- Histórico de seleção
- Variedades
- Inverno
- Tarde
- Descrição da cultura
- Altura da árvore
- Largura da coroa
- Ramificação do sistema radicular
- Crescimento anual
- Variedades floridas e polinizadoras
- Autofertilidade
- Frutificação
- Colheita e degustação
- Resistência a baixas temperaturas e à seca
- Imunidade a doenças e insetos
- Vida útil de uma árvore
- Vantagens e desvantagens: vale a pena plantar na área?
- Quais porta-enxertos são usados para cultivar
- Anão
- Semi-anão
- Colunar
- Condições necessárias para o crescimento e frutificação
- Temperatura e umidade
- Composição do solo
- Iluminação da área
- Vizinhos favoráveis e desfavoráveis
- Aterrissando no local
- Momento ideal
- Plantas de layout do site
- Preparando o local e a cova de plantio
- Instruções passo a passo para plantar mudas de macieira
- Como cuidar da colheita
- Rega
- Capina e afrouxamento do círculo do tronco da árvore
- Fertilizantes
- Poda formativa
- Prevenção e controle de pragas e doenças
- Métodos de reprodução
A macieira espartana, fruto de esforços de melhoramento genético canadenses, ostenta muitas qualidades positivas, tornando-a uma das favoritas dos jardineiros russos. Ela apresenta alta produtividade, excelente sabor dos frutos e baixa manutenção. No entanto, antes de plantar esta árvore em seu jardim, você deve se familiarizar com todas as regras e nuances de seu cultivo e considerar os principais requisitos e condições.
Histórico de seleção
A variedade de maçã Spartan foi desenvolvida em 1926 por cientistas canadenses na Estação Experimental Summerland. O objetivo principal dos criadores era criar uma variedade híbrida industrial com comercialização atraente, boa transportabilidade e propriedades de armazenamento a longo prazo. Para isso, eles cruzaram duas variedades populares: Yellow Pepin Newtown e McIntosh. Este híbrido tornou-se conhecido na Rússia no final da década de 1980 e rapidamente ganhou popularidade em jardins.
Variedades
Existem diversas variedades desta cultivar.
Inverno
A Spartan Winter é uma das variedades de maçã canadenses mais exportadas. Sua popularidade se deve à sua excelente vida útil e à capacidade de suportar armazenamento prolongado sem perder o sabor. Com os devidos cuidados, ela pode suportar temperaturas de até -35 °C.
A macieira se distingue por sua copa arredondada e folhas pequenas. Os frutos também são pequenos, pesando até 100 gramas. O período de frutificação desta variedade de inverno vai do final de setembro até a terceira década de outubro.
Tarde
A Late Spartan é uma variedade de maçã resistente à geada, que produz frutos abundantes e possui excelente sabor. Esta variedade é altamente resistente à sarna, ao oídio e a outras doenças.

Seus frutos são maiores que os da variedade anterior — até 130 gramas. Possuem um sabor maravilhoso, tornando-os adequados para consumo in natura ou para a preparação de geleias, licores e conservas.
Descrição da cultura
Antes de plantar uma árvore, vale a pena estudar sua descrição.
Altura da árvore
Esta variedade de macieira é considerada de médio porte, atingindo uma altura de 5 a 6 metros.
Largura da coroa
A copa da macieira espartana parece muito exuberante devido ao número significativo de galhos localizados em um ângulo de 70 graus em relação ao tronco.
Ramificação do sistema radicular
Esta variedade de macieira tem um sistema radicular bastante extenso, com raízes verticais e horizontais fortes.
Crescimento anual
A cada ano a altura da árvore desta variedade aumenta de 15 a 20 centímetros.
Variedades floridas e polinizadoras
O período de floração da macieira espartana começa em maio. Esta variedade produz lindas flores brancas, ricamente perfumadas, que cobrem densamente os galhos.
Para uma polinização ideal, recomenda-se plantar variedades de maçã como Idared, Golden Delicious, Kitayka, Melba, Jonathan e Northern Sinap nas proximidades. Isso impactará positivamente a produtividade.

Autofertilidade
A macieira espartana é uma cultura de jardim autofértil e, portanto, pode ser usada como polinizadora de outras variedades de maçã.
Frutificação
A primeira colheita de maçãs Spartan amadurece no quinto ano após o plantio. Posteriormente, a frutificação se intensifica a cada ano. Uma árvore de sete anos produz pelo menos 35 kg de frutos, enquanto uma árvore de dez anos pode render até 85-100 kg. O fruto é de um lilás escuro e intenso.
Colheita e degustação
A temporada de colheita da maçã espartana vai do final de setembro ao início de dezembro. Durante esse período, as frutas ficam suculentas e desenvolvem um sabor excelente — doce com uma acidez leve e agradável. As maçãs podem ser armazenadas na árvore por muito tempo sem perder a qualidade.
Os frutos, com seu sabor característico, são consumidos frescos. Podem ser armazenados em local fresco, escuro e bem ventilado até a primavera seguinte, após serem acondicionados em uma caixa de madeira. Também são usados para fazer geleias, conservas e marmeladas.

Resistência a baixas temperaturas e à seca
Esta variedade é caracterizada por uma tolerância moderada a baixas temperaturas, embora o híbrido tenha sido originalmente destinado ao cultivo em climas rigorosos. A macieira não tolera bem geadas de primavera e invernos rigorosos, por isso é necessário abrigo adicional.
Sua resistência à seca também é média e, portanto, requer rega e irrigação regulares.
Imunidade a doenças e insetos
De suas antecessoras, esta variedade de maçã herdou alta imunidade à sarna, ao oídio e a outras doenças comuns.
Vida útil de uma árvore
Com os devidos cuidados, uma macieira pode viver até 80-100 anos ou mais.

Vantagens e desvantagens: vale a pena plantar na área?
A variedade Spartan é caracterizada pelas seguintes vantagens:
- frutificação precoce e rendimento estável;
- boa apresentação e sabor;
- forte imunidade a doenças, especialmente oídio e sarna;
- preservação e transportabilidade de frutas maduras.
Há também alguns aspectos negativos:
- propriedades reduzidas de resistência ao frio;
- redução no tamanho do fruto à medida que a árvore envelhece;
- Na ausência de podas regulares, a qualidade dos frutos e a intensidade da colheita diminuirão.
Quais porta-enxertos são usados para cultivar
A variedade pode ser cultivada em vários porta-enxertos.
Anão
Para crescer macieiras em porta-enxerto anão Recomenda-se o uso da árvore Paraíso de Budagovsky, também conhecida como árvore de folhas vermelhas. A altura da árvore, de até dois metros, facilita os cuidados. A primeira frutificação ocorre três anos após a enxertia.

Vantagens de uma macieira cultivada usando este método:
- tamanho maior dos frutos (com adição de fertilizantes apropriados);
- sistema radicular forte, capaz de suportar geadas de até -15 graus.
Semi-anão
Uma árvore enxertada em um porta-enxerto semianão atinge três metros e meio de altura e frutifica no quarto ano após o plantio. Caracteriza-se por um sistema radicular forte e produtividade abundante.
Colunar
A enxertia em um porta-enxerto colunar duplica a resistência da macieira ao inverno. O crescimento horizontal e ascendente dos galhos elimina a necessidade de podas regulares, simplificando a manutenção do jardim. Este tipo de árvore também é menos suscetível a pragas e doenças.
Condições necessárias para o crescimento e frutificação
Para obter o rendimento declarado, a árvore precisará receber as condições necessárias.

Temperatura e umidade
As macieiras precisam de proteção contra oscilações de temperatura. A faixa ideal de temperatura para o sistema radicular da macieira é de 10 a 25 graus Celsius. Isso garante floração e frutificação normais. A umidade do ar recomendada é de 85 a 95%. Quando esse nível cai para 25%, a frutificação é impossível.
Composição do solo
Spartan cresce bem em solos argilosos leves, franco-arenosos e chernozem, que são soltos e permeáveis ao ar.
Iluminação da área
O local de plantio da Spartan deve receber sol pleno durante todo o dia. É importante evitar grandes estruturas próximas que possam fazer sombra à muda jovem.
Vizinhos favoráveis e desfavoráveis
O local mais favorável é próximo a outras macieiras, pereiras e ameixeiras. Não é recomendado plantar nogueiras, damascos, bérberis e viburnos nas proximidades.

Aterrissando no local
A taxa de sobrevivência de uma muda depende do cumprimento das regras de plantio.
Momento ideal
A melhor época para plantar a macieira espartana é no final de abril, bem como no final de setembro ou início de outubro.
Plantas de layout do site
As mudas de macieira devem ser espaçadas em um espaço mínimo de quatro metros e meio a cinco metros. A largura entre as fileiras deve ser de três metros.
Preparando o local e a cova de plantio
Antes de plantar mudas de espartano, verifique o nível do lençol freático no local selecionado. Se o lençol freático estiver muito alto, será necessário cavar canais de drenagem. Cave a cova de plantio levando em consideração o desenvolvimento e a ramificação do sistema radicular. O diâmetro ideal é de 1,2 a 1,5 metro e a profundidade de 70 a 80 centímetros. Forre o fundo com pedras de drenagem.

Instruções passo a passo para plantar mudas de macieira
Como plantar:
- Preencha o buraco de plantio preparado com um monte de solo fértil e fertilizantes - cinzas, húmus, superfosfato e potássio.
- Cave uma estaca de madeira que servirá de suporte para a muda.
- Coloque uma muda no centro do monte e espalhe suas raízes.
- Cubra com uma camada de solo fértil. O colo da raiz deve ficar 5 centímetros acima da superfície.
- Compacte o solo e regue a muda.
- Depois que a água for absorvida, cubra a área ao redor do tronco da árvore.
Como cuidar da colheita
Após o plantio, cuide bem da árvore.
Rega
Recomenda-se regar as macieiras Spartan à noite. Use aproximadamente 30 litros de água por macieira. Em regiões com climas quentes, um sistema de irrigação por gotejamento deve ser instalado. Durante precipitações prolongadas, a rega é temporariamente suspensa.
Capina e afrouxamento do círculo do tronco da árvore
Na primavera e no outono, capine e solte o solo ao redor do tronco da árvore. Isso é necessário para proteger contra pragas e também para melhorar a absorção de fertilizantes.

Fertilizantes
Durante a estação de crescimento, a macieira precisa ser alimentada quatro vezes:
- ureia ou fertilizantes orgânicos simples durante a formação dos botões florais;
- na fase de floração (é utilizada uma mistura de sulfato de potássio, ureia e superfosfato);
- uma mistura de nitrophoska, humato de potássio e água quando a frutificação começa;
- Após a colheita, uma mistura de superfosfato e sulfato de potássio é espalhada ao redor do tronco da árvore.
Poda formativa
É importante manter o formato da copa. Para isso, no primeiro ano da árvore, remova a gema apical e os brotos acima dela. Nos anos seguintes, apare cuidadosamente os ramos laterais.
Prevenção e controle de pragas e doenças
Apesar da alta imunidade da árvore a doenças e pragas, medidas preventivas são recomendadas. Para isso, trate as árvores com Fundazol, Tsimbush, Fastan e outros produtos. Os galhos severamente afetados devem ser removidos.

Métodos de reprodução
A macieira espartana é propagada por estacas e sementes. Para cultivar mudas saudáveis e de alta qualidade a partir de sementes, você precisa:
- Extraia sementes grandes, uniformemente marrom-escuras, da fruta madura.
- Enxágue em água morna várias vezes.
- Coloque as plantas na água por três dias para que inchem. No terceiro dia, adicione um estimulador de crescimento radicular à água.
- Coloque na geladeira por 90 dias, depois de misturar com serragem e areia.
- Após o endurecimento, plante as sementes em um vaso ou recipiente plástico.
Adicione argila expandida ou pedrinhas ao fundo do recipiente para drenagem. Em seguida, adicione terra preta, rica em todos os nutrientes que uma muda jovem precisa. Plante as sementes com 3 cm de distância, com pelo menos 15 cm de distância entre as fileiras. Após o plantio, regue bem. A seleção das mudas pode começar após a formação do segundo par de folhas.











