- Propriedades benéficas e conteúdo calórico das leguminosas
- Preparando o ingrediente principal
- Receitas deliciosas de feijão para o inverno
- Uma receita clássica para conservar feijão branco e vermelho
- Enlatado sem tomate
- Modo de preparo no próprio suco
- Com legumes, estilo mosteiro
- Com tomates
- Cozido com ervas
- Cozido
- Feijão picante com pimenta
- Em conserva
- Como armazenar potes de conservas
Existem muitas receitas para conservar feijão em potes de vidro para armazenamento a longo prazo no inverno. A vantagem do feijão enlatado em casa em relação ao congelado ou seco é que ele fornece à família saladas prontas, acompanhamentos para pratos de carne ou peixe e ingredientes prontos para cozinhar para todos os tipos de saladas, sopas e acompanhamentos. Dependendo do uso pretendido, o feijão enlatado pode ser consumido frio ou quente.
Propriedades benéficas e conteúdo calórico das leguminosas
Originário da América Latina e um alimento básico na culinária russa, o feijão é rico em vitaminas (A, C e B), oligoelementos, gorduras, açúcares e proteínas. Além de ser consumido diariamente, também é adequado como alimento quaresmal, substituindo a carne durante jejuns religiosos, e para vegetarianos.
O conteúdo calórico do feijão depende de como ele é preparado: o feijão enlatado natural, sem adição de açúcar, contém 16 quilocalorias por 100 gramas; adicionar vegetais, molho de tomate, marinada e açúcar aumenta o conteúdo calórico. No caso do feijão enlatado, o conteúdo calórico está listado nos rótulos; ao preparar feijão enlatado caseiro, você mesmo pode calcular o conteúdo calórico com base nos ingredientes e nas quantidades.
Preparando o ingrediente principal
O feijão contém fibras grossas e açúcares que dificultam a digestão e a absorção. As fibras requerem cozimento prolongado.
Para agilizar o preparo do feijão enlatado, é necessário prepará-lo previamente.
Os feijões crus são deixados de molho por 24 horas, trocando a água regularmente. A água, liberada pelos açúcares e amido, começa a fermentar rapidamente. Os açúcares e o amido se dissolvem e são extraídos dos feijões, a fibra amolece e o tempo de cozimento é reduzido.

Receitas deliciosas de feijão para o inverno
O feijão é preparado em casa, em condições simples, de várias maneiras: em conserva, assado, cozido, enlatado, fervido em seu próprio suco, preparado em saladas prontas para consumo ou em produtos semiacabados usados para posterior preparação de primeiros e segundos pratos.
As melhores receitas, seguindo as regras:
- processos de preservação;
- pré-processamento de vegetais;
- lavar e esterilizar pratos;
- vedação hermética;
- pasteurização;
- armazenar;

fornecerá à família vegetais enlatados saborosos e saudáveis por muito tempo.
Uma receita clássica para conservar feijão branco e vermelho
O feijão vermelho tem um sabor distinto, em comparação com a variedade branca, de sabor neutro. Ambas as variedades podem ser enlatadas seguindo a receita clássica. A adição de molho de tomate com cebola frita torna esta salada versátil, adequada tanto para aperitivos quanto para pratos quentes (sopas, acompanhamentos).
Os feijões são deixados de molho por 24 horas, escorridos e novamente preenchidos com água fresca várias vezes, sendo mexidos para dissolver o amido e os polissacarídeos. Os feijões demolhados são fervidos em água sem sal até amolecerem, adicionando-se sal ao final do cozimento. Os tomates são aquecidos em água fervente para separar a casca da polpa. Depois de resfriados, os tomates são descascados e amassados.

Cebolas descascadas e picadas são fritas em óleo quente até amolecerem. Adicione tomates, sal, uma pequena folha de louro, pimenta, açúcar, alho e ervas e cozinhe até engrossar. A mistura de tomate é misturada com o feijão, o vinagre é adicionado e a salada é cozida em fogo baixo por um curto período para dar à salada um sabor rico e harmonioso.
Os alimentos enlatados são embalados em recipientes de 0,5 a 0,75 litros e pasteurizados por pelo menos meia hora a 80-90 COM.
Os produtos enlatados são hermeticamente fechados.
Receita:
- feijão, tomate - 1 quilo cada;
- cebola – 1 unidade;
- dentes de alho, pimenta-do-reino, louro, sal, açúcar – a gosto;
- Solução de vinagre a 9% – 50 mililitros;
- salsa, manjericão, endro - a gosto da anfitriã;
- óleo de girassol – 100 gramas.

Enlatado sem tomate
O feijão enlatado sem molho de tomate tem um sabor suave e é adequado para quem sofre de azia causada pelo molho de tomate. Esta preparação serve como molho pronto para sopa de feijão; quando reaquecido, pode ser servido com carnes e peixes fritos ou cozidos, ou usado como base para saladas com a adição de linguiça defumada cozida, croutons e cogumelos fritos.
Os feijões são demolhados, cozidos e salgados. Os vegetais são lavados, descascados, picados e fritos em óleo quente até ficarem macios. Por fim, são temperados com sal, pimenta e açúcar.
Misture os legumes fritos com o feijão, adicione o caldo (no qual o feijão foi cozido) e cozinhe em fogo baixo até atingir a consistência desejada. Coloque a mistura de legumes em potes de 0,75 litro pré-esterilizados e pasteurize por 40 minutos a 90 °C. Se o volume da mistura de vegetais nos potes diminuir, complete-os com caldo de legumes fervente. Feche os potes hermeticamente com um selador mecânico e verifique se há vazamentos.

Receita:
- feijão – 1 quilo;
- cebolas, cenouras, pimentões – 2 pedaços cada;
- sal, açúcar, especiarias;
- óleo vegetal – 100 gramas.
Modo de preparo no próprio suco
O feijão pode ser cozido como o feijão comprado pronto, no próprio caldo. Esses feijões enlatados podem ser usados para fazer qualquer salada, sopa ou acompanhamento. Podem ser combinados com legumes salteados e temperados com maionese, azeite ou óleo de girassol.
Os feijões demolhados são fervidos em água pura, sem sal (se fervidos em água salgada, os feijões permanecerão duros), salgados e cozidos até ficarem macios. Os feijões enlatados quentes são embalados em recipientes estéreis, o caldo em que os feijões foram fervidos é despejado nos potes e pasteurizado por meia hora a 80-90°C. C. Hermeticamente fechado.

Receita:
- feijão – 1 quilo;
- sal – a gosto.
Com legumes, estilo mosteiro
Uma salada de feijão pode ser preparada como um prato de legumes. Use os legumes que tiver à mão. A quantidade de legumes é determinada pelo gosto: você pode adicionar mais alho ou tomate, pimenta ou pimentão, vinagre ou açúcar, ou até mesmo berinjela, abobrinha ou cenoura. Quanto mais variada a seleção de legumes, mais saborosa a salada — tudo é escolhido a critério do cozinheiro e das preferências alimentares da família. Esta salada é tão deliciosa que você vai ficar com vontade, como dizem, de lamber os dedos.
Deixe o feijão de molho e cozinhe com antecedência. Escalde os tomates e pimentões maduros, descasque-os e corte-os em gomos. Deixe os anéis de berinjela de molho no sal. Pique os legumes com um descascador de legumes ou à mão.

Aqueça uma frigideira funda ou caldeirão, despeje o óleo e aqueça até soltar fumaça. Adicione a cebola à frigideira com o óleo e frite rapidamente até dourar. Em seguida, refogue as cenouras, adicione os pimentões doces e picantes, os tomates, o alho e a berinjela. Cozinhe em fogo baixo até que o caldo dos vegetais evapore e forme uma mistura espessa. Adicione o feijão cozido à mistura engrossada, adicione sal, açúcar e vinagre. Mexa e cozinhe em fogo baixo até que o sabor esteja harmonioso, adicionando temperos e especiarias, se necessário. Coloque em potes esterilizados e pasteurize por 30 minutos a 80-90 °C. COM.
Receita:
- feijão, tomate, berinjela, pimentão, cenoura, cebola – 1 quilo cada;
- óleo de girassol – 300 gramas;
- alho – 1 cabeça;
- pimenta – 1 vagem;
- açúcar – 100 gramas;
- sal – 60 gramas;
- solução de vinagre de mesa 9% – 75 mililitros.

Sal, açúcar, vinagre – ajuste ao seu gosto.
Com tomates
Feijões cozidos podem ser cobertos com tampas de metal. com tomates escaldados ou suco de tomate preparado na horaEste produto semiacabado é usado para fazer sopa de feijão e tomate, acompanhamentos e saladas com diversos ingredientes. Os feijões são demolhados, fervidos até ficarem macios e salgados pouco antes de terminar o cozimento.
Aqueça os tomates, descasque-os, corte-os em gomos, cozinhe até ficarem macios e homogêneos e adicione sal a gosto. Encha 2/3 dos potes esterilizados com feijão cozido, despeje a mistura de tomate, tampe e pasteurize (potes de 0,75 litro) por 40 minutos a 80-90 °C. C. Sele com tampas de metal, verifique se há vazamentos e armazene em temperatura ambiente.

Você pode espremer o suco de tomate dos tomates usando um processador de alimentos ou espremedor. Cozinhe o suco até que a espuma desapareça da superfície. Despeje o suco de tomate fervente sobre os feijões quentes. Nesse caso, embrulhe os potes fechados e deixe esfriar.
Receita:
- feijão cozido – 1 quilo;
- tomates – 1 quilo ou mais, para fazer suco de tomate.

Cozido com ervas
O feijão-verde pode ser cozido com legumes. Esta preparação é um ensopado de legumes — um prato dietético. Se você adicionar menos óleo vegetal ao feijão enlatado durante o cozimento, a salada terá poucas calorias. Quando combinada com carne ou peixe, é adequada para quem segue uma dieta balanceada, rica em proteínas ou está tentando perder peso.
Apare as pontas das vagens, corte as vagens longas ao meio e retire as vagens curtas inteiras. Coloque-as em uma peneira e despeje água fervente sobre elas. Faça um corte em forma de cruz nos tomates e coloque-os na água fervente — isso facilitará na hora de descascá-los. Descasque os tomates já amolecidos e corte-os em gomos.

Descasque e pique as cenouras e as cebolas com um descascador de legumes ou à mão. Descascadores de legumes poupam você das lágrimas de cortar cebolas e dos cortes de ralar cenouras duras. Em uma assadeira com óleo aquecido até soltar fumaça, refogue todos os legumes preparados e picados. Em seguida, tampe bem e cozinhe em fogo baixo até que os legumes estejam macios, o sabor cru desapareça e o ensopado adquira todo o sabor do prato final.
Lave raminhos de ervas frescas — salsa, endro, manjericão — com água. Retire as folhas dos raminhos e adicione-as aos vegetais. Adicione o vinagre e aqueça por alguns minutos. Coloque o ensopado pronto em potes esterilizados, feche bem, vire-os de cabeça para baixo com as tampas, embrulhe-os bem (para pasteurização adicional) e deixe esfriar.
Receita:
- feijão verde – 1 quilo;
- cenouras, cebolas - 1 cada;
- tomates – 3 unidades;
- óleo de girassol – 150 mililitros;
- sal – 30 gramas;
- açúcar – 70 gramas;
- endro e salsa;
- Solução de vinagre de mesa a 9% – 30 mililitros.

Cozido
Feijão cozido com uma seleção de vegetais, cozido no forno, resulta em feijões macios, como se tivessem sido assados em um forno rústico. Este prato é um acompanhamento delicioso. Deixe o feijão de molho e cozinhe até ficar meio cozido. Descasque os tomates e bata-os no liquidificador; você também pode amassá-los com um amassador de batatas. Descasque a cebola e corte-a em meias rodelas. Aqueça o azeite em um caldeirão, adicione a cebola, refogue e, em seguida, adicione os tomates e o alho. Refogue até que o cheiro de tomate cru e alho desapareça. Tempere com sal.
Adicione o feijão cozido aos legumes salteados, mexa, tampe e leve ao forno preaquecido. Cozinhe até engrossar, tomando cuidado para não queimar os legumes. Despeje o vinagre nos legumes assados, mexa e feche bem os potes. Feche-os com uma seladora mecânica. Verifique se há vazamentos e tampe, pois a conserva foi preparada sem pasteurização.

Receita:
- feijão cozido – 1 quilo;
- tomates – 3 unidades;
- cebolas – 2 unidades;
- alho – a gosto;
- óleo vegetal – para fritar vegetais;
- sal – a gosto;
- vinagre 9% – 2 colheres de sopa.
Feijão picante com pimenta
Para quem gosta de aperitivos apimentados, pode fazer conserva de feijão com pimentas. Esta salada é chamada de aperitivo grego. Lave, descasque e pique todos os vegetais a gosto. Cozinhe o feijão demolhado até ficar macio.
Em uma frigideira com óleo de girassol quente, refogue as cebolas e as cenouras (até ficarem macias), adicione os tomates, os pimentões doces e picantes, o alho, o sal, cozinhe em fogo baixo por 30 minutos, adicione o feijão, cozinhe em fogo baixo até engrossar, despeje o vinagre e coloque nos potes preparados.

Fechamos bem o aperitivo grego. Esta salada pode ser armazenada com segurança em casa, pois as pimentas têm fortes propriedades antibacterianas e evitam a fermentação em alimentos enlatados.
Receita:
- feijão cozido, cenoura, cebola - 1 quilo cada;
- tomates – 5 unidades;
- pimentões – 5 unidades;
- pimentões de sobremesa (picante médio) – 2 vagens;
- dentes de alho – 5 unidades;
- sal – 30 gramas;
- vinagre – 30 mililitros;
- óleo de girassol – 250 gramas.

Em conserva
O feijão-verde é colhido quando as vagens estão no estágio leitoso de maturação. As vagens são macias e suculentas, fáceis de mastigar e contêm muito açúcar. As vagens são conservadas em conserva em potes e, no inverno, são usadas para fazer um ensopado de legumes, uma refeição rápida e deliciosa para a família, servida com salsichas ou salsichas. Você também pode fazer um ensopado de legumes com carne.
Corte as pontas das vagens e seus talos e mergulhe-as em água fervente para matar quaisquer microrganismos. Retire-as com uma peneira ou escumadeira e arrume-as em cachos verticais em recipientes esterilizados. Despeje a marinada fervente nos frascos contendo as vagens, feche-os bem com tampas de metal, vire-os e verifique se há vazamentos. Cubra com um cobertor para prolongar o processo de pasteurização.

Receita:
- vagens de feijão verde.
Marinada:
- água – 1 litro;
- sal – 60 gramas;
- açúcar granulado – 50 gramas;
- folha de louro, sementes de mostarda, pimenta-do-reino;
- solução de vinagre 9% – 30 mililitros.
Como armazenar potes de conservas
Conservas caseiras, preparadas de acordo com todas as normas e tecnologias, permitem a conservação a longo prazo. Uma das condições que garantem a conservação hermética é o uso de máquinas de selagem mecânica de alta qualidade, que facilitam o processo de selagem e preservam as conservas.
Alimentos enlatados preparados sem pasteurização são armazenados em câmaras frias, adegas e refrigeradores.O processo de pasteurização de produtos enlatados aumenta sua vida útil e permite que eles sejam armazenados em temperatura ambiente em armários de cozinha ou despensas, longe de sistemas de aquecimento e aparelhos de aquecimento.











