- O feijão pode ser congelado para o inverno?
- Selecionando e preparando feijões
- Preparando a geladeira
- Como congelar feijão corretamente em casa
- Uma maneira rápida de congelar feijão cru
- Feijão cozido
- Feijão escaldado
- Feijão enlatado
- Feijão congelado embebido
- Por quanto tempo e como armazenar alimentos congelados
- Regras de descongelamento
Qualquer variedade de feijão enriquece o solo do seu jardim com microelementos, fósforo e nitrogênio. Cultivar leguminosas no seu jardim é benéfico tanto para o solo quanto para a saúde humana. A colheita pode ser preservada para uso futuro. Vale a pena aprender a congelar vagens. feijão para o invernoOmbros e feijões contêm fibras e um rico conjunto de vitaminas: cálcio para os dentes, ferro para os órgãos formadores do sangue.
O feijão pode ser congelado para o inverno?
Variedades arbustivas e trepadeiras de aspargos são altamente produtivas. As vagens jovens não se conservam bem após a colheita. Podem ser conservadas em conserva para o inverno, mas congelá-las é uma opção melhor. A colheita deve ser feita quando as vagens são bem pequenas; é nessa época que elas são mais benéficas.
Quando enlatados, os feijões passam por um tratamento térmico prolongado, o que resulta na perda de algumas de suas propriedades benéficas. O produto final contém um conservante (vinagre), o que não é recomendado para todos. O congelamento não apresenta desvantagens. Feijões devidamente preparados e congelados retêm todo o seu valor nutricional e podem ser usados com segurança na nutrição alimentar.
Selecionando e preparando feijões
A variedade de aspargos difere da variedade vegetal porque as vagens não possuem uma camada de pergaminho resistente. Os feijões-verdes jovens são usados em sopas, saladas, ensopados e acompanhamentos, sem necessidade de separar os feijões das vagens.
Se colhidas na hora certa, as omoplatas não precisam de muito tempo de cozimento. São deliciosas e macias.
Qualquer variedade de cor pode ser congelada. As lojas geralmente vendem apenas vagens verdes, mas os jardineiros cultivam variedades brancas, amarelas, roxas e vermelhas. O formato transversal da vagem pode variar:
- plano;
- cilíndrico.

Muitos cozinheiros preferem vagens redondas. Eles acreditam que são mais suculentas, mais macias e ficam melhores no prato final. O formato não afeta a qualidade do congelamento.
As seguintes variedades são cultivadas para colheita:
- Rei da Manteiga;
- Faquir;
- Guindaste;
- Máscara;
- Sonesta.
O feijão-de-vagem é colhido regularmente para congelamento. As vagens são colhidas enquanto as cascas ainda estão finas e os grãos ainda pequenos.
Na seleção de matérias-primas, as seguintes regras são seguidas:
- lâminas com danos mecânicos e manchas são rejeitadas;
- para desinfetar (eliminar germes), deixe de molho em uma solução fraca de bicarbonato de sódio e depois enxágue em água corrente;
- descarte em uma peneira e seque sobre um pano;
- as pontas são cortadas em ambos os lados.

O preparo realizado dessa forma elimina maiores deteriorações do produto e aumenta seu valor nutricional.
Preparando a geladeira
Todos os refrigeradores e freezers modernos possuem um botão específico para supercongelamento. Esta função produz produtos congelados com qualidade comparável aos produtos congelados disponíveis comercialmente. Ela permite o resfriamento e o congelamento rápidos dos vegetais, garantindo a preservação de todas as suas propriedades nutricionais. Se os grãos pesarem mais de 2 kg, a função de congelamento rápido deve ser ativada aproximadamente 3 a 4 horas antes de colocá-los na geladeira.
Como congelar feijão corretamente em casa
O que você definitivamente não deve fazer é despejar todos os seus feijões em um saco grande e refrigerá-los. Você provavelmente nunca vai querer usar um saco desses no inverno. É melhor reservar um tempo para congelá-los adequadamente. O tempo gasto no preparo será recuperado mais tarde, no cozimento. Preparar qualquer prato (sopa, ensopado, salada quente) com feijões congelados é muito rápido.

Uma maneira rápida de congelar feijão cru
A maneira mais rápida de congelar feijões é fresco. Eles precisam ser colhidos, classificados e preparados de acordo com as regras descritas acima. Enquanto os feijões secam, prepare a geladeira. Se ela tiver um compartimento de congelamento rápido, esvazie-o. Caso contrário, prepare outro compartimento.
Deve haver espaço suficiente para colocar uma tábua de corte, uma bandeja e uma assadeira com feijões na prateleira.
Os feijões limpos e secos devem ser colocados em uma única camada em uma bandeja preparada, que é melhor forrada com filme plástico, e depois colocados no congelador rápido por várias horas.

Para manter as vagens congeladas intactas, elas são colocadas em sacos individuais (recipientes), bem amarrados, e cada saco é etiquetado com um pedaço de papel com a data de congelamento. Elas são colocadas no compartimento onde são armazenados vegetais, ervas e frutas.
Feijão cozido
Congelar feijões pré-cozidos acelera o cozimento. Feijões descongelados podem ser usados em saladas ou levemente fritos para fazer um acompanhamento pronto para carnes. O tempo de cozimento é rápido.
Ferva uma panela grande com água, adicione uma pitada de sal e adicione o feijão limpo e fatiado. Cozinhe até ficar macio, por pelo menos 15 minutos. Escorra o feijão em uma peneira. Deixe-o descansar na peneira por um tempo para que a água escorra completamente.

Depois de secos, separe os grãos em sacos (recipientes). Distribua-os em porções ideais. É melhor usar apenas grãos suficientes em um saco para preparar um prato.
Feijão escaldado
Escaldar o feijão tem suas vantagens. Isso preserva a cor vibrante do feijão, o que é especialmente valioso no preparo de pratos festivos. O ideal é escaldá-lo em uma peneira. Você precisará de duas panelas grandes. Leve uma para ferver e adicione água fria à outra. Mergulhe a peneira com o feijão na água fervente por 3 a 4 minutos, retire e coloque em um recipiente com água fria.

Após o branqueamento, escorra e seque os grãos. As vagens prontas podem ser congeladas rapidamente em uma bandeja ou divididas em porções em sacos ou recipientes e colocadas no congelador.
Feijão enlatado
Não tem problema se você tiver pouco espaço no congelador e um estoque abundante de vagens. Nem todas as suas propriedades benéficas e nutritivas são perdidas durante o enlatamento.
A comida enlatada tem suas vantagens:
- armazenado por um longo tempo;
- delicioso;
- não requerem processamento adicional antes do uso.
Você pode mariná-los sozinho vagens de feijão Ou faça um prato de legumes. A conserva de cenoura ao estilo coreano é muito popular entre as donas de casa. Vagem em conserva em suco de tomate ou com aipo também é deliciosa.

Para quem evita conservas à base de vinagre, o suco de tomate é uma solução. É um bom conservante e também possui propriedades benéficas. Tomates tratados termicamente são igualmente benéficos para homens e mulheres. Para conservar, além de vegetais, você precisará de potes pequenos com tampa de rosca.
Feijão congelado embebido
A variedade vegetal da cultura contém fibras duras em suas vagens, por isso os grãos são descascados. Somente os grãos são usados para cozinhar. Cozinhá-los completamente leva muito tempo. Para acelerar o processo, os grãos são deixados de molho por várias horas.

À medida que os feijões absorvem água, eles incham, aumentando de tamanho. Cozinham muito mais rápido. Os feijões demolhados podem ser congelados sem perder seu valor nutricional. Muitos cozinheiros cozinham grandes quantidades de feijão de uma só vez, resfriam-nos, dividem-nos em porções, embalam-nos em sacos e congelam-nos. Se necessário, podem usar os feijões pré-cozidos congelados para preparar qualquer prato (borscht, acompanhamento, salada).
Por quanto tempo e como armazenar alimentos congelados
O armazenamento no congelador tem certas regulamentações. Cada produto alimentício tem seu próprio prazo de validade, e o feijão congelado tem validade de 6 meses. Você pode consumir o produto após essa data se as seguintes condições forem atendidas:
- a temperatura no compartimento do congelador é de -18 °C e abaixo;
- o produto é preparado corretamente;
- a embalagem está lacrada;
- o produto não foi descongelado durante o armazenamento.

Regras de descongelamento
Para preparar um prato quente, o feijão não precisa ser descongelado. Basta retirar o saco (ou recipiente) de feijão congelado do congelador e despejar a quantidade desejada no prato. Devolva imediatamente o feijão não utilizado à geladeira.
Use os pods conforme as instruções:
- para preparar uma salada quente, ferva até ficar pronta;
- sopa de legumes (carne) da estação;
- frite com cebola e temperos para preparar um acompanhamento;
- cozido com legumes ou adicionado à carne já frita (cozida).
Congelar feijão não é um processo trabalhoso. Todos os métodos descritos exigem tempo mínimo, economizando bastante tempo durante o inverno no preparo de pratos deliciosos e saudáveis.











