- A história do melhoramento genético da macieira Borovinka
- Vantagens e desvantagens das culturas frutíferas
- Subespécies e variantes
- Vermelho
- Altai
- Abacaxi
- Rastejando
- Salpicado
- Akulovskaya
- Sergeeva
- Rosa é excelente
- Descrição geral e características
- Tamanho e crescimento anual da árvore
- Vida útil
- Tudo sobre frutificação
- Floração e polinizadores
- Tempo de amadurecimento e colheita dos frutos
- Rendimento e sabor das maçãs
- Âmbito de aplicação da colheita
- Imunidade a doenças e pragas
- Resistência à geada e à seca
- Características do plantio da variedade Borovinka
- Seleção e preparação do local
- Nível de água subterrânea permitido
- Como escolher uma muda saudável e forte
- Época e regras para plantar uma árvore
- Cuidados adicionais
- Rega
- Fertilizante
- Enxerto
- Aparar
- Tratamento contra pragas e infecções
- Proteção contra frio e roedores
- A necessidade de um transplante
- Métodos de reprodução
- Avaliações de jardineiros sobre a macieira
Cultivar frutas é uma atividade promissora; o segredo é escolher uma planta de alto rendimento e resistente a fatores ambientais adversos. A variedade de macieira Borovinka é muito popular entre os jardineiros, tendo se mostrado excepcionalmente bem-sucedida. É apreciada por suas condições de cultivo pouco exigentes e excelente sabor. Cultivar a Borovinka não é difícil se você conhecer as regras de plantio e cuidados.
A história do melhoramento genético da macieira Borovinka
Esta variedade é uma variedade da antiga Rússia, desenvolvida na Rússia. Seu nome descreve perfeitamente sua área de cultivo – uma floresta de pinheiros. Foi exportada pela primeira vez para a Inglaterra e de lá para a França e os Estados Unidos em 1700. Como sua origem não pôde ser determinada por décadas, a macieira Borovinka é considerada o resultado de seleção popular.

Vantagens e desvantagens das culturas frutíferas
A variedade de macieira Borovinka ganhou reconhecimento entre os amantes de plantas graças às seguintes características positivas:
- pouco exigente em solo e cuidados;
- produção precoce de frutos;
- rápida adaptação às novas condições;
- fertilidade incrível;
- resistência ao frio;
- boa vida útil das frutas;
- as maçãs não têm medo de transporte de longa distância;
- aumento da imunidade às principais doenças.
Apesar de suas muitas vantagens, a variedade de macieira Borovinka também tem suas fraquezas:
- frutificação inconsistente;
- baixa tolerância à seca;
- gosto azedo de frutas.
Importante! A macieira Borovinka tem um teor de açúcar de 11% e ácidos graxos de 85%. 100 g da fruta contém até 15 mg de vitamina C.

Subespécies e variantes
Existem diversas variedades da macieira Borovinka, cada uma com suas características distintas.
Vermelho
Esta subespécie se distingue por sua natureza relativamente resistente à geada e raramente é afetada por doenças e pragas. Os frutos desenvolvem uma coloração vermelho-escura ao atingir a maturidade para o consumidor. Esta macieira amadurece no meio da estação. O peso do fruto é de 100 g.

Altai
A macieira é de porte médio, com copa piramidal. Cada fruto arredondado pesa quase 95 g. Sua cor é amarelo-claro com listras vermelhas. A polpa é solta e suculenta, com sabor agridoce e aroma distinto. A produtividade e a resistência à geada são médias.
Abacaxi
Esta variedade de maçã Borovinka é resistente ao inverno. Seus frutos são bastante populares; são doces e podem ser armazenados por muito tempo. O sabor é decente, com um leve azedume. Cada maçã pesa 120 g. A variedade tem maior imunidade à sarna.

Rastejando
A macieira Borovinka é plantada em ângulo, próxima ao solo, para obter uma forma mais ampla. A poda também pode ser feita na altura em que a árvore se desenvolve. Para facilitar o abrigo no inverno, os galhos da macieira são curvados em direção ao solo para criar uma forma sem padrão.
Salpicado
Este é um dos nomes da variedade de macieira Borovinka.

Akulovskaya
A macieira é amplamente cultivada nas regiões do Volga e do Don. A variedade provou ser resistente à geada e fácil de cuidar. No entanto, não possui imunidade suficiente à sarna. Esta macieira amadurece no meio da estação, produzindo frutos que não pesam mais de 90 g. Sua cor é verde com um leve tom avermelhado.

Sergeeva
Esta variedade de maçã Borovinka foi cultivada na Krasnodar Fruit and Vineyard. Apesar do seu tamanho médio, a colheita apresenta um sabor excelente. A macieira é resistente a condições ambientais adversas e é conhecida pela sua fertilidade. A fruta é colhida na primeira quinzena de agosto, mas pode ser armazenada por no máximo 10 dias.
Rosa é excelente
Borovinka e Papirovka foram utilizadas para desenvolver esta variedade de verão. S.F. Chernenko foi o criador da nova forma. A macieira começa a dar frutos no terceiro ou quarto ano após o plantio. O peso médio dos frutos é de 140 g. A colheita tem vida útil curta, de até 10 dias, e não apresenta resistência à sarna e à podridão dos frutos.

Descrição geral e características
Para colher uma colheita rica, você precisa se familiarizar mais com a variedade de macieira Borovinka.
Tamanho e crescimento anual da árvore
A macieira Borovinka pode atingir 5 m de altura. O diâmetro da copa é de 6 m. O crescimento anual é de quase 10 cm.
Vida útil
Com os devidos cuidados e podas regulares para rejuvenescimento, a macieira Borovinka pode viver mais de 30 anos. Além disso, quanto mais velha a árvore, maior sua produtividade.
Importante! Aos 23-30 anos, a macieira Borovinka produz até 200 kg de frutos por árvore.

Tudo sobre frutificação
Floração e polinizadores
Ao contrário dos ramos superiores, os ramos inferiores começam a florescer mais cedo. Graças ao longo período de floração, é possível obter uma colheita abundante mesmo durante as geadas recorrentes da primavera. Os melhores polinizadores para Borovinka são variedades como Antonovka, Papirovka, Astrakhansky Bely e Anis.
Tempo de amadurecimento e colheita dos frutos
As maçãs são colhidas em agosto, quando cultivadas em regiões quentes, e em setembro, em regiões frias. A colheita é armazenada em local fresco até janeiro ou fevereiro.

Rendimento e sabor das maçãs
Por ser caracterizada como frutífera, essa variedade é frequentemente encontrada não apenas em fazendas particulares, mas também em fazendas comerciais. Em média, uma única árvore rende 100 kg de frutos e, com plantio e cuidados adequados, pode chegar a 220 kg. A colheita tem bom sabor, recebendo uma nota de degustação de 4,05 em 5.
Âmbito de aplicação da colheita
A macieira Borovinka é consumida fresca e frequentemente utilizada em criações culinárias. Seus frutos produzem um suco delicioso e saudável. Também são adequados para conservas de inverno.

Imunidade a doenças e pragas
A Borovinka é praticamente imune a doenças, exceto à sarna. A macieira tem uma resistência bastante alta a diversas doenças e parasitas.
Resistência à geada e à seca
Graças à sua alta tolerância a baixas temperaturas, a macieira Borovinka pode facilmente passar o inverno sem abrigo adicional. No entanto, recomenda-se que árvores jovens em climas frios sejam protegidas com agrofibra ou ramos de abeto. A variedade tolera bem a seca, mas o solo ao redor da árvore não deve secar.

Características do plantio da variedade Borovinka
Apesar da despretensão da macieira em relação às condições de cultivo, um trabalho de plantio bem feito é a chave para uma colheita rica.
Seleção e preparação do local
A árvore cresce e frutifica melhor em áreas com luz solar adequada. O local de plantio deve estar livre de ventos fortes e baixos níveis de água subterrânea. Alternativamente, a árvore pode ser plantada em sombra parcial. O solo deve ser solto, ligeiramente ácido e fértil. A distância da estrutura deve ser de 3 metros.
Para plantar uma muda, prepare uma cova com um mês de antecedência, usando o seguinte para enchê-la:
- esterco (4-6 kg);
- fosfatos (100 g);
- turfa (10 kg);
- cinzas de madeira (1 kg);
- sulfato de potássio (50 g).
Importante! As dimensões ideais do poço para uma árvore jovem são 60 cm de profundidade e até 1 m de diâmetro.

Nível de água subterrânea permitido
Para evitar problemas como apodrecimento das raízes, evite plantar árvores em áreas com lençol freático inferior a 1,5 metro. Se não houver um local adequado disponível, recomenda-se cavar uma cova em terreno elevado.
Como escolher uma muda saudável e forte
Mudas de dois anos são as mais indicadas para o plantio. Elas não devem apresentar sinais de doenças, danos ou hematomas. Deve haver de 4 a 5 ramos na copa, com o local enxertado a 7 a 8 cm da raiz. A muda deve ter 1,5 metro de altura e casca saudável.

Época e regras para plantar uma árvore
O plantio pode ser feito tanto no outono quanto na primavera. Para garantir que a muda crie raízes e comece a crescer rapidamente, siga estes passos:
- Coloque o futuro suporte no poço; ele será necessário para amarrar a árvore.
- Coloque uma muda embebida em água limpa (2 horas) no centro do buraco sobre um monte de terra.
- Espalhe as raízes e cubra com solo fértil, compactando-o suavemente. O colo da raiz deve estar a 5-7 cm da superfície do solo.
- Amarre a árvore jovem a um suporte para melhor estabilidade.
- Umedeça o solo generosamente, usando 3 baldes de água por planta.
- Cubra o solo no círculo do tronco da árvore com serragem de madeira podre e turfa; a espessura da camada deve ser de 10 cm.
Cuidados adicionais
Com os devidos cuidados, as fruteiras ficam menos suscetíveis a doenças e pragas e produzem frutos mais abundantemente.

Rega
No total, a cultura da fruta é irrigada três vezes por estação:
- na primavera (7 dias antes da seiva começar a fluir);
- no verão (15 a 20 de julho);
- no outono (após a colheita dos frutos).
Durante a estação quente, use dois baldes de água por planta, regando quatro vezes por semana. O solo deve então ser solto e coberto com húmus e turfa.

Fertilizante
No segundo ano após o plantio, a árvore é alimentada com matéria orgânica, aplicada no outono. É melhor combinar a fertilização com a irrigação, usando uma solução de cinzas de madeira (2 kg), esterco de galinha (2 kg) e 10 litros de água. Deixe a mistura em infusão por 24 horas. Para promover frutos grandes, use potássio, nitrogênio, ureia e fósforo.
Enxerto
Existem vários métodos para enxertar uma macieira. No entanto, a enxertia de gemas é um método eficaz.
A manipulação deve ser realizada na primavera, durante o período de emergência das folhas.

Aparar
Antes do plantio, a muda é encurtada em um terço, para que ela possa começar a formar uma coroa rapidamente.
Na primavera, remova toda a casca seca, galhos mortos e danificados. A poda deve ser feita duas vezes, com intervalo de duas semanas.
Tratamento contra pragas e infecções
Como medida preventiva, recomenda-se o uso de uma solução à base de calda bordalesa. Este produto é eficaz contra doenças fúngicas e virais. Armadilhas e iscas podem ser usadas para controlar parasitas. Além disso, no outono, o solo deve ser revolvido e as folhas removidas.

Proteção contra frio e roedores
Para proteger a árvore de pragas, você pode usar galhos de abeto, tela de arame e agrofibra. O tronco também deve ser tratado com uma solução de giz se a planta for jovem e com uma solução de cal se for adulta.
A necessidade de um transplante
Este procedimento é realizado na primavera ou no outono. Escolha dias nublados e sem vento. O transplante é realizado na primavera se a árvore frutífera estiver crescendo em solo pobre ou se o clima do outono tiver sido frio.

Métodos de reprodução
Você pode cultivar uma nova planta por meio de sementes, enxertia de estacas ou enxertia de brotos individuais. O segredo é seguir uma técnica específica e usar apenas ferramentas e solo desinfetados.
Avaliações de jardineiros sobre a macieira
Marina, 45 anos, Saratov: "Plantei uma macieira Borovinka no meu jardim em 2015. Ouvi falar muito dela, e as avaliações foram, em sua maioria, positivas. Agora estou convencida de que essa variedade produz frutos abundantes e consistentes, além de ser fácil de cuidar."
Alexey, 65, Oriol: "Comprei algumas mudas de Borovinka e plantei perto do meu arbusto de groselha preta. A árvore criou raízes rapidamente, não me incomoda perto do arbusto e produz frutos grandes e saborosos. Recomendo muito!"
Artem, 35, Voronezh: "Tenho várias variedades de maçã no meu jardim, mas queria adicionar a Borovinka à minha coleção. Cultivo-a há cinco anos e ainda não encontrei nenhuma falha. A produção é boa, os frutos são grandes e suculentos. Estou feliz!"











