- Por que uma macieira deixa cair frutos? Principais motivos
- Regulação natural do número de frutos
- Deficiência ou excesso de umidade
- Falta de nutrientes no solo
- Danos em árvores causados por insetos
- Florista de maçãs
- Enrolador de folhas
- Traça da maçã
- Carrapatos
- Pulgão
- Traça-da-maçã
- Maturação técnica das frutas
- Como resultado do retorno tardio das geadas
- Acidez excessiva do solo
- Polinização insuficiente
- Como salvar a colheita
- Nós organizamos a rega oportuna
- Nós adicionamos fertilizante
- Livrar-se de parasitas
- Desoxidação do solo
- Realizamos podas sanitárias
O cultivo de árvores frutíferas envolve fatores culturais específicos. Às vezes, uma macieira começa a perder frutos antes mesmo de amadurecer. As razões para isso ficam claras após uma análise completa da condição da árvore. A queda de maçãs verdes é um fenômeno que pode levar à perda parcial ou total da colheita. A queda de maçãs pode indicar problemas no processo de cultivo.
Por que uma macieira deixa cair frutos? Principais motivos
Se as maçãs caírem prematuramente de uma árvore, é sinal de problemas ou possíveis violações de cuidados. Se a causa for identificada e tratada prontamente, a situação pode ser corrigida com tratamentos especializados.
Regulação natural do número de frutos
Autorregulação refere-se à queda natural das maçãs. Isso geralmente ocorre em árvores jovens. Às vezes, um grande número de frutos se acumula nos galhos. Durante a fase de formação, cada fruto recebe nutrição suficiente. Durante a fase subsequente de amadurecimento, a planta para de nutrir o fruto devido à falta de vigor. Maçãs formadas, mas verdes, não conseguem se segurar em seus caules frágeis e caem.
Informação! Com a autorregulação natural, o número de maçãs que caem é significativamente menor do que o número de frutas que permanecem nos galhos.
A queda natural das maçãs não pode ser eliminada. Os frutos caídos são coletados e utilizados por meio de diversas técnicas de processamento. As maçãs que caem da árvore não são danificadas por insetos, são livres de doenças e possuem alta qualidade técnica.

Deficiência ou excesso de umidade
A queda de frutos verdes pode ser causada por excesso ou insuficiência de água. As macieiras jovens são particularmente sensíveis a irregularidades nos padrões de rega. A tolerância à seca também depende da variedade. Algumas variedades perenes são intolerantes ao solo seco. O excesso de umidade pode desencadear doenças fúngicas, difíceis de tratar rapidamente.
Falta de nutrientes no solo
Quando uma árvore não recebe nutrientes suficientes do solo, ela reage fazendo com que seus frutos caiam antes de amadurecerem completamente. Isso geralmente é causado por deficiência de potássio. Este elemento é essencial para as macieiras durante as fases de formação e amadurecimento.
Macieiras frutíferas também precisam de suplementação adicional de ferro. Árvores maduras que começaram a perder folhas devido à deficiência de ferro recebem um suplemento especial. Vários pregos de ferro são cravados no tronco por diferentes lados.

Danos em árvores causados por insetos
Entre as principais causas da queda de frutos estão frequentemente sinais de infestação de pragas nas árvores. As pragas são atraídas não apenas pelas folhas e flores, mas também pelas próprias maçãs.
Florista de maçãs
Florista ou um gorgulho se alimenta de brotos de macieiras Em pereiras e outras árvores, após a floração, as larvas parasitas podem permanecer na árvore e penetrar nas maçãs. Depois disso, as maçãs jovens e verdes começam a cair no chão.
Enrolador de folhas
As traças da maçã são especialmente perigosas para macieiras maduras. Elas aparecem nas frutas, infestam-nas, deixam manchas pretas e causam ainda mais queda de frutos.

Traça da maçã
Uma das pragas mais perigosas da macieira. Aparece em junho, põe ovos e causa danos significativos à fruta.
Carrapatos
Os ácaros enredam as frutas em uma teia pegajosa. Os caules enfraquecem e não conseguem suportar o peso das maçãs.
Pulgão
Os pulgões não só consomem partes das árvores, como também espalham diversas doenças. Maçãs infectadas por pulgões não amadurecem, caem e apodrecem.
Traça-da-maçã
Borboletas que depositam seus ovos na superfície da fruta. Isso faz com que as árvores não consigam suportar o peso das maçãs em seus galhos.

Maturação técnica das frutas
A maturação é determinada pela aparência e pelo teor de nutrientes. A maturação técnica das maçãs é o estágio em que a fruta está saturada de nutrientes e sucos e atinge seu peso final. Algumas maçãs caem após atingir esse estágio.
Como resultado do retorno tardio das geadas
Regiões com clima temperado ou continental temperado são caracterizadas pelo retorno de geadas tardias. Estas podem levar ao congelamento de partes das árvores e frutos, o que pode levar à queda de maçãs dos galhos.
Os jardineiros recomendam:
- escolha variedades resistentes ao inverno se houver risco de geadas recorrentes;
- plante macieiras em áreas planas, não coloque árvores em terras baixas ou perto das paredes ao norte dos edifícios;
- Evite o congelamento cobrindo o solo ao redor da árvore com cobertura morta.

Acidez excessiva do solo
Mudanças na composição do solo, má nutrição e deficiências nutricionais podem causar a queda de frutos verdes. As macieiras não gostam de solos muito ácidos.
Se o nível subir, o sistema radicular para de receber nutrientes do solo e perde a capacidade de levar a fruta à maturidade técnica ou para o consumidor.
Polinização insuficiente
Variedades populares de maçã requerem a presença de polinizadores. Para a fertilização, as flores precisam do pólen de outras árvores. As macieiras obtêm esse pólen de árvores vizinhas através do vento ou de abelhas, que carregam o pólen em suas patas. Deixar cair frutos verdes pode resultar em polinização incompleta. Isso significa que o processo de fertilização não foi estável o suficiente e os ovários não receberam pólen suficiente.

Para evitar esse problema, selecione cuidadosamente as variedades de macieira ao plantar. Se você não planeja cultivar outras macieiras no local, escolha variedades autopolinizadoras.
Como salvar a colheita
Por sinais externos, é fácil determinar o que uma macieira precisa. A árvore pode ser salva se o problema for detectado precocemente.
Nós organizamos a rega oportuna
A camada de solo deve ser umedecida a uma profundidade de aproximadamente 80 centímetros. A primeira rega profunda deve ser feita na primavera e a segunda antes da frutificação. Regas adicionais são feitas conforme necessário durante os períodos de seca.

Nós adicionamos fertilizante
A queda precoce dos frutos pode ser evitada alimentando as árvores em tempo hábil.
- Na primavera, são adicionadas misturas contendo nitrogênio; elas promovem o crescimento da massa verde.
- Durante a fase de formação e amadurecimento dos frutos, as árvores precisam de potássio e fósforo. Misturas complexas são as mais utilizadas, aplicadas sob as raízes após chuvas ou regas intensas.
- Após a floração, o solo precisa de matéria orgânica para reduzir custos.
Livrar-se de parasitas
Para evitar o aparecimento de insetos ou se livrar daqueles que infestaram a macieira, mudas ou árvores adultas são tratadas com agentes especiais.
| Tipo de inseto | Processamento |
| Pulgão | As folhas enroladas por pulgões são removidas de cada árvore e queimadas. O tratamento foliar é realizado com Karbofos. |
| Carrapatos | As folhas são pulverizadas com uma solução da preparação Taurus. |
| Traça da maçã, enrolador de folhas | Árvores saudáveis são tratadas especialmente antes da floração com soluções que repelem pragas. Quando as pragas aparecem, elas são pulverizadas com sulfato ferroso. |
| Besouro-das-flores | Na primavera, armadilhas contendo inseticidas são instaladas nos troncos das árvores. Quando os insetos aparecerem, borrife com uma solução Aktara. |
| Traça-da-maçã | A casca danificada e solta é removida da superfície do tronco. A árvore é pulverizada com Decis. |
Dica! Não aplique tratamento foliar durante a floração. Os botões florais podem reagir de forma diferente às soluções químicas.
Desoxidação do solo
A calagem do solo pode muitas vezes ajudar a salvar uma macieira. Jardineiros recomendam usar um dos seguintes métodos.
- Cal apagada finamente moída é enterrada a 20 centímetros de profundidade. Este método é usado para desoxidar o solo antes do plantio.
- A farinha de dolomita é adicionada a cada 3 a 5 anos. Este material melhora a condição geral do solo, enriquecendo-o com minerais.
- Para regular a acidez, recomenda-se adicionar cinzas de madeira, que são espalhadas ao redor do tronco em uma camada espessa, várias vezes ao longo da estação.
- Giz finamente moído é introduzido na terra e misturado à camada superior do solo. Após a rega, o giz se deposita naturalmente e altera gradualmente o pH do solo.

Realizamos podas sanitárias
A poda desempenha um papel importante no cuidado com as árvores. Ela é realizada duas vezes: no outono e na primavera. A poda ajuda a atingir vários objetivos simultaneamente:
- formação de arbustos;
- remoção de galhos doentes e danificados;
- rejuvenescimento de árvores.
Após a frutificação, os galhos danificados ou aparentemente inviáveis são removidos sequencialmente. As pontas são removidas, estimulando assim a floração na primavera e a formação de novos brotos. No outono, as árvores jovens são podadas de acordo com um padrão, removendo cerca de um terço dos galhos.
Os arbustos maduros são submetidos a podas severas; os galhos são cortados completamente para garantir a formação adequada da copa.
A poda de primavera envolve a remoção da casca danificada ou congelada do tronco. Os galhos quebrados são podados na base, e os danificados são avaliados e aparados até ficarem saudáveis.
Se parte de uma árvore for afetada por fungos, ela pode ser salva podando completamente a parte afetada. A árvore restante é tratada com soluções desinfetantes e o solo ao redor do tronco é irrigado com uma solução de permanganato de potássio.











