou plástico, mas, nesses casos, amarre-os com barbante. A estaca é frequentemente usada para moldar as plantas ou para reunir as vagens em cachos atraentes.

Métodos de reprodução

O feijão se propaga facilmente a partir de sementes; basta coletar as vagens. Seque os feijões e coloque-os em sacos de papel. Armazene até o plantio.

Dicas de jardineiros

Aqui estão mais algumas dicas para ajudar você a obter uma colheita abundante e uma floração longa:

  1. O feijão cresce na sombra, mas se desenvolve melhor no sol.
  2. Não arranque as raízes no outono para que elas continuem a saturar o solo com nitrogênio.
  3. Plante batatas nas proximidades para aumentar a produtividade. O feijão também repele o besouro da batata-do-colorado.
  4. A massa verde é adequada para compostagem.
  5. Os antecessores do feijão devem ser batatas, pepinos, repolho e tomates.
harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata