- Descrição e Características
- Histórico de seleção
- Características da variedade
- Frutas vermelhas
- Período de floração
- Tempo de maturação
- Aplicações de bagas
- Resistência a doenças e pragas
- Sabor e propriedades medicinais
- Vantagens e desvantagens da variedade
- Como plantar corretamente
- Recomendações para escolha de prazos
- Requisitos do local e do solo
- Seleção e preparação do local
- Como selecionar e preparar material de plantio
- Diagrama de plantio
- Instruções de cuidado
- Modo de rega
- Cobertura morta
- Cobertura superior
- Aparar
- Preparando-se para o inverno
- Doenças e pragas
- Oídio
- Ferrugem
- Pulgão
- Ácaro renal
- Colheita e armazenamento
- Dicas e recomendações
A variedade de mirtilo Spartan é cultivada não apenas por jardineiros, mas também por agricultores profissionais em toda a CEI. É uma planta pouco exigente e produz uma colheita abundante de frutos deliciosos e suculentos. No entanto, para obtê-los, você precisa primeiro se familiarizar com as especificidades do cultivo e dos cuidados com o arbusto.
Descrição e Características
O mirtilo-espartano é um arbusto perene que atinge 2 metros de altura. Seus brotos crescem para cima. No outono, as folhas ficam vermelhas, dando à planta uma aparência decorativa. As flores desta variedade se formam nas pontas dos galhos, enquanto os botões florais estão localizados ao longo de todo o seu comprimento. Cada botão produz de 5 a 10 flores.
Histórico de seleção
O mirtilo espartano foi desenvolvido nos Estados Unidos e é conhecido pelos jardineiros desde 1977. Durante o desenvolvimento desta variedade, os cientistas utilizaram variedades selvagens da planta que crescem em áreas pantanosas da América do Norte.
Características da variedade
As características do mirtilo espartano permitem que agricultores e jardineiros identifiquem os aspectos positivos e negativos desta variedade com antecedência, bem como aprendam sobre as práticas agrícolas específicas desta planta.
Frutas vermelhas
Os frutos são redondos e azul-claros quando maduros. Pesam em média 1,5 g e medem 15 mm. A polpa é caracterizada pela densidade, sabor agradável e equilibrado, suculência e aroma pronunciado. Os provadores avaliaram a qualidade deles em 4,3 pontos.

Período de floração
O momento da floração do mirtilo depende muito do clima da região onde é cultivado. Normalmente, começa no início ou meados de junho, o que ajuda a evitar que os brotos sejam danificados pelas geadas da primavera.
Tempo de maturação
Como a Spartan é uma variedade de meia estação, a colheita amadurece no final de julho ou início de agosto.
Aplicações de bagas
Os frutos da variedade de mirtilo espartano são adequados para:
- consumo fresco;
- preparação de chá de vitaminas;
- decorações para bolos e sobremesas;
- preparação de sortimento de frutas;
- secagem e congelamento;
- preparações de geleia, compota, marmelada, suco.

Resistência a doenças e pragas
Spartan tem resistência média a pragas e imunidade aumentada às seguintes doenças:
- moniliose;
- morrendo de brotos;
- mumificação de frutas vermelhas.
Sabor e propriedades medicinais
Os mirtilos espartanos têm um sabor equilibrado, doce e azedo. Esse sabor é mantido mesmo após o congelamento ou cozimento. As frutas contêm muitas substâncias benéficas, por isso são usadas no tratamento e prevenção de doenças. Especificamente, elas incluem:
- flavonoides;
- ácidos fenólicos;
- ácidos orgânicos;
- fitoestrógenos;
- carotenoides;
- ácido fólico;
- taninos;
- sais de cálcio, cobre e ferro;
- pectinas;
- antocianinas;
- fibra.

Uma composição tão rica permite que as bagas sejam usadas como:
- agente cardiotônico;
- um medicamento que melhora o sistema urinário;
- um produto que tem um efeito positivo nos órgãos visuais;
- um remédio que tem um efeito positivo na função intestinal;
- medicamento antitumoral;
- imunoestimulante;
- agente antipirético.
Vantagens e desvantagens da variedade
O mirtilo espartano tem os seguintes benefícios:
- excelentes características de sabor;
- adequação da cultura para transporte de longo prazo;
- autofertilidade;
- alta imunidade a doenças comuns.
Entre as desvantagens, os jardineiros observam:
- sensibilidade ao excesso de umidade;
- requer acidificação constante do solo;
- demora bastante tempo para começar a dar frutos.

Como plantar corretamente
Os mirtilos espartanos têm requisitos específicos de plantio, e a conformidade com esses requisitos determinará os rendimentos futuros e o quão cedo você poderá aproveitar os primeiros frutos.
Recomendações para escolha de prazos
Os arbustos de mirtilo são plantados na primavera ou no outono. O plantio na primavera é preferível, especialmente em climas frios. A estação de crescimento dará tempo às plantas para criar raízes e se fortalecerem.
As mudas precisam ser plantadas antes que os brotos inchem.
Requisitos do local e do solo
Os mirtilos devem ser plantados em uma área bem iluminada, protegida de correntes de ar e ventos frios de todos os lados. A exposição solar adequada aumentará a produtividade. O solo da área escolhida deve ser ácido. Água parada não é permitida em áreas onde arbustos são cultivados.

Seleção e preparação do local
Antes de plantar mirtilos, certifique-se de que o pH do solo esteja entre 4 e 5. Uma mistura de solo rica em nutrientes é preparada misturando os seguintes ingredientes:
- turfa;
- areia;
- agulhas;
- serragem.
Em solos argilosos, uma camada de drenagem é colocada primeiro.
Como selecionar e preparar material de plantio
É preferível comprar mudas de mirtilo-espartano em viveiros ou varejistas de renome. É melhor escolher plantas com sistema radicular fechado para o plantio. Se as mudas forem compradas com raízes nuas, elas devem ser embebidas em uma solução estimulante de enraizamento antes do plantio.
Os arbustos jovens não devem apresentar sinais de doenças ou danos mecânicos.
Diagrama de plantio
Para plantar mirtilos espartanos, cave um buraco de 0,5 m de profundidade e 0,6 m de diâmetro. Deixe pelo menos 1 m de distância entre arbustos adjacentes.

Instruções de cuidado
É importante não apenas plantar mirtilos corretamente, mas também cuidar deles adequadamente para que eles proporcionem uma colheita constante de frutas deliciosas e saudáveis ano após ano.
Modo de rega
Os mirtilos são considerados plantas que gostam de umidade, portanto, não deixe o solo secar excessivamente. Isso é especialmente importante no verão, quando os frutos amadurecem e os botões florais se formam para a futura colheita. A falta de umidade reduz significativamente a produtividade. Irrigue de 1 a 2 vezes por semana, dependendo das condições climáticas. Use um balde de água por arbusto maduro.
Cobertura morta
Para evitar a evaporação excessiva da umidade do solo, a área ao redor do tronco do mirtilo é coberta com cobertura morta. A camada de cobertura morta deve ter de 2 a 10 cm de espessura. Galhos de abeto, serragem, folhas podres ou palha são adequados para esse fim.
Cobertura superior
A variedade de mirtilo Spartan cresce e frutifica mesmo em solos pobres. No entanto, para melhorar a qualidade e a quantidade da colheita, bem como sua aparência decorativa, fertilizantes minerais devem ser aplicados periodicamente. Fertilizantes prontos para coníferas, urzes e rododendros estão disponíveis para compra na loja.
Os fertilizantes são aplicados no início da primavera, antes que os brotos inchem.

Aparar
Arbustos de mirtilo com menos de quatro anos requerem podas sanitárias regulares. A poda subsequente é feita para moldar o arbusto e dar-lhe uma aparência elegante. Isso é feito para estimular o máximo de ramos axiais possível. Menos podas resultarão em mais frutos, mas estes serão menores.
A poda leve envolve a remoção de brotos mortos e danificados, bem como de galhos velhos que não dão mais frutos. Os brotos próximos ao solo também são podados. Além disso, a remoção imediata de galhos danificados ou velhos evita que o arbusto cresça demais.
Preparando-se para o inverno
Com os devidos cuidados e plantio, os mirtilos-espartanos sobrevivem bem ao frio. Na região de Moscou, o arbusto precisa de abrigo e proteção adicionais. No outono, aplica-se superfosfato às plantas, cobrindo-as com agulhas de pinheiro ou agrofibra. Em seguida, adiciona-se uma espessa camada de neve sobre a cobertura.

Doenças e pragas
Se as práticas de cultivo não forem seguidas, os mirtilos espartanos ficam suscetíveis a doenças e pragas. É importante detectar os primeiros sinais desses problemas precocemente e adotar medidas preventivas e de tratamento.
Oídio
Os sinais da doença incluem manchas amareladas nas lâminas foliares. Com o tempo, as folhas ficam enrugadas. A doença pode ser controlada pulverizando-se com Fundazol ou Topaz. As medidas preventivas incluem o racionamento da rega e a poda oportuna. Na primavera e no outono, pulverize com calda bordalesa ou fungicida similar.

Ferrugem
Manchas marrons nas lâminas foliares indicam a doença. A folhagem também amarela prematuramente e cai. Calda bordalesa ou Abiga-Peak são usadas para tratar mirtilos. A prevenção é a mesma do oídio.
Pulgão
Devido ao impacto negativo dos pulgões, os mirtilos perdem o tamanho e suas folhas se enrolam. Para proteger as plantas, trate-as com Aktara. Como medida preventiva, cave o solo sazonalmente e queime as folhas caídas. Tratamentos com inseticidas também são recomendados na primavera e no outono.
Ácaro renal
Esta praga é perigosa porque se alimenta dos brotos de mirtilo e suga a seiva da folhagem jovem. Pode ser controlada com pulverização de Nitrafen. Tratamentos com sulfato ferroso também são eficazes.
Colheita e armazenamento
A variedade de mirtilo Spartan é colhida tanto manualmente quanto por meios mecânicos. Os frutos são congelados, secos ou processados em conservas. As bagas têm cascas muito grossas, o que lhes permite permanecer frescas por muito tempo na geladeira.

Dicas e recomendações
Mirtilos espartanos prosperam em solo ácido. Para manter o pH desejado, recomenda-se regar o solo ao redor do tronco a cada primavera com uma solução de vinagre a 9% (aproximadamente 700 g por balde de água).
Devido à luz insuficiente, os frutos do arbusto ficam deformados e amadurecem mal. Jardineiros experientes recomendam plantar mirtilos apenas em áreas ensolaradas.
Para evitar o aparecimento de doenças e pragas, a pulverização preventiva dos arbustos com calda bordalesa e sulfato ferroso deve ser realizada todo outono e primavera.











