- Descrição e Características
- Revisão de variedades populares
- Malardi
- Gaillardi
- Papelya
- Nivalis
- Nikolina
- Diamante
- Holanda
- Vesúvio
- Dama Rosa
- Simone
- Rubra
- Carmesim e dourado
- Como plantar em terreno aberto
- Escolhendo um local
- Recomendações para escolha de prazos
- Requisitos do solo
- Preparando o local e a cova de plantio
- Como selecionar e preparar material de plantio
- Diagrama de plantio
- Instruções de cuidado
- Modo de rega
- Cobertura superior
- Liga
- Aparar
- Preparando-se para o inverno
- Formação da coroa
- Métodos de reprodução
- Camadas
- Sugadores de raiz
- Estacas
- Sementes
- Enxerto
- Doenças e pragas
- Características regionais de cultivo
- Zona média
- Krai de Krasnodar
- Crimeia
- Urais e Sibéria
- região de Moscou
- Dificuldades de crescimento
- Colheita e armazenamento
- Uso de frutas
- Aplicação em paisagismo
Cultivar marmelo japonês é um processo simples e gratificante. Seguindo as técnicas adequadas de cultivo e os cuidados básicos, você pode colher uma colheita abundante. E se você colher e conservar os frutos na época certa e de forma adequada, poderá desfrutar dessas frutas curativas durante todo o inverno.
Descrição e Características
O marmeleiro japonês, ou Chaenomeles japonica (da família Rosaceae), é um arbusto frondoso que atinge no máximo 3 metros de altura. Produz brotos espinhosos e arqueados, além de folhagem pequena, brilhante e verde-escura. Em maio, o arbusto é adornado com flores ovóides ou arredondadas, que variam em cores do rosa ao vermelho-alaranjado.
A planta começa a dar frutos no terceiro ou quarto ano após o plantio. O marmelo japonês é famoso por seus frutos, que amadurecem em setembro e outubro. Os frutos são de tamanho médio, em formato de maçã ou pera, e contêm numerosas sementes marrons. Quando consumidos frescos, têm um sabor ligeiramente ácido, mas quando cozidos, a polpa fica rosada, doce e com textura semelhante a purê.
Dica! O marmelo japonês é considerado uma planta de polinização cruzada, então, para uma boa produção, plante de 1 a 2 plantas próximas..
A planta ornamental Chaenomeles é tão popular entre os jardineiros quanto o marmelo chinês, pois pode servir como decoração para qualquer jardim, é uma fonte de vitaminas e minerais contidos nos frutos medicinais da planta, além de ser pouco exigente em termos de condições de cultivo e exigir poucos cuidados.

Revisão de variedades populares
Entre as variedades populares de marmelo japonês que receberam elogios de jardineiros experientes estão as seguintes.
Malardi
Um arbusto luxuoso de até 1 m de altura e copa extensa. Sua folhagem verde-escura e brilhante e flores alaranjadas com bordas brancas tornaram a Malardi extremamente popular.
A variedade de marmelo japonês é imune a doenças e mantém sua aparência decorativa durante toda a estação.

Gaillardi
Arbusto de até 1 m de altura, formando uma copa exuberante e extensa. O marmeleiro japonês é adornado com folhas verde-escuras e grandes flores alaranjadas. Os frutos são firmes, de tamanho médio, com sabor agridoce.
A variedade não é suscetível a doenças e pragas; a planta é resistente à geada, mas sensível às geadas da primavera.
Papelya
Um belo arbusto de até 1 m de altura com uma copa exuberante. As flores são amarelas com uma borda rosa ao longo das pétalas. Os frutos costumam ser intragáveis devido à polpa dura e ácida.
A variedade de marmelo japonês é resistente à geada, mas os brotos podem congelar parcialmente e as flores podem ser danificadas pelas geadas da primavera.

Nivalis
Arbusto de 2 metros de altura com uma copa extensa de brotos pendentes. A folhagem é verde-escura e brilhante. As flores são brancas, de tamanho médio, com 2 a 3 cm de diâmetro. Os frutos do marmeleiro japonês são firmes, em formato de maçã e amarelos. A polpa é levemente suculenta, com sabor agridoce e ácido.
A variedade tem resistência média à geada, requer abrigo durante o inverno e pode suportar condições climáticas adversas.
Nikolina
Um arbusto impressionante com uma copa extensa, atingindo até 1,2 m de altura. Durante a floração, impressiona com flores grandes e brilhantes de um vermelho escarlate. O marmelo japonês encanta com seus frutos amarelos brilhantes, que se distinguem pelo aroma e pela composição bioquímica única.
A variedade é resistente à geada e não é suscetível a diversas doenças ou insetos nocivos.

Diamante
Arbusto denso que atinge até 1,5 m de altura. A folhagem é verde-bronze, e o fruto em forma de maçã é verde-amarelado, pesando 45 g e medindo de 3 a 5 cm de diâmetro.
A variedade de marmelo japonês tolera bem a seca e a geada, mas em invernos frios com pouca neve, os brotos podem ser danificados pela geada.
Holanda
Uma bela árvore ou arbusto que atinge até 1,5 metro de altura. As plantas são cobertas por folhas verdes oblongas com bordas ligeiramente serrilhadas. Ela cativa o olhar com suas grandes inflorescências vermelho-alaranjadas. É apreciada por seus frutos firmes, amarelos e em formato de maçã.
Uma variedade com resistência média à geada e alto valor decorativo.

Vesúvio
Este arbusto extenso pode atingir até 1 m de altura e ostentar uma copa de até 1,5 m de diâmetro. O marmeleiro japonês cativa com suas flores vermelhas brilhantes de até 3 cm de diâmetro. Os frutos são firmes e verde-amarelados.
A variedade é popular devido à sua resistência à geada e a doenças e pragas perigosas.
Dama Rosa
Arbusto decíduo de até 1,2 m de altura, com galhos espinhosos e curvos e uma copa esférica e amplamente ramificada. A folhagem do marmeleiro japonês é oval, brilhante, ligeiramente ondulada e verde-vivo. As flores são rosa-escarlate com um tom baunilha, florescendo no final de maio. Os frutos são amarelos com um tom dourado.
A variedade Pink Lady é resistente à geada, pouco exigente em cuidados e pode suportar condições climáticas adversas, embora as flores às vezes sejam sensíveis às geadas da primavera.

Simone
Um arbusto ornamental gracioso de até 2 m de altura, com galhos densos e espinhosos. Impressiona com suas flores vermelhas aveludadas e frutos amarelo-esverdeados em formato de pera.
A variedade de marmelo japonês é caracterizada por suas qualidades decorativas, por isso é amplamente utilizada no paisagismo de áreas residenciais e casas de veraneio.
Rubra
Um arbusto gracioso e denso, de até 2 m de altura, com copa extensa. As folhas ovais são verde-escuras na parte superior e verde-acinzentadas na parte inferior, com até 12 cm de comprimento. As flores são de tamanho médio, vermelho-púrpura. O marmeleiro japonês é apreciado por seus frutos amarelos em formato de maçã, que pesam de 20 a 130 g, têm 8 cm de diâmetro e são em formato de maçã. A polpa não é muito suculenta, com sabor ácido, adstringente e agridoce.
Esta variedade tem resistência média ao inverno, é resistente à seca, decorativa, combina bem com qualquer estilo e cria a atmosfera certa no jardim.

Carmesim e dourado
Este arbusto ramificado, de até 1,5 metro de altura, forma uma copa extensa. Sua folhagem pequena e verde-escura, flores vermelhas com estames amarelos e frutos comestíveis, amarelos e em formato de maçã, chamam a atenção.
A variedade de marmelo japonês é conhecida pela facilidade de cuidado; pode sofrer com geadas em invernos rigorosos, mas se recupera rapidamente.
Como plantar em terreno aberto
O plantio do marmelo japonês é considerado um procedimento muito importante e responsável, pois das medidas tomadas dependem tanto os indicadores qualitativos quanto quantitativos do rendimento da cultura.

Escolhendo um local
O marmelo japonês é uma planta que adora sol. Na sombra, o arbusto cresce pouco e raramente floresce. É resistente à seca, mas requer umidade moderada, evitando água parada. Ao escolher um local, é melhor escolher áreas ensolaradas na parte sul de edifícios ou cantos protegidos de ventos fortes e geadas severas.
Dica! A neve deve se acumular na área onde a planta cresce no inverno; isso ajudará a proteger os brotos anuais dos danos causados pela geada..
Recomendações para escolha de prazos
O plantio é melhor feito na primavera, antes que a seiva comece a fluir. O plantio no outono também é comum, mas há um alto risco de a planta não ter tempo de se adaptar ao novo local antes do início da geada.

Requisitos do solo
A chave para o sucesso da floração e a longevidade do marmeleiro japonês é um solo leve, franco-arenoso ou argiloso, rico em húmus e com reação ligeiramente ácida. A composição do solo deve ser isenta de salinidade e inclusões calcárias.
Preparando o local e a cova de plantio
Prepare o local para o plantio do marmeleiro japonês com antecedência. Se o plantio estiver planejado para a primavera, faça-o no outono. Para isso, remova todas as ervas daninhas da área selecionada e mantenha o solo limpo até a época do plantio. Além disso, cave bem o solo.
O tamanho da cova de plantio deve ser adequado ao sistema radicular das mudas. Os parâmetros padrão são: diâmetro de aproximadamente 50 cm e profundidade de 50 cm a 1 m. Chaenomeles não reage bem à água parada, então adicione uma camada de drenagem de 20 cm de espessura com tijolos quebrados, areia e seixos no fundo da cova. Forme um monte de mistura de solo preparado por cima. Para isso, adicione folhas de fungos, areia e turfa ao solo removido da cova.
Adicionar fertilizantes de potássio e fósforo a uma taxa de 40 g por 1 m2. Enriqueça o buraco de plantio com a mistura de solo resultante, que é solta, nutritiva e também permite que o ar passe bem e retém a umidade.

Como selecionar e preparar material de plantio
Mudas de marmeleiro japonês de dois anos com sistema radicular fechado são consideradas um bom material para plantio. Mudas com raízes abertas devem ser saudáveis, fortes, com coroa intacta e o máximo de raízes intactas possível. Deixe-as de molho em água por 2 a 3 horas antes do plantio e, em seguida, remova quaisquer raízes secas, danificadas ou apodrecidas.
Diagrama de plantio
Ao plantar marmelo japonês, você deve seguir o padrão de plantio: manter uma distância de 2 m entre as fileiras e, dentro de uma fileira, manter uma distância de 1 a 1,5 m entre os arbustos.
Etapas do processo de plantio:
- Plante a muda em um buraco previamente cavado e preencha-o com solo fértil. O colo da raiz deve ficar nivelado com o solo. É importante ter isso em mente, pois plantar a muda muito fundo reduzirá a produtividade.
- Regue generosamente e cubra com uma camada espessa de turfa ou húmus para evitar que a umidade evapore rapidamente.
- Apare a muda, deixando uma altura de até 20 cm para estimular o crescimento e a ramificação.
Se todos os processos de plantio forem realizados corretamente, o lindo arbusto de marmelo japonês irá encantá-lo com flores luxuosas e frutificação abundante por 50 a 70 anos.

Instruções de cuidado
Critérios importantes para o cultivo de um arbusto, que afetam diretamente sua aparência decorativa, floração exuberante e frutificação abundante, incluem o cuidado adequado, que consiste em medidas padrão como regar, fertilizar, soltar o solo, controlar ervas daninhas, doenças e pragas e se preparar para o inverno.
Modo de rega
Ao cuidar do marmeleiro japonês, é importante manter a umidade do solo. Apenas plantas jovens requerem rega intensiva. Posteriormente, os arbustos devem ser regados moderadamente. Na primavera, é importante despertar o marmeleiro japonês com uma irrigação que reponha a umidade. No verão, a rega só é necessária durante períodos prolongados de tempo seco.
E no outono, quando os frutos do marmelo amadurecem, a quantidade de irrigação deve ser reduzida.

Cobertura superior
Para produzir espécimes luxuosos com copas exuberantes e floridas, o marmeleiro japonês requer nutrição adequada. As plantas jovens não devem ser fertilizadas durante o primeiro ano após o plantio para evitar queimar suas raízes frágeis. Posteriormente, fertilize na primavera, antes da floração, usando nitrogênio espalhado na superfície do solo; no verão, enriqueça o solo com matéria orgânica e minerais; e no outono, aplique fertilizantes de potássio e fósforo.
Importante! A fertilização do marmeleiro japonês requer atenção, dependendo da região de cultivo e das condições do solo..
Liga
Durante a floração, os brotos rasteiros do marmeleiro japonês devem ser levantados e amarrados a suportes para que toda a beleza das flores desta planta ornamental seja apreciada. À medida que os troncos amadurecem, tornam-se mais estáveis e a necessidade de suporte desaparece.

Aparar
Na primavera, recomenda-se realizar uma poda sanitária, removendo todos os brotos secos e danificados. Isso promoverá uma rápida recuperação do marmeleiro japonês após o inverno rigoroso. Trate todas as áreas cortadas com piche de jardim.
A poda de rejuvenescimento deve ser realizada quando a planta atingir 8 a 10 anos de idade. O sinal para realizar este procedimento será uma diminuição no crescimento anual. Para começar, desbaste o arbusto de marmeleiro japonês, removendo galhos fracos, finos e alongados, deixando de 10 a 15 brotos fortes.
No outono, quando a planta perde as folhas, a poda sanitária é essencial. Remova os galhos danificados e secos do marmeleiro japonês, pois insetos nocivos podem passar o inverno ali. Se encontrar brotos doentes, pode-os, fazendo cortes na madeira saudável.

Preparando-se para o inverno
Quanto mais velho o arbusto de marmeleiro japonês, melhor ele suporta todas as condições adversas do inverno. Arbustos mais jovens exigem mais cuidado e proteção. Para preparar seu marmeleiro japonês para o inverno, vários passos devem ser seguidos:
- remover folhas caídas;
- livrar-se de esporos de micróbios patogênicos pulverizando com preparações apropriadas;
- cobrir o círculo do tronco da árvore com húmus;
- cubra os espécimes jovens com galhos de abeto ou folhas caídas;
- Variedades de baixo crescimento podem ser protegidas cobrindo-as com caixas de madeira ou papelão;
- Depois que a neve cair, cubra o marmelo com ela.
O tempo gasto cuidando do seu arbusto de marmelo japonês no outono será recompensado cem vezes mais no ano seguinte, com a planta agradecendo não apenas pela sua aparência saudável, mas também pela sua colheita maior.

Formação da coroa
Para manter uma forma bonita, a planta deve ser treinada a partir dos 4-5 anos de idade, no início da primavera. Para evitar que o arbusto de marmeleiro japonês se espalhe demais, apare alguns brotos de raiz anualmente. Ao podar, deixe os brotos que crescem horizontalmente, 20-40 cm acima do solo, e remova quaisquer caules que se arrastem pelo chão ou cresçam verticalmente.
Métodos de reprodução
Se você deseja aumentar o número de arbustos de marmelo japonês, é melhor recorrer a métodos eficazes de propagação da cultura.
Camadas
O marmeleiro japonês também pode ser propagado por mergulhia. Para isso, no verão, plante os brotos mais jovens em covas sob o arbusto a uma profundidade máxima de 8 cm. Fertilize as covas com húmus e micronutrientes previamente. Em seguida, fixe-as com grampos e cubra com terra. Umedeça e cubra o solo regularmente conforme as raízes se desenvolvem. Na primavera, as raízes se formarão e, no outono, separe as plantas do arbusto-mãe e replante-as na área designada.

Sugadores de raiz
O marmeleiro japonês produz numerosos rebentos. Estes fazem com que os arbustos se espalhem, permitindo assim a propagação natural. Na primavera, brotos selecionados com pelo menos 0,7 cm de espessura e 12 cm de altura devem ser desenterrados e plantados no solo, mantendo uma distância de 1 m entre cada plantio. Para garantir um enraizamento rápido, cuide adequadamente, incluindo rega abundante e polvilhe o solo ao redor do tronco com serragem.
A desvantagem desse método de propagação é que a planta tem um sistema radicular fraco e nos primeiros anos produz frutos de tamanho pequeno.
Estacas
A propagação do marmeleiro japonês por estacas também é recomendada. Para isso, no final de junho, colha brotos jovens, não lenhosos, dos melhores arbustos e corte-os em estacas de 5 a 7 cm de comprimento. Plante-as em uma mistura de solo contendo partes iguais de turfa e areia, espaçando-as em 5 cm. Mantenha o solo úmido durante o enraizamento, borrifando-as regularmente com um borrifador. Elas podem ser replantadas na primavera.

Sementes
Na jardinagem, ao cultivar marmelo japonês, bons resultados são obtidos por meio da semeadura, que envolve várias etapas:
- Para o plantio, use sementes compradas em lojas ou extraia-as você mesmo de frutas maduras. Em seguida, armazene-as em local fresco, colocando-as primeiro em um saco plástico úmido com areia, até o plantio no final de fevereiro ou início de março.
- Espalhe o material de semente preparado sobre a superfície da mistura de solo, composta de turfa e vermiculita fina em proporções iguais, e polvilhe com terra.
- Cubra o recipiente com as plantas com filme plástico, fazendo pequenos furos para garantir uma boa circulação de ar.
- Para uma germinação bem-sucedida das sementes, são necessárias umidade constante e luz suficiente.
- Quando as sementes germinadas chegam ao estágio de transplante, elas podem ser divididas em vasos grandes separados ou plantadas diretamente em solo aberto.
Ao propagar o marmelo japonês usando sementes, os frutos só darão frutos no 5º ano após o plantio.
Enxerto
Um método comum de propagação do marmeleiro japonês, que preserva as qualidades das plantas-mãe. Ao dominar a técnica de enxertia, você pode criar um jardim incomum com uma flora única. A enxertia é realizada antes do início da estação de crescimento, quando a planta está dormente. O processo deve começar no final de março ou início de abril, dependendo das condições climáticas, e continuar até que os brotos de crescimento comecem a abrir.
Dica! Marmelo, macieira ou pereira podem ser usados como porta-enxertos..

Doenças e pragas
O marmelo japonês demonstra resistência a doenças e pragas. No entanto, como todas as plantas, não é imune a doenças como:
- necrose foliar, que se manifesta como uma camada cinza ao longo das bordas das folhas, que depois se espalha por toda a superfície, fazendo com que as folhas sequem e caiam;
- Cercosporiose, que pode ser diagnosticada por manchas redondas marrom-escuras nas folhas, que vão ficando mais claras com o tempo e levam à queda das folhas;
- Ramularia, cuja aparência é indicada por manchas marrons nas folhas.
Pulverizar plantas com soluções de sulfato de cobre ou Fundazol é eficaz no combate a doenças.
Os arbustos de marmeleiro japonês são um alvo favorito de cochonilhas, ácaros e pulgões. Para evitar que a planta se torne um foco de insetos, medidas de proteção devem ser implementadas durante toda a temporada, incluindo um programa de cuidados abrangente, higienização do jardim e preparo do solo ao redor do tronco.

Características regionais de cultivo
Ao cultivar o marmelo japonês, é importante considerar fatores regionais. Embora o arbusto de marmelo japonês, que gosta de calor, prefira regiões com climas amenos e uniformes e possa suportar temperaturas de até -30 °C (-82 °F), ele é suscetível a geadas de primavera, que podem resultar no congelamento de botões florais e brotos anuais.
Zona média
Graças à variedade de variedades resistentes a geadas severas, esta cultura é cultivada não apenas no sul, mas também na região central do país. São utilizadas variedades de maturação precoce, que amadurecem antes do início do frio. Nessas regiões, a colheita do marmelo japonês pode começar já nos primeiros dias de setembro.
Krai de Krasnodar
No sopé do Krai de Krasnodar, não apenas variedades e híbridos de maturação precoce, mas também tardia, são facilmente cultivados. A colheita pode começar de meados de outubro ao início de novembro.

Crimeia
Nas latitudes meridionais, onde o clima quente se mantém por muito tempo, o marmelo japonês cresce como um grande arbusto que, se não for vertical, se espalha amplamente, como acontece aqui. Variedades precoces, intermediárias e tardias são cultivadas nessas latitudes. A colheita dos frutos começa em meados de setembro e termina em meados de outubro.
Urais e Sibéria
O marmelo japonês também pode embelezar jardins nos Urais e na Sibéria, graças à sua alta resistência à geada. Os jardineiros dessas regiões utilizam as variedades mais precoces e as espécies resistentes ao inverno. A colheita ocorre no primeiro e segundo dez dias de setembro. Ao cultivar o marmelo para o inverno, é importante isolar a planta com qualquer material de cobertura respirável ou ramos de abeto.
região de Moscou
O solo e o clima da região de Moscou exigem uma abordagem responsável na escolha de variedades de marmelo. Ao escolher variedades para plantio na região de Moscou, é melhor optar por híbridos interespecíficos de baixo crescimento que demonstrem resistência à geada.
Os arbustos de marmelo japonês podem sobreviver ao inverno sem cobertura adicional, mas em invernos rigorosos e sem neve, tanto os brotos dos frutos quanto os brotos jovens podem ser danificados.

Dificuldades de crescimento
O marmelo japonês é uma planta fácil de cultivar, mas mesmo jardineiros experientes às vezes encontram problemas ao cultivá-lo. Na maioria dos casos, esses problemas são causados por cuidados inadequados, condições do solo e clima. Antes de tentar remediar a situação, é recomendável analisar todos os problemas:
- O baixo crescimento do marmeleiro japonês pode ser devido ao solo inadequado ou ao material de plantio de baixa qualidade.
- Se a planta não produzir frutos, esse problema pode ser resolvido plantando outro marmelo, de preferência de uma variedade diferente, ou enxertando-o no mesmo arbusto.
- Rega excessiva e proximidade com lençóis freáticos podem fazer com que as frutas caiam.
- Se o marmelo japonês não florescer, significa que seus brotos podem ter sido danificados pelas geadas da primavera.
- Quando as folhas ficam amarelas, a culpa pode ser da água subterrânea, ou mais precisamente, do seu alto nível.
Portanto, mesmo com uma planta tão despretensiosa, algumas dificuldades podem surgir.

Colheita e armazenamento
Os frutos do marmelo japonês são colhidos entre setembro e outubro, dependendo da variedade. É importante colher antes do início da geada. Um único arbusto pode render de 1 a 2 kg e, com os devidos cuidados, até 3 kg.
Esta fruta tem boa validade e, se armazenada corretamente, não perde seu sabor nem suas qualidades comerciais até a primavera.
O armazenamento a longo prazo das frutas pode ser garantido mantendo uma temperatura ideal de 0 a 1 grau Celsius. O armazenamento em temperaturas mais altas — até 8 graus Celsius — também é aceitável, com níveis de umidade de 80 a 90%.
Para garantir que a colheita do marmelo japonês mantenha sua aparência e sabor pelo maior tempo possível, cada fruta deve ser embrulhada em papel, colocada em caixas de papelão e colocada em um local fresco.

Uso de frutas
O valor do marmelo japonês advém das substâncias benéficas que contém, que ajudam a fortalecer e restaurar as funções corporais e a estabilizar os sistemas vitais. Seu uso está associado à melhoria do bem-estar e à rápida recuperação, devido a:
- aumenta a imunidade e apoia a vitalidade do corpo em terapias complexas para o tratamento de doenças crônicas;
- fortalece as paredes dos vasos sanguíneos, previne a formação de placas de colesterol;
- tem efeito colerético, normaliza o funcionamento da vesícula biliar;
- destrói a microflora intestinal patogênica e liberta o corpo de resíduos, toxinas e outras substâncias perigosas;
- aumenta o desempenho, elimina a sensação de fadiga.
Apesar de suas muitas propriedades medicinais, o marmelo japonês também tem algumas contraindicações:
- intolerância individual;
- tendência a desenvolver alergias;
- úlcera gástrica;
- constipação crônica.

Na hora de consumir, é importante lembrar que as sementes contêm amigdalina, uma substância que pode causar intoxicações graves, e que comer a fruta pode, às vezes, levar à perda da voz e problemas nas cordas vocais.
O marmelo japonês tem ampla aplicação em cosmetologia, pois suas propriedades limpam, tonificam e refrescam a pele, clareiam sardas, aliviam o inchaço, reduzem os sinais de envelhecimento e melhoram a condição do cabelo.
Na culinária, o fruto é usado para fazer geleias aromáticas, marmeladas, conservas e frutas cristalizadas. O marmelo também pode ser usado como substituto do limão no preparo de chá.

Aplicação em paisagismo
Com seus belos galhos extensos, pequena folhagem verde, flores luxuriantes e brilhantes e frutos incríveis, o marmelo japonês é considerado uma planta ornamental popular. Sua aparência pode dar vida a um jardim monótono.
Esta planta é amplamente utilizada em jardins para criar sebes, bordaduras floridas e a base de jardins de pedras. O marmelo-japonês fica espetacular no jardim quando plantado sozinho, ao lado de arbustos perenes ou em grupos com arbustos ornamentais.











