- É possível congelar verduras e cebolas para o inverno?
- As sutilezas do congelamento
- Como escolher e preparar o produto corretamente
- Preparando a geladeira antes de iniciar o processo
- Métodos para congelar cebolas em casa
- Em geral
- Desfiado em sacos
- Frito em óleo
- Em bandejas de gelo
- Em uma garrafa de plástico
- Por quanto tempo as cebolas congeladas podem ser armazenadas no congelador?
- Como descongelar e usar cebolas corretamente
Os amantes da cebolinha experimentam diversos métodos para conservá-la pelo maior tempo possível e deliciar a família com saladas frescas durante o inverno. A melhor maneira é congelá-la, principalmente se você tiver um freezer. Veja como congelar cebolas corretamente para o inverno, preservando ao máximo suas vitaminas e nutrientes. Os métodos de congelamento dependem dos pratos em que serão utilizadas durante o inverno. O congelamento pode ser usado em qualquer lugar.
É ideal para sopas, acompanhamentos, ensopados, omeletes, pudins, recheios de tortas e muito mais. Praticamente não retém sabor nem cor.
É possível congelar verduras e cebolas para o inverno?
As cebolas congeladas têm uma série de vantagens, a saber:
- O congelamento rápido preserva praticamente todas as vitaminas de um produto. Nenhum outro método de conservação se compara a isso. Para preparar alimentos congelados, você precisa de um freezer específico, dedicado exclusivamente à conservação de frutas e vegetais. A temperatura no freezer é mais baixa do que na geladeira. A única desvantagem é que os alimentos perdem vitamina C quando expostos a baixas temperaturas, ao ar ou a objetos metálicos. É importante ter isso em mente durante o preparo.
- Se você seguir todas as instruções de congelamento, o produto terá o sabor de um recém-colhido da horta. Ele manterá sua cor vibrante, sabor e consistência.
- O procedimento exige tempo e esforço mínimos, o que o torna ideal para donas de casa ocupadas.
As sutilezas do congelamento
Antes de congelar, é importante garantir que seu freezer consiga manter temperaturas baixas.
Para congelar, use sacos plásticos grossos, sacos plásticos reutilizáveis e recipientes plásticos com tampa. Recipientes retangulares são os melhores, pois economizam espaço no congelador. Eles podem ser facilmente empilhados uns sobre os outros. Para evitar que as verduras congelem e estraguem, feche os recipientes com tampas herméticas.
É importante congelar em pequenas porções para que você possa usar tudo de uma vez.

Você pode conservar cebolas verdes e em formato de cebola. Os métodos de conservação são praticamente idênticos. No entanto, as cebolinhas verdes são as mais utilizadas, pois têm preços exorbitantes nos supermercados durante o inverno.
Como escolher e preparar o produto corretamente
Para este preparo, use cebolas frescas e de cores vibrantes. Você pode usar tanto a parte verde quanto a branca. A parte branca da cebola contém mais nutrientes. O teor de vitaminas diminui à medida que você avança em direção ao topo.
A cor clara da cebola significa que ela já perdeu metade dos seus nutrientes.

É melhor congelar as folhas imediatamente após o corte. Se as folhas estiverem cortadas há três dias, elas não serão tão ricas em vitaminas.
Durante o tempo seco, os canteiros de cebola precisam ser regados diariamente. Só assim as folhas permanecerão viçosas.
Preparando a geladeira antes de iniciar o processo
A geladeira ou o freezer devem ser devidamente preparados antes de armazenar frutas e vegetais no outono.
Os alimentos congelados do ano passado devem ser revisados e retirados do congelador. Alguns podem já ter passado da data de validade. Se houver neve ou gelo, desligue a geladeira da tomada e descongele-a. O ideal é deixá-la desconectada da tomada por três dias.

Após o descongelamento completo, enxágue a superfície e os recipientes com água morna e bicarbonato de sódio. Seque com um pano de algodão.
Certifique-se de que a temperatura no congelador esteja acima de 18 graus Celsius (65 graus Fahrenheit). Esta é a temperatura necessária para conservar frutas e vegetais congelados. Após alguns dias, ligue o congelador e aguarde até atingir a temperatura desejada. O próximo passo é o congelamento.
É importante manter a proximidade correta dos produtos. Produtos de carne e peixe devem ser armazenados separadamente de frutas e vegetais. Legumes e frutas também devem ser armazenados em prateleiras separadas. Isso permitirá que você encontre rapidamente o que está armazenando durante o inverno.
É importante colocar a data e o ano de congelamento em cada embalagem e saco.

Métodos para congelar cebolas em casa
Existem diferentes Receitas para preparar cebolas para o invernoCebolas congeladas devem ser usadas apenas como um aditivo aos pratos, não como um ingrediente separado.
Em geral
Você pode congelar cebolas frescas inteiras no congelador.
Modo de preparo:
- Para a colheita, você precisará de folhas ou talos frescos de cebola. É importante colher as folhas imediatamente após o corte ou em até 24 horas.
- Descasque a cebola, removendo os bulbos velhos restantes e aparando as raízes. Inspecione cuidadosamente, aparando os talos secos ou descoloridos.
- Enxágue bem em água corrente.
- Coloque sobre um pano e cubra com uma toalha para absorver o excesso de líquido. Espere até que as ervas estejam completamente secas.
- Coloque os talos em um feixe e embrulhe-os em um saco plástico. Para facilitar, você pode cortar os talos em um tamanho um pouco menor que a largura do saco.
- Coloque-o compactamente e embrulhe-o. É importante proteger a peça de trabalho do contato com o ar.
- Coloque na prateleira do congelador.
- Outra maneira: espalhe as verduras em um prato, congele e depois embale-as em sacos.
Desfiado em sacos
Conveniente para congelar e armazenar cebolas Triturado em sacos plásticos grossos. Este método é o mais utilizado. É rápido de preparar e prático para usar durante o cozimento.

Método de preparação da peça de trabalho:
- Corte talos de cebola frescos e suculentos. Se não tiver, compre alguns no mercado. É uma boa ideia perguntar onde eles foram cultivados.
- Separe e remova as penas secas e corte as pontas.
- Enxágue bem em água corrente para remover poeira e outros contaminantes.
- Coloque-o sobre uma toalha e deixe secar. Você pode cobri-lo com outra toalha e secá-lo com batidinhas.
- Quando a cebola estiver seca e não houver mais água, você pode começar a picar.
- Use uma faca afiada para cortar a carne em pedaços que sejam fáceis de usar ao preparar suas obras-primas.
- A pré-resfriagem é uma etapa importante. As cebolas devem ser dispostas em uma única camada em um prato e colocadas em um freezer de congelamento rápido. Isso garante que elas retenham todos os seus nutrientes e permaneçam crocantes. Para evitar que grudem, cubra o prato com filme plástico. Se você colocá-las imediatamente em um saco e congelá-las, elas podem congelar formando um bloco sólido. Isso dificultará o cozimento, pois você precisará quebrar um pedaço, o que é difícil.
- Em seguida, despeje a mistura em sacos ou recipientes. É mais fácil dividi-la em porções para que você possa usar um saco de cada vez. Não é recomendado recongelar o produto, pois isso resultará na perda de suas propriedades medicinais. A cebola é um excelente preventivo para resfriados e doenças virais.

Frito em óleo
Cozinheiros domésticos experientes congelam cebolas fritas em óleo vegetal. Este método funciona melhor com cebolas bulbosas, mas cebolinhas também podem ser usadas.
Instruções passo a passo:
- Separe e lave bem as cebolas. É comum que a sujeira se acumule na junção entre as folhas da cebola.
- Corte em pedaços desejados e frite rapidamente em óleo de girassol.
- Divida em porções, você pode usar uma forma de silicone. Depois, deixe congelar.
- Quando a peça estiver congelada, retire o molde e coloque as peças no saco na prateleira.
- Adicione ao preparar sopas, molhos, aperitivos e acompanhamentos.
Em bandejas de gelo
Esta receita envolve o congelamento de cebolas junto com água. É usada no preparo de pratos líquidos e acompanhamentos.

Modo de preparo:
- Separe cuidadosamente as ervas frescas, remova as partes danificadas ou secas e enxágue.
- Coloque sobre um pano limpo e cubra com uma toalha ou guardanapo.
- Pique as ervas finamente com uma faca.
- Espalhe uniformemente nas formas e pressione levemente com os dedos.
- Encha as forminhas até a borda com água limpa fervida. Coloque no congelador na temperatura máxima.
- Após 24 horas, retire os blanks do molde e coloque-os compactamente em um recipiente adequado.
- Coloque no congelador.

Em uma garrafa de plástico
Congelar cebolas de forma rápida e fácil é feito em uma garrafa plástica. O recipiente prático e prático garante um armazenamento duradouro. Recomenda-se um recipiente de boca larga de 500 ml.
Lave e seque a cebola e pique-a finamente. Você pode usar um processador de alimentos. Enxágue e seque a garrafa primeiro. Tanto a cebola quanto a garrafa devem estar secas; isso garantirá que a cebola fique quebradiça e fácil de remover da garrafa.
Encha a garrafa até a borda com cebolas. Feche bem a tampa e guarde no congelador.
Para mimar sua família e amigos com ervas frescas no inverno, você precisa cuidar de seus suprimentos no outono e no verão.

Por quanto tempo as cebolas congeladas podem ser armazenadas no congelador?
O tempo de armazenamento depende do cumprimento de todas as regras e condições de temperatura.
Se a temperatura de armazenamento estiver entre 0 e 7 graus Celsius, as cebolas podem ser armazenadas por até três meses. Em temperaturas abaixo de 18 graus Celsius, a vida útil é de 10 meses.
O armazenamento além do período indicado resultará em perda de sabor e cheiro.
No final do inverno, as cebolas podem ser cultivadas no parapeito da janela, então preparações congeladas não serão tão relevantes.

Como descongelar e usar cebolas corretamente
Uma vez congelado, o produto é utilizado da mesma forma que o fresco, podendo ser utilizado no preparo de todos os mesmos pratos.
Não recomendado para saladas de vegetais frescos. Combina bem com chucrute e uvas.
Ao fazer omeletes, ensopados, patês e molhos, as cebolas devem ser congeladas soltas. São mais fáceis de usar e não precisam ser descongeladas antes do cozimento.

Para sopas, borscht e pratos principais, o ideal é congelar em ramequins com água. As porções congeladas podem ser adicionadas diretamente ao prato pronto, sem descongelar.
Cebolas com manteiga adicionada combinam bem com batatas, acompanhamentos e pratos quentes.
Carne congelada inteira pode ser descongelada colocando-a na prateleira superior da geladeira. Após algumas horas, retire-a e fatie-a. Só tome cuidado para não deixar descongelar completamente, pois isso pode resultar em uma massa mole e aguada.
Você precisa despejar uma pequena quantidade de cebola do frasco e imediatamente colocá-lo de volta no recipiente.











