O cultivo de leguminosas é muito popular, pois são amplamente utilizadas na culinária e possuem inúmeras propriedades benéficas. No entanto, a colheita pode se tornar uma iguaria para pragas, tornando-a imprópria para consumo. Como armazenar o feijão corretamente para evitar que insetos infestem sua casa? Existem várias opções; você só precisa escolher a certa.
Como proteger o feijão dos insetos
As principais pragas, os gorgulhos do feijão, vivem em armazéns e áreas de armazenamento, bem como em hortas, nas vagens de feijão. Eles precisam de condições climáticas favoráveis e da nutrição fornecida pelo feijão para prosperar.
Um único inseto pode depositar mais de 50 larvas em uma vagem. Após 2 a 3 semanas, as larvas se tornam pragas adultas. Os ovos podem ser depositados na própria vagem ou nos grãos. Isso explica por que os gorgulhos prosperam em recipientes hermeticamente fechados.
Evite o aparecimento de visitantes indesejados na fase de plantio aplicando pesticidas na área. Somente grãos saudáveis, com formato perfeitamente uniforme e sem danos visíveis, são selecionados para a semeadura. Se forem usados feijões infectados no plantio, toda a colheita poderá ser perdida na próxima temporada.

Como preparar feijões para armazenamento
Para preservar os grãos até a próxima colheita, eles devem ser secos adequadamente. Dessa forma, a colheita pode ser armazenada por vários anos sem o risco de danos causados por pragas.
Os seguintes trabalhos são realizados:
- A colheita do jardim é colhida junto com as vagens.
- Deixe os grãos ao sol, em uma área bem ventilada. Por exemplo, em áreas rurais, a colheita é seca diretamente na cerca. Na cidade, você pode usar uma varanda para esse fim, colocando jornal no chão.
- Os grãos são secos por duas semanas. Durante esse período, as vagens devem ficar amarelas e abrir ligeiramente, e os grãos devem ficar firmes.
- Os grãos são colocados em uma assadeira e assados a uma temperatura de aproximadamente 60 °C por pelo menos meia hora. Isso mata as larvas da praga. Esses grãos não podem mais ser usados como material de plantio.

Se precisar conservar sementes de feijão para o inverno, coloque-as no congelador por um tempo após a colheita. As larvas do besouro do feijão morrem em baixas temperaturas, mas a capacidade de germinação do feijão permanece intacta.
Regras para armazenar feijões para evitar insetos
É importante lembrar que, se você teve uma colheita abundante e precisa armazená-la por mais de uma temporada, esterilize os potes de vidro e adicione um pouco de cinza de madeira no fundo antes de adicionar os grãos. Depois, basta enxaguar os grãos com água limpa e usá-los para cozinhar. As cinzas evitarão o aparecimento de insetos e outras pragas.
Alguns dentes de alho picados colocados em um recipiente para guardar feijão também repelem besouros. Grandes quantidades de feijão são armazenadas em caixas forradas com jornal comum. A tinta de impressão tem um efeito negativo sobre as pragas, permitindo que a cultura sobreviva ao inverno com segurança.

Normalmente, os recipientes com feijão são armazenados em ambientes fechados, mas é melhor movê-los para uma adega, despensa ou outro local fresco. Sabe-se que o feijão não gosta do aroma de endro, alecrim e outras especiarias. Alguns ramos dessas plantas são colocados no recipiente para proteger a colheita de insetos nocivos.
Selecionamos contêineres e instalações e criamos condições ideais
Os feijões secos são armazenados em um recipiente hermético. Para isso, são utilizados os seguintes:
- jarra de vidro;
- saco de celofane;
- recipiente de plástico.
Insetos e bichos devem ser mantidos longe do feijão. É melhor armazená-lo em um local fresco e escuro. Se você estiver preocupado com larvas de besouro, é melhor congelá-lo. O feijão tolera bem baixas temperaturas sem perder o sabor, mas as larvas de besouro morrem. Antes da chegada do frio intenso, você pode colocar o feijão no congelador e simplesmente levá-lo para a varanda.

Em um ambiente úmido e quente, o feijão brotará rapidamente, portanto, evite mantê-lo em locais quentes. Os brotos são impróprios para consumo e são usados apenas para o plantio de primavera. Se você planeja armazenar o feijão em um saco de lona, mergulhe-o em uma solução salina e seque-o primeiro. Isso protegerá a colheita tanto do gorgulho do feijão quanto de outras pragas.
Feijões congelados
Congele apenas vagens frescas, recém-colhidas da horta, mesmo em vagens. Lave-as, apare as pontas com uma tesoura e corte as áreas danificadas ou manchas pretas. Se for usar vagens cortadas para criações culinárias, faça-o imediatamente.

O próximo passo é o escaldamento. As vagens são mergulhadas em água fervente por alguns minutos e depois transferidas para água gelada. Isso garante a máxima preservação das propriedades nutricionais e do sabor do produto.
Antes de congelar os grãos na geladeira, eles precisam ser bem secos. Para isso, coloque as vagens sobre um papel-toalha e deixe-as descansar por um tempo para que o excesso de líquido escorra. Caso contrário, o gelo se formará nos grãos e o produto perderá seu sabor único.
Os feijões secos são embalados em sacos em porções que podem ser usadas em uma única cocção e não é necessário descongelar mais nenhum feijão.

Armazenamento em temperatura ambiente
Se secos corretamente, os feijões podem ser armazenados em temperatura ambiente durante todo o inverno. Alguns feijões podem ser congelados, enquanto os demais podem ser congelados por várias horas antes do armazenamento e, em seguida, secos. Para matar besouros e suas larvas, os feijões podem ser cozidos em forno aberto.
A temperatura interna é mantida a 100°C. Os grãos são mantidos nessas condições por 20 minutos.
O recipiente onde os grãos são armazenados deve ser hermético. Deve ser colocado em um local bem ventilado e escuro, como uma mesa ou armário de cozinha. A umidade deve ser baixa, caso contrário, os grãos podem brotar.

Antes de armazenar os grãos, você deve fazer o seguinte:
- selecione feijões com manchas pretas ou outros defeitos;
- descasque as vagens secas;
- remova as sementes que têm uma camada superficial.
Nunca lave os feijões antes de armazená-los, nem use recipientes que acumulem condensação. Armazenar a colheita perto de um radiador ou outra fonte de calor é altamente indesejável.
Termos e Condições
A chave para o armazenamento bem-sucedido de feijões é manter a umidade e a temperatura ideais. Esses fatores determinam em grande parte a vida útil máxima da leguminosa. Isso também depende de outros fatores. Os recipientes preferidos são sacos feitos de tecidos naturais, engradados de madeira ou caixas de papelão simples.

A vida útil dos grãos é significativamente prolongada pelas baixas temperaturas no local de armazenamento. A temperatura ideal é considerada entre +5 °C e +10 °C. A umidade relativa do ar não deve exceder 50%, caso contrário, os grãos mofarão, desenvolverão um odor desagradável de mofo e perderão suas qualidades comerciais.
A vida útil dos grãos armazenados em sacos de pano, desde que todos os procedimentos de pré-processamento e armazenamento sejam seguidos, é de 2 a 3 anos. Em recipientes de vidro com fechamento hermético, esse período aumenta para 8 anos. Os grãos enlatados são adequados para consumo por dois anos.











