Como brotar feijão rapidamente em casa: regras e melhores métodos

O feijão, assim como outras leguminosas, é usado no preparo de uma variedade de pratos, incluindo saladas cruas feitas com grãos germinados. Os jardineiros os plantam em suas hortas para colher seus próprios produtos. Em ambos os casos, as leguminosas precisam ser germinadas. Abaixo, você encontrará informações sobre como germinar feijão corretamente para consumo e plantio na horta.

Por que brotar feijão?

Os defensores da alimentação saudável recomendam o consumo de feijão germinado, incluindo o feijão-verde. Ele contém uma grande quantidade de vitaminas e microelementos essenciais para o corpo. O feijão-verde é usado na alimentação. feijões pequenos O feijão-mungo, também conhecido como ervilha, é usado para fazer saladas, ensopados e costeletas. A germinação do feijão é feita por vários motivos:

  1. A germinação decompõe os açúcares que causam inchaço.
  2. A quantidade de proteína útil nos grãos aumenta em 30%, a quantidade de carboidratos diminui em 15%.
  3. O carcinógeno aflatoxina é desativado.
  4. O número de enzimas aumenta 100 vezes.
  5. Comer feijão germinado ajuda a eliminar toxinas.

Se a leguminosa não for consumida crua, mas sim usada como material de plantio, a germinação ajudará as sementes a germinarem mais rapidamente. Os jardineiros poderão colher os feijões mais cedo do que se fossem plantados sem brotos.

feijões diferentes

Preparando feijões para germinação

Antes da imersão, as sementes são separadas, descartando-se as defeituosas. Remova os grãos pretos, roídos por besouros ou secos. Essas sementes não germinarão de qualquer maneira e ocuparão apenas espaço no recipiente. Em seguida, os grãos são bem lavados, especialmente se forem germinados para consumo. Eles são colocados em um recipiente com água por 4 a 5 horas para inchar e, em seguida, germinados usando um dos métodos escolhidos.

Dica! Para acelerar o processo de germinação, deixe os feijões de molho em água por 4 a 5 horas para que inchem.

Em que tipo de recipientes ela germina?

Para germinar feijões, você precisará de dois recipientes. Um deve ter fundo plano e furos de drenagem, e o outro deve ser fundo o suficiente para acomodar o líquido drenado. O material do recipiente não importa. Alguns experimentadores germinam feijões em um frasco de vidro.

brotar feijão em uma jarra

Métodos básicos de germinação

O feijão é germinado tanto para consumo quanto para plantio em campo aberto. Cada método tem suas próprias nuances.

Como brotar feijão rapidamente para comer

Existem várias maneiras de germinar leguminosas para alimentação. Em qualquer método, as sementes incham durante a noite e os primeiros brotos aparecem em 1 a 2 dias. Primeiro, deixe as sementes de molho em água por várias horas para acelerar a germinação.

brotar feijão

Em um pano úmido

Coloque os grãos sobre o material umedecido e cubra-os com a mesma camada de pano. A cada 2 a 3 horas, borrife os grãos com água de um borrifador. Ao borrifar, certifique-se de que não haja excesso de líquido na superfície. Isso impede que as sementes respirem e causem mofo.

Em um recipiente de vidro

Como germinar feijão em recipiente de vidro em casa passo a passo:

  1. As sementes lavadas são colocadas em um frasco de vidro.
  2. Cubra o recipiente com gaze úmida ou outro pano.
  3. Em seguida, o recipiente com os feijões é colocado em um local aquecido.

Lave os grãos duas vezes ao dia — de manhã e à noite — e depois coloque-os de volta no pote. Esse método evita o acúmulo de umidade no pote, o que impede a troca de calor e o mofo das sementes.

enxaguando feijões

Em discos de algodão

Primeiro, coloque discos ou bolas de algodão em um recipiente e, em seguida, coloque os grãos por cima. Umedeça tudo com um pouco de água. Coloque o recipiente em um local aquecido. Os brotos aparecerão no dia seguinte.

Germinação de material de feijão para plantio no solo

Vários métodos de imersão de sementes também são utilizados para o plantio no solo. A germinação começa em dois dias. As sementes começam a brotar alguns dias antes do plantio no solo. Primeiro, elas são lavadas, deixadas de molho em água por várias horas e, em seguida, em uma solução fraca de permanganato de potássio para prevenir doenças fúngicas.

Em um cigarro enrolado à mão

O procedimento é o seguinte:

  1. Um rolo de papel higiênico é espalhado sobre o filme, que é então borrifado com água de um borrifador.
  2. Os feijões são dispostos a uma distância de vários centímetros um do outro.
  3. Uma camada de papel é colocada por cima e depois umedecida.
  4. O filme é enrolado e a borda inferior é mergulhada na água.

germinação em casa

Em poucos dias o feijão estará pronto para o plantio.

Em uma tigela

Para germinar, use uma peneira, uma tigela funda e um pano de algodão. O procedimento é o seguinte:

  • gaze é colocada dentro do escorredor.
  • o material da semente é derramado.
  • Os feijões são cobertos com gaze por cima.

As leguminosas são regadas por cima, com o excesso escorrendo pelos furos para dentro da tigela. Certifique-se de que o pano de prato por cima permaneça úmido o tempo todo.

métodos para deixar o feijão de molho

Em vasos de turfa

Mudas jovens de feijão não se adaptam bem ao transplante, então podem ser plantadas em vasos de turfa com solo úmido. Depois de crescidas, podem ser plantadas ao ar livre, com vasos e tudo. À medida que a turfa se decompõe, ela fornecerá nutrição adicional para o sistema radicular.

Experimentos escolares

Na aula de biologia, os alunos realizam vários experimentos, um dos quais envolve a germinação adequada de feijões. Eles usam uma tampa de náilon, discos de algodão e feijões comprados em lojas. O procedimento de germinação é passo a passo:

  1. Discos molhados são colocados na tampa.
  2. Em seguida, os grãos são dispostos em uma única camada.
  3. Os feijões são cobertos com discos de algodão umedecidos com água.

Mantenha os discos sempre úmidos, mas não encharcados. Os brotos aparecerão em alguns dias.

imersão em discos

Cuidando do feijão

Assim que os feijões brotarem, regue o canteiro e, em seguida, solte o solo. Este processo é realizado com cuidado para não danificar as mudas frágeis. Em seguida, o soltura é combinado com a capina. Regue os feijões para que o solo fique úmido, mas não encharcado. A umidade é especialmente necessária durante o período de formação das vagens. Vinte e cinco a trinta dias após a germinação, alimente as mudas com um fertilizante mineral complexo. A próxima adubação deve ser feita 20 dias depois.

Para evitar que as plantações sejam afetadas por doenças fúngicas, é necessário observar a rotação de culturas, desinfetar sementes e queimar arbustos infectados.

Pragas como caracóis e lesmas são coletadas manualmente. Variedades de feijão trepador precisam ser amarradas a suportes para evitar que se quebrem com o vento.

Atenção! Antes de fertilizar a planta, regue-a com água pura, caso contrário, os sais podem queimar as raízes delicadas.

fertilização de feijão

Quantos dias demora para o feijão brotar?

Quando germinados em um pano, os brotos aparecem em 24 horas. Após um dia, atingem um comprimento de 5 a 7 milímetros. Se você plantar o feijão em vasos de turfa a uma profundidade de 1,5 a 2 centímetros e colocá-los em um local aquecido, os brotos emergirão acima da superfície do substrato em 4 a 6 dias. Em campo aberto, as sementes germinam em 7 a 8 dias.

Plantando material germinado no solo

Não deixe as sementes crescerem demais, caso contrário, as raízes começarão a se entrelaçar. Ao se separarem, as mudas frágeis podem quebrar, o que afetará a germinação dos feijões. O plantio do feijão é feito na segunda metade da primavera. Nessa época, o solo já está aquecido e a ameaça de geada já passou. Isso é importante porque as leguminosas não são resistentes à geada e podem ser danificadas até mesmo por geadas leves. Escolha um local bem iluminado com solo solto e respirável. Os feijões devem ser plantados de lado no solo para evitar danos às raízes.

cama de feijão

Cave buracos de 5 a 6 centímetros de profundidade, regue-os, coloque as sementes e cubra com terra. Deixe um espaço de 20 a 30 centímetros entre as sementes. Se as sementes forem plantadas em solo seco, não há necessidade de germiná-las.

Informações adicionais: Segundo a sabedoria popular, o feijão pode ser plantado depois que as castanheiras começarem a florescer.

Por que sementes de feijão não podem germinar no solo?

As únicas sementes que não devem ser germinadas no solo são aquelas destinadas à alimentação. Além disso, feijões semeados em caixas de mudas não se adaptam bem ao transplante. Portanto, se o jardineiro deseja uma colheita antecipada, as sementes devem ser plantadas em vasos de turfa, que depois são transplantados para o campo aberto. Nas regiões do sul, costuma-se usar um método sem encharcar, plantando feijões em sulcos assim que o tempo esquenta, o que dispensa a rega.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata