- A história do melhoramento genético da macieira Nedzvetsky
- Descrição da cultura
- Dimensões de uma árvore adulta
- Ramificação do sistema radicular
- Crescimento anual
- Variedades floridas e polinizadoras
- Frutificação
- Colheita e sua posterior venda
- Resistência a baixas temperaturas e à seca
- Suscetibilidade a doenças e pragas
- Vida útil de uma árvore
- Prós e contras: vale a pena plantar no seu jardim?
- Aplicação em paisagismo
- As frutas podem ser comidas?
- Condições necessárias para o crescimento
- Condições climáticas
- Composição do solo
- Iluminação da área
- Vizinhos favoráveis e desfavoráveis
- Pousar
- Prazos
- Plantas de layout do site
- Preparando o local e a cova de plantio
- Algoritmo para plantio de mudas de macieira
- Como cuidar de uma macieira ornamental
- Irrigação
- Capina e afrouxamento do círculo do tronco da árvore
- Cobertura superior
- Poda de coroa
- Prevenção e controle de pragas e doenças
- Métodos de reprodução
- Plantio e práticas agrícolas em diferentes regiões
- Na Sibéria e nos Urais
- Na região de Moscou
- Na região de Leningrado
A macieira Nedzvetsky é considerada uma das árvores ornamentais mais notáveis. Fácil de moldar, é uma adição deslumbrante para jardins e canteiros. Esta planta perene é resistente à geada e mantém sua beleza o ano todo. Se você decidir plantar esta macieira em seu jardim, precisa entender as nuances de seu cultivo, cuidado e propagação.
A história do melhoramento genético da macieira Nedzvetsky
Na virada do século XX, o renomado biólogo e explorador russo Vladimir Efimovich Nedzvetsky viajou para a China. Na província de Xinjiang, ele avistou uma macieira incomum. A árvore alta era linda, com casca lisa e folhas decorativas. Ele levou amostras da macieira consigo para posterior reprodução em sua terra natal. Ele também as enviou ao cientista alemão Georg Dieck, que começou a cultivar a árvore na Alemanha.
Esta variedade ficou conhecida como Malus niedzwetzkyana Dieck, ou maçã de Nedzwiecki. A nova cultivar logo se espalhou pela Rússia, Europa e América do Norte. Segundo o horticultor francês L. Tillier, as qualidades ornamentais desta variedade são incomparáveis em toda a Europa.
Descrição da cultura
A árvore tem um tronco robusto com superfície lisa. A casca marrom-acinzentada é propensa a pequenas rachaduras. A copa da árvore pode ser espalhada ou arrebitada, redonda ou em forma de tenda.
Os galhos jovens da árvore têm folhas vermelhas, o que a torna particularmente decorativa. À medida que as folhas se abrem, sua cor muda, permanecendo apenas os pecíolos roxos. As folhas são ovoides, com bordas serrilhadas e pontas pontiagudas. A superfície externa é esmeralda escura, enquanto a interna é avermelhada. A parte inferior das folhas é densamente coberta por penugem.
Os botões da macieira Nedzvetsky são de um roxo-rosado intenso e intenso. Totalmente abertas, as flores atingem cinco centímetros de diâmetro e são roxas ou rosa-choque.
Os frutos são pequenos, com no máximo 2 a 3 centímetros de diâmetro. Caracterizam-se por um formato esférico clássico ou ligeiramente alongado. São muito suculentos e têm um sabor agradável e levemente ácido. A superfície dos frutos possui uma distinta camada cerosa. São de cor escura — vermelho, bordô ou roxo-violeta. A polpa rosada pode conter até nove sementes. Os frutos são usados principalmente para fazer compotas ou geleias.

Dimensões de uma árvore adulta
Uma macieira Nedzvetsky adulta é caracterizada por um crescimento alto. Em pomares, atinge de 6 a 8 metros de altura e, na natureza, 12 metros. A copa da árvore pode se espalhar amplamente, atingindo 10 metros de diâmetro. Em árvores jovens, a copa tem formato piramidal, mas com o tempo, sob o peso dos galhos, torna-se esférica.
Ramificação do sistema radicular
Esta variedade é caracterizada por um sistema radicular profundamente ramificado — de até 1 metro. Se cultivada em solo arenoso, a árvore pode atingir até 1,5 metro. No entanto, ele não age agressivamente nas raízes de outras plantas que crescem nas proximidades..
Crescimento anual
A macieira Nedzvetsky cresce a um ritmo moderado. Seus galhos aumentam de 45 a 60 centímetros por ano.

Variedades floridas e polinizadoras
O período de floração da macieira Nedzvetsky começa no final de maio, imediatamente após o surgimento das folhas, e dura de dez dias a duas semanas. A duração da floração é influenciada por vários fatores, incluindo a região de cultivo, a localização da macieira em relação ao terreno e às construções vizinhas, e a qualidade e composição do solo.
Como a macieira Nedzvetsky é monóica, ela precisa de um polinizador para produzir frutos. Qualquer variedade de macieira que cresça nas proximidades do jardim é adequada para esse propósito.
Frutificação
Apesar de sua natureza ornamental, a macieira Nedzvetsky se caracteriza pela frutificação abundante. Os botões frutíferos começam a se formar após a floração. Os frutos maduros são vermelho-escuros ou violeta-púrpura. Seu diâmetro não ultrapassa três centímetros.

Colheita e sua posterior venda
A colheita da macieira Nedzvetsky começa nos primeiros dias do outono.
As frutas em miniatura com sabor azedo e ácido são então usadas das seguintes maneiras:
- colheita de frutas secas (isso permite preservar totalmente microelementos valiosos e compostos vitamínicos);
- preparação de geleia, kvass, compotas, pastila, cidra, bem como outros doces e bebidas;
- uso em receitas de medicina tradicional.
Resistência a baixas temperaturas e à seca
A macieira ornamental Nedzvetsky é resistente a flutuações de temperatura. Tolera facilmente secas e geadas de até -30 graus Celsius.

Suscetibilidade a doenças e pragas
Por ser uma macieira silvestre, a macieira Nedzvetsky é minimamente suscetível a doenças comuns e pragas de jardim. No entanto, certos problemas podem ocasionalmente afetar a árvore. Entre os mais prováveis estão:
- colônias de pulgões;
- gorgulho;
- cochonilha;
- alicate;
- caixa de vidro.
Como medida preventiva, aplique uma solução de cal e remova qualquer vegetação rasteira ao redor das árvores. Na primavera, trate os galhos da macieira e o solo ao redor do tronco com soluções inseticidas.
Vida útil de uma árvore
A vida útil média desta macieira silvestre é de 50 a 60 anos. Em um jardim, com os devidos cuidados, essa vida útil pode ser estendida.

Prós e contras: vale a pena plantar no seu jardim?
A bela macieira ornamental Nedzvetsky será uma adição bem-vinda a qualquer jardim. Ela fica deslumbrante em projetos paisagísticos, e seus frutos maduros encontram um uso digno.
Aplicação em paisagismo
Uma das vantagens importantes da macieira ornamental Nedzvetsky é sua resistência ao ar altamente poluído e empoeirado, razão pela qual ela é frequentemente plantada em becos, praças e parques da cidade. Muitas vezes, essas árvores servem como cercas vivas ao longo das rodovias das grandes cidades.
A cor brilhante e expressiva da árvore atrai a atenção em todos os lugares, independentemente de crescer sozinha ou como parte de uma composição de plantas combinadas.

As frutas podem ser comidas?
As maçãs Nedzvetsky maduras são comestíveis, ácidas e levemente ácidas. Vale ressaltar que o sabor das maçãs melhora após a primeira geada, quando o amargor desaparece. Contendo ácido ascórbico, são frequentemente usadas para secagem, além de fazer geleias, kvass e sidra.
Condições necessárias para o crescimento
Antes de plantar uma árvore, vale a pena descobrir suas necessidades agrícolas.
Condições climáticas
A macieira ornamental Nedzvetsky atrai jardineiros porque se adapta facilmente a qualquer clima. A árvore não tolera seca nem geada.

Composição do solo
A árvore prefere solos soltos e férteis, de peso médio. Pode prosperar em qualquer local, mas solos rochosos, muito secos ou, inversamente, encharcados ou pantanosos devem ser evitados. A composição ideal do solo é terra de jardim, areia de rio e húmus em proporções iguais.
Iluminação da área
Para garantir que uma macieira ornamental jovem crie raízes de forma rápida e fácil, escolha uma área aberta com bastante luz natural. Ela também deve ser protegida de correntes de ar e rajadas fortes de vento.
Vizinhos favoráveis e desfavoráveis
A macieira ornamental Nedzvetsky prospera ao lado de damascos, cerejeiras, ameixeiras e outras árvores frutíferas com flores brancas. Não é recomendado plantar arbustos sob a macieira, pois seu extenso sistema radicular dificultará seu crescimento.
Pousar
Também vale a pena estudar a época recomendada para o plantio de árvores jovens.
Prazos
Você pode plantar a macieira Nedzvetsky no solo em um local permanente nas seguintes épocas:
- no início da primavera, antes dos botões abrirem;
- no outono, quando as plantações entram em um período de dormência.
O momento ideal depende da sua região. Em climas frios, onde o congelamento rápido do solo dificulta o enraizamento, o plantio deve ser feito na primavera.
Plantas de layout do site
Como a macieira Nedzvetsky é uma árvore vigorosa, o espaçamento entre fileiras deve ser de pelo menos 5 a 6 metros. A distância ideal entre as árvores é de 4 a 6 metros.

Preparando o local e a cova de plantio
Antes de plantar uma macieira, verifique o nível do lençol freático. Se o lençol freático estiver a menos de três metros abaixo da superfície, o risco de apodrecimento das raízes aumenta.
As dimensões padrão dos buracos de plantio para árvores são 70 x 70 x 80 centímetros.
Algoritmo para plantio de mudas de macieira
O processo de plantio requer:
- Inspecione cuidadosamente as raízes da árvore jovem. Remova quaisquer brotos danificados, podres ou secos. Se estiverem muito longos, corte-os.
- Limpe o tronco da muda com um pedaço de pano macio e úmido.
- Imediatamente antes do plantio, mergulhe as raízes da planta em uma solução de estimulador de crescimento, Kornevin, por uma hora.
- Coloque uma camada de drenagem de argila expandida ou seixos no fundo do buraco de plantio.
- Preencha o buraco com solo fértil e solto misturado com composto.
- Coloque a muda no buraco de modo que o colo da raiz fique 1 cm acima do nível do solo.
- Para apoiar a muda, fixe uma estaca de madeira próxima ao tronco.
- Espalhe o rizoma uniformemente e cubra com terra.
- Polvilhe o solo ao redor do tronco com uma camada de cobertura morta (turfa ou serragem) e regue generosamente.

Como cuidar de uma macieira ornamental
O cuidado adequado garantirá a longevidade, a saúde e a bela aparência da macieira ornamental Nedzvetsky.
Irrigação
Durante uma estação, é necessário regar a macieira ornamental quatro vezes:
- antes da estação de crescimento;
- três semanas após a floração;
- um mês antes da colheita;
- depois que as folhas começam a cair.
Durante os meses quentes de verão, a rega deve ser aumentada. A coroa também deve ser borrifada com uma mangueira, de preferência à noite.

Durante períodos prolongados de chuva, a árvore não precisa de rega ou irrigação.
Capina e afrouxamento do círculo do tronco da árvore
Para se livrar de ervas daninhas e aumentar o valor nutricional do solo, capine e solte a área ao redor do tronco da macieira 4 a 5 vezes durante a estação:
- no início da primavera, depois que a neve derrete e o solo esquenta;
- no meio do verão;
- à medida que o solo fica compactado e infestado de ervas daninhas;
- uma semana antes do início das geadas estáveis.
Cobertura superior
As macieiras Nedzvetsky devem ser alimentadas três vezes ao ano:
- na primavera, após o desaparecimento das geadas e o início do aquecimento estável;
- no verão durante a formação dos frutos;
- no outono, após a colheita de frutos maduros, em preparação para o inverno.
Fertilizantes minerais ou orgânicos diluídos em água morna são aplicados ao regar as árvores.

Poda de coroa
Para criar uma bela copa de macieira, a poda na hora certa é essencial. A época ideal é março e abril, antes que os brotos comecem a inchar.
As vantagens da poda de copa são:
- saturação da luz solar;
- distribuição uniforme de água e minerais por todos os ramos da árvore;
- prevenção de doenças e atividade de pragas;
- melhorando as propriedades da fruta;
- aumento no período de frutificação.
Ao podar, remova galhos quebrados, secos ou mal direcionados. Apare apenas as pontas dos galhos restantes.

Prevenção e controle de pragas e doenças
Para proteção contra cochonilhas, pulgões e gorgulhos, as árvores são tratadas com inseticidas universais.
Métodos de reprodução
A árvore se reproduz por sementes e estacas.
As sementes são plantadas em terreno aberto a uma profundidade de 2-3 centímetros.
Para estacas, use galhos pequenos com até cinco gemas. O corte é feito logo abaixo da última gema. A parte inferior da estaca deve ser limpa de terra. Para reduzir a evaporação, apare metade da folhagem superior. As estacas preparadas podem ser plantadas no solo ou usadas para enxertia.
Plantio e práticas agrícolas em diferentes regiões
Cada região tem seu próprio clima, o que também deve ser levado em consideração no cultivo de macieiras.

Na Sibéria e nos Urais
Nessas regiões, caracterizadas por climas frios, recomenda-se cultivar a macieira com o porta-enxerto Siberian Berry. Esta variedade pode suportar temperaturas de até -50 °C.
Na região de Moscou
Esta planta ornamental adapta-se bem ao clima da região de Moscou e da Rússia central, suportando facilmente temperaturas de até -30 graus Celsius.
No entanto, podem surgir complicações se o tempo frio retornar durante o período de formação dos botões. Nesses casos, recomenda-se atrasar o período de floração usando uma técnica especial.
Ao preparar a cova de plantio, enterre 2 a 3 pedras grandes perto do rizoma. Isso retardará um pouco o despertar da árvore, e a floração começará uma semana depois.
Na região de Leningrado
O noroeste da Rússia, incluindo a região de Leningrado, é caracterizado por um clima instável. Portanto, as plantas podem sentir desconforto no inverno. Os principais perigos são a alternância de baixas temperaturas com degelos prolongados, bem como rajadas de vento fortes que trazem ondas de frio recorrentes.
Nesta região, escolha os locais mais ensolarados para o plantio. Para melhorar a resistência à geada, recomenda-se enxertar a macieira Nedzvetsky em um porta-enxerto de macieira siberiana.











