Plantar mudas e sementes, cultivar e cuidar de aspargos em terreno aberto

O feijão-verde ganhou popularidade entre os horticultores devido à sua natureza relativamente pouco exigente em relação às condições de cultivo e aos fatores ambientais. Além disso, a grande variedade de variedades facilita a seleção da melhor. Para alcançar alta produtividade desta cultura, é necessário familiarizar-se com suas nuances. cultivando e cuidando de grãos de aspargos.

Descrição das variedades populares e tipos existentes

O feijão-verde é uma cultura anual com folhas em forma de penas. É classificado como trepadeira e arbustiva. A planta produz flores nas axilas e seus frutos são vagens bivalves contendo vagens grandes e esponjosas. Esta leguminosa é conhecida por seu alto teor de proteínas e nutrientes.

Black Eyed Peas

Esta cultura é capaz de crescer e se desenvolver mesmo em condições de baixa luminosidade e pode ser plantada em áreas semi-sombreadas. Além disso, não requer polinização adicional, permitindo o cultivo de diversas variedades de feijão na horta. A classificação é baseada nos seguintes parâmetros:

  • Períodos de maturação: precoce (2 meses), meio-precoce (2,5 meses), médio (2,5-3 meses), meia-estação (até 100 dias), tardio (a partir de 100 dias).
  • Tipo de planta terrestre: trepadeira, arbustiva.
  • Qualidades de sabor e áreas de aplicação: descascamento (grão), açúcar, universal (semi-açúcar).

O feijão-de-colheita se distingue pela sua casca muito densa; apenas os grãos são utilizados como alimento. Cresce melhor em climas quentes; se plantado em climas temperados, o feijão não terá tempo de amadurecer e todo o esforço será em vão.

Entre as variedades populares de grãos de feijão estão:

  • Ballada, uma variedade de maturação intermediária a precoce com alto grau de tolerância à seca, tem vagens verdes e sementes amarelo-claras com reflexos roxos.
  • A Rubin é conhecida por sua alta produtividade e grãos saborosos. Esta variedade de meia estação apresenta frutos de cor bordô.
  • Chocolate, com vagens longas e amarelas. Esta planta de meia estação pode atingir até 1 m de altura.

Os aspargos, ou feijões doces, são amplamente utilizados na culinária; suas vagens são consumidas inteiras. Isso se deve à ausência de um revestimento permanente nas vagens. Além do sabor excelente, os feijões doces podem ajudar a eliminar o excesso de líquidos do corpo.

Feijão-de-açúcar

As seguintes variedades são especialmente procuradas:

  • O Rei do Óleo. Esta planta se distingue pelo seu amadurecimento ultraprecoce, alto rendimento e sabor delicado das vagens.
  • Ad Rem. Esta planta trepadeira produz frutos rosa claro com um delicado sabor de cogumelo.
  • A planta atrai jardineiros com seu tamanho compacto, vagens sem fios e sabor agradável.

Como escolher uma variedade

Na maioria das vezes, os entusiastas da jardinagem, ao escolher uma leguminosa, são guiados pelas seguintes características principais:

  • Rendimento. A variedade de feijão-espargo deve ser produtiva o suficiente para garantir que a mão de obra do produtor seja compatível com o rendimento.
  • Maturação das variedades. Quase todas as variedades de aspargos são adequadas para regiões mais quentes, mas para climas mais frios, recomenda-se escolher variedades com maturação precoce.
  • Baixa manutenção. É mais eficaz plantar variedades de aspargos no seu jardim que não exijam muita atenção ou cuidado e que possam prosperar em quaisquer condições.

Feijão trepador

As trepadeiras com vagens longas são plantadas não apenas por seus produtos saborosos e nutritivos, mas também como uma planta ornamental marcante que embeleza jardins. Essas plantas se destacam por seus caules flexíveis e flores atraentes que se desenvolvem em vagens de várias cores.

Um representante marcante desta categoria de plantas é o feijão-caupi japonês. Arbustivo variedades de feijão-espargo Elas produzem pequenos frutos e são cultivadas com outras raízes para enriquecer o solo com nitrogênio.

Pré-tratamento de sementes

Jardineiros experientes usam um dos seguintes métodos ao preparar o material de plantio:

  • Plantio em solo bem umedecido. As sementes de aspargos são cuidadosamente inspecionadas em busca de sinais de pragas e doenças. As sementes selecionadas são plantadas em solo adequadamente irrigado.
  • Pré-embebição. Deixar as sementes de aspargo de molho em um recipiente com água quente por 15 minutos acelerará a germinação. A semeadura só deve ser feita após o tratamento com uma solução fraca de permanganato de potássio.
  • Germinação. Este procedimento permite que as mudas de feijão-verde emerjam ainda mais cedo. As sementes selecionadas são espalhadas sobre um pano úmido e cobertas com uma camada semelhante de pano úmido. Para evitar consequências negativas, como o desenvolvimento de apodrecimento, não molhe demais o pano; ele deve estar moderadamente úmido. Após apenas 24 horas, os primeiros brotos aparecerão. O plantio deve ser feito com extremo cuidado para preservar os brotos tenros.

Brotos de feijão

A desinfecção de sementes e solo com antissépticos ajuda a minimizar a probabilidade de danos às mudas frágeis por indivíduos parasitas.

Época e tecnologia de semeadura

O momento do plantio de leguminosas depende do clima de cada região. Em campos abertos, as sementes são semeadas somente quando o clima está consistentemente quente e a ameaça de geadas primaveris já passou. Nas regiões centrais, os aspargos são plantados por volta dos 20 graus de maio e, no norte, no início de junho. Nas regiões do sul, a semeadura ocorre um mês antes.

Se o feijão for plantado no solo tardiamente, há uma grande probabilidade de diminuição nos indicadores de rendimento.

O solo para o plantio de vagens deve estar suficientemente quente, pelo menos 10 graus Celsius. Solo frio afeta negativamente as vagens, reduzindo sua taxa de germinação e causando apodrecimento durante o inchaço e a fase de muda.

Cultivo de feijão

A tecnologia de semeadura do feijão consiste nas seguintes etapas:

  • Grãos de feijão selecionados são despertados para o início da estação de crescimento ao serem deixados de molho em água morna.
  • O solo é umedecido previamente.
  • Os sulcos são feitos com 3 a 4 cm de profundidade. A distância recomendada entre as fileiras é de 40 a 60 cm. Para variedades arbustivas, os buracos são feitos com 8 a 10 cm de distância. Já as variedades trepadeiras são plantadas o mais próximas possível, com suportes instalados e cordas ou barbantes presos a eles.
  • Um punhado de cinzas de madeira é colocado nos buracos como fertilizante.
  • Eles o enchem com solo fértil e o irrigam.

Local de pouso e sua preparação

O plantio de leguminosas ao ar livre é mais eficaz em áreas com iluminação adequada e livres de ventos fortes. O solo deve ser leve, solto e com pH neutro. Evite áreas com lençol freático alto, pois isso pode aumentar o risco de apodrecimento das raízes. Uma colheita abundante de feijão foi observada em canteiros anteriormente ocupados por plantas de batata, tomate e repolho.

Para melhorar a fertilidade do solo, aplique matéria orgânica no outono a uma taxa de 6 kg por metro quadrado, superfosfato a uma taxa de 35 g por metro quadrado e cloreto de potássio (20 g por metro quadrado). O potássio deve ser adicionado na primavera, imediatamente antes do plantio.

plantando feijão

Métodos de cultivo

O método escolhido para o cultivo de leguminosas dependerá das características varietais da planta específica. Plantas arbustivas com caules robustos são cultivadas em fileiras, com espaçamento mínimo de 20 cm entre as plantações. Um padrão escalonado é eficaz para o plantio de feijões.

A cultura também é cultivada com mudas. É importante garantir que as temperaturas não caiam abaixo de zero. O plantio das mudas ocorre após a chegada de um clima quente e estável, caso contrário, elas morrerão.

Em casa

Cultivar plantas em peitoris de janelas é menos comum; variedades de maturação precoce são usadas para esse fim. Para realçar ainda mais a janela, são plantadas trepadeiras. Durante a floração, formam-se cachos de flores roxas, brancas ou rosas. Essas trepadeiras são superiores em qualidades decorativas às plantas de interior.

feijão no peitoril da janela

Para obter uma colheita abundante de aspargos, utilize solo fértil. Plantas arbustivas são plantadas em recipientes com capacidade mínima de 2 litros. Plantas trepadeiras são cultivadas em vasos com capacidade superior a 30 litros. O plantio é feito com sementes secas ou germinadas.

Os vasos de feijão devem ser colocados no lado sul, onde recebem bastante luz solar. Se não houver luz solar suficiente, a planta ficará enfraquecida e a produção será baixa. Além disso, os aspargos precisam de suporte.

Na estufa

Para garantir condições confortáveis ​​de cultivo, as leguminosas são plantadas em estufas. Isso é especialmente verdadeiro para as variedades trepadeiras. O plantio deve ocorrer no final de fevereiro ou início de março. Inicialmente, cordas resistentes são suficientes para sustentar as mudas jovens; posteriormente, os suportes são preenchidos com solo fértil.

feijão em estufa

Ao plantar vagens em fevereiro em solo protegido, é necessária iluminação fluorescente adicional. Para o crescimento e desenvolvimento normais, as vagens precisam de 12 horas de luz do dia.

Terreno aberto

Plantas que gostam de calor devem ser plantadas no jardim somente após o clima estar consistentemente quente. Solos pobres e esgotados exigem a aplicação de fertilizantes nitrogenados, como nitrato de amônio, na primavera. Somente em solo rico em nutrientes se desenvolve um sistema radicular forte, permitindo que a planta resista melhor ao tempo seco. O excesso de umidade no canteiro de aspargos é inaceitável.

Para evitar uma longa espera até que as mudas emerjam, não plante as sementes muito fundo. A profundidade da vala não deve ser superior a 5 cm.

cultivo de leguminosas

Dicas de cuidados

O feijão-verde é muito sensível a oscilações bruscas de temperatura. Se a temperatura cair, cubra o canteiro com agrofibra. O cuidado adequado com a planta envolve capinar, soltar o solo, regar e adicionar misturas de nutrientes.

Rega

Após o plantio, regue a planta em dias alternados. As mudas emergentes são regadas à medida que a camada superficial do solo seca. Recomenda-se regar as raízes à noite.

Capina e afrouxamento

Evite o crescimento excessivo de ervas daninhas na área, pois isso prejudicará o crescimento e o desenvolvimento dos aspargos. A irrigação e a soltura do solo devem ser realizadas após cada rega, até que as plantas atinjam uma altura superior a 10 cm. O primeiro tratamento do solo é realizado quando brotos de feijão verde atingiu 7 cm.

frutos de feijão

Apoiar

Um suporte é instalado para variedades trepadeiras. Um arame forte é esticado a partir do suporte, que não tem mais de 1,5 cm de altura, e os grãos são guiados ao longo dele. Os brotos trepadeiras que emergem dos brotos também são guiados em direção ao suporte.

Beliscando o broto

A amontoa das plantas de feijão-verde é feita quando elas atingem uma altura superior a 10 cm. Essa técnica fortalecerá o sistema radicular e melhorará a nutrição. A poda do ponto de crescimento superior é feita a uma altura de 2 m. Essa técnica ajuda a preservar os nutrientes, resultando em uma colheita abundante e de alta qualidade.

Cobertura superior

Na maioria das vezes, os jardineiros usam o principal O esterco de vaca é usado como fertilizante para os aspargos.Existem várias maneiras de usá-lo: como cobertura morta ou pulverização de plantas. Quando as primeiras folhas aparecerem, aplique fertilizante superfosfato. Fertilizantes químicos não são recomendados; é melhor substituí-los por compostos orgânicos.

Colheita

As vagens das leguminosas amadurecem em etapas. A fase de frutificação dura até a primeira geada. Para evitar o amadurecimento excessivo, a colheita deve ser feita na hora certa. Os aspargos começam a brotar 2 a 3 semanas após a floração, e os primeiros frutos são colhidos 10 dias depois.

Doenças e pragas. Prevenção e tratamento

As leguminosas são mais suscetíveis a infecções fúngicas, doenças virais e parasitas. Como resultado, a massa radicular dos aspargos é suscetível à podridão. Podridão branca, pulgões e oídio são as pragas mais comuns. A antracnose também pode infectá-los.

cesta de feijões

Para prevenir o desenvolvimento de doenças, as sementes devem passar por um tratamento pré-plantio antes do plantio. A semeadura é permitida apenas em dias quentes. armazenando feijão verde Vaporizado com ar quente. Agroquímicos podem ser usados ​​uma vez por estação, mas um biocomposto de amplo espectro deve ser aplicado previamente.

O cultivo de feijão-verde será bem-sucedido se você seguir práticas agrícolas básicas e não negligenciar medidas preventivas.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata