- Vantagens e desvantagens do esterco como fertilizante
- Peculiaridades
- Seco
- Fresco
- Líquido
- Granulado
- Tipos de esterco
- Cavalo
- Bovino
- Frango
- Coelho
- Alce
- Pombo
- Carne de porco
- Cabra
- Ovelha
- Codorniz
- Pato
- Qual esterco é melhor?
- Como se candidatar
- Uso no jardim
- Para a estufa
- Fazendo seu próprio fertilizante
- Regras básicas de uso
- Características de uso da batata
- Como armazenar fertilizante?
Usar esterco como fertilizante orgânico ajuda a enriquecer o solo com nutrientes. Este tipo de fertilizante é popular para grandes áreas. No entanto, a matéria orgânica nem sempre é benéfica para as plantas, por isso é importante seguir as instruções de aplicação.
Vantagens e desvantagens do esterco como fertilizante
Excrementos animais são frequentemente usados como fertilizante para plantações. Os efeitos benéficos do esterco se devem à presença de microrganismos que influenciam a microflora do solo e promovem sua fertilidade. Cada tipo de esterco tem suas próprias vantagens e desvantagens, que devem ser consideradas ao utilizá-los.
Vantagens:
- O esterco contém uma grande quantidade de nutrientes necessários para o desenvolvimento normal das culturas.
- O esterco tem um efeito gradual nas plantas. As partículas de excremento se decompõem gradualmente, resultando em um efeito duradouro.
- O uso de esterco altera a estrutura do solo. Adicionar matéria orgânica ao solo argiloso ajuda a obter uma textura mais solta.
- O esterco é um tipo universal de fertilizante, adequado para qualquer tipo de vegetação.
- Não contém compostos químicos.
- Promove a liberação de dióxido de carbono, que satura as raízes das plantas.
- Ingredientes orgânicos estão disponíveis.
Apesar dos muitos aspectos positivos, o esterco tem algumas desvantagens:
- uma grande quantidade da substância oxida o solo;
- Antes de utilizar o esterco, é necessário preparar a massa nutritiva;
- Adequado apenas para casas de veraneio; o uso em áreas urbanas pode causar desconforto;
- é difícil calcular a taxa exata de fertilizante;
- se aplicado em grandes quantidades, pode causar queimaduras nas raízes;
- pode levar à infestação de pragas;
- O uso de fertilizantes orgânicos pode causar uma diminuição na imunidade das plantas a doenças.

Em áreas onde os jardineiros criam animais domésticos, esse tipo de fertilizante é frequentemente usado e está disponível.
Peculiaridades
Existem vários tipos de esterco, que devem ser levados em consideração na hora de usar a substância para fertilizar canteiros de jardim.
Seco
Este tipo de substância é obtido pela mistura de esterco com cama animal. Esta mistura é isenta de umidade e requer preparação antes do uso. O esterco seco pode ser de vários tipos:
- Esterco que ainda não apodreceu. Esta massa tem uma estrutura heterogênea. É usado como fertilizante de solo no outono para a estação seguinte.
- Excrementos compostados — cama misturada com dejetos animais — normalmente já estão decompostos em partículas. Esse material normalmente perde 50% de sua matéria orgânica total. Pode ser usado diretamente como fertilizante para plantas, utilizando o método radicular.
- Húmus é um tipo de matéria orgânica semelhante ao esterco decomposto. Esse tipo de matéria orgânica é mais frequentemente usado para misturar solos ricos em nutrientes antes do plantio em campo aberto.

O último tipo de matéria orgânica é frequentemente utilizado na agricultura, pois não há risco de danificar o sistema radicular das plantas.
Fresco
Este tipo de matéria orgânica é o excremento animal, usado como fertilizante de outono. A matéria orgânica é concentrada, por isso é usada em pequenas quantidades. O esterco é espalhado sobre a terra e compactado.
Líquido
Este tipo requer preparação prévia. Para isso, excrementos frescos são embebidos em água e deixados em infusão por vários dias. Este tipo de fertilizante é usado apenas quando absolutamente necessário. A solução não é aplicada diretamente nas raízes, mas sim distribuída por toda a zona radicular.

Granulado
Este tipo de fertilizante orgânico vem na forma de grânulos; a substância é especialmente preparada e prensada. É feito de esterco seco, que é adicionado ao solo conforme necessário. Para obter o fertilizante, são adicionados aditivos especiais, como palha ou serragem. Este fertilizante é vendido em embalagens especiais que, quando armazenadas corretamente, podem manter suas propriedades benéficas por 5 a 6 anos.
Tipos de esterco
Dependendo de qual excremento é usado como fertilizante, o esterco é dividido em tipos.
Cavalo
O esterco de cavalo tem uma estrutura solta e se decompõe rapidamente em altas temperaturas. Quando utilizado, altera a estrutura do solo, tornando-o mais poroso e solto. Os excrementos de cavalo também aquecem, tornando-os adequados para uso em estufas e viveiros.

Bovino
Este tipo de fertilizante orgânico tem um período de decomposição médio. O esterco é denso e se decompõe a uma temperatura de 15 graus Celsius. Quando usado em sua forma pura, tende a aumentar a acidez do solo, por isso é recomendável adicionar uma pequena quantidade de calcário antes do uso. O uso de esterco bovino produz resultados que duram de 3 a 4 anos após a aplicação.
Frango
O esterco contém componentes benéficos como nitrogênio, potássio e fósforo. Esses componentes são essenciais para o desenvolvimento normal da vegetação.
No entanto, é importante levar em consideração que esses tipos de microelementos se acumulam em grandes quantidades nas fezes, portanto, antes do uso, a massa é diluída em proporções iguais com água.

Coelho
Este tipo de excremento é usado para soltar o solo e reduzir a acidez. As partículas são sólidas e se decompõem muito lentamente. Elas contêm uma grande quantidade de nutrientes e podem restaurar até mesmo o solo mais esgotado.
Alce
Este tipo de fertilizante orgânico é frequentemente usado para alimentar plantas de interior. O esterco tem textura macia e é inodoro, o que o torna ideal para uso interno.
Em termos de conteúdo nutricional, o excremento de alce não é de forma alguma inferior a outros fertilizantes orgânicos e é amplamente utilizado na forma granulada.
Pombo
A vantagem do esterco de pombo é seu alto teor de nitrogênio. É usado como solução fertilizante. No entanto, uma desvantagem desse fertilizante é o período de coleta, que pode levar até três anos.

Carne de porco
O esterco não é utilizado em sua forma pura, pois contém altos níveis de ácidos; é necessário adicionar cal antes do preparo da solução. É utilizado muito raramente, pois pode ser fonte de doenças e infestação de ervas daninhas.
Cabra
Este tipo de fertilizante orgânico deve ser usado em pequenas doses, pois grandes acúmulos de esterco de ovelha podem causar queimaduras nas raízes. Sua decomposição é demorada e, após aplicação em solo aberto, permanece eficaz por quatro anos.
Ovelha
Não deve ser usado fresco. Para melhores resultados, recomenda-se misturá-lo com fezes de pássaros e diluí-lo em água. É usado para soltar solos argilosos; os nutrientes permanecem ativos por pelo menos três anos.
Importante: Para oxigenar ainda mais os fertilizantes orgânicos, recomenda-se a vermicompostagem. Isso envolve a adição de minhocas ao composto para acelerar o processo de decomposição.
Codorniz
Os excrementos de codorna são valiosos para os jardineiros. O esterco contém uma grande quantidade de componentes benéficos que são rapidamente absorvidos pelas raízes. Outras vantagens dos excrementos de codorna incluem sua textura leve e a eficácia dos componentes benéficos que duram até três anos.
Pato
Este tipo de fertilizante orgânico é o mais suave e se adapta facilmente a todos os tipos de solo. Pode ser usado em conjunto com esterco de galinha. Para usar, dilua o esterco com água em proporções iguais e deixe em infusão.

Qual esterco é melhor?
É impossível dizer com certeza qual esterco é melhor para fertilizar um terreno. Cada tipo de excremento animal tem suas próprias vantagens. O esterco de vaca e de cavalo se destaca em termos de propriedades nutricionais. Esses componentes orgânicos são adequados para todos os tipos de vegetação.
O húmus dessas substâncias orgânicas é frequentemente usado como o principal componente de misturas de nutrientes durante o plantio de culturas.
Os excrementos de pássaros também são considerados de uso frequente e ajudam a enriquecer o solo com todos os componentes necessários às plantas.

Como se candidatar
É importante lembrar que o esterco é um material orgânico que, se usado incorretamente, pode impactar negativamente a saúde das plantas. A aplicação correta garante que o solo seja enriquecido com todos os nutrientes e prolonga a eficácia do fertilizante por vários anos.
Uso no jardim
Para obter fertilizante para o seu jardim, você deve seguir estas recomendações:
- A matéria orgânica pura deve ser usada apenas no outono. Isso permite que os excrementos dos animais se decomponham durante o inverno e reduz a concentração de componentes benéficos.
- Recomenda-se preparar soluções a partir de esterco fresco, que são utilizadas somente após a planta ficar mais forte.
Todos os tipos de fertilizantes orgânicos podem ser usados em terrenos abertos.
Para a estufa
Para usar esterco como fertilizante, você precisa usar os seguintes métodos:
- Coloque uma camada de esterco abaixo do nível do solo, fora do alcance das raízes. Dessa forma, com regas regulares, a quantidade necessária de nutrientes será fornecida ao solo sem afetar o crescimento das plantas.
- O uso de composto é um método de fertilização comum entre jardineiros. O composto de estufa é misturado com terra preta para criar uma mistura rica em nutrientes.
A utilização de matéria orgânica em estufa é condição necessária para a obtenção de material de plantio.

Fazendo seu próprio fertilizante
Para preparar fertilizante a partir de excrementos animais, siga estes passos:
- cave uma caixa de madeira no solo;
- colocar uma camada de esterco e turfa;
- deixe-o fechado por seis meses.
Se for necessário composto, a fossa de compostagem fica fechada por vários anos. Alternativamente, você pode preparar uma infusão com esterco fresco. Para isso, misture o esterco com água em partes iguais. A pasta resultante é deixada em um local escuro por vários dias. Em seguida, misture com água na proporção de 1:10 e regue as plantas usando o sistema radicular.

Regras básicas de uso
A fertilização com fertilizantes orgânicos requer o cumprimento de certas regras:
- não use em grandes quantidades;
- Não usar na forma pura para plantas jovens;
- use somente esterco podre;
- Para aumentar o período de apodrecimento, recomenda-se adicionar palha ou serragem aos fertilizantes orgânicos;
- Após adicionar matéria orgânica ao solo, é necessário cavar bem a terra.
A matéria orgânica deve ser adicionada em pequenas doses, levando em consideração a fertilidade do solo.

Características de uso da batata
Os seguintes métodos de aplicação de esterco podem ser usados para obter uma colheita:
- Aplicar composto na área onde as batatas serão plantadas no outono aumentará o rendimento e melhorará o sabor.
- Use infusões para molhar o solo. Recomendado para uso antes que os arbustos comecem a florescer. Dilua o esterco com água na proporção de 1:10.
- O composto deve ser usado no início da primavera, antes do plantio das batatas. Para isso, espalhe o composto uniformemente sobre a área e cave-o bem. Deixe agir por 2 a 3 semanas.
Não é recomendado o uso de esterco fresco como fertilizante para batatas. Pode queimar os tubérculos e causar a morte da plantação.
Importante: O uso de fertilizantes orgânicos pode promover doenças e pragas na batata, como grilos-toupeira. Esses problemas costumam surgir ao usar fertilizantes de uma composteira.
Como armazenar fertilizante?
Armazenar fertilizante em casa é fácil. Você precisa de um recipiente que feche bem e impeça a entrada de líquido. Coloque-o o mais longe possível de áreas residenciais, pois a matéria orgânica em decomposição pode causar um odor desagradável.
Se você armazenar húmus, pode colocar a mistura em solo compactado e cobri-lo com ramos de abeto.
O chorume preparado deve ser armazenado por no máximo 6 meses; o chorume não deve ser armazenado durante o inverno, pois perde seus componentes benéficos após o congelamento.
O esterco é um fertilizante popular para o solo. A matéria orgânica contém todos os minerais e componentes necessários para o desenvolvimento saudável das plantas ao longo de vários anos. O uso adequado da matéria orgânica permite uma colheita produtiva e enriquece o solo por muitos anos. No entanto, é importante observar que o esterco por si só às vezes é insuficiente; é necessário usar fertilizantes minerais, aprovados para uso em todas as fases do desenvolvimento das plantas.











