Propriedades benéficas da cebola branca, descrição das variedades, cultivo e cuidados

As cebolas brancas são praticamente indistinguíveis das cebolas comuns. Não existem muitas variedades, mas incluem as picantes e as doces, usadas em saladas e conservas. Esta cor de cebola é originária da Ásia. É usada para realçar o sabor de pratos de vegetais e carnes, além de ser muito saudável. É rica em vitaminas e microelementos essenciais para a saúde humana.

Características gerais

As cebolas são cultivadas pelo homem há mais de 5.000 anos. Existem três tipos: branca, amarela e roxa ou vermelha. As outras variedades conhecidas são meras subespécies e cultivares de outras já existentes. As cebolas brancas diferem de suas parentes pela curta vida útil, sabor adocicado e formato suave. São ligeiramente mais pesadas, mais aromáticas e não têm o amargor pungente dos nabos. Estas são as diferenças entre as cebolas brancas e as outras cebolas coloridas.

Descrição

As cabeças brancas têm formato uniforme, com base e raízes achatadas em uma extremidade e cauda ligeiramente alongada na outra. Existem outros formatos mais alongados, mas não há variedades achatadas, semelhantes a nabos.

Esse formato facilita o descascamento da cebola; basta segurá-la com a mão, pois, por exemplo, uma cebola achatada é difícil de descascar.

Escamas secas ou cascas de cebola são quase invisíveis contra a polpa, revelando veios distintos. As variedades de cebola branca são consideradas cebolas para salada e não são adequadas para armazenamento ou enlatamento.

Qualidades de sabor

O sabor é excelente, com pouco ou nenhum amargor, o que o torna considerado um vegetal para salada. Por isso, é cultivado para consumo in natura.

cebola branca

A cebola branca ainda é pouco conhecida na Rússia, mas alguns agricultores já começaram a cultivá-la. A hortaliça chega aos mercados da Ásia, México e Espanha, onde seu cultivo é consolidado para fins industriais.

Composição e propriedades

Neste caso, a cebola branca não é diferente de outros tipos. Seu valor nutricional por 100 g é de 42 kcal. Seu teor de carboidratos é de 9,87 g, enquanto seu teor de proteínas é de 1,43 g. Sua composição química é a seguinte:

  • Tiamina (vitamina B1) - 0,046 mg.
  • Riboflavina (vitamina B2) - 0,027 mg.
  • Ácido pantotênico (vitamina B5) - 0,123 mg.
  • Piridoxina (vitamina B6) - 0,12 mg.
  • Folato (vitamina B9) - 19 mcg.
  • Ácido ascórbico (vitamina C) - 7,4 mg.
  • Tocoferol (vitamina E) - 0,2 mg.
  • Biotina (vitamina H) - 0,9 mcg.
  • Vitamina PP - 0,2 mg.

Além de rica em vitaminas, a polpa de cebola contém uma rica variedade de macronutrientes: cálcio, magnésio, potássio e fósforo. Os micronutrientes incluem ferro, manganês e zinco.

cebola branca

Esta composição determina as propriedades benéficas das cebolas, incluindo:

  1. Um antisséptico natural, graças à presença de fitoncidas (óleos essenciais), ajuda a destruir micróbios e bactérias patogênicos. Por isso, na medicina popular, é usado para dores de garganta, estomatite, gripe e infecções respiratórias agudas.
  2. A presença de elementos de ferro livre ajuda na anemia e aumenta os níveis de hemoglobina.
  3. Melhora a digestão.
  4. Fortalece as articulações e as torna elásticas.
  5. Normaliza os níveis de açúcar no sangue.
  6. É usado para destruir células cancerígenas.

Além de tratar certas doenças, o vegetal é usado ativamente em cosmetologia para cabelos e pele facial.

cebola branca

Usos culinários

Em primeiro lugar, é um produto dietético, por isso é frequentemente encontrado em diversas dietas. Seu principal uso é consumido fresco e em saladas. Combina perfeitamente com o sabor de outros vegetais e carnes. Há uma salada com cebola branca fatiada que é uma verdadeira delícia. Não exala odor desagradável e tem sabor adocicado.

Na culinária, é frequentemente usado como substituto de cebolas amarelas ou roxas. Fica ótimo em sopas e purês, mas não se desfaz quando frito, adquirindo uma cor dourada.

Uso em medicina e cosmetologia

A cebola branca é usada na medicina popular junto com outros tipos.

cebola branca

Queimaduras

Aqui, as propriedades bactericidas da cebola branca são utilizadas. Uma pasta é aplicada na área afetada da pele. O antisséptico mata a microflora patogênica e promove a rápida cicatrização e o fechamento da cicatriz.

Calos, abcessos, furúnculos

Se seus sapatos novos estiverem esfregando seus pés, não se desespere. Faça uma infusão de vinagre de cebola. Coloque as cascas de cebola em um frasco de vidro e cubra com vinagre. Deixe o frasco em um recipiente bem fechado durante a noite, em temperatura ambiente. De manhã, retire a casca, enxágue com água e aplique sobre o calo. Aplique um creme rico na pele ao redor, envolva-a com um curativo e deixe agir durante a noite. Na manhã seguinte, remova o calo vaporizado da pele.

Esta mesma pasta pode ajudar a limpar abcessos ou furúnculos. Basta segurar um curativo embebido no suco da cabeça ou uma compressa verde sobre ela por um tempo. As propriedades antissépticas também funcionam aqui.

cebola branca

Líquens

Aplique suco de cebola branca na pele afetada pela micose e deixe secar. Repita o procedimento após algumas horas. Continue o processo até que a micose desapareça completamente.

Picadas de insetos

Mergulhe um algodão em suco de casca de cebola e aplique sobre a picada, deixando agir por 15 minutos. Repita o procedimento várias vezes até que a coceira e a vermelhidão desapareçam. Você também pode simplesmente esfregar a área afetada com uma fatia de cebola branca.

Tosse

Este vegetal é usado há muito tempo para tratar infecções do trato respiratório superior. Para melhores resultados, a pasta é misturada com mel e ingerida. Essa combinação ajuda a expelir o muco mais rapidamente e tem um efeito calmante na tosse seca.

cebola branca

Otite

Suco de cebola branca é aplicado no ouvido inflamado. Isso ajuda a matar bactérias, particularmente Pseudomonas aeruginosa, estafilococos e estreptococos. Essas bactérias se originam na nasofaringe, de onde entram na trompa de Eustáquio e iniciam seu ciclo de vida, mas a cebola impede que as bactérias se multipliquem e é prejudicial a elas.

Doenças articulares

Aqui, a cebola é completamente moída com açúcar e aplicada topicamente nas áreas afetadas.

Contraindicações

Existem certas categorias de pessoas para as quais este vegetal é contraindicado. Ele pode causar alguns danos a elas:

  1. Crianças menores de 1,5 anos: O suco de cebola fresco pode queimar as mucosas da boca e da garganta.
  2. Pessoas que sofrem de gastrite e doenças ulcerativas do trato gastrointestinal.
  3. Deve ser usado com cautela em casos de doenças do sistema nervoso, enxaquecas e hipertensão.

cebola branca fresca

Como as cebolas causam gases, é melhor excluí-las da sua dieta se ocorrer flatulência. Se você estiver acima do peso, comer cebola branca é proibido. Pode aumentar o apetite.

Origem

Considera-se que o berço de todas as cebolas é a Ásia, hoje Afeganistão e Irã. Como hortaliça, a cebola era cultivada na Índia, Egito e Grécia. Era cultivada principalmente por plebeus. Eles a comiam como as batatas de hoje, o que os mantinham energéticos e fortes.

As cebolas surgiram na Rússia nos séculos XVII e XVIII. Desde então, têm sido cultivadas ativamente. Os produtores estudam as características das cebolas selvagens e as aprimoram, desenvolvendo novas variedades, incluindo as cebolas brancas, que não atraem menos atenção e se tornaram as mais populares atualmente devido ao seu sabor.

muitas cebolas

Variedades

Existem apenas algumas variedades de cebola branca, cujas descrições você pode anotar.

Alba

Esta é uma variedade de meia estação. Diferencia-se de outras variedades de cebola branca pela sua longa vida útil. Os frutos têm um amargor suave e são versáteis (tanto frescos quanto enlatados). Os bulbos pesam em média 90 g quando plantados como cultura anual. Quando plantados em conjuntos, os bulbos podem atingir até 200 g de peso.

Cometa F1

O híbrido é mais difundido nas regiões da Rússia, pois é adaptado a muitas condições climáticas de cultivo, como baixas temperaturas de inverno, pragas e doenças, fortes flutuações de temperatura e seca.

Arco do cometa F1

Um híbrido de meia-tardia. Os bulbos são pequenos, pesando apenas 70 g, mas doces, o que é incomum para cebolas. O formato é liso e redondo. A validade é de seis meses. É usado principalmente em saladas.

Nevada

A mais precoce das variedades brancas. O tempo de maturação é de 95 dias, por isso é cultivada principalmente como uma variedade anual. Os frutos pesam até 70 g e têm uma vida útil de 7 meses a partir da colheita.

Toluca F1

Um híbrido holandês. Esta variedade semiprecoce amadurece uniformemente. Resistente a doenças. Cultivada na Ucrânia e na Moldávia, é cultivada ao ar livre. Os bulbos brancos são redondos e têm polpa suculenta e doce. São consumidos frescos.

Cebola Toluca F1

Poeira Estelar

A cebola de inverno Stardust é usada em muitas regiões da Rússia para plantio de inverno. Esta fruta branca é adequada para corte, pois possui uma estrutura multigerminativa que lembra chalotas.

Bola de neve

A White Ball conquistou o coração dos jardineiros. Seus bulbos pesam até 160 g, tornando-os os maiores entre as variedades brancas. Por serem muito doces e suculentos, têm uma vida útil curta, de até três meses. São fáceis de cultivar e amadurecem em 105 dias após o plantio.

Sulista

As cebolas são cultivadas em regiões quentes da Rússia. Condições climáticas desfavoráveis ​​reduzem a produtividade e a qualidade do produto.

cebola do sul

Além das variedades apresentadas, existem outras menos conhecidas que são cultivadas na Rússia e no exterior: Sierra Blanca, White Jumbo, Ala, Orizaba, White, Barletta.

Crescente

Até recentemente, as cebolas brancas eram cultivadas a partir de mudas; hoje, os criadores desenvolveram variedades projetadas para semeadura anual, ou seja, por meio de mudas.

Usando sementes

Selecionar a variedade certa é crucial. O pacote de sementes deve sempre indicar "cultivo anual" ou "plantio a partir de mudas". Com este método, o objetivo principal é obter mudas de alta qualidade. Para isso, é essencial seguir todas as recomendações para o plantio de sementes para mudas.

cebola branca

Datas de plantio

O momento depende diretamente das condições de cultivo, das capacidades do jardineiro e das características varietais da cebola. As sementes precisam de dois meses para se desenvolverem completamente e se transformarem em mudas, então considere a época de semeadura. É melhor semear na segunda dezena de fevereiro e continuar até o final do mês. Nesse caso, você pode começar a plantar ao ar livre na segunda quinzena de abril.

O período pode ser estendido até meados de março, quando você poderá encontrar a mosca da cebola, cujo pico ocorre em maio.

Se você atrasar a semeadura, as mudas ficarão pequenas e doentes no transplante. O mesmo acontecerá se você semear muito cedo. Se você tiver uma estufa, pode obter material de plantio resistente colocando os recipientes de cebola dentro dela.

sementes de cebola branca

Seleção e preparação do local

Uma área bem iluminada do jardim é ideal para o cultivo de cebolas brancas. É melhor plantar os canteiros em solo previamente usado para melões ou batatas. O solo para cebolas deve ser solto e fértil. Solo franco-arenoso ou argiloso com pH neutro é o ideal.

O canteiro para as mudas de cebola branca deve ser preparado no outono. Para isso, revolva bem o solo na área designada com fertilizante de fósforo e potássio. Na primavera, o solo pode ser deixado sem revolvimento. Espalhe húmus ou cinzas sobre o canteiro e misture levemente com um ancinho. Faça sulcos ao longo de todo o canteiro. Regue cada buraco abundantemente com água sedimentada.

Diagrama de plantio

Deixe 30 cm entre fileiras. Isso facilitará o cultivo das plantas, incluindo a soltura, a capina e a rega. Deixe de 5 a 10 cm entre os bulbos adjacentes. Este valor depende do tamanho da cebola.

sementes de cebola branca

Plante as mudas em clima quente, de preferência à noite, quando as cebolas jovens não serão expostas à luz solar direta. Antes de plantar, pode as mudas. Se as raízes forem longas, corte-as pela metade e apare as pontas das cebolas, deixando dois terços delas. Não é necessário removê-las completamente, pois elas contêm nutrientes necessários para o desenvolvimento inicial da cebola.

Conjuntos de cebola

Plantando cebolas brancas usando conjuntos — uma técnica agrícola completamente diferente. Também é importante garantir o momento correto do plantio e o preparo adequado do material de plantio.

Prazos

Este método produz uma cabeça de sementes de tamanho normal no segundo ano. No primeiro ano, as cebolas-semente são cultivadas. A época ideal para o plantio das cebolas-semente depende da variedade, cada uma com seu próprio período de maturação.

sementes de cebola branca

O melhor é plantar do final de março ao final de abril, se isso for possível, ou seja, se o canteiro tiver sido preparado no outono, não for preciso esperar que o jardim seja arado e as condições climáticas permitirem o plantio.

Aquecimento

Os bulbos selecionados para plantio são aquecidos a uma temperatura de +45 graus Celsius por 7 horas. Esse aquecimento serve para evitar que os bulbos brotem mais tarde.

Desinfecção

Pouco antes do plantio, mergulhe as mudas em uma solução de permanganato de potássio a 1% para matar patógenos. O permanganato de potássio pode ser substituído por uma solução de Fitosporina ou bicarbonato de sódio comum. Uma solução de água e sal é usada contra pragas.

cebola branca

Estimulação do crescimento

No dia anterior ao plantio principal, coloque os brotos de cebola em um saco plástico e borrife levemente com água. Isso revitalizará os pequenos bulbos que ficaram dormentes durante o inverno. As raízes começarão a inchar na base, que crescerão rapidamente ao entrar em contato com o solo.

Cuidado

A cebola branca é uma cultura de baixa manutenção. Você não precisa se esforçar e passar o tempo todo nos canteiros de cebola, mas ainda precisa dedicar um pouco de atenção.

Capina e afrouxamento

As cebolas brancas não gostam de ficar perto de ervas daninhas, que inibem o crescimento das penas e o desenvolvimento completo do sistema radicular, pois extraem todos os nutrientes. Portanto, as ervas daninhas são removidas à medida que aparecem. Inicialmente, os canteiros podem ser capinados com uma enxada de lâmina estreita, que passe facilmente entre as fileiras sem danificar as plantas. Assim que as pontas dos bulbos estiverem fortes e maduras, a enxada não é mais usada. As ervas daninhas são removidas manualmente.

cebola branca

As cebolas brancas não gostam de crostas na superfície do solo; elas precisam de acesso constante ao ar, por isso os canteiros são frequentemente afofados a uma profundidade de 5 cm. Esse afofamento geralmente é combinado com capina ou rega. Hoje em dia, existem diversas ferramentas disponíveis que facilitam o acesso entre as fileiras de cebola sem perturbar as raízes: enxadas, cortadores planos e cultivadores pontiagudos.

Rega

Todas as variedades de cebola branca são vegetais que gostam de umidade. Regue com frequência durante as fases de formação das folhas e crescimento dos bulbos. Regue o solo até que haja água parada nos canteiros.

No restante do tempo, hidrate enquanto seca completamente, cerca de uma vez por semana.

Após a germinação, o solo deve ser umedecido a uma profundidade de 10 cm e, durante o desenvolvimento das raízes, a uma profundidade de 25 cm. A rega deve ser interrompida antes da colheita.

cebola branca

Cobertura superior

Durante toda a estação de crescimento, as cebolas brancas são fertilizadas várias vezes:

  1. Duas semanas após o plantio, aplique uma solução aquosa de ureia (25 g por 10 l) sob as raízes. Este fertilizante pode ser combinado com nitroammofoska, aplicado da mesma forma.
  2. A segunda fertilização é feita na segunda quinzena de junho ou duas semanas após a primeira. São adicionados fertilizantes de fósforo e potássio: superfosfato e sal de potássio.

Se o solo for argiloso, a segunda fertilização pode ser repetida após algumas semanas. É melhor evitar a aplicação de fertilizantes nitrogenados.

cebola branca

Se os fertilizantes forem aplicados corretamente e na quantidade certa no outono, não há necessidade de alimentar as cebolas durante seu crescimento.

Coleta e armazenamento

A colheita começa no final de agosto ou início de setembro. Se a pluma murchar e secar, a fruta está madura. Antes da colheita, os canteiros não são mais regados, e os brotos verdes que não caíram são dobrados no chão para impedir o fornecimento de nutrientes ao bulbo da raiz.

O clima seco e ensolarado é o escolhido para a colheita. Os bulbos são arrancados e deixados no canteiro por várias horas, espalhados em uma única camada, para que o solo restante seque e seja completamente limpo. Um material de cobertura ou pano pode ser colocado sob as cebolas para evitar que bactérias do solo contaminem os bulbos.

A colheita é então coletada em caixas de madeira ou papel e armazenada em local ventilado, com os bulbos sendo virados regularmente. A secagem deve levar pelo menos uma semana. A colheita é então classificada e os caules secos são aparados, deixando um toco de 5 centímetros. Armazene em local seco e em temperatura ambiente.

As cebolas existem há mais de 4.000 anos. Durante esse tempo, as pessoas exploraram todo o seu potencial, especialmente suas propriedades medicinais. Na medicina popular, a cebola branca, assim como outras variedades de cebola, tornou-se um dos primeiros alimentos úteis. Cultivá-la é fácil, usando sementes ou mudas, especialmente porque a cebola branca requer pouca manutenção.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata