- Como os fertilizantes afetam as plantas?
- Para o desenvolvimento do mato
- Sobre o rendimento das colheitas
- Quando fertilizar mirtilos: sinais de deficiência de micronutrientes
- Quando alimentar: momento e tecnologia
- Na primavera
- No verão
- No outono
- Os melhores tipos de fertilizantes, suas dosagens e proporções
- Azoto
- Eletrólito
- Vinagre e ácido cítrico
- Enxofre coloidal
- Sulfato de potássio
- Farinha de rocha fosfática
- Sulfato de amônio
- Microelementos
- Fósforo e potássio
- Fertilizantes complexos
- AVA
- "Força Boa"
- Florovit
- Ogrod 2001
- Alvo
- Cobertura sem fertilizantes
- Amônia
- Peróxido de hidrogênio
- Regar com água "viva" e "morta"
- Selecionamos a melhor opção dependendo da variedade de mirtilo
- Acidificação do solo
- Quais são as contraindicações para fertilizar mirtilos?
- Erros e como corrigi-los
- Excesso de micro e macroelementos
- Queimadura química de um arbusto
O fertilizante é aplicado aos arbustos de mirtilo durante todo o período de amadurecimento. Isso não só aumenta a produtividade, como também cria as condições mais favoráveis para o desenvolvimento dos arbustos.
Como os fertilizantes afetam as plantas?
As plantas frequentemente carecem de nutrientes suficientes para o seu pleno desenvolvimento. Os fertilizantes são frequentemente aplicados através do sistema radicular e oferecem inúmeros benefícios, dependendo do tipo de nutriente. A fertilização adequada pode influenciar os seguintes critérios.
Para o desenvolvimento do mato
Os minerais nutritivos da planta influenciam positivamente o seu desenvolvimento, fortalecendo os brotos. A planta fica menos suscetível a doenças. A presença de nutrientes nas quantidades necessárias promove um crescimento vigoroso em um curto período de tempo.
Importante: As raízes do mirtilo contêm cepas de fungos que, à medida que se desenvolvem, ajudam a planta a absorver completamente todos os nutrientes do solo ao redor.
Sobre o rendimento das colheitas
A insuficiência de nutrientes afeta negativamente a saúde dos frutos. Na maioria das vezes, a produtividade é prejudicada. A deficiência de fertilizantes também pode se manifestar na redução do sabor e na deformação dos frutos. Para garantir uma colheita abundante, a fertilização dos mirtilos é necessária durante toda a temporada.

Quando fertilizar mirtilos: sinais de deficiência de micronutrientes
Para não prejudicar a planta, é necessário aplicar fertilizantes com moderação; quantidades excessivas de nutrientes podem não apenas reduzir a intensidade do crescimento, mas também levar à morte do mirtilo.
A fertilização é necessária nos seguintes casos:
- as folhas ficam amarelas, a planta cresce mal;
- uma borda vermelha aparece na borda da folha, a folha gradualmente se enrola e murcha;
- as folhas ficam flácidas e caídas;
- as folhas estão deformadas;
- os brotos jovens tornam-se fracos e quebradiços;
- a casca dos brotos adquire uma tonalidade azulada e racha;
- os frutos se desenvolvem mal e podem cair verdes;
- os brotos não estão se formando bem.
Pode haver um grande número de sintomas de deficiência de componentes úteis, que são difíceis de identificar nos estágios iniciais do desenvolvimento.
Quando alimentar: momento e tecnologia
A fertilização do mirtilo segue um cronograma específico, e é importante saber qual fertilizante pode ser usado em cada época do ano. A planta prefere solo ácido, o que também é importante considerar na escolha do fertilizante.

Na primavera
A primeira aplicação de fertilizante deve ser feita imediatamente após o derretimento da neve ou no final de março. Fertilizantes à base de nitrogênio são aplicados durante este período. Se usar um fertilizante complexo, dê preferência aos que contêm nitrogênio.
No verão
A próxima aplicação de fertilizante é em julho, com um fertilizante à base de potássio. Em agosto, é aplicado um complexo mineral contendo potássio e magnésio. Isso é necessário para melhorar o sabor dos frutos. A fertilização é aplicada durante a irrigação.
No outono
A fertilização de outono deve ser realizada após a colheita. Este tipo de fertilização é necessário para garantir que a planta sobreviva ao inverno e inicie um crescimento vigoroso na primavera. São utilizados fertilizantes à base de fósforo e enxofre e potássio.
Os melhores tipos de fertilizantes, suas dosagens e proporções
Para aplicar o fertilizante corretamente, é necessário calcular as proporções com precisão e selecionar o tipo certo de fertilizante. O tipo de fertilizante dependerá do problema a ser tratado e da época do ano em que os nutrientes são aplicados.

Azoto
Fertilizantes nitrogenados são essenciais para o crescimento ativo das plantas, por isso devem ser aplicados no início da primavera. A falta desse tipo de nutriente também pode resultar na ausência de brotos nos arbustos. A falta de nitrogênio leva ao amadurecimento incompleto da planta e ao mau sabor.
Podem ser utilizadas as seguintes preparações minerais contendo nitrogênio:
- Ureia - para uso, 20 gramas de grânulos são diluídos em 10 litros de água limpa.
- Nitrato de amônio - 30 gramas da substância por 10 litros de água limpa.
- Nitroammophoska (NAP) é um fertilizante mineral que contém um complexo de componentes benéficos, como potássio, magnésio e nitrogênio. Para fertilizar mirtilos, misture 30 gramas em 10 litros de água e aplique diretamente nas raízes.
- Diammophoska contém um complexo de nitrogênio e potássio. Para usar, dissolva 20 gramas do produto em 20 litros de água morna.
Os fertilizantes nitrogenados são aplicados pela manhã ou após o pôr do sol no solo previamente solto.
Eletrólito
O mirtilo é uma planta que prefere solos ácidos. Portanto, o eletrólito, que contém ácido sulfúrico, é usado para acidificar ainda mais a camada de nutrientes. Para acidificar o solo com eletrólito, siga estes passos:
- misture 50 gramas de eletrólito em 10 litros de água;
- deixe por 1-2 horas e depois regue os arbustos;
- São utilizados no mínimo 5 litros de solução para cada arbusto.

Ao regar, evite o contato com a planta e as folhas para reduzir o risco de queimaduras. A solução deve ser despejada a pelo menos 30 cm de distância da planta.
Importante: Misture a solução com eletrólito em um recipiente plástico para evitar possível oxidação do metal.
Vinagre e ácido cítrico
Para criar um ambiente de solo ácido, você também pode regar a planta com vinagre e ácido cítrico. Use as seguintes proporções: dilua 3 colheres de chá de ácido em 12 litros de água. Você pode substituir o ácido cítrico por uma solução de vinagre, usando meia xícara por balde de água limpa. Regue a planta pelo menos 5 litros por arbusto.
Enxofre coloidal
O uso desta substância não só permite uma colheita abundante, como também torna o solo ideal para o cultivo de mirtilos. Ao usar enxofre coloidal, 90 gramas da substância devem ser distribuídos por metro quadrado. O enxofre residual pode permanecer na superfície, mas a substância se dissolve após chuva ou rega regular.
Sulfato de potássio
O sulfato de potássio acidifica rapidamente o solo onde os mirtilos são plantados. Dissolva 40 gramas em 10 litros de água e regue as raízes, utilizando o sistema radicular. O fosfato monopotássico, que contém fósforo e potássio, também pode ser usado. Ao usar esta substância, mantenha uma proporção de 20 gramas para cada 10 litros de água. O sulfato de potássio deve ser aplicado ao solo uma vez por ano para aumentar a produtividade.

Farinha de rocha fosfática
Um tipo especial de produto frequentemente usado para aumentar a produtividade de mirtilos. A substância é aplicada diretamente na planta, seguida de rega. Podem ser aplicadas de 20 a 30 gramas de farinha por arbusto.
Sulfato de amônio
Este tipo de substância é usado para acidificar ainda mais o solo. O uso de amônio satura as raízes com nitrogênio e fósforo, o que tem um efeito benéfico no crescimento das culturas. Para usar, a substância é dissolvida a uma taxa de 40 gramas por balde de água.
Microelementos
Os micronutrientes devem ser aplicados às plantas com cautela, pois o excesso pode prejudicar a cultura. Cobre, zinco e ferro são essenciais para o desenvolvimento da planta. Você também pode fertilizar a plantação com fertilizantes complexos específicos para mirtilos.
Fósforo e potássio
A aplicação oportuna de fósforo e potássio não só aumenta a produção de brotos e frutos, como também protege a planta contra doenças. Esses nutrientes são aplicados uma vez por ano, com 100 gramas de fósforo e 2 a 3 gramas de potássio por arbusto.
Fertilizantes complexos
Podem ser utilizados fertilizantes complexos, que contêm todos os minerais necessários para o desenvolvimento dos mirtilos.
AVA
Este fertilizante complexo contém todos os componentes necessários para o pleno desenvolvimento dos arbustos de mirtilo. O uso do produto não requer nutrientes adicionais. Ele promove o crescimento de micróbios produtores de nitrogênio. Para aplicar o fertilizante, basta aplicar 100 gramas do produto por arbusto e arar bem o solo.
"Força Boa"
Desenvolvido especificamente para a alimentação de mirtilos, contém 7 componentes. Para usar, basta dissolver 10 ml em um balde de água. Este produto está disponível na forma líquida.

Florovit
Florovit já provou sua eficácia inúmeras vezes. Ajuda a acidificar o solo e nutre as raízes com todos os elementos necessários. Aplique 20 gramas três vezes por estação. O pó é espalhado sob o arbusto e misturado ao solo.
Ogrod 2001
O fertilizante polonês é produzido em forma granular e distribuído no solo a uma taxa de 35 gramas por metro quadrado. A fertilização é realizada três vezes.
Importante: O intervalo entre as mamadas deve ser de pelo menos um mês..
Alvo
Contém todos os minerais necessários para o desenvolvimento do mirtilo. As instruções de uso fornecem recomendações detalhadas de fertilização. As proporções são calculadas com base no tamanho do arbusto. A embalagem inclui uma colher medidora para aplicação do fertilizante no solo.
Cobertura sem fertilizantes
Se necessário, você pode usar meios improvisados que podem ser encontrados em qualquer casa.

Amônia
A substância medicinal contém uma grande quantidade de nitrogênio, podendo ser usada como fertilizante. Para aplicar o fertilizante, prepare uma solução de trabalho. Misture 40 gramas de amônia em 10 litros de água e regue os arbustos de mirtilo. Para pulverização superficial, você pode adicionar 2 colheres de sopa de sabão em pó moído fino à solução de trabalho.
Peróxido de hidrogênio
Usado para acelerar o crescimento do arbusto. Para usar, misture 3 colheres de sopa de água oxigenada em um litro de água e adicione 1 colher de chá de sabão líquido. Borrife o arbusto com a mistura resultante.
Regar com água "viva" e "morta"
Para obter um líquido chamado água "viva", ela precisa estar carregada negativamente. A água "morta" tem carga positiva devido à eletrólise. Ao fertilizar mirtilos, você pode alternar entre as duas. No entanto, é importante observar que a água "morta" tende a acidificar o solo e é considerada mais benéfica para esse tipo de cultivo.
Selecionamos a melhor opção dependendo da variedade de mirtilo
Ao escolher um método de fertilização, a variedade de mirtilo é crucial. Mirtilos highbush são comumente cultivados. Todos os tipos de fertilizantes, incluindo os complexos e especialmente formulados, podem ser usados para esta cultura. Mirtilos de jardim podem ser fertilizados com fertilizantes minerais que acidificam o solo, o que ajudará a criar um ambiente ideal para os arbustos.

Acidificação do solo
Se os mirtilos forem plantados em solo não ácido, as plantas se desenvolverão mal. Na estação anterior ao plantio, o solo deve ser acidificado. Para acidificar o solo, espalhe grânulos ou pó de enxofre previamente e revolva bem o solo. O enxofre se dissolverá gradualmente e promoverá o estado ácido desejado no solo.
Você também pode acidificar o local de plantio com sulfato de amônio. Se as mudas já estiverem plantadas no solo, você pode acidificá-las com qualquer ácido, incluindo acético, oxálico ou cítrico. Para isso, misture uma pequena quantidade (no máximo 30 gramas) com 5 a 6 litros de água e água. Você também pode acidificar o local de plantio com Thiovit Jet, um produto que contém enxofre. O Thiovit Jet ajuda a eliminar uma ampla gama de doenças do mirtilo.
Quais são as contraindicações para fertilizar mirtilos?
Alguns tipos de fertilizantes podem ser prejudiciais às plantas, por isso não é recomendado usá-los:
- cinzas de madeira;
- fertilizantes orgânicos como esterco, húmus;
- substâncias que contêm cal.
Tais preparações podem normalizar a acidez do solo ou causar queimaduras nas raízes dos arbustos.

Erros e como corrigi-los
Jardineiros frequentemente cometem erros que reduzem a produtividade ou levam à perda de colheitas. Esses erros incluem:
Excesso de micro e macroelementos
Jardineiros frequentemente cometem erros ao aplicar quantidades excessivas de nutrientes. Isso faz com que a planta ganhe massa verde rapidamente, mas não produza brotos ou frutos.
Queimadura química de um arbusto
Não manter as proporções adequadas pode causar queimaduras nas raízes. Para evitar isso, os cuidados adequados são essenciais. Também é importante dar um tempo entre as fertilizações para que a planta se recupere.
O mirtilo é uma planta saudável com um sabor característico. O cuidado adequado permite que você colha e cultive uma planta saudável no seu jardim.











