- Histórico de seleção
- Vantagens e desvantagens da macieira colunar Presidente
- Características da macieira
- Altura, tamanho da coroa
- Frutificação
- Pólen colunar de maçã e polinizadores
- Qualidades gustativas e descrição dos frutos da macieira Presidente
- O período de maturação da macieira Presidente
- Âmbito de aplicação da macieira
- Frequência de colheita
- Resistência à geada e à seca
- Resistência a doenças e insetos nocivos
- Plantio em terreno aberto
- Momento ideal
- No outono
- Na primavera
- Preparando o local e a cova de plantio
- Plantando uma muda de macieira colunar
- Cuidado adequado
- Irrigação, fertilização
- Poda de uma macieira colunar
- Invernada da macieira Presidente
- Nós combatemos doenças e parasitas
A variedade de macieira colunar "President" é popular entre jardineiros experientes e novatos devido ao seu tamanho compacto e colheita abundante. Esta variedade produz frutos grandes e é resistente a doenças e besouros. As maçãs são doces e ácidas e são cultivadas para venda ou consumo pessoal. Vale a pena se familiarizar com todas as características da árvore antes do plantio.
Histórico de seleção
A President é uma variedade melhorada e promissora de macieira colunar, cultivada internamente. Foi desenvolvida pelo horticultor V. Kichina, funcionário da Universidade Russa de Horticultura, em 1974. A macieira foi criada a partir do cruzamento das variedades Vozhak e Obilny. Está listada no registro estadual desde 2002.
A variedade é cultivada no sul da Rússia e nas latitudes médias, bem como na Ucrânia, Bielorrússia e Moldávia.
Vantagens e desvantagens da macieira colunar Presidente
As macieiras colunares têm lados positivos e negativos.
| Prós | Contras |
| Ausência de ramificação lateral | Resistência média ao inverno |
| Frutificação precoce de macieiras | Curto prazo de validade das maçãs |
| Decoratividade, compacidade da árvore | Pequena altura das árvores |
| Facilidade de coleta de frutas | Alto preço das mudas |
| Adaptação bem-sucedida a um novo local | |
| Alto rendimento, excelente sabor de maçãs | |
| Resistência a doenças e pragas |
Características da macieira
As árvores colunares são variedades semianãs. As maçãs amadurecem precocemente devido à precocidade da espécie. O tronco tem formato colunar, generosamente coberto de galhos frutíferos que funcionam como anéis ou lanças.
De acordo com as características, os brotos são bastante duros, o que os impede de dobrar mesmo sob um número impressionante de frutos.
A macieira tem uma vida útil de aproximadamente 15 anos. Seu rizoma denso facilita a adaptação bem-sucedida a novos ambientes. A macieira difere de outras espécies por ter um único tronco coberto por brotos frutíferos curtos.

Altura, tamanho da coroa
As macieiras colunares atingem 2 metros de altura. Possuem entrenós encurtados, permitindo que as folhas cresçam próximas umas das outras, formando uma coluna verde. Como os ramos laterais emergem do tronco em um ângulo agudo, a touceira forma um tamanho compacto, estendendo-se de 15 a 20 cm do tronco. O crescimento anual, dependendo das condições e dos cuidados, é de 7 a 8 cm.
Frutificação
As macieiras produzem uma colheita regular, embora possa variar de ano para ano. Uma única árvore pode render em média de 8 a 10 kg de frutos. Com condições de solo favoráveis, a produção pode chegar a 12 kg. Com práticas de cultivo consistentes, a produção pode chegar a até 16 kg por árvore.
Pólen colunar de maçã e polinizadores
Polinizadores devem ser cultivados perto da macieira. Isso inclui peras e outras macieiras próximas. Em um terreno de 10 metros quadrados contendo a macieira Presidente, são plantados de 15 a 20.

Qualidades gustativas e descrição dos frutos da macieira Presidente
As maçãs são grandes, pesando 200 gramas cada, e têm um formato redondo e achatado que lembra um nabo. Os frutos são branco-amarelados com um tom rosado e casca fina e brilhante. A polpa é cremosa e tem um sabor que lembra sobremesa; os provadores avaliaram as maçãs com 4,8 a 5 estrelas. A variedade é famosa por seu aroma rico e belas inflorescências.
O período de maturação da macieira Presidente
As flores se formam no primeiro ano após o plantio, mas recomenda-se a remoção dos brotos. O aparecimento de folhas e flores depende das condições climáticas. Elas se formam no final de março. A floração ocorre no final de abril ou início de maio, durando cerca de 10 dias. A colheita ocorre no final de agosto ou do início a meados de setembro em regiões mais frias.
Âmbito de aplicação da macieira
As maçãs-presidente são usadas para fazer geleias, conservas e são consumidas frescas. Podem ser usadas para decorar sobremesas e conservas para o inverno. Também são usadas para fazer compotas e sucos naturais. Seus usos são versáteis.

Frequência de colheita
A macieira-presidente começa a dar frutos após dois anos. A frutificação máxima ocorre no quinto ano após o plantio. Aos 15 anos, a árvore para de produzir frutos.
Resistência à geada e à seca
A macieira Presidente é resistente à geada, assim como as variedades Antonovka e Melba. Esta variedade é resistente ao inverno, mas as árvores jovens precisam de abrigo. Tolera bem períodos de seca de curta duração.
Resistência a doenças e insetos nocivos
Com os devidos cuidados, a macieira-presidente é altamente resistente a doenças e ataques de besouros. No entanto, se as práticas de cultivo forem inadequadas, a imunidade da árvore pode ser enfraquecida.

Plantio em terreno aberto
Antes do plantio, determine as características do solo e o nível do lençol freático. Solo neutro e bem drenado é ideal para o cultivo de macieiras colunares. Se o solo for ácido, a acidez pode ser reduzida adicionando farinha de dolomita. Evite plantar macieiras em áreas com altos níveis de lençol freático. Locais elevados e ensolarados, protegidos de ventos fortes, são ideais. A árvore tolera sombra leve.
Momento ideal
A época ideal para o plantio depende do clima da região. É importante que o solo esteja aquecido e que não haja risco de geadas noturnas. Macieiras jovens podem não se desenvolver e congelar. A temperatura ideal é de 10 a 15 graus Celsius.
No outono
O plantio de outono começa quando as folhas começam a cair. Geadas leves não impedem a árvore de se restabelecer em seu novo local. Um outono seco representa um risco.
Quando não há chuva, a muda precisa ser regada a cada 3 dias.

Na primavera
O plantio da macieira-presidente na primavera começa após o degelo e a ausência de neve. Isso geralmente ocorre em meados de abril ou final de março no Sul.
Preparando o local e a cova de plantio
O tamanho do buraco depende da composição do solo. Se for terra preta, o buraco deve ter 60 cm de profundidade e largura. Em solos argilosos ou franco-argilosos pobres, o buraco pode ser mais raso, cerca de 45 cm, mas a largura deve ser de 0,5 metro, permitindo que o rizoma se expanda livremente no solo denso. Solos arenosos devem ter 1 metro de profundidade, com argila compactada no fundo para reter a umidade.
Plantando uma muda de macieira colunar
Duas semanas antes do plantio, cave a área selecionada até a profundidade de uma pá. Cave buracos com 50 cm de profundidade. As macieiras jovens da variedade Presidente devem ser plantadas com 0,5 metro de distância. Aumente o espaçamento entre fileiras para 1 metro.
Misture o solo escavado com fertilizante mineral. Polvilhe uma pequena quantidade da mistura resultante no local de plantio. Insira uma estaca de 1,5 metro no buraco junto com a muda. Cubra o rizoma com o solo restante e preencha também quaisquer bolsas de ar. Abra uma vala ao redor da árvore e adicione 5 litros de água.

Cuidado adequado
Cuidar de uma macieira colunar não é difícil; basta regar, fertilizar, podar e proteger no inverno. Tratamentos periódicos contra pragas e doenças também são necessários.
Irrigação, fertilização
A macieira Presidente deve ser regada regularmente, de preferência por gotejamento. Se isso não for possível, regue as raízes duas vezes por semana. É necessário um balde de água sedimentada por árvore. Evite a formação de crostas no solo ou a estagnação da água. Cubra a área ao redor do tronco com uma camada de cobertura morta para conservar a umidade. No segundo ano, essa área pode ser plantada com plantas perenes ou gramíneas perfumadas. Elas protegerão o solo do ressecamento e do crescimento de ervas daninhas.

Os fertilizantes são aplicados de acordo com o esquema abaixo.
- Durante a aração da primavera, adicione um balde de esterco podre, 80 g de superfosfato, 30 g de cloreto de potássio e 25 g de ureia.
- De 10 a 20 de maio, adicione 10 litros de infusão de esterco de galinha diluído e a mesma quantidade de outras substâncias listadas na primeira alimentação.
- Após 21 dias, a manipulação é repetida usando as mesmas substâncias.
A ureia é aplicada como fertilizante foliar na proporção de 10 g para cada 2 litros de água por árvore. O fertilizante é aplicado por pulverização.
Poda de uma macieira colunar
Pode o arbusto antes que a seiva comece a fluir na primavera ou em outubro, após a queda das folhas. Quando novos ramos laterais se formarem, eles devem ser encurtados em 2 a 3 gemas. Seu comprimento não deve exceder 10 cm. Os ramos frutíferos são podados até 2 gemas a cada ano. Se o topo da macieira congelar, vários novos brotos crescerão; o mais forte é selecionado e os demais são removidos.

Invernada da macieira Presidente
Recomenda-se cobrir as macieiras jovens e adultas antes do início do tempo frio, caso os invernos sejam rigorosos na região. O isolamento ajudará a evitar rachaduras causadas pela geada e a morte dos galhos. O tronco é envolto em fibra agronômica e a área da raiz é preenchida com 2 a 3 baldes de composto. Em áreas mais frias, galhos de abeto ou palha são colocados sobre o material não tecido. A neve ao redor das macieiras é compactada 2 a 3 vezes para evitar ataques de roedores. Também é aconselhável polvilhar grãos tratados ao redor da árvore.
Nós combatemos doenças e parasitas
A macieira colunar "Presidente" às vezes é atacada por pragas e doenças nocivas. Cada caso requer uma abordagem específica.
- Sarna. Manchas verde-acinzentadas estão aparecendo nos frutos e folhas da macieira-presidente; elas estão caindo e os frutos não se conservam bem. Para evitar isso, trate a árvore três vezes durante a estação de crescimento com Zircão e Fitosporina. Após o desenvolvimento da sarna, pulverize a árvore com Agat-25K, Fundazol e calda bordalesa.
- Cancro negro. Manchas afundadas, marrom-acastanhadas, formam-se nas raízes, e as áreas danificadas são cobertas por círculos de tubérculos pretos. A casca da árvore racha, cai e se esfarela. Buracos triangulares de 2 mm são visíveis nos frutos. As maçãs murcham e secam. Galhos secos e áreas doentes da casca são removidos e tratados com sulfato de cobre e uma pasta de folhas de azedinha. As macieiras severamente afetadas são arrancadas e queimadas.
- Ácaro-vermelho. Para erradicar esta praga da macieira-presidente, são utilizados métodos e medidas de proteção não convencionais. Inseticidas complexos como Zircon, Karbofos e Ecoberin têm demonstrado excelentes resultados.
- Pulgões. Esses insetos se reúnem na parte inferior das folhas da macieira, sugando a seiva, causando ressecamento e deformação das pontas dos galhos. Para eliminar o besouro, use uma combinação de cinza de madeira, tintura de tabaco e sabão em pó. Borrife a árvore com a mistura. Se a infestação for grave, use Inta-Vir ou Nitrofen.
- Cigarrinha-da-maçã. Esta praga reduz a produtividade das macieiras; os excrementos das larvas colam folhas e brotos. O inseto é controlado com uma infusão de cinzas de madeira e tabaco seco.
- Roedores. Para proteger o poste, pinte-o a 50 cm do solo com uma mistura de 2,5 kg de cal apagada, 1 kg de argila, 0,5 kg de sulfato de cobre e 100 g de cola de escritório. A cal confere um sabor amargo à casca, o que repele roedores, besouros e lebres.
- Oídio. Ataca folhagens, brotos, galhos jovens e casca. O micélio é resistente à geada e os esporos podem sobreviver ao inverno. Borrife a macieira com Topaz de 3 a 4 vezes durante a estação.
Para evitar o desenvolvimento de doenças e ataques de parasitas, as macieiras President são pulverizadas em março e outubro com preparações biológicas como Agravertin e Fitoverm.











