- Características gerais
- Descrição
- Características distintivas
- Produtividade
- Nomes de espécies e variedades
- cebolas galesas
- abril
- Poderia
- Longa Tóquio
- Ternura
- Seryozha
- Folhas gordas
- Cebola viscosa
- Verde
- Anão
- Líder
- Charme
- Simbir
- Salada
- Um tesouro de saúde
- Valsa
- Multicamadas
- Likova
- Memória
- Cheliabinsk
- Cebolinha
- Boêmia
- Planta de mel
- Químico
- Primavera
- Açafrão
- Chalotas
- Airat
- Romã
- Homem forte
- Cesta de vitaminas
- Esmeralda
- Outras espécies
- Arco oblíquo
- Gigante
- Novato
- cebola perfumada
- Feiticeiro
- Perfumado
- Apimentado
- Altaico
- Rubor
- Aflatunsky
- Características do cultivo
- Pouso e transplante
- Selecionando um site
- Preparação do solo
- Diagrama de plantio
- Prazos
- Cobertura morta
- Dividindo o mato
- Cuidado
- Capina e afrouxamento
- Rega
- Proteção contra doenças e pragas
- Cobertura superior
- Preparando-se para o inverno
- Colheita e armazenamento
- Recomendações para seleção
- As sutilezas do cultivo de variedades de inverno
- Crescendo a partir de sementes
- Avaliações
Cultivar cebolas perenes no seu jardim é prático — verduras frescas estão sempre disponíveis e muitas variedades são decorativas e valorizam a paisagem. A maioria das cebolas perenes é resistente ao inverno, produz safras consistentes até o final do outono e possui forte imunidade e resistência a infecções fúngicas e bacterianas.
Características gerais
As variedades de cebola perene são tão diversas que suas características marcantes são marcantes. A cebolinha-galesa é cultivada principalmente por suas folhas. A cebolinha é altamente ornamental, mas suas folhas são comestíveis, embora seu sabor seja bem diferente. Existem variedades de cebola perene com sabor de alho.
Os brotos perenes estão entre os primeiros a aparecer nos canteiros após o derretimento da neve. As plantações perenes podem suportar geadas de inverno (até -40 °C). C), os arbustos não congelam.
Descrição
Variedades perenes são cultivadas de várias maneiras: em arbustos, em canteiros ou em fileiras separadas.
Atenção! Variedades perenes de cebola normalmente não produzem bulbos grandes, e apenas as folhas verdes são usadas como alimento.
Características distintivas
As cebolas perenes são notavelmente diferentes de suas contrapartes bulbosas. Características distintivas:
- Resistência ao inverno e à geada.
- Resistente à mosca da cebola e ao nematoide.
- Ela cresce no mesmo lugar por vários anos sem ser replantada.
- Ela dá frutos do início da primavera até o final do outono.
- Adequado para solos protegidos e desprotegidos.
- Não há requisitos especiais para tecnologia agrícola e fertilidade do solo.

As penas das plantas jovens são ricas em vitaminas e microelementos. As folhas da cebola são um antisséptico natural e têm propriedades antivirais, o que as torna benéficas para o consumo durante a temporada de gripe.
Produtividade
As plantas perenes podem ser colhidas do início da primavera até a primeira geada. As pontas são cortadas parcial ou totalmente dos arbustos de uma só vez. Novas folhas crescem em poucas semanas.
Nomes de espécies e variedades
Atualmente, os criadores distinguem cerca de quinhentas variedades de cebolas perenes.
cebolas galesas
Arco Bem conhecido e cultivado com sucesso em jardins russos há décadas, o alho-poró galês possui uma série de propriedades valiosas, incluindo vitaminas e microelementos.

A cebola bulbosa tem aparência desleixada e pouco valor ornamental. Os caules podem atingir até 70 centímetros de altura, enquanto os talos em si são largos e delicados. A cebola bulbosa se propaga por meio de caules. Existem diversas variedades de cebola bulbosa.
abril
A cebola de abril é cultivada tanto como planta perene quanto anual. Características e propriedades distintivas:
- Um dos primeiros a emergir debaixo da neve na primavera.
- A primeira colheita pode ser feita no final de abril.
- Aumento do teor de vitamina C.
Atenção! Propenso a espigamento. Não cresce bem em solos ácidos. Semeie em canteiros usando o método "buquê".
Poderia
Esta é uma variedade de cebolinha galesa, de alto rendimento e de meia estação, para salada. É uma variedade cultivada domesticamente. Os bulbos não se formam; a cebolinha galesa é cultivada por suas folhas. Tem pouco valor ornamental. Seu sabor é acentuado e agradável. É rica em vitaminas e microelementos.
O May batun tem forte imunidade e é resistente a doenças fúngicas.
Longa Tóquio
É cultivada em todo o país. Os arbustos podem ficar vários anos sem replantio, sem sacrificar a produtividade.

Suporta invernos rigorosos sem neve. O bulbo não se forma e é adequado para consumo fresco. O sabor é acentuado, com um amargor picante.
Ternura
Forma um arbusto rasteiro, de pequena altura, até 40 centímetros. As pinas são tubulares com uma leve cobertura cerosa. Ela hiberna bem sem abrigo adicional, é resistente a flutuações de temperatura e tem excelente sabor. Possui alto teor de ácido ascórbico.
Seryozha
Utilizada para verduras, não forma bulbo, embora seja considerada um híbrido interespecífico da cebolinha-galesa e sua parente, a cebola. As folhas são longas, suculentas, com uma tonalidade azulada característica. As folhas têm um sabor doce, rico e levemente picante.

Cultivado exclusivamente a partir de mudas. A amontoa e a fertilização sazonal são essenciais.
Folhas gordas
Variedade de maturação precoce, cultivada internamente. Distingue-se pela sua resistência ao inverno e pelo rápido crescimento da folhagem fresca após a poda. O arbusto é semi-espalhado e o bulbo não se forma. Os caules são ocos, muito suculentos e adequados para saladas. Possui alto teor de ácido ascórbico.
Cebola viscosa
Uma cebola altamente ornamental, perfeita para plantio em canteiros e hortas. Também conhecida como cebola-pendente, pode ser consumida fresca, em conserva, seca e em conserva.

Os caules verdes permanecem tenros e só ficam ásperos no final do outono. As folhas desenvolvem-se grossas, largas e carnudas. Ricos em micronutrientes, os caules da cebola distinguem-se pelo seu alto teor de ferro. São usados como remédio popular: aliviam dores, combatem inflamações e combatem a fadiga.
Verde
Uma variedade de alto rendimento, cultivada em todos os lugares. Não requer cuidados especiais. Forma arbustos compactos e pequenos. Os caules são planos, largos e suculentos, com sabor delicado e leve aroma de alho.
Anão
Uma variedade de slizuna resistente à geada e de meia estação. Seus caules são largos e ligeiramente cerosos. Caracteriza-se por arbustos compactos: uma planta adulta não atinge mais de 30 centímetros de altura. É uma variedade para salada e é cultivada em canteiros e canteiros de jardim. Dá frutos até o final do outono. Desenvolve-se em qualquer tipo de solo, requer pouca rega e é tolerante à seca.

Líder
Uso geral. Os arbustos precisam de rega e desbaste regular. Após o corte, novos caules crescem novamente em 40 dias. Tolera geadas de até -30 °C. COM.
Charme
É uma planta ornamental maravilhosa, graças às suas flores incomuns e belas, que lembram bolinhas brancas e fofas. A variedade produz um rendimento moderado e os arbustos são pequenos e compactos.
Simbir
Recomendado para cultivo em jardins particulares, o Simbir é resistente ao inverno. Suas folhas têm um formato único — as lâminas são ligeiramente torcidas em espiral. É uma variedade de meia estação com alto rendimento.

Salada
Esta variedade de meia estação, resistente ao inverno, oferece verduras versáteis e rendimentos acima da média. Possui sabor excelente e um aroma agradável e suave de alho.
Um tesouro de saúde
Uma colheita longa é combinada com altos rendimentos. As folhas são macias, levemente picantes e saborosas, com um sutil aroma de alho. Esta é uma variedade de maturação precoce. Adequado para cultivo em canteiros.
Valsa
Uma nova variedade cultivada em 2015. Amadurece rapidamente, com folhas enroladas em uma espiral característica. Não requer replantio por cinco anos sem perda de produtividade. É resistente ao inverno e a doenças fúngicas.

Multicamadas
Cebola-de-chifre é o nome comum para uma cebola perene de várias camadas. Foi introduzida aos jardineiros russos a partir da China. Difere da cebolinha-galesa no tipo de haste floral, e sua folhagem se assemelha à de uma cebola.
O caule principal da cebolinha multicamadas termina em pequenos bulbos. Esta é a primeira camada. Os bulbos da raiz não são comestíveis. A cebolinha chinesa não acumula nitratos e contém um grande número de componentes benéficos e vitaminas. Esta espécie não tem período de dormência; as folhas podem ser colhidas continuamente.
Likova
Uma das variedades mais populares de cebolas multicamadas entre os jardineiros russos. Os bulbos superiores amadurecem até atingirem um tamanho grande e têm formato arredondado. A Likova é considerada uma variedade de maturação precoce. Prefere solos neutros e luz solar plena.

Memória
Uma variedade perene e produtiva de cebola. A camada superior é formada por quatro bulbilhos alongados de uma cor púrpura-bordô característica. As folhas verdes e frescas são conhecidas pelo alto teor de caroteno.
Cheliabinsk
Considerada uma variedade superprecoce, seus caules apresentam excelente sabor: folhas suculentas e macias, com um leve sabor picante. A cebola perene de Chelyabinsk é resistente à geada e a invernos rigorosos com pouca neve. É resistente a uma ampla gama de doenças fúngicas.
Cebolinha
Conhecida desde a Idade Média, era usada como erva medicinal e como elemento decorativo em canteiros de flores. É especialmente apreciada nos países europeus.

Schnitt-onion significa "cebola cortada" (traduzido do alemão). Na linguagem comum, é frequentemente chamada de cebola de restaurante ou cebolinhaÉ um pequeno arbusto com folhas finas e delicadas e um rizoma forte. Os pedúnculos são lindos, com inflorescências roxas brilhantes. É frequentemente plantada como sebe ou bordadura.
Boêmia
Esta variedade é altamente produtiva. Pode ser cultivada no mesmo local por cinco anos sem replantio. Produz folhagem o ano todo quando cultivada em ambientes internos ou em estufa. Possui excelentes qualidades ornamentais e é uma planta melífera.
Planta de mel
Cultivada na Rússia, possui excelente sabor; os caules têm um sabor delicado e suculento, com um toque picante. É resistente ao míldio.

Químico
Pode produzir até 7 quilos de folhas em uma única estação de cultivo. Forma um arbusto pequeno e compacto, e as folhas crescem rapidamente após o corte. As folhas têm um sabor picante. Uma desvantagem é a suscetibilidade ao oídio.
Primavera
Forma um arbusto vigoroso, forte e alto. Tolera bem geadas e possui um forte sistema imunológico. Rende até 6 quilos de folhas por estação, com sabor suculento e levemente picante.
Açafrão
Uma variedade de cebola perene de maturação precoce. Possui resistência média à geada e não tolera invernos com pouca neve. Produz alto rendimento e os caules crescem rapidamente após a colheita. Suas folhas frescas são ricas em vitamina C.

Chalotas
Uma variedade de cebola. Trazida da Europa para a Rússia, sua origem é o Oriente Médio. Também é conhecida por vários nomes: cebola-da-família, cebola-de-alexandria e escalot. É uma cebola bienal. As cebolas-semente são cultivadas a partir de sementes e plantadas no ano seguinte para uma colheita completa. Uma única cebola-semente amadurece em uma grande "família" de 5 a 6 cebolas novas.
Airat
Uma chalota de meia estação. Os bulbos são amarelos, alongados e têm um sabor picante e intenso. Podem produzir até cinco filhotes por família de cebolas.
Romã
Uma cebola da família, de maturação precoce. Resistente ao amarelecimento das folhas, proporciona aos jardineiros um longo suprimento de verduras deliciosas e frescas. Os bulbos são vermelhos e pesam até 40 gramas.

Homem forte
Uma cebola cultivada em família, projetada para armazenamento a longo prazo. Os bulbos amadurecem grandes, ovais e de um vermelho delicado. Esta variedade "Krepysh" é resistente a doenças fúngicas e espigamento.
Cesta de vitaminas
Uma variedade de maturação superprecoce. Forma várias famílias de cebolas, cada uma com 4 a 5 bulbos. As cebolas maduras apresentam coloração dourado-claro. Excelente prazo de validade e forte resistência a doenças fúngicas e bacterianas.
Esmeralda
Variedade de maturação tardia, ideal para armazenamento a longo prazo. Produz de 4 a 5 bulbilhos por colônia, de formato achatado, pesando até 35 gramas. Quando totalmente maduros, apresentam coloração marrom-avermelhada.

Outras espécies
Além das variedades de plantas perenes mencionadas acima, existem outras espécies e variedades que pertencem à família das cebolas.
Arco oblíquo
Comumente conhecida como alho-amargo, a cebola recebeu esse nome devido à sua semelhança com os arbustos de alho-poró. É frequentemente usada para decorar canteiros de flores e hortas devido às suas belas e distintas inflorescências. O bulbo da raiz não é comestível, mas as folhas verdes são adequadas para saladas e guarnições de pratos.
Gigante
As folhas são suculentas, sem revestimento ceroso, e são adequadas para enlatamento e corte. Pode sobreviver em um local por mais de 5 anos sem replantio. Distingue-se pela boa resistência ao inverno.

Novato
Uma variedade de cebola resistente ao inverno. As folhas podem ser conservadas em conserva e consumidas frescas. Cresce no mesmo local por mais de 10 anos sem perder a produtividade. Requer pleno sol e é fácil de cuidar.
cebola perfumada
Usado como tempero. Também conhecido como Dzhusai, é popular na Ásia, Oriente Médio e Extremo Oriente. Na Rússia, é cultivado como planta de bordadura e em jardins de ervas.
Observação: quando cultivada perto de arbustos de frutas vermelhas, ela protege as plantas de pulgões e outras pragas de insetos..
Arbusto rasteiro com rizoma horizontal. Produz excelente mel. As inflorescências se formam nos caules e têm um aroma agradável e intenso. As folhas são planas, não tubulares. Os caules, assim como as folhas, são comestíveis.

Feiticeiro
Uma cebola perfumada e resistente ao inverno. Produz folhas verdes frescas do início da primavera ao final do outono. Uma planta melífera. As folhas são saborosas, levemente picantes e ricas em ferro e fibras.
Perfumado
Uma variedade de alto rendimento com aroma distinto de alho. Distingue-se pela sua alta resistência ao inverno. Requer pouco cultivo ou cuidados regulares. É um excelente tempero para sopas e conservas.
Apimentado
Variedade de salada de maturação média a tardia. Resistente ao frio e às variações de temperatura. Um tempero delicioso para saladas e sopas. Também adequada para uso em jardins de pedras.

Altaico
Esta espécie de cebola está listada no Livro Vermelho e não é amplamente distribuída. Cresce em solos e rochas ricos em cálcio. Também é conhecida como cebola-da-rocha ou cebola-da-montanha. Externamente, a cebola-de-Altai assemelha-se à cebola-galesa, pode produzir até 30 bulbilhos em uma única planta e possui um sistema radicular robusto.
Rubor
Na Rússia, é comum no Cáucaso e na Crimeia. Possui altas qualidades ornamentais devido às suas belas inflorescências. Forma um arbusto baixo, com até 40 centímetros de altura.
Aflatunsky
As inflorescências têm o formato de enormes bolas roxas. Forma um arbusto de até 1 metro de altura. Altamente ornamental. Tolera secas e geadas prolongadas. Uma planta melífera. Os bulbos são ricos em fitoncidas, que possuem propriedades antivirais.

Características do cultivo
A variedade e o tipo de membro da família da cebola são escolhidos de acordo com a região de cultivo e os objetivos do jardineiro: ervas frescas, uma colheita de bulbos ou decoração de escorregadores alpinos e canteiros de flores.
Pouso e transplante
Cebolas perenes são fáceis de cultivar. Escolher o local certo é crucial, pois elas não gostam de ser transplantadas. As perenes geralmente são plantadas como mudas em solo previamente preparado e em um local escolhido. As cebolas devem criar raízes rapidamente, mas se algo der errado – a planta estiver crescendo lentamente, amarelando ou começando a murchar – tente replantar.
O arbusto é desenterrado junto com a raiz e transplantado para um novo local. É importante considerar quaisquer erros cometidos durante o plantio inicial.
Selecionando um site
O local deve ser ensolarado, com pH neutro. Água parada ao redor das raízes não é permitida, e o canteiro não deve estar localizado em áreas baixas. Sombra também é indesejável.
Arbustos de frutas vermelhas, canteiros de flores ou outras plantas herbáceas podem atuar como vizinhos de canteiros de cebolas.
Os predecessores da rotação de culturas podem ser qualquer coisa, exceto outros representantes da família da cebola.

Preparação do solo
O solo pode ser preparado no outono: cave profundamente com composto e cinzas de madeira. Na primavera, solte os canteiros e adicione uma pequena quantidade de superfosfato. É aconselhável desinfetar o solo com permanganato de potássio ou escaldá-lo com água fervente.
É importante determinar a acidez do solo usando papel de tornassol. Se estiver muito ácido, aplique cal com cal apagada ou giz. As cebolas não gostam de ervas daninhas; elas devem ser removidas durante o preparo do solo no outono e na primavera.
Importante! Não adicione esterco fresco aos canteiros; as cebolas queimarão, ficarão amarelas e morrerão..
Diagrama de plantio
Muitas variedades de cebolas perenes são cultivadas como plantas de bordadura. A distância entre as plantas depende da largura da planta adulta a ser conduzida.

As cebolas familiares são plantadas da mesma forma que as cebolas em série, mas o intervalo entre as cebolas é aumentado para 15-20 centímetros para uma “família grande”.
Prazos
As cebolas perenes são plantadas no outono ou no início da primavera. O momento certo depende dos objetivos do plantio e do uso pretendido dos canteiros. As cebolas são semeadas para mudas em meados de março, e as mudas jovens podem ser plantadas no solo a partir do final de abril. A temperatura do solo deve atingir 10 °C. C. As datas de plantio podem variar dependendo da região e das condições naturais e climáticas.
Cobertura morta
Para evitar ervas daninhas e conservar a umidade, aplique cobertura morta entre as fileiras de cebola. Serragem, palha ou areia são as melhores opções.

Dividindo o mato
Uma excelente maneira de propagar cebolas perenes é dividindo a planta. Este procedimento é melhor realizado em agosto. A planta é dividida cuidadosamente, com cuidado para não danificar o sistema radicular, e replantada.
Cuidado
Plantas perenes não exigem cuidados complexos. Se você escolher o local certo com antecedência, os cuidados com a planta consistirão em capinar e afofar o solo. A rega geralmente é ajustada à estação chuvosa.
Capina e afrouxamento
Recomenda-se afrouxar o espaço entre as fileiras após a rega. Todas as ervas daninhas devem ser removidas. Canteiros infestados de ervas daninhas reduzem a produtividade em 3 a 4 vezes.

Rega
Após o plantio, a rega é essencial. Evite regar as folhas; é melhor regar as raízes. Posteriormente, as cebolas não toleram excesso de água ou excesso de umidade nas raízes. Isso pode desencadear um surto de doenças fúngicas, fazendo com que as folhas fiquem amarelas e a planta perene murche.
O sistema de irrigação é ajustado às condições climáticas atuais.
Proteção contra doenças e pragas
As plantas perenes são suscetíveis a doenças comuns da cebola: míldio, ferrugem, mosca da cebola e tripes. As plantas devem ser inspecionadas regularmente em busca de sinais de doenças.
O tratamento preventivo inclui:
- Pulverizar as folhas com uma solução de verde brilhante: 10 gotas para cada 10 litros de água.
- Polvilhar plantas com cinzas de madeira em clima calmo e seco.
- Cumprimento das regras de rotação de culturas.
- Remoção oportuna de ervas daninhas.
- As cebolas perenes são plantadas longe das anuais.

Em geral, as plantas perenes são despretensiosas; se o local for bem escolhido, elas não adoecem e não apresentam dificuldades no cuidado.
Cobertura superior
Cebolas perenes não requerem nenhuma fertilização especial. Uma única rega dos canteiros com excrementos de pássaros ou infusão de verbasco durante o período de crescimento ativo é suficiente.
Preparando-se para o inverno
No final do outono, as plantas perenes são podadas, os arbustos são cobertos com composto e cobertos com palha e aparas de madeira. Plantas com baixa resistência à geada podem ser cobertas com ramos de abeto, que são removidos imediatamente na primavera, após o derretimento da neve.

Colheita e armazenamento
Para conseguir o armazenamento a longo prazo da colheita, é necessário:
- Seque a cebola e trate-a com uma lâmpada ultravioleta.
- Observe os prazos de colheita.
- Pare de regar 2 a 3 semanas antes da colheita.
- Descasque e separe as cebolas antes de armazená-las.
Nem todas as plantas perenes formam bulbos e são adequadas para armazenamento a longo prazo. Este fator deve ser levado em consideração ao escolher uma variedade. As plantas perenes são normalmente cultivadas por sua folhagem.

Recomendações para seleção
Se um jardineiro estiver escolhendo uma planta perene para fins decorativos, é recomendável prestar atenção às seguintes espécies:
- Cebola perfumada.
- Aflatunsky.
- Oblíquo.
Ao cultivar nabos:
- Chalotas.
Para ervas e especiarias:
- Perfumado.
- Batun.
- Lodo.
- Multicamadas.
- Cebolinha.

Algumas espécies se adaptam perfeitamente a canteiros de flores e escorregadores alpinos e proporcionam uma vegetação fresca e perfumada durante toda a primavera e o outono.
As sutilezas do cultivo de variedades de inverno
Plantar cebolas no outono é uma prática comum entre jardineiros há muitos anos. É importante escolher a variedade certa. Em invernos frios e com pouca neve, toda a plantação pode congelar. Instruções de cuidado:
- Cobertura dos canteiros com húmus misturado com areia.
- No inverno, as plantações são cobertas com folhas caídas ou galhos de abeto.
- Na primavera, depois que a ameaça de geada passa, os canteiros são limpos e soltos.
O cultivo de variedades de cebola de inverno é preferível em regiões do sul, com clima moderado e invernos relativamente quentes.

Crescendo a partir de sementes
Qualquer tipo de cebola pode ser cultivado a partir de sementes. O segredo deste método é que as sementes devem ser frescas, colhidas no máximo um ano antes do plantio. A germinação das sementes de cebola diminui rapidamente.
Você pode cultivar mudas a partir de sementes ou plantá-las diretamente no solo. A preparação pré-semeadura inclui:
- Calibração e descarte de material de semente.
- Desinfecção de sementes.
- Preparação e desinfecção do solo.
- Imersão e germinação.
A época de semeadura depende do método de cultivo: com ou sem mudas, bem como da região de cultivo e das condições naturais e climáticas.
Avaliações
Valery Anatolyevich Rudalev, 32, Perm: "Cultivo cebolas perenes em canteiros combinados na minha dacha. Uso salsa, endro, alface, alho, pimenta-da-jamaica, cebolinha e cebolinha. As folhas combinam perfeitamente e não exigem muitos cuidados. As plantas perenes são plantadas principalmente nas bordas dos canteiros; elas não interferem umas nas outras e crescem lindamente juntas. Eu podo os arbustos para o inverno e os cubro com ramos de abeto. Tenho uma seleção de ervas aromáticas na minha mesa durante toda a estação. Os canteiros combinados para as folhas verdes são muito práticos e bonitos."

![Quando armazenar cebolas em [ano] de acordo com o calendário lunar](https://harvesthub.decorexpro.com/wp-content/uploads/2018/07/kogda-ubirat-luk-1-300x200.jpg)










Cultivo cebolas "Aprelsky" há vários anos. Adoro esta variedade; amadurece cedo e produz uma colheita notável. É de manutenção absolutamente baixa, exigindo apenas um bom suprimento de minerais.