Descrição das variedades de chalota, cultivo e cuidados, quando colher

As chalotas possuem inúmeras propriedades nutricionais, de sabor e medicinais. São cultivadas na Eurásia e na América do Norte. Uma cabeça madura deste vegetal assemelha-se ao alho, partindo-se em dentes individuais. A planta requer poucos cuidados ou armazenamento e é resistente a infecções virais e fúngicas. O controle de pragas depende de medidas preventivas.

Descrição da planta

As chalotas pertencem à família das cebolas. Durante a estação de crescimento, produzem brotos verdes que formam um bulbo no solo.Ambas as partes da planta são comestíveis, têm alto valor nutricional e são usadas na culinária e na medicina popular.

O vegetal tem um ciclo de dois anos:

  • a partir de sementes - formação de uma roseta de folhas e pequenos conjuntos de cebola;
  • de conjuntos - formação de uma cabeça multilobada, folhas verdes com pecíolos florais.

As escamas podem ser coloridas:

  • em branco;
  • amarelo;
  • vermelho;
  • creme;
  • marrom;
  • roxo.

Um cravo pesa entre 16 e 70 gramas. A polpa é branca, lilás-claro, esverdeada ou roxa, e suculenta. As folhas são macias, não amargas, aromáticas e permanecem firmes durante todo o período de crescimento. As chalotas podem ter sabor picante, semi-picante ou doce. De acordo com o tempo de maturação, o vegetal é classificado como precoce, intermediário ou tardio.

chalotas

Diferença da cebola

As chalotas diferem das cebolas em vários aspectos:

  • pelo número de cabeças recém-formadas (uma para cebolas, 5-14 para chalotas);
  • períodos de maturação (3 meses – cebolas, 2 meses – chalotas);
  • conteúdo de vitaminas e microelementos (chalotas são mais ricas que nabos).

As cebolas não são plantadas no outono devido ao espigamento subsequente. As chalotas são cultivadas como cultura de inverno e primavera.

Propriedades benéficas

Kuschevka tem propriedades curativas e é um suplemento alimentar valioso.

Chalotas contêm:

  • carboidratos;
  • proteínas;
  • água;
  • vitaminas;
  • macro-;
  • microelementos.

chalotas

O alto percentual de teor de água (80%) determina o baixo teor calórico da hortaliça: até 40 quilocalorias para o bulbo, 15 quilocalorias para as folhas verdes.

A chalota é rica em vitaminas B, A, C e PP. Além de minerais essenciais, o vegetal contém cobalto, cromo, selênio e vanádio.

Carotenoides, flavonoides e fitoncidas têm um efeito benéfico nos sistemas cardiovascular, digestivo e visual do corpo.

Tecnologia agrícola

As características do cultivo de chalota incluem:

  • prazos;
  • local de pouso;
  • preparação do solo;
  • material de semente;
  • regras para cuidados com plantas.

Os vegetais são cultivados por suas folhas e bulbos, tanto no inverno quanto na primavera. No primeiro ano, quando plantadas, as mudas formam até cinco bulbos em um ninho e, nos anos seguintes, até 14. As chalotas de outono amadurecem duas semanas antes das plantadas na primavera.

cebola madura

Escolhendo um local

A qualidade das chalotas depende das condições de cultivo. Se estas não forem atendidas, os bulbos ficarão pequenos e duros, os caules ficarão estreitos e a imunidade da planta será enfraquecida.

Iluminação

As chalotas crescem pior em áreas sombreadas e são menos resistentes a infecções fúngicas e bacterianas.

Umidade

As chalotas requerem rega moderada durante a estação de crescimento, exceto no último mês antes da colheita.

Solo

O solo deve ter acidez neutra e estrutura solta e nutritiva.

muitas cebolas

Predecessores

Ao determinar o local de plantio e organizar a rotação de culturas para chalotas, é necessário levar em consideração as condições do solo após as culturas vegetais anteriores.

Leguminosas

Ervilhas, feijões e leguminosas têm a capacidade de enriquecer o solo com nitrogênio, o que favorece o desenvolvimento das chalotas.

Pepinos

Pepinos são cultivados em solo solto e adubado. Ao longo da estação, o esterco apodrece, criando condições favoráveis ​​para o plantio de chalotas.

Tomates

Os tomates, assim como as chalotas, não toleram esterco fresco no solo. Durante a estação de crescimento, o solo sob os tomates fica esgotado e ácido. Fertilizantes e cal apagada são necessários para a restauração. Caso contrário, essas plantas são boas predecessoras umas das outras.

Batata

Os tubérculos de batata soltam o solo. Adicionar esterco ao solo argiloso sob as plantas de batata cria condições favoráveis ​​para o cultivo de chalotas.

batatas em uma cesta

Abobrinha

Este vegetal requer solo estruturado e enriquecido, como a chalota. Seu sistema radicular forte solta bem o solo e suas folhas largas inibem o crescimento de ervas daninhas. A abobrinha é uma excelente precursora para todas as hortaliças, exceto a abóbora.

Boa vizinhança

Cebola e cenoura repelem-se mutuamente. Plantá-las próximas uma da outra repele as moscas da cebola e da cenoura. Pragas que hibernam ou se transformam em pupas no solo não gostam de rabanetes e rabanetes, que favorecem as chalotas.

Pousar

As chalotas toleram bem o plantio no inverno e no início da primavera. A escolha depende do método de propagação e da finalidade do plantio.

Semeie sementes e bulbos em sulcos. A profundidade para sementes é de 3 centímetros, para bulbos – 5 a 6 centímetros na primavera, 7 a 8 centímetros no outono.

chalotas

Umedeça os sulcos com água sedimentada, não fria. Espace as sementes em 7 a 10 centímetros, os bulbos em 18 a 15 centímetros e as fileiras em 10 a 25 centímetros.

Na primavera

A semeadura na primavera é necessária para obter sementes e forçar o surgimento da folhagem verde. Em regiões com invernos rigorosos, as sementes são plantadas para as espigas. O plantio precoce de culturas resistentes ao frio permite que a planta se estabeleça antes do aparecimento de pragas.

Tempo

As cebolas são cultivadas semeando-se sementes diretamente no solo após o derretimento da neve (final de março). Os cravos são plantados após o solo atingir 10-12 graus Celsius (início de abril).

Preparação do local

O solo do canteiro é preparado no outono: é cavado a uma profundidade de 10 a 15 centímetros, e são adicionados húmus e cinzas. Na primavera, durante a gradagem, é adicionado um fertilizante complexo na proporção de 50 gramas por metro quadrado.

cama de cebola

Preparando o material da semente

As sementes são mantidas na geladeira por duas semanas: os primeiros sete dias com umidade e os sete dias seguintes com fertilizante. As sementes são armazenadas em um saco selado com algodão úmido e fertilizante mineral (sem contato com as sementes).

O material de plantio é calibrado, selecionando-se dentes densos e saudáveis. Os bulbos selecionados são aquecidos: por duas semanas a 20 graus Celsius e por 8 a 10 horas a 40 graus Celsius. Em seguida, são desinfetados em uma solução rosa de permanganato de potássio por duas horas e secos.

Germinação

Retire o excesso de escamas dos bulbos e apare as pontas. Coloque os dentes em um recipiente largo e cubra com água morna até que as raízes apareçam. Você pode adicionar estimulantes de crescimento à água, de acordo com as instruções da hortaliça.

chalotas

Tamanho

Os bulbos de segunda e terceira geração são classificados por diâmetro: bulbos grandes (3 centímetros ou mais) são selecionados para as folhas verdes; de 2 a 3 centímetros são selecionados para os bulbos. Os conjuntos de um ano são selecionados para os bulbos. As sementes de chalota são usadas para renovar o estoque de plantio (para os conjuntos).

Lurastil ou cobertura morta

A escolha do material de cobertura depende da região: para regiões do sul, a cobertura morta com turfa ou palha é melhor; para regiões do norte, lurastil.A cobertura morta previne a evaporação, evitando o superaquecimento do solo. O Lurastil protege contra a hipotermia durante geadas.

No outono, antes do inverno

Em regiões com invernos amenos, as chalotas são plantadas no outono para obter folhas verdes precoces e uma colheita antecipada de bulbos.

Tempo

O trabalho de plantio é realizado no final de outubro, primeiros dias de novembro.

muitas cebolas

Preparação do local

O solo é revolvido e são adicionados esterco podre e cinzas. Para o plantio de outono, os sulcos são aprofundados em 7 a 8 centímetros. O plantio ocorre em solo seco. Em clima quente e chuvoso, cubra o canteiro com plástico para evitar a germinação prematura.

Preparação do material da semente

Para o plantio de inverno, as sementes são calibradas de acordo com o uso pretendido (penas ou cabeças) e desinfetadas. Não é utilizada a imersão para acelerar a germinação.

Cultivando verduras

As folhas de chalota, ao contrário das cebolas, não endurecem por muito tempo. São colhidas quando atingem 25 centímetros, duas semanas após a germinação.

cebolinha

Em campo aberto

Para obter folhas de chalota no início da primavera, bulbos de variedades resistentes ao frio são plantados no outono. Ao plantar na primavera, os bulbos não são plantados em profundidade, deixando as pontas acima da superfície do solo.

Em casa

Chalotas podem ser cultivadas em ambientes internos, por suas folhas verdes, plantando os bulbos em caixas com solo preparado em fevereiro. Forçar a germinação antes do previsto é impossível devido ao longo período de dormência.

Crescendo para uma cabeça

Para obter um nabo multilobado, são plantadas cebolas de um ano ou um bulbo de dois ou três anos.

Tecnologia de plantio

Os sulcos são marcados no canteiro para plantio em faixas ou em fileiras. O espaçamento na fileira depende da semente: quanto maior a semente, maior deve ser o espaçamento. O espaçamento entre fileiras é determinado de forma semelhante.

chalotas

Sevkom

As cebolas são plantadas mais rasas do que os cravos-da-índia maduros, de forma mais compacta. Evite plantá-las muito perto da superfície, pois isso exporá o bulbo, e evite plantá-las muito fundo, pois isso impedirá que o bulbo se desenvolva o suficiente.

Sementes

A profundidade de plantio no solo é de até 4 centímetros.

Cuidado

É necessário manter o solo em condições ótimas, destruir pragas e combater doenças.

Rega

As chalotas precisam ser regadas no início da estação de crescimento e em dias quentes. A rega deve ser interrompida um mês antes da colheita. O excesso de água levará ao desenvolvimento de patógenos. A seca fará com que os bulbos se desenvolvam pouco.

regar cebolas

Capina e afrouxamento

O controle de ervas daninhas deve ser realizado regularmente, ao mesmo tempo em que se solta a crosta.

Combatendo doenças

Chalotas são suscetíveis a infecções fúngicas e bacterianas, que podem ser controladas durante a estação de crescimento, removendo e destruindo as plantas afetadas. O principal método de prevenção de doenças são medidas preventivas que envolvem o preparo do solo e do material de plantio.

Cobertura superior

Os fertilizantes são aplicados duas vezes durante todo o período: após o aparecimento da 3ª pena - ureia, após 2 semanas - superfosfato.

Desbaste

Para obter dentes maiores, é feito um desbaste: no final de junho, início de julho, alguns bulbos são removidos do ninho, preservando o sistema radicular e as escamas dos dentes adjacentes.

cama de cebola

Variedades

Graças à seleção, um grande número de variedades de chalota foram desenvolvidas.

As diferenças são:

  • em termos de amadurecimento;
  • qualidades de sabor;
  • forma, peso, número de bulbos;
  • cor das escamas e da polpa;
  • resistência às condições climáticas e danos patogênicos.

Variedades híbridas permitem que as cebolas sejam cultivadas como uma cultura anual e semeadas com sementes para obter massa verde.

Belozerets

Uma variedade de mesa de alto rendimento. O tempo de maturação após o plantio é de 2,5 meses. Os bulbos são pequenos, pesando até 30 gramas, oval-redondos, com escamas roxas e fáceis de armazenar.

muitas cebolas

Álbik

  • Variedade de meia estação com boa durabilidade. Rendimento de até 2 quilos por metro quadrado.
  • O bulbo pesa 28 gramas e é amarelo.
  • Período de maturação: 45 dias a partir do plantio. O sabor é semi-acentuado.

Vitamina

Os bulbos pesam de 25 a 30 gramas, são amarelos e têm sabor picante. São resistentes à geada, amadurecem precocemente e amadurecem em 1,5 mês. Adequados para cultivo em ambientes internos e externos. Uma desvantagem é a tendência de os brotos se acamarem.

Cascata Inicial

Uma chalota precoce. Os bulbos são rosados, do tamanho de um ovo, pesam 36 gramas e têm um sabor picante. Rendimento: 1,7 kg de bulbos e 3,5 kg de folhas verdes por metro quadrado.

muitas cebolas

Airat

Uma variedade de meia estação com sabor picante. Os bulbos são amarelos ou alaranjados, pesando até 16 gramas, com 6 bulbos por bulbo. Cultivada principalmente por suas folhas verdes. Rendimento: até 1,2 kg de bulbos, 3 kg de folhas verdes.

Garantia

Uma chalota semi-picante, de maturação média. Rende até 2,5 quilos por metro quadrado. É cultivada por seus bulbos e folhas. É usada para enlatados, fresca e culinária.

Homem forte

Uma variedade resistente a patógenos. Os bulbos são roxos e usados ​​para conservas.

Bonilla F1

Esta variedade anual é usada para o cultivo de hortaliças. Os bulbos cor de limão pesam 32 gramas e amadurecem em 60 dias. Cada cacho contém de 4 a 5 bulbos. O rendimento por 10 metros quadrados é de 16 quilos.

Cascata Inicial

Kharkiv Kushchevka

Uma variedade produtiva, de maturação precoce e própria para consumo na mesa. Os bulbos pesam até 28 gramas e são de cor roxa.

âmbar siberiano

Uma chalota de mesa, de maturação tardia, semi-afiada e resistente ao frio. Produz de 5 a 8 dentes alaranjados, pesando 28 gramas cada. É resistente ao ataque de fungos.

Guran

Uma variedade semi-afiada de meia estação. Cada dente pesa 28 gramas. Seis dentes por cacho. Rendimento: 20 quilos por 10 metros quadrados. Cor da escama: cinza, laranja, marrom.

Kuban Amarelo

A variedade mais popular de chalota: alta produtividade (até 28 quilos por 10 metros quadrados), grande (5 bulbos, 35-42 gramas por bulbo) e fácil de armazenar. Período de maturação: 2 meses. A casca é amarela. A polpa é branca, semi-afiada e crocante.

Kuban Amarelo

Sófocles

A chalota é uma variedade de maturação precoce. Produz uma cabeça com cinco bulbos, pesando 52 gramas cada, em 1,5 mês. As escamas são marrom-avermelhadas e a polpa é roxa e picante. Cresce em solos pesados ​​e é resistente à geada e a patógenos.

Família

Esta variedade de maturação precoce e resistente à geada produz cinco dentes, cada um pesando 26 gramas, com sabor semi-acentuado. É usada em saladas e aperitivos.

Senhor 7

Variedade de maturação precoce e resistente à geada. Produz oito bulbilhos por cacho. Rendimento: 18 quilos por 10 metros quadrados.

Estrela

Chalota, zoneada para a região do Cáucaso do Norte.

Arco estrela

Vantagens:

  • maturação precoce;
  • resistente à seca;
  • baixa suscetibilidade ao míldio;
  • picante ao paladar.

O ninho contém de 2 a 4 bulbos, 15 folhas e um peso total de 70 gramas. Rendimento: 14 quilos/10 metros quadrados.

Corrida

A variedade foi cultivada em 1993. Regiões de cultivo: Região dos Urais, Urais, Sibéria, Cáucaso do Norte.

Características da chalota:

  • cedo;
  • 2-14 bulbos por ninho;
  • cor das escamas – amarelo;
  • polpa – verde claro;
  • sabor – picante.

Estrela

Recomenda-se o cultivo de cebolas por sua folhagem verde. O rendimento é de 42 quilos por 10 metros quadrados.

Kainarsky

Uma variedade versátil, adequada tanto para bulbos quanto para folhas. O tempo do plantio à colheita é de 83 dias. Os bulbos pesam 26 gramas, têm sabor semi-acentuado e coloração marrom-rosada. A polpa é lilás-clara. Suscetível ao míldio.

Esmeralda

Maturação precoce, semi-afiada. Forma uma cabeça com 3 a 4 bulbos, pesando de 18 a 22 gramas, de cor marrom-rosada. Produtividade: até 15 quilos por 10 metros quadrados.

Knyazhich

A colheita dos bulbos começa em 2,5 meses, e a folhagem verde em 3 semanas. As escamas são marrom-escuras, a polpa é roxa, pesando 25 gramas e com sabor semi-acentuado. Cada bulbo contém 8 bulbos. O rendimento é de 30 quilos de bulbos e 50 quilos de folhas verdes por 10 metros quadrados.

chalota Knyazhich

Primalis

Esta variedade é resistente a doenças fúngicas. Produz bulbos de 10 a 40 gramas, com escamas amarelo-vivo e polpa branco-arroxeada.

Berezovsky, o aristocrata

Uma variedade de chalota de meia estação e alto rendimento (até 3,5 quilos por 1 metro quadrado).

Bola de neve

Bulbos com polpa branca e suculenta, até 7 pedaços por ninho, com peso total de até 300 gramas.

Polvo

Uma chalota semi-picante de meia estação. Os dentes são alongados, pesando até 28 gramas. As escamas são vermelhas e a polpa também.

Vermelho Ural

Esta variedade, cultivada na região dos Urais, é fácil de armazenar e resistente ao espigamento. Os dentes pesam até 70 gramas, são arredondados e achatados, vermelhos e têm um sabor semi-acentuado.

Vermelho Ural

Afonya

Uma chalota semi-afiada, de meia estação. Cada bulbo contém de 4 a 6 bulbilhos, pesando até 40 gramas. Rende até 20 quilos por 1/100 metro quadrado. As escamas são vermelhas e a polpa é rosada.

Banana

Os bulbos lembram bananas em formato e teor de açúcar. Esta é uma das variedades mais populares. Outros nomes incluem "alho-de-centavo" e "alho-espanhol". É amplamente utilizado na culinária.

A Rainha Branca

Variedade de sobremesa de maturação precoce.

Características da chalota:

  • 8-10 bulbos em um ninho;
  • 50-70 gramas por elo;
  • formato oblongo-redondo;
  • concha de cor creme claro;
  • polpa branca;
  • sabor doce com amargor;
  • boa vida útil;
  • resistência a doenças.

 

A Rainha Branca

As cebolas são usadas no preparo de saladas e aperitivos.

Limpeza e armazenamento

Quando as chalotas estiverem meio secas e estendidas sobre o canteiro, é hora de colhê-las. Adiar a colheita fará com que os bulbos se desintegrem no solo e comecem a brotar. Use uma pá para cavar o ninho e retirar o bulbo do solo. Após a secagem (ao sol ou em local ventilado), retire as chalotas secas, deixando um toco de 2 a 4 centímetros. Separe as chalotas em gomos e armazene-os em caixas ou redes em local escuro, seco e fresco por até 8 meses. As chalotas trançadas são armazenadas penduradas.

Antes de armazenar a colheita, recomenda-se secar e desinfetar o local de armazenamento de vegetais com dióxido de enxofre. A temperatura deve estar entre 2 e 3 °C e a umidade deve ser de até 70%.

Prevenção de doenças e pragas

Proteger as plantas de infecções parasitárias e fúngicas-virais com medidas preventivas é mais fácil do que lutar pela colheita durante todo o verão.

muitas cebolas

Nematóide da cebola

O nematoide da cebola é um verme microscópico que se alimenta da seiva e do tecido do bulbo da cebola. Os adultos não medem mais que 1,8 milímetro, enquanto as larvas medem 0,3 milímetro.

Os nematoides vivem no solo a uma profundidade de até 1,5 metros, enquanto:

  • suportar temperaturas de até -2 graus;
  • pode sobreviver no solo sem comida por 18 meses;
  • Em resíduos vegetais, eles permanecem viáveis ​​por 6 meses a 3 anos.

Ao penetrar os bulbos de cebola a partir do solo, a fêmea deposita 400 ovos. Até milhares de nematoides podem coexistir em um único bulbo. As perdas de colheita podem chegar a 80-100%. Em instalações de armazenamento, os bulbos infectados servem como fonte de disseminação adicional de nematoides e destruição de colheitas.

Nematóide da cebola

Sinais de nematodose:

  • deformação e secagem da massa verde;
  • estrutura solta da cabeça;
  • manchas brancas;
  • descamação do fundo;
  • o cheiro de cebola podre após a umidificação do solo.

A presença de 20 indivíduos em 1 quilo de solo torna o plantio de chalotas nessa área pouco lucrativo.

A infecção por nematoides da cebola só pode ser prevenida por meio de medidas preventivas.

A fase de pré-semeadura proporciona o maior efeito no combate aos nematoides da cebola:

  1. Manter o solo solto adicionando turfa e areia.
  2. Desinfecção do solo:
  • solução de soda (1 grama por 1 litro) na proporção de 3 litros por metro quadrado;
  • melhorante de percalcita (200 gramas por 1 metro quadrado);
  • água com amônia.
  1. Seleção cuidadosa após a colheita e durante a preparação do material de plantio.
  2. Desinfecção de conjuntos:
  • aquecimento até 40 graus por 10 horas;
  • imersão em solução de cinzas por 2 horas;
  • Solução de manganês 0,05% por 24 horas;
  • em água quente (45 graus) por 1 hora e depois seque.

Nematóide da cebola

Rotação de culturas, desinfecção de equipamentos, plantando cebolas em temperatura baixa e umidade aceitáveis ​​– condições adicionais para o controle de pragas.

Mosca da cebola

A mosca da cebola assemelha-se a uma mosca doméstica: tem coloração cinza e mede de 6 a 8 milímetros. A infecção ocorre por meio de ovos depositados pelo parasita em mudas. Após 1,5 semana, as larvas emergem, alimentando-se das escamas da cebola. Os sinais externos de infestação da planta incluem crescimento atrofiado, amarelecimento das folhas da cebola e bulbo solto com odor de podridão. As larvas entram em fase de pupa no solo a uma profundidade de 10 centímetros. Após 3 semanas, novos filhotes emergem.

O tratamento químico das áreas onde as chalotas são plantadas é necessário.

Os seguintes são usados ​​como pesticidas:

  • solução de amônia;
  • Comedor de moscas;
  • Residente de verão.

Mosca da cebola

Após o tratamento, não consuma verduras e bulbos pelo período especificado nas instruções. Plantar cenouras ao lado de chalotas é a melhor maneira de repelir insetos de suas plantações.

Outros repelentes incluem infusões com cheiro forte:

  • valeriana;
  • alecrim selvagem;
  • absinto;
  • tabaco.

A pulverização deve ser feita regularmente durante todo o verão. Cinzas de madeira e pó de tabaco, espalhados sobre cada broto, ajudam a prevenir a postura de ovos. A rotação de culturas e a desinfecção dos bulbos antes do plantio são essenciais para o controle da mosca-da-cebola.

Pulgão

Colônias de insetos destroem a folhagem verde das chalotas, sua principal fonte de alimento. A fonte de infestação de pulgões são bulbos e ervas daninhas em estufas. Em instalações de armazenamento de vegetais, os pulgões hibernam entre as escamas secas, dificultando sua detecção. Distorção, murchamento das chalotas e o aparecimento de uma camada açucarada são sinais de ataque de pulgões.

pulgão da cebola

Para destruir neotoxópteros sem asas, são utilizados os seguintes:

  • bioinseticidas;
  • solução de sabão de alcatrão;
  • vinagre de maçã;
  • pó de tabaco.

Durante a estação de crescimento, as partes danificadas da planta devem ser removidas e queimadas. A prevenção contra insetos inclui a desinfecção das sementes, a manutenção da rotação de culturas e a limitação do uso de fertilizantes nitrogenados.

Infecções fúngicas

As chalotas são parasitadas por patógenos especializados e polipatógenos. Os seguintes são perigosos para as chalotas:

  • oídio;
  • míldio;
  • fusário;
  • podridão cinzenta do pescoço;
  • nanismo amarelo.

oídio

O míldio e o peronosporium (oídio e míldio) são doenças fúngicas semelhantes que afetam tanto os bulbos quanto os caules da chalota. Os esporos hibernam em bulbos, raízes e restos vegetais. Os sintomas do oídio incluem manchas amarelas com uma camada cinza nas mudas verdes.

A infecção é promovida por alta umidade e temperaturas em torno de 16 graus Celsius. Os esporos são transportados pelo vento. O clima ensolarado e quente mata os conídios.

Prevenção:

  • aquecimento pré-semeadura do material da semente;
  • cultivo de chalotas em solos soltos, áreas aquecidas pelo sol e sopradas pelo vento;
  • cumprimento da rotação de culturas.

A podridão radicular (fusarium) ataca chalotas plantadas em solo pesado. Chuvas intensas após a seca, resultando em uma crosta densa, criam condições favoráveis ​​ao crescimento micelial no solo, nas raízes e no bulbo.

oídio

Sinais externos:

  • raízes finas, rosa-púrpura;
  • amarelecimento das pontas das penas;
  • murcha das folhas.

Prevenção – cumprimento dos requisitos da tecnologia agrícola.

A infecção por podridão cinzenta do pescoço ocorre durante a estação de crescimento, ao cortar as folhas verdes. O fungo penetra no bulbo, que eventualmente se mumifica. A fonte de infecção são os bulbos.

A prevenção diz respeito ao período pós-colheita:

  • removendo a pena após a secagem completa;
  • classificar cebolas armazenadas e remover cabeças doentes;
  • colocação ao lado de rabanetes, cujos fitoncidas são destrutivos para esporos de fungos.

A diminuição do tamanho e do peso do bulbo, juntamente com a redução da ramificação, é um sinal de degeneração devido à infecção viral. A prevenção inclui a renovação regular das sementes, o uso de bulbos maiores, o desbaste e a destruição das plantas infectadas.

oídio

Podridão mole bacteriana

A doença do bulbo, transmitida pela mosca da cebola, não é detectada nos estágios iniciais da infecção. O processo de decomposição progride lentamente:

  • as escamas perdem gradualmente a suculência;
  • mudar de cor;
  • brotos dormentes começam a crescer;
  • aparecem viscosidade e um odor desagradável.

Na primavera, a cabeça fica marrom-escura e seca. Prevenção de doenças: rotação de culturas, seleção e preparação do material de plantio.

Podridão mole bacteriana

Peculiaridades da obtenção de sementes de cebola Ashkelon

O material de plantio se degenera com o tempo, exigindo substituição a cada 3-4 anos. Para obter sementes, os bulbos de chalota são mantidos a uma temperatura de 6 °C (43 °F) por 90 dias, após os quais são plantados no solo. Em vez de uma pena, as plantas formarão caules que florescerão e produzirão sementes.

Usos culinários

Chalotas são um ingrediente básico e adorado na culinária francesa. Na culinária moderna, esses bulbos, com seu aroma suave e sabor sutil, são considerados uma iguaria. O vegetal é incluído em receitas de aperitivos, molhos, pratos principais, entradas e assados. As folhas verdes são usadas em saladas e pratos principais.

chalotas

Aplicativo

A planta é consumida fresca e processada. As chalotas mantêm seu sabor quando armazenadas como vegetais durante todo o outono e inverno. Os bulbos são conservados em conserva como lanche e enlatados com outros vegetais. As folhas verdes picadas são conservadas congeladas e secas.

Avaliações

Verônica, Taganrog:

"Prefiro cebolas kushchevka às cebolas comuns. Os bulbos são mais saborosos, não tão picantes. As folhas são mais macias e suculentas. Para obter bulbos maiores, eu os desbastei no ninho."

Svetlana, Krasnoyarsk:

"Minha cegonha-cebola criou raízes no meu jardim imediatamente, substituindo as cebolas. Apesar de todas as suas outras vantagens, gosto do fato de ela não espigar como os nabos. Na nossa região, o clima da primavera costuma ser frio. Com as cebolas, é preciso monitorar constantemente o processo de espigamento, caso contrário, não se obterá nenhuma folhagem ou bulbo."

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

  1. Anya

    Cultivo chalotas há dois anos e gosto muito mais delas do que cebolas. Elas têm um sabor levemente adocicado e um aroma menos picante. Não se desfazem quando fritas. Você definitivamente deveria tentar cultivá-las.

    Responder

Pepinos

Melão

Batata