- Como escolher e preparar cebolas
- As melhores receitas para conservar cebolas para o inverno
- Caviar de cebola
- Cebolas em conserva
- Fazendo molho de cebola
- Marinar em potes
- Salgue as penas da cebolinha verde
- Com beterraba
- Em tomate
- Uma preparação inusitada com pepino
- Em polonês
- Marmelada de cebola
- Opção sem esterilização
- Nós fermentamos cebolas
- Cebolas enlatadas para o inverno
- Meias argolas de cebola em conserva
- Como secar corretamente as cebolinhas para o inverno?
- Salada com cebola em conserva
- Conservando cebolas em suco de frutas vermelhas
- Conservando cebolinhas em seu próprio suco
- Alho-poró para o inverno
- Condições e duração de armazenamento
A cebolinha contém uma enorme quantidade de minerais, nutrientes e vitaminas benéficos. E no inverno, sempre há escassez de vegetais e ervas frescas. A maioria dos cozinheiros domésticos se preocupa em como conservar adequadamente cebolinhas verdes ou bulbosas frescas para o inverno. Abaixo, apresentamos as maneiras mais inusitadas de conservar este vegetal saudável e saboroso para o inverno.
Como escolher e preparar cebolas
Para os preparativos, você precisará de vegetais frescos, colhidos na hora da horta ou comprados no mercado:
- A colheita é classificada, removendo penas danificadas, quebradas e amareladas.
- As verduras são bem lavadas em água corrente.
- Penas limpas são dispostas em guardanapos ou toalhas até que estejam completamente secas.
Dica! Ao preparar as folhas, preste atenção especial às cavidades internas das penas, pois elas podem abrigar surpresas desagradáveis na forma de pragas e insetos.
As melhores receitas para conservar cebolas para o inverno
Donas de casa experientes acreditam que uma variedade de conservas de inverno deliciosas e saudáveis podem ser feitas em casa a partir de penas ou bulbos de cebola.
Caviar de cebola
Conservação de caviar de cebola, ingredientes:
- Cebolas frescas, quantidade de 1 quilo.
- Tomates – 0,4 kg.
- Óleo vegetal para fritar – 50 gramas.
- Ervas, sal e especiarias a gosto.
Os cogumelos são descascados e divididos em duas porções iguais, cada uma pesando 500 gramas. A primeira porção é salteada em óleo vegetal até ficar translúcida. Os cogumelos restantes são imersos em água fervente por vários minutos.

Em seguida, ambas as partes do vegetal cozido, juntamente com os tomates, são picadas. A mistura resultante é colocada em um recipiente fundo e cozida em fogo baixo por 25 a 30 minutos, adicionando especiarias, ervas e sal. O caviar pronto é colocado em recipientes e esterilizado, sendo então enrolado ou fechado com tampas.
Cebolas em conserva
Para fazer a conserva você vai precisar de:
- 1000 gramas de vegetais pequenos;
- 100 gramas de sal grosso;
- água potável na quantidade de 1 litro;
- temperos a gosto.
Os bulbos descascados são colocados em um recipiente fundo e preenchidos com a salmoura preparada. Os picles são cobertos com uma tampa e um peso é colocado sobre eles. Após uma semana, os vegetais em conserva são colocados em potes, esterilizados e lacrados.
Fazendo molho de cebola
Para preparar o molho de cebola você vai precisar de:
- Cenouras frescas, 0,4 kg.
- Cabeças de cebola, na quantidade de 0,2 kg.
- Vinagre de mesa – 80 gramas.
- Sal e açúcar a gosto.
- Óleo vegetal na quantidade de 120 gramas.
- Pasta de tomate – 1000 gramas.
- Alho, ervas e especiarias à escolha.

Corte as cenouras descascadas em cubos ou tiras pequenas e frite por 5 a 7 minutos. Em seguida, adicione as rodelas de cebola fatiadas. Assim que a cebola estiver dourada, adicione o extrato de tomate diluído em um copo de água e temperado com sal, especiarias e açúcar.
A mistura é fervida por 8 a 10 minutos, colocada em recipientes e esterilizada.
Marinar em potes
Para conservar, é melhor escolher cabeças pequenas.
Ingredientes:
- Cabeças de vegetais – 2,5 quilos.
- Vinagre de mesa na quantidade de 125 gramas.
- Sal e açúcar, 2 colheres de sopa cada.
- Verduras e temperos de sua preferência.
Antes de colocar as cebolas nos recipientes, elas são escaldadas com água fervente. O processo de enlatamento subsequente é o mesmo de outros vegetais.

Salgue as penas da cebolinha verde
Para decorar pratos com ervas frescas no inverno, folhas verdes podem ser conservadas em conserva.
Para preparar a salada, pegue quantidades iguais de verduras e sal. Corte as verduras em fatias de 1 cm de largura e misture com metade do sal. Em seguida, distribua os vegetais picados em camadas nos recipientes preparados.

Cada camada é generosamente polvilhada com o restante do sal. A camada superior deve ser feita de sal. Os potes são lacrados e refrigerados.
Com beterraba
Para preparar o prato, você precisará de 1.000 gramas de beterraba, 0,3 kg de cenoura e a mesma quantidade de cebola. Refogue os vegetais em óleo vegetal, adicione sal, açúcar, vinagre e especiarias, ferva por 5 a 7 minutos e guarde em recipientes preparados.

Em tomate
Para fazer cabeças de cebola em molho de tomate você vai precisar de: meio copo de suco de tomate, 50 gramas de óleo vegetal, sal, açúcar, temperos a gosto.
As cebolas são cortadas em rodelas, misturadas com salsa e despejadas na marinada preparada. Os potes cheios são esterilizados e selados.
Uma preparação inusitada com pepino
Para a conserva, selecione pepinos pequenos. Corte os pepinos em rodelas e o alho-poró em rodelas pequenas. Misture os ingredientes picados com sal, vinagre, especiarias e açúcar e deixe descansar por 1,5 a 2 horas. Após esse tempo, ferva a mistura por 3 a 5 minutos e despeje em potes.
Em polonês
Um quilo de cebolas pequenas é descascado e mergulhado em água fervente por 2 a 3 minutos. Em seguida, os ingredientes são colocados em potes com especiarias e ervas, e uma marinada padrão de vinagre, sal e açúcar é despejada sobre eles. Após esfriar, a marinada é despejada em uma panela e levada novamente à fervura. A mistura é então despejada em potes com os vegetais e selada.

Dica! Para garantir cabeças de cebola bonitas e translúcidas, coloque-as em água bem fria por 3 a 4 minutos após escaldá-las.
Marmelada de cebola
Para os gourmets, esta receita de marmelada de cebola é perfeita. Cebolas brancas doces são perfeitas para esta iguaria.
Os ingredientes são cortados em rodelas finas e fritos em óleo vegetal. Enquanto as cebolas fritam, uma panela com 500 ml de vinho branco meio amargo é colocada no fogão. Ferva o líquido e acenda o fogo.
Depois que as chamas se apagarem, adicione a cebola, uma xícara de açúcar, 30 gramas de sal, especiarias e ervas a gosto ao vinho. Cozinhe a mistura até engrossar, retire as ervas e coloque em potes, fechando bem.

Opção sem esterilização
Penas de cebola picadas são misturadas com uma quantidade igual de sal e colocadas em potes.
Nós fermentamos cebolas
Misture 1 quilo de penas picadas finamente com 2 colheres de sopa de sal e deixe em local aquecido por 14 dias. O produto final é colocado em potes e armazenado.
Cebolas enlatadas para o inverno
Para conservar cebolas para armazenamento a longo prazo, você precisará de vegetais pequenos, sal, vinagre, açúcar e especiarias.
Coloque os vegetais descascados em potes, cubra com água quente e deixe descansar por 2 a 3 minutos. Em seguida, escorra a água e deixe ferver novamente. Em seguida, adicione especiarias, vinagre, sal e açúcar à marinada. Despeje a marinada preparada sobre os vegetais e feche bem.
Meias argolas de cebola em conserva
Cabeças de cebola, conservadas em anéis e meias argolas, são perfeitas para kebabs, saladas e pratos principais e secundários. O método de preparo é o mesmo da receita anterior.

Como secar corretamente as cebolinhas para o inverno?
As penas verdes são secas em temperatura ambiente, no micro-ondas ou no forno. Para isso, corte as penas em anéis e coloque-os sobre uma superfície plana.
Salada com cebola em conserva
Para preparar a conserva, você precisará de cebola, tomate e cenoura. Lave e pique todos os ingredientes; para saladas maiores, você pode cortá-los em tiras ou pedaços. Adicione óleo vegetal e os temperos necessários à mistura, cozinhe em fogo baixo por 20 a 30 minutos e coloque em potes.
Conservando cebolas em suco de frutas vermelhas
Este método pode ser usado para conservar couve-flor inteira ou fatiada. Em vez de marinada, utiliza-se suco de frutas vermelhas ou suco de frutas vermelhas, ao qual são adicionados todos os ingredientes necessários.
Conservando cebolinhas em seu próprio suco
Até mesmo um cozinheiro iniciante pode conservar verduras em seu próprio suco para o inverno. Para isso, corte as verduras em rodelas e tempere com sal. Para cada 1 quilo de verduras, você precisará de 100 gramas de sal. Coloque a mistura em potes, feche bem e guarde na geladeira.

Alho-poró para o inverno
Muitos cozinheiros domésticos adoram o sabor do alho-poró. Por isso, eles costumam ser congelados, secos, enlatados, salgados e em conserva para o inverno.
Condições e duração de armazenamento
Para preservar os espaços em branco, siga as seguintes regras:
- Vegetais congelados podem ser armazenados em freezers por até 12 meses.
- Produtos não esterilizados são armazenados somente na geladeira por no máximo seis meses.
- Os frascos esterilizados com preparações, se as condições forem atendidas, podem ser armazenados por até 2 anos.
Os picles preparados para o inverno são armazenados por no máximo 4 a 6 meses em local fresco e bem ventilado.











