- História da seleção de variedades
- Características da macieira Kitayka
- Prós e contras: vale a pena compactar?
- Variedades populares com descrições
- Mel
- Cremoso
- Dourado
- Rosa
- Amarelo colunar
- Vermelho
- Kerr
- Saninskaya
- Bellefleur, o chinês
- Por muito tempo
- Bashkir Bellefleur
- Pioneiro Decorativo
- Pepino o Açafrão
- Prunus-folhas
- Kuibyshevsky
O termo "macieira Kitaika" (chinesa) não se refere a uma única variedade, mas a toda uma série de cultivares agrupadas em uma única espécie. Ela também tem um nome oficial: macieira-ameixa chinesa. Apesar de suas diferenças, todas elas possuem qualidades ornamentais atraentes e produzem grandes colheitas. A principal característica desta espécie são seus frutos pequenos. Algumas variedades produzem maçãs de tamanho médio, enquanto apenas uma produz maçãs razoavelmente grandes.
História da seleção de variedades
Esta variedade recebeu este nome não porque a macieira tenha se originado na China, embora também seja frequentemente cultivada lá. O motivo é que as folhas da ameixeira chinesa se assemelham às da ameixeira chinesa, daí seu nome oficial, maçã-ameixa chinesa. Foi cultivada por I. V. Michurin através do cruzamento de duas espécies:
- macieiras de jardim;
- macieiras de frutas vermelhas (principalmente Sibirka).
Como resultado, surgiram muitas variedades distintas. Mas todas elas são belas adições a qualquer jardim e produzem uma colheita abundante. A Kitayka logo ganhou popularidade entre os jardineiros.
Características da macieira Kitayka
A árvore chinesa fica ótima em jardins, especialmente se podada e aparada regularmente. Esta variedade também possui outras características interessantes:
- Ela cresce até 9-10 metros, mas existem variedades de baixo crescimento (2-3 metros).
- Sistema radicular ramificado.
- A copa é ampla, com galhos crescendo retos para cima. Em árvores jovens, tem formato de vassoura, enquanto em árvores adultas, é cônica ou esférica.
- A casca é marrom com um tom acinzentado.
- As folhas são alongadas, verde-claras.
- As flores, dependendo da variedade, são brancas, rosadas ou vermelhas.
- As maçãs geralmente têm de 5 a 7 centímetros de diâmetro, crescem em cachos e têm casca amarela.
Graças a essas qualidades, a Kitayka é adequada para plantio em diversas condições.

Prós e contras: vale a pena compactar?
Esta variedade tem muitas vantagens, incluindo:
- despretensioso;
- resistência ao frio – algumas variedades podem suportar geadas de -50 graus;
- cresce em quase qualquer solo;
- tolera bem períodos de seca;
- resistente a infecções fúngicas;
- os frutos têm sabor e aroma agradáveis e delicados;
- O aroma atrai polinizadores para o jardim, por isso é plantado para melhorar a produtividade de outras árvores;
- dá frutos anualmente;
- os frutos podem permanecer nos galhos por muito tempo;
- É muito adequada para decorar o jardim graças às suas flores brilhantes e cachos de frutas.

Mas em algumas características, a Kitayka é inferior a outros tipos de macieiras:
- rendimento médio;
- frutas pequenas;
- amadurece tarde;
- os frutos não são adequados para transporte e são facilmente danificados;
- suscetível à sarna;
- baixa qualidade comercial.
No geral, a variedade chinesa é uma boa escolha para o jardim, especialmente em climas temperados. No entanto, é melhor plantá-la em locais ensolarados; a sombra exigirá mais cuidados. As variedades também diferem em seus períodos de frutificação. Portanto, antes de comprar, verifique quando esperar a colheita de cada uma.
Variedades populares com descrições
Os produtores desenvolveram inúmeras variedades de maçã chinesa. Elas variam até em tamanho, e algumas produzem frutos grandes e suculentos.

Mel
Esta variedade faz jus ao seu nome. Os frutos maduros não só têm um sabor semelhante ao mel, como também sua polpa é tão translúcida que as sementes ficam visíveis. Eles também são grandes, pesando até 40 gramas.
No entanto, por causa disso, a variedade apresenta uma série de desvantagens:
- as maçãs dificilmente se conservam bem e apodrecem rapidamente;
- a casca das frutas maduras racha;
- cair imediatamente após o amadurecimento;
- Devido à altura do tronco, é difícil colhê-los diretamente dos galhos.
Uma macieira tão alta também é difícil de cuidar. É melhor cultivá-la somente se você puder consumir a colheita rapidamente.

Cremoso
Esta variedade foi cultivada a partir da macieira de folhas de ameixa damasco. Comparada a outras variedades, apresenta muitas vantagens:
- quase não suscetível à crosta;
- resistente ao frio;
- as maçãs podem ser grandes – até 60 gramas; são verde-amareladas, com manchas vermelhas;
- armazenado por até três semanas.
A colheita pode começar no início de setembro, mais cedo do que muitas outras variedades Kitayka.
Dourado
Esta variedade surgiu após a polinização da Kitayka com pólen da White Filling. Ao contrário de outras variedades, esta macieira amadurece precocemente, com seus frutos prontos para serem colhidos já no início de julho. A colheita termina em meados de agosto. As maçãs caem rapidamente e têm uma vida útil máxima de 10 dias. Portanto, após a colheita, devem ser consumidas frescas ou processadas.

As maçãs em si são pequenas — até 30 gramas — mas saborosas, como outras variedades. Além disso, o terreno precisa de uma variedade polinizadora, caso contrário, uma boa colheita é improvável. As variedades de pera branca e pera Moscou são adequadas para esse propósito.
Rosa
Esta variedade é uma das menos exigentes e também resistente à sarna. Os frutos pesam de 40 a 60 gramas, crescem em cachos e têm uma vida útil de apenas três semanas após o amadurecimento. No entanto, a Kitayka Rosa produz colheitas abundantes e pode ser colhida no final de agosto. Além disso, esta macieira se distingue por suas flores muito grandes, branco-rosadas, que cobrem a copa. Essas flores lhe dão o nome.
Amarelo colunar
Como o próprio nome sugere, esta variedade não possui ramos laterais. A casca dos ramos é amarela ou alaranjada. Amadurece rapidamente, no final de julho, mas os frutos caem imediatamente e não duram mais de uma semana. As maçãs são pequenas, com casca amarela ou âmbar. São frequentemente utilizadas em diversos pratos, sobremesas e conservas.

Vermelho
A Chinese Red é uma das variedades mais populares:
- produz grandes colheitas (uma árvore pode produzir cerca de 170 quilos de maçãs);
- os frutos, embora pequenos, são lindos, com casca cor de framboesa;
- polpa suculenta com sabor ácido agradável;
- pode ser armazenado no frio por até dois meses;
- conveniente para transporte;
- resistente à maioria das doenças.
Na verdade, a única desvantagem da variedade é o risco de crostas.
Kerr
Esta variedade é famosa por suas qualidades decorativas. Grandes flores carmesim florescem primeiro, dando lugar a maçãs alongadas e de um vermelho vivo. Uma grande vantagem da Kitayka Kerr é que os frutos permanecem nos galhos por muito tempo. Além disso, pode ser armazenada em uma adega ou outro local fresco até janeiro. Isso ainda melhora seu sabor, adquirindo um aroma de mel.

Saninskaya
Esta variedade se destaca por sua alta produtividade e resistência à sarna. As maçãs podem ser armazenadas por cerca de dois meses, até novembro. No entanto, seu sabor é inferior ao de outras variedades e os frutos são pequenos. Entre outras desvantagens, vale ressaltar que a macieira não produz uma colheita todos os anos e só começa a dar frutos no sexto ano.
Bellefleur, o chinês
Este híbrido foi criado pela polinização da Bellefleur Amarela com pólen da maçã chinesa de frutos grandes. É por isso que a variedade produz maçãs grandes — até 400 gramas. Os frutos são aromáticos e suculentos, amadurecendo na segunda quinzena de setembro. No entanto, a árvore só dá frutos depois de oito anos e não tolera bem o frio.

Por muito tempo
Esta variedade, desenvolvida na América, é frequentemente usada para fins ornamentais. Começa a florescer em maio e, no final do verão, a árvore está coberta de maçãs vermelhas oblongas. Os frutos permanecem nos galhos por muito tempo, mas não duram mais de um mês. Tem um sabor adocicado, semelhante ao vinho.
Bashkir Bellefleur
Uma variedade de tamanho médio, resistente à geada. Os frutos são maiores que a maioria das maçãs chinesas, pesando até 150 gramas, e são verdes com reflexos rosados. A Biefler tem um sabor interessante e levemente picante. A polinização requer macieiras com época de floração semelhante.
Pioneiro Decorativo
Distingue-se não apenas pelas flores rosa-choque, mas também pela folhagem bordô, que assume um tom de beterraba no outono. Os frutos são pequenos, perfumados e de casca fina. No entanto, não têm longa vida útil.

Pepino o Açafrão
Esta macieira produz lindos frutos verde-amarelados com manchas vermelhas. São doces, com sabor semelhante ao vinho, e podem ser armazenados por até oito meses. No entanto, esta variedade requer cuidados especiais.
Prunus-folhas
Uma variedade anã, mais frequentemente encontrada na região de Moscou. Os frutos são pequenos, com casca brilhante. Adequado para pratos e conservas.
Kuibyshevsky
As macieiras jovens dão frutos todos os anos. As maçãs pesam até 150 gramas e podem ser armazenadas por vários meses, até o final do inverno. Amadurecem em meados de setembro.











