- História da variedade
- Habitat
- Características da macieira Granny Smith
- Dimensões da árvore: copa e tronco
- Ramificação do sistema radicular
- Floração e polinização
- Frutificação
- Quando começa a dar frutos?
- Tempo de maturação
- Rendimento por árvore e crescimento anual
- Âmbito de aplicação das frutas
- Conteúdo calórico e vitaminas
- Propriedades benéficas
- Resistência ao inverno
- Resistência a doenças
- Prós e contras: vale a pena plantar no seu jardim?
- Tecnologia de plantio e cuidado
- Prazos
- Algoritmo de aterrissagem
- Regar e fertilizar
- Poda e modelagem de copa
- Cuidando do círculo do tronco da árvore
- Tratamentos preventivos
- Preparando-se para o inverno
Os consumidores preferem as maçãs Granny Smith de inverno por seu agradável sabor agridoce e seus benefícios à saúde. Sua aparência estética, cor verde intensa e excelente prazo de validade contribuem para sua ampla popularidade.
História da variedade
Os australianos acreditam que a marca nacional, a variedade de maçã Granny Smith, foi desenvolvida pela primeira vez por Anna Smith, natural de Nova Gales do Sul. Apaixonada por fruticultura, a idosa desenvolveu uma macieira de frutos verdes por meio da polinização cruzada de uma macieira silvestre francesa e uma australiana.
Habitat
As macieiras Granny Smith são cultivadas em todo o mundo. A variedade, desenvolvida na Austrália, espalhou-se pela Nova Zelândia, Inglaterra, Estados Unidos e Canadá. Pomares de macieiras também são cultivados comercialmente na Turquia e na Polônia.
A cultura é cultivada com sucesso por jardineiros russos em áreas com climas amenos — invernos curtos sem geadas severas e verões longos e amenos.
Essas áreas incluem as regiões do Volga-Vyatka, da Terra Negra Central e da região central. No entanto, as colheitas mais abundantes de maçãs são encontradas no Cáucaso do Norte, nos Krais de Krasnodar e Stavropol, na Crimeia, no Daguestão e na Chechênia.
Características da macieira Granny Smith
A variedade de maçã Granny Smith é uma variedade de final de inverno com frutos verde-vivos com manchas vermelhas. O peso médio da maçã é de 180 a 200 g, com um máximo de 300 g. A polpa é verde-clara, suculenta e firme. Devido ao alto teor de ferro, a fruta escurece ao ser cortada. As maçãs são semelhantes em aparência à variedade Semerenko., mas se distinguem pela ausência de aroma e por um formato redondo simétrico ideal.

Dimensões da árvore: copa e tronco
A árvore frutífera cresce de 2,5 a 3,5 m. Sua copa é exuberante, extensa e esférica. Podas sanitárias e formativas regulares são necessárias para uma frutificação normal. A enxertia de macieiras Granny Smith é mais frequentemente realizada em variedades anãs.
Árvores semianãs são mais fáceis de cuidar, incluindo pulverização e colheita. A macieira Granny Smith atrai jardineiros com sua copa decorativa e bem cuidada durante a floração.
A casca da árvore frutífera é verde-oliva e lisa. As folhas verde-brilhantes são arredondadas, afinando em direção à ponta, e apresentam um tom acinzentado na parte inferior.
Ramificação do sistema radicular
As raízes da macieira Granny Smith são altamente ramificadas e estão localizadas nas camadas superficiais do solo, a uma profundidade de 10 a 50 cm. A proximidade com águas subterrâneas não representa perigo para as árvores frutíferas.

Floração e polinização
Nas regiões do sul, a floração de flores de 5 centímetros, coloridas em tons de rosa claro, começa no final de abril, nas regiões centrais - em maio.
Para aumentar a produção, polinizadores que florescem simultaneamente, como as macieiras Elise, Delicious e Pink Lady, são plantados ao lado da variedade Granny Smith.
Frutificação
As macieiras semianãs não são conhecidas por sua alta produtividade, mas começam a dar frutos mais cedo do que as variedades vigorosas. Os frutos crescem grandes, suculentos e têm um sabor que lembra o de sobremesa.
Quando começa a dar frutos?
As maçãs individuais são colhidas a partir do segundo ano. No entanto, as árvores frutíferas atingem seu pico de produção no quinto ano.
Tempo de maturação
As maçãs Granny Smith amadurecem no final de setembro ou início de outubro. É melhor consumi-las um mês depois. Nessa época, a fruta já adquiriu um sabor rico, doce e azedo.

Rendimento por árvore e crescimento anual
A macieira Granny Smith é uma variedade de rendimento médio. Uma única árvore produz de 20 a 30 kg de frutos do quinto ao sétimo ano. Do segundo ao quinto ano, a produção aumenta ligeiramente. A frutificação diminui a partir do oitavo ano. A árvore vive de 10 a 13 anos.
Âmbito de aplicação das frutas
As maçãs Granny Smith são usadas como recheio de assados, saladas e molhos. A fruta também é assada e transformada em compotas, conservas e geleias.
Devido ao seu baixo teor de açúcar, as frutas verdes são incluídas na dieta de diabéticos que desejam perder o excesso de peso.
Decocções de cascas de maçã são usadas na medicina popular para aliviar constipação e laringite.
Em cosmetologia, essa mesma poção ou cremes comprados em lojas com extrato de maçã adicionado são usados para melhorar o tom da pele e combater as primeiras rugas.

Uma máscara caseira feita de maçã fresca ralada satura a pele com hidratação e substâncias benéficas.
Conteúdo calórico e vitaminas
As maçãs Granny Smith são um produto dietético com valor energético de 48 kcal. A suculência da fruta se deve ao fato de a água representar 86% de sua massa.
O valor nutricional das maçãs é baixo: 4% de proteína e 4% de gordura, 9,7% de carboidratos.
De interesse é o complexo de vitaminas e minerais, incluindo vitaminas C, E, A, PP e grupo B.
Duas maçãs verdes Granny Smith são suficientes para satisfazer a necessidade diária de ácido ascórbico do corpo.
As frutas são ricas em pectina, fibras, ferro, manganês e ácidos orgânicos. Também contêm iodo (sementes), zinco e cobre.
Propriedades benéficas
As propriedades benéficas das maçãs verdes de inverno da variedade Granny Smith incluem:
- baixo teor calórico, o que permite que o produto seja utilizado em dietética;
- fibras na composição, que melhoram o peristaltismo intestinal;
- inclusão de maçãs na terapia complexa para anemia;
- aumentando a defesa imunológica do corpo;
- limpeza da cavidade oral, fortalecimento das gengivas;
- hipoalergênico, pode ser usado como primeiro alimento complementar para bebês;
- efeito benéfico na pele, cabelo, unhas;
- redução do colesterol, prevenção da aterosclerose e insuficiência cardíaca;
- saturando o corpo com vitaminas, minerais, ácidos orgânicos;
- uso na dieta de diabéticos.

Maçãs verdes melhoram a função cerebral graças à substância quercetina. As maçãs são conhecidas por suas propriedades antioxidantes, que incluem a ligação e a eliminação de radicais livres.
Resistência ao inverno
A variedade Granny Smith é recomendada para cultivo em regiões de clima ameno. Não tolera geadas prolongadas e requer proteção no inverno.
Resistência a doenças
A macieira é resistente à sarna e ao oídio, mas é suscetível à ferrugem, à queimadura bacteriana e ao oídio causados pelo fungo Podosphaera leucotricha.
Prós e contras: vale a pena plantar no seu jardim?
As macieiras semianãs, incluindo a Granny Smith, não são exceção e são sensíveis às condições climáticas. Calor e luz insuficientes, bem como invernos rigorosos, podem afetar negativamente o sabor e o formato da fruta.
Se as condições climáticas forem adequadas para o cultivo e a planta for devidamente cuidada, o rendimento estável e a harmonia de ácidos e açúcares nas maçãs não decepcionarão.
A variedade de maçã Granny Smith apresenta resistência média à geada, tolerância moderada à seca e é ligeiramente suscetível à sarna e ao oídio. Também é suscetível à queimadura bacteriana, ao oídio e à ferrugem.
Além do sabor de sobremesa e da aparência comercializável, as maçãs Granny Smith possuem longa vida útil e excelente durabilidade. A fruta é hipoalergênica e mantém sua aparência e sabor mesmo durante o transporte em longas distâncias.

Tecnologia de plantio e cuidado
Selecionar o momento ideal, preparar a cova de plantio e seguir as regras de plantio são importantes para o desenvolvimento futuro da cultura.
Prazos
A macieira Granny Smith cria raízes bem se for plantada dois meses após o fim das geadas do inverno ou no outono, 60 dias antes do início do tempo frio.
Uma muda comprada em um recipiente é plantada na primavera ou no outono. Recomenda-se que mudas de raiz nua sejam plantadas exclusivamente na primavera.
Algoritmo de aterrissagem
Macieiras Granny Smith de dois anos, adquiridas em viveiros especializados, se desenvolvem melhor. Antes do plantio, as raízes expostas são embebidas em água e brevemente mergulhadas em uma pasta de argila.

Prepare um buraco de 100 cm de diâmetro e 50 cm de profundidade com pelo menos um mês de antecedência. Deixe o solo assentar e compactar. Reserve a camada superficial do solo e misture com dois baldes de composto, 100 g de superfosfato e 1 colher de sopa de sulfato de potássio.
Algoritmo de aterrissagem:
- uma estaca é cravada no centro para suporte;
- um pequeno monte é formado no fundo, no qual as raízes da muda são espalhadas;
- para garantir que as raízes adiram firmemente ao substrato, alterne a aspersão parcial com a mistura de solo fertilizado preparada com a rega;
- o solo é compactado por cima, a macieira é amarrada a um suporte e um círculo é formado ao redor do tronco;
- No final do procedimento, o colo da raiz deve estar 2–4 cm acima da superfície.
Não é recomendado compactar o solo ao redor da muda, pois isso prejudica a aeração do solo. Ao plantar várias árvores, mantenha uma distância de 4 metros entre elas dentro e entre as fileiras.
Regar e fertilizar
A rega regular da macieira Granny Smith é importante no primeiro ano de vida, durante os verões secos, independentemente da idade da árvore, e em regiões do sul com pouca neve no inverno.

Até que a macieira complete cinco anos, despeje 10 litros de água sob cada macieira; se a macieira for mais velha, despeje 20 litros. Regue o solo ao redor do diâmetro da copa, não no círculo do tronco, pois pequenos brotos de raízes crescem até esse tamanho.
Após o derretimento da neve, a planta é fertilizada com nitroammofoska, espalhando a substância ao redor do tronco, previamente umedecido com água morna. Uma árvore jovem precisa de 0,5 colher de sopa de fertilizante, enquanto uma planta com mais de 5 anos precisa de 1 colher de sopa.
A segunda fertilização é feita durante o período de floração da árvore frutífera. A planta é regada com uma solução de verbasco ou esterco de galinha. Alternativamente, pode-se usar um fertilizante mineral complexo. Sob cada macieira Granny Smith, aplique de 15 a 30 litros de uma solução composta pelos seguintes componentes para cada 10 litros de água:
- ureia - 500 g;
- sulfato de potássio - 60 g;
- superfosfato - 10 g.
Perto do final da floração, a macieira é pulverizada com uma solução de ureia preparada na proporção de meio quilo de ureia por balde de água.
Poda e modelagem de copa
A poda sanitária da macieira Granny Smith é realizada na primavera, antes do fluxo de seiva, e no outono, após a queda das folhas. Galhos velhos, doentes e mal direcionados são removidos. A copa deve ser afrouxada para garantir ventilação adequada.

A poda formativa é feita durante os primeiros 4 anos após o plantio da muda:
- Primeiro ano
O padrão é formado cortando o tronco a uma altura de 60–70 cm.
- Segundo ano
Deixe 3 galhos fortes e saudáveis, igualmente espaçados entre si – os galhos esqueléticos do primeiro nível.
- Terceiro ano
Os brotos de segunda ordem que cresceram nos galhos restantes são podados em um terço, e o condutor é encurtado em 20 cm. A segunda camada é formada, deixando 3-4 galhos direcionados em direções opostas e localizados 40 cm acima da primeira camada.
- Quarto ano
Os brotos jovens que crescem a partir do caule são removidos para dentro e transversalmente, e os galhos da primeira e segunda fileiras são encurtados em meio metro. O caule central da macieira é podado de modo que os galhos laterais da segunda fileira fiquem 25 cm abaixo do condutor.
Nos anos seguintes, mantenha o formato da copa removendo brotos e aparando os ramos laterais.
Cuidando do círculo do tronco da árvore
Após cada rega ou chuva, a área ao redor do tronco da macieira Granny Smith é solta e coberta com húmus e composto.
Serragem e turfa de coníferas, que aumentam a acidez do solo, não devem ser usadas como cobertura morta.
Além do afrouxamento e da cobertura morta, as ervas daninhas são removidas regularmente. Isso preserva o valor nutricional do solo e protege a árvore frutífera de pragas e doenças.

Tratamentos preventivos
O primeiro tratamento preventivo para a macieira Granny Smith é feito após a poda da primavera, quando os brotos estão dormentes. Pulverizar a árvore e a área ao redor com sulfato de cobre, Hom e Profilaktin elimina insetos e esporos de fungos que hibernam.
A caiação do tronco da árvore no início de março protege a casca de rachaduras devido a mudanças de temperatura, pragas e doenças.
Quando os brotos estourarem, mas as folhas ainda não tiverem aberto, trate a planta com Aktara, Tanrek, Biotlin e Polihom. Ao mesmo tempo, coloque armadilhas adesivas no tronco e casas cheias de feromônios nos galhos.
Em abril, antes que os botões florais se abram, use as seguintes preparações: Karate, Skor, Horus.
O quarto tratamento preventivo final com fungicidas e inseticidas (Shar Pei, Aliot, Kinmiks) é realizado após a floração, quando o ovário é formado.
Preparando-se para o inverno
Ao preparar a macieira Granny Smith para o inverno, os seguintes passos são tomados:
- limpar o solo de folhas caídas, galhos quebrados e ervas daninhas;
- regar abundantemente a plantação;
- branquear o tronco e os ramos inferiores;
- solte e cubra a área ao redor do tronco com palha, casca, húmus ou composto.
Para proteger contra roedores, o tronco da macieira é amarrado com galhos de abeto, e uma estrutura de cerca de arame é construída ao redor dele.











