- Características e descrição de variedades e cultivares de espinheiro-marítimo
- Culturas de maturação precoce
- Vitamina
- Notícias de Altai
- Etna
- Zakharovskaya
- Vladimirka
- Variedades de meia estação
- Fogueira
- Conta
- Raposa
- Variedades de maturação tardia
- dedos de moça
- Yakhontovaya
- Colar de âmbar
- Surpresa Báltica
- De frutos grandes
- Essel
- Elizabeth
- Agostinho
- Obra aberta
- As variedades de melhor rendimento
- Nivelena
- Chuiskaya
- Querido
- Botânico
- Beleza de Moscou
- Culturas resistentes à geada
- Presente de Katun
- Trofimovskaya
- Orelha de ouro
- Passatempo botânico
- Espécies sem espinhos
- Altai
- Solar
- Gigante
- Namorada
- Chechek
- Espécies de espinheiro-marítimo de baixo crescimento
- Ryzhik
- Galerita
- Bayan-Gol
- Polegarzinha
- As variedades mais doces e suculentas
- Ostra perlífera
- Querido
- Variedades masculinas
- Aley
- Anão
- Laranja
- Ayaganga
- Sayan
- Luzes do Yenisei
- De frutos vermelhos
- Tocha Vermelha
- De frutos vermelhos
- rubor siberiano
- Verde limão
- árvore de Natal
- Outras variedades
- Excelente
- Aley
- Rua
- Hikul
- Ulala
- Lomonosovskaya
- Espinheiro cerval
- Feixe
- Abacaxi
- Inya
- Augusta
- Pimenta
- O que escolher dependendo da região
- Para a região de Moscou
- Para os Urais e a Sibéria
- Para a zona média
- Para o Noroeste
A vasta seleção de variedades de espinheiro-marítimo permite encontrar a combinação perfeita de características entre as conquistas do melhoramento moderno, desenvolvida para uma região específica, para satisfazer até o jardineiro mais exigente. É importante estudar cuidadosamente as descrições e características das melhores variedades de espinheiro-marítimo, considerando seus pontos fortes e fracos. Assim, cultivar esta planta frutífera será um verdadeiro prazer, e a colheita será aprimorada e consistente.
Características e descrição de variedades e cultivares de espinheiro-marítimo
O espinheiro-marítimo é um arbusto espinhoso ou uma pequena árvore da família Elaeagnaceae, que é dióica por natureza.
Esforços produtivos de melhoramento genético tornaram possível o cultivo desta cultura única em uma variedade de climas. A planta prospera tanto nas regiões áridas do sul quanto nas latitudes frias do norte.
Na hora de escolher, é importante não errar na variedade e se guiar pelos seguintes critérios:
- período de maturação;
- indicador de rendimento;
- resistência à geada,
- características de sabor das frutas vermelhas;
- tamanho da fruta;
- ausência de espinhos e acúleos.
Portanto, ao comprar mudas, você deve dar preferência às variedades de espinheiro-marítimo que levem em consideração todos os critérios acima, e então uma rica colheita de frutas saudáveis estará garantida.

Culturas de maturação precoce
Variedades de espinheiro-marítimo de maturação precoce permitem que você desfrute de seus frutos saudáveis já em agosto. A colheita pode começar já no final de julho.
Vitamina
Arbusto alto que forma uma copa estreita. Os galhos são fortemente nervurados. O fruto grande, pesando 0,6 g, é notável. As bagas se distinguem pelo formato arredondado, cor alaranjada e sabor ácido.
A variedade é produtiva e adaptada à geada.
O espinheiro-marítimo Vitaminnaya sofre de murcha micótica.
Notícias de Altai
Este arbusto, que cresce de 2,5 a 4,0 m de altura, forma uma copa arredondada e ramificada. Os ramos são marrons e sem espinhos. O valor da cultivar reside em seus frutos amarelo-alaranjados, decorados com pequenas manchas avermelhadas. Cada baga pesa 0,5 g. Sob a casca fina, encontra-se a polpa, que é doce e levemente ácida.
A colheita é impressionante em quantidade e qualidade. A planta é resistente a doenças como fusarium e murcha de verticillium.
Etna
Um arbusto alto e bonito, com copa ramificada e poucos espinhos. Seus frutos vermelho-alaranjados, pesando 0,8-0,9 g, têm polpa firme, doce-ácida, o que o torna popular entre os jardineiros.

Alta produtividade, frutificação precoce, boa capacidade da variedade de suportar uma série de influências ambientais durante o inverno.
A resistência à secagem micótica e à crosta está em um nível médio.
Zakharovskaya
Uma árvore de baixo crescimento com brotos de ramificação média que amadurecem até adquirirem uma tonalidade marrom-clara. A planta é adornada com uma folhagem pequena, verde e coriácea, ligeiramente pubescente. De particular interesse são os frutos amarelos ovais de 0,5 grama, que têm um sabor que combina doçura e acidez, além de um aroma refrescante.
Nota-se alta produtividade, capacidade de suportar temperaturas negativas sem danos durante o tempo frio e resistência a vários tipos de infecções e insetos irritantes.
Vladimirka
Uma árvore vigorosa que cresce até 3,5 m, formando uma copa densa e esférica. As pontas dos brotos moderadamente grossos, verde-amarronzados, são cobertas de espinhos. As folhas são grandes, lanceoladas, de um verde intenso com um brilho prateado. Os frutos, pesando 0,4 g, encantam com sua tonalidade alaranjada e formato oval. O sabor da fruta é harmonioso, com um toque de acidez e um toque de acidez.

A variedade é resistente ao inverno, mas produz frutos pequenos e com separação úmida.
Variedades de meia estação
Variedades de espinheiro-marítimo com período de maturação médio permitem a coleta de frutos saudáveis por um longo período de tempo.
Fogueira
Uma pequena árvore com copa pouco ramificada, produz galhos marrons, frutos grandes pesando 0,9 g e cor laranja com um tom avermelhado. É famosa por seu sabor, que combina acidez natural, doçura e aroma refrescante.
A variedade apresenta alta resistência à geada e seus frutos são versáteis. A Koster também demonstra resistência a infecções e insetos nocivos.
Conta
Esta variedade, com seu hábito de crescimento vigoroso e espalhado, e brotos retos, de espessura média e verde-claro, com a parte superior coberta de espinhos, conquistou seu lugar em jardins. As plantas são adornadas com folhas verdes, caracterizadas por um acabamento fosco e suave. Os frutos alaranjados, pesando 0,5 g, são alongados e de formato tronco-cônico, e chamam a atenção. As bagas são sedutoras com seu sabor agridoce.

Esta variedade produz excelentes rendimentos. Os frutos totalmente maduros apresentam casca seca.
A cultura forma uma copa alta, o que dificulta seu cuidado e colheita.
Raposa
A variedade "Fox" encanta com seu arbusto de médio porte e copa pouco espalhada. Os brotos são curtos, ligeiramente curvados e marrons. Seus frutos grandes, vermelho-alaranjados, pesando 0,8 gramas, a tornam particularmente popular. Sob a casca firme, encontra-se uma polpa doce e de sabor delicado.
A variedade pode suportar baixas temperaturas e não é suscetível a doenças perigosas.
Variedades de maturação tardia
O espinheiro-marítimo, uma variedade de maturação tardia, tem uma longa estação de crescimento e é capaz de segurar firmemente os frutos maduros nos galhos, mesmo quando chegam as primeiras geadas.
dedos de moça
Arbusto de tamanho médio com copa extensa. Os frutos são grandes, pesando de 1,0 a 1,3 g, de cor alaranjada e com polpa de sabor inesquecível e equilibrado.
Graças ao sabor de sobremesa de frutos grandes e secos e à resistência a uma série de condições adversas durante a estação fria, é uma das variedades mais populares.

Há pouca resistência a uma praga como a mosca do espinheiro-marítimo.
Yakhontovaya
A planta é um arbusto de baixo crescimento com poucos espinhos curtos nos galhos. Os frutos são amplamente ovais, de cor vermelha, pesando 0,9 g, e seu sabor único é delicioso.
Alta porcentagem de rendimento, capacidade de suportar o inverno sem perdas, baixa suscetibilidade à mosca do espinheiro-marítimo.
Colar de âmbar
Uma árvore de médio porte, atingindo 2,5 m de altura. A planta é adornada com galhos eretos e folhagem verde-esmeralda-prateada. Os frutos são impressionantemente grandes, pesando de 1,4 a 2 g. O caule longo garante uma colheita seca. A polpa é curiosamente suculenta e firme. Os frutos são populares entre os curandeiros tradicionais devido ao seu rico teor de vitaminas.
A variedade suporta baixas temperaturas, ataques de pragas e não é afetada por fungos.
Surpresa Báltica
Esta pequena árvore, com sua copa compacta e poucos espinhos, é uma das favoritas dos jardineiros. Seus frutos esféricos, alaranjados e com manchas vermelhas, têm casca grossa. São apreciados por seu intrigante sabor agridoce e aroma refrescante. Os frutos são densamente compactados nos galhos e não caem quando maduros demais.

A colheita é facilmente transportada e tem um bom prazo de validade se certas condições forem atendidas.
A variedade não tem medo dos caprichos do clima, nem de infecções e insetos.
De frutos grandes
Variedades deste grupo são caracterizadas por frutos grandes, cujo peso varia de 0,7 a 1,5 g. As seguintes variedades são consideradas recordistas de frutos grandes.
Essel
Um pequeno arbusto lenhoso com uma copa esférica. Possui poucos espinhos. Os frutos alaranjados pesam de 0,9 a 1,1 g. Sob a casca grossa, encontra-se uma polpa doce com sabor de sobremesa.
Uma planta resistente ao inverno, praticamente não é afetada por doenças como ressecamento micótico e sarna.
Elizabeth
Um arbusto anão com copa comprimida que desenvolve folhagem verde com formato alongado característico. É praticamente desprovido de espinhos. Os frutos são alongados, pesando 1 g. A polpa é densa, suculenta e tem um sabor único de sobremesa.

A cultura ganhou popularidade devido aos seus frutos grandes, propriedades decorativas e alto rendimento.
Elizabeth é muito sensível a mudanças repentinas de temperatura e umidade.
Agostinho
Arbusto com copa moderadamente espalhada e espinhos únicos. O tronco é coberto por casca preta com manchas amarelas. Os brotos são marrons e de espessura média. A folhagem é estreita, lanceolada e verde-clara com um tom azulado. Os frutos são alaranjados, ácidos e pesam 1,1 g.
A variedade é particularmente popular devido aos seus frutos grandes, pequeno número de espinhos e crescimento moderado.
Obra aberta
Arbusto com hábito de crescimento fraco e copa densa e compacta. Uma característica distintiva desta variedade é a ausência de espinhos. Os frutos são cilíndricos, alaranjados e pesam 1 g. A polpa é interessante, com um sabor agridoce atraente.
A variedade requer poucos cuidados e quase não é suscetível à infestação de pragas ou infecções fúngicas.
As variedades de melhor rendimento
Os criadores tiveram a sorte de desenvolver variedades que produzem uma rica colheita de frutas deliciosas e ricas em vitaminas.
Nivelena
Arbusto de médio porte com copa piramidal. Os galhos são adornados com espinhos finos e únicos. Os frutos, pesando 0,5-0,8 g, são ovais, alaranjados com um tom amarelado, e têm sabor equilibrado.
A variedade é resistente a quaisquer condições climáticas e é resistente a insetos e doenças fúngicas.
Chuiskaya
Arbusto decíduo de até 3 m de altura com copa larga e espalhada. Os frutos são cilíndricos, alaranjados e pesam entre 0,8 e 0,9 g. São apreciados por seu sabor agridoce e aroma distinto e intrigante.
A cultura é pouco exigente em termos de estrutura do solo e tolera facilmente climas rigorosos de até -45 °C. Também apresenta poucos espinhos. A colheita tolera o transporte sem perdas.
Querido
Arbusto de até 2,5 m de altura, com copa esférica, caule reto coberto de espinhos e folhagem pequena, verde-clara, salpicada de prata, que se afina até a ponta. Esta variedade cativa com seus frutos grandes, de cor alaranjada, de casca firme, pesando 0,7 g, e polpa distintamente doce.
A variedade Favorite pode ser facilmente transportada por longas distâncias, demonstra resistência ao inverno e produz uma alta produção anual de frutas grandes e saudáveis.
A planta é propensa a brotações; no seu cultivo é necessário controlar a umidade do solo e a presença de espinhos, que dificultam a colheita.
Botânico
Esta pequena árvore, de porte amplo, forma uma copa piramidal. Espinhos macios e secos, esparsamente espaçados nos brotos, facilitam o cuidado da planta. Folhas grandes, brilhantes e verde-escuras chamam a atenção. Frutos maduros, oblongos e alaranjados, pesam de 0,5 a 0,7 g e são revestidos por uma casca firme. A polpa é suculenta e ligeiramente ácida.
É observada resistência a vários tipos de infecções e insetos irritantes.
Beleza de Moscou
Uma árvore compacta com espinhos concentrados apenas na parte superior dos brotos. Esta variedade é apreciada por seus frutos grandes, pesando de 0,6 a 0,8 g. Seu formato é alongado e redondo, e sua cor é laranja-escuro. Sob a casca grossa, encontra-se uma polpa suculenta com sabor ácido e aroma característico da cultivar.

A variedade sobrevive com sucesso ao clima frio e resiste a patógenos.
Culturas resistentes à geada
O espinheiro-marítimo é uma cultura siberiana, portanto, a resistência à geada é considerada uma característica natural. Por meio do melhoramento genético, foram desenvolvidas variedades que ostentam essa característica, por ser de altíssimo nível.
Presente de Katun
O arbusto, com até 2,7 m de altura, forma uma copa esférica moderadamente densa. Possui poucos espinhos. Os frutos são alaranjados e redondos, pesando 0,7 g.
A variedade resiste com sucesso à geada e é imune a doenças infecciosas.
Trofimovskaya
Este arbusto compacto, com até 4 a 5 m de altura, possui uma copa ramificada e piramidal. Os caules são praticamente desprovidos de espinhos. Produz frutos notáveis pelo seu tamanho avantajado, pesando até 0,7 g. A coloração alaranjada do fruto, com manchas framboesa, chama a atenção. A polpa ácida é suculenta e levemente aromática.
A variedade é capaz de suportar tanto o frio do inverno quanto as geadas do início da primavera, o que pode ter um efeito prejudicial em muitas plantações.
Orelha de ouro
Arbusto frutífero que atinge de 4 a 6 m de altura. Os ramos ramificados da copa contínua são cobertos por uma quantidade esparsa de espinhos. O arbusto é adornado com folhagem estreita, verde-clara. Os frutos são laranja-dourados com a face avermelhada, pesando 0,5 g e reunidos em cachos densos. Quando consumidos, deixam um gosto residual agradável devido à acidez delicada.
Uma variedade com alta produtividade, transportabilidade e capacidade de resistir com sucesso a invernos rigorosos.

Passatempo botânico
Árvore de médio porte, atingindo até 4 metros de altura. Sua copa piramidal é composta por brotos cobertos por uma grande folhagem verde-clara. Os frutos maduros são alaranjados com um tom amarelado, de formato oval. A polpa tem sabor e aroma agradáveis, que lembram o abacaxi.
A variedade é produtiva, resistente ao frio e à seca e não é afetada por doenças.
Espécies sem espinhos
As vantagens das variedades de espinheiro-marítimo sem espinhos incluem a facilidade de colheita, que dispensa o uso de roupas de proteção. As plantas sem espinhos também parecem mais compactas e atraentes.
Altai
Arbusto com copa flexível e exuberante, fácil de moldar. Atinge de 3 a 4 metros de altura, com galhos lisos e elásticos. Os brotos jovens têm uma tonalidade prateada. Os frutos são ovais, pesando até 1 g. A polpa é firme e doce.

Uma variedade com excelentes características de sabor, resistente à geada, pouco exigente em termos de composição e cuidados do solo e fácil de transportar.
Precisa de rega e polinização constantes.
Solar
Um pequeno arbusto com copa ramificada. Os caules são completamente desprovidos de espinhos. As folhas são grandes e lanceoladas. Os frutos, pesando 0,7 g, têm sabor doce e ácido.
Frutificação precoce, resistência ao inverno e adaptação ao clima seco tornam os frutos desta planta versáteis e considerados matérias-primas medicinais valiosas.
Gigante
Uma árvore adulta atinge 3,5 m de altura. Os galhos são fortes, moderadamente grossos e cobertos por uma casca cinza-amarronzada. As folhas são estreitas, em forma de barco e verdes. Os frutos alaranjados pesam 1,2 g. A polpa é ácida, com um sabor agridoce ao ser consumida.
A popularidade da variedade se deve à sua capacidade de suportar temperaturas abaixo de zero, tamanho grande dos frutos, transportabilidade e resistência a fungos.
As mudas crescem lentamente e o rendimento é médio.
Namorada
Uma variedade de tamanho médio com uma coroa pouco ramificada, composta por caules retos, finos e sem espinhos. Os frutos maduros pesam 1 g e são redondos. A casca é fina e a polpa tem um sabor ligeiramente ácido.

A variedade é adaptada a flutuações bruscas de temperatura e é muito procurada devido à versatilidade de seus frutos.
Os arbustos da planta são o centro de acúmulo de moscas do espinheiro-marítimo.
Chechek
Variedade de tamanho médio, com copa solta e ramificada. Os ramos de espessura média são ligeiramente caídos na base e apresentam poucos espinhos. Os frutos pesam 1 g e são de cor alaranjada. A polpa tem sabor agridoce.
Uma variedade de maturação precoce que produz uma colheita abundante. Começa a dar frutos somente no quinto ano após o plantio.
Espécies de espinheiro-marítimo de baixo crescimento
Em espécies de espinheiro-marítimo de baixo crescimento, o arbusto não cresce mais do que 2-2,5 m, o que simplifica significativamente a colheita e facilita o cuidado com a cultura.
Ryzhik
Uma variedade de baixo crescimento com copa ramificada. Os brotos eretos são opacos, moderadamente longos, de cor marrom e pubescentes. Os frutos escuros e avermelhados pesam entre 0,6 e 0,8 g.
A variedade tolera mudanças bruscas de temperatura e é imune a doenças perigosas. A colheita é fácil de transportar.

Tem baixo rendimento e uma longa estação de crescimento.
Galerita
Este arbusto de baixo crescimento, com 2 metros de altura, possui copa ramificada. Produz frutos grandes e redondos, pesando 0,8 gramas. Sua cor alaranjada chama a atenção. A polpa é suculenta, carnuda e tem um sabor ácido-amargo.
A planta tolera bem baixas temperaturas e períodos de seca. Os frutos são versáteis. Amadurecem tarde e produzem uma produção média.
Bayan-Gol
Uma pequena árvore com no máximo 1,2 m de altura. Sua copa compacta e esparsa é composta por galhos sem espinhos. Os frutos alaranjados pesam 0,6 g. A polpa tem um excelente sabor agridoce.
A variedade demonstra resistência a doenças e pragas. Baixo rendimento.
Polegarzinha
Uma árvore pequena, que se distingue por sua copa compacta e espinhos mínimos. Os frutos são de tamanho médio, pesando até 0,7 g, e de cor laranja-escura. O sabor das bagas é equilibrado por uma combinação de doçura, acidez e uma acidez marcante.
A variedade é resistente ao inverno, a diversas infecções e apresenta frutificação intensa e abundante.

As variedades mais doces e suculentas
O grupo de variedades de sobremesas deliciosas e doces inclui Zhemchuzhnitsa e Lyubimaya.
Ostra perlífera
Uma árvore compacta e atraente, que atinge até 2,5 m de altura. Sua copa oval e brotos retos, caracterizados por sua coloração marrom-clara esbelta e espinhos esparsos, tornam esta variedade muito procurada. Seus frutos alaranjados, amplamente ovais, pesando 0,7 g, com polpa doce e aroma refrescante, também são populares.
A colheita é precoce, resistente à geada e famosa por seus frutos, que se distinguem pela doçura e aroma.
Tolerância média a períodos prolongados de seca.
Querido
Uma cultura de tamanho médio que produz frutos saborosos, de tamanho médio, de cor laranja, com polpa rica em caroteno.

A variedade sobrevive facilmente às condições adversas durante o período frio e não tem medo de doenças ou pragas.
Variedades masculinas
O espinheiro-marítimo é uma planta dióica polinizada pelo vento. As plantas fêmeas produzem frutos, enquanto as plantas machos produzem pólen. Portanto, para garantir colheitas consistentes, recomenda-se plantar as plantas machos a favor do vento em relação às variedades fêmeas.
Aley
Esta planta vigorosa ostenta uma copa forte, brotos sem espinhos, com botões grandes e entrenós curtos. Os botões florais são resistentes e o processo de floração é longo.
Ao cultivar, é importante levar em conta que a planta produz muitos brotos.
Anão
Arbusto moderadamente vigoroso, atingindo 2,0 a 2,5 m de altura, com copa compacta e raízes longas, localizadas próximas à superfície do solo. A planta é adornada com folhagem grande, verde-escura.
Serve como excelente polinizador para variedades femininas, aumentando significativamente a produtividade. A variedade é tolerante à geada e resistente a doenças infecciosas e pragas.
O gnomo é sensível às flutuações de temperatura durante a floração.
Laranja
Existem diversas variedades com bagas de cor laranja brilhante.
Ayaganga
Arbusto de médio porte com copa compacta e esférica. Produz frutos grandes, em formato de barril, de cor alaranjada, pesando 0,6 g e apresentando um sabor agridoce harmonioso.

Observa-se a capacidade dos botões florais de resistir às geadas da primavera.
Sayan
A aparência compacta e o porte pequeno deste arbusto atraíram a atenção dos jardineiros. Esta cultivar é famosa por seus frutos de cor laranja brilhante com uma flor avermelhada na superfície. Cada baga pesa 0,6 g. A polpa é suculenta, doce e ligeiramente ácida.
Luzes do Yenisei
Este arbusto de crescimento rápido e formato único produz brotos marrom-acinzentados com espinhos curtos e escuros na base. Os frutos de coloração alaranjada pesam 0,6 g e têm casca de espessura média. O sabor equilibrado da polpa é uma combinação de doçura e acidez, com um aroma refrescante.
De frutos vermelhos
Entre as variedades mais conhecidas de espinheiro-marítimo com frutos vermelhos, destacam-se as seguintes.
Tocha Vermelha
O arbusto é rasteiro e se espalha. Os frutos, pesando 0,7 g, são vermelho-vivo. Eles são dispostos em grandes cachos ao longo do tronco em um longo caule, garantindo uma separação seca.
A variedade cativou os jardineiros com seu sabor excepcionalmente delicado e aroma sutil.

De frutos vermelhos
Um arbusto exuberante e de crescimento rápido, com brotos inteiramente cobertos de espinhos. Esta variedade produz frutos vermelhos maduros pesando 0,7 g. A casca é de espessura média. O caule longo permite o desprendimento seco do fruto. O sabor é ácido e o aroma, delicado.
rubor siberiano
O arbusto é de tamanho médio e ramificado. A planta produz brotos grossos, retos e marrons, com espinhos únicos. A folhagem é grande e verde. Os frutos têm casca fina, pesando 0,7 g, e são vermelhos brilhantes. Quando consumida, a polpa densa revela um sabor agridoce e um aroma sutil.
Verde limão
Uma variedade de espinheiro-marítimo com frutos verde-limão atrairá jardineiros que valorizam tanto a colheita quanto o design exclusivo do jardim. Há também uma variedade chamada "Elochka", considerada ornamental.
árvore de Natal
Um espinheiro-marítimo exótico que pode embelezar qualquer quintal. Esta planta ornamental é rasteira e de formato cônico, afinando em direção à copa. Os galhos com folhas pontiagudas apontam em diferentes direções, dando à planta uma aparência semelhante à de um abeto. Produz frutos pequenos, azedos, verde-limão.

Outras variedades
Existem muitos híbridos que se distinguem por frutos grandes, excelente rendimento, formato de arbusto decorativo, ausência de espinhos, formação de brotos e nível de adaptação ao clima e ao solo.
Relatos de variedades autoférteis estão se tornando cada vez mais comuns. A maioria dos jardineiros desconfia dessa notícia, e com razão, já que as fruteiras autopolinizadoras são consideradas um mito que se espalhou.
Excelente
O arbusto é pequeno e esférico. Os brotos são verdes, marrom-escuros na base, com uma camada esbranquiçada, e sem espinhos. Os frutos são alaranjados, doces e azedos, com peso médio de 0,7 g.
Se você não cuidar e dar atenção à colheita, os frutos serão atacados por moscas-do-espinheiro-marítimo e as folhas serão destruídas por ácaros.
Aley
Uma variedade polinizadora. Estéril. Um arbusto de crescimento rápido com copa densa e caules sem espinhos. Os botões florais são resistentes ao frio, caracterizados por um longo período de floração e produzem pólen viável.

Rua
Arbusto de baixo crescimento com copa compacta. Os brotos são retos e verdes. Os espinhos estão localizados nas pontas dos ramos. Esta cultivar é apreciada por seus frutos suculentos e alaranjados, cada um pesando 0,7 g. Sob a casca de espessura média, encontra-se uma polpa agridoce com aroma delicado.
A variedade é capaz de suportar baixas temperaturas sem perdas.
Hikul
Arbusto ornamental com copa compacta e arredondada, atingindo até 1,8 m de altura. Os galhos crescem eretos e os brotos jovens são cinza-prateados, tornando-se marrom-acinzentados com a idade. A planta é adornada com folhas verde-prateadas que permanecem da mesma cor durante toda a estação. Não produz frutos.
Ulala
A cultivar cresce como um arbusto multicaules com uma copa comprimida de densidade moderada. Os espinhos são poucos. Os frutos são de tamanho médio, vermelho-alaranjados e de sabor doce-azedo.

Lomonosovskaya
Planta de médio porte que desenvolve ativamente uma copa compacta. Os brotos apresentam um pequeno número de espinhos isolados, uniformemente espaçados ao longo de todo o comprimento. Os frutos, pesando 0,6 gramas, são alaranjados com uma mancha de cor semelhante na base. A polpa é suculenta, macia e tem um sabor agridoce.
Uma cultura de alto rendimento. As características do fruto permitem que ele seja transportado por longas distâncias sem perdas. À medida que a planta envelhece, ela precisa de restrição de altura da copa.
Espinheiro cerval
Uma árvore ramificada e espinhosa, com casca cinza, que cresce de 3 a 5 metros de altura. Esta variedade é popular por seus frutos brilhantes, vermelhos, amarelos ou alaranjados, de formato esférico e polpa suculenta, com sabor e aroma únicos.
Feixe
Árvore moderadamente vigorosa, com copa arredondada e de densidade média. Frutos alaranjados com tonalidade vermelha, pesando 1,1 g e com polpa ácida.

Abacaxi
O arbusto é compacto e pode atingir até 3 metros de altura. Caracteriza-se por brotos longos, retos e levemente espinhosos, e frutos de coloração laranja-vivo com uma mancha vermelha na ponta. As bagas são apreciadas por sua polpa suculenta e macia.
A variedade não é afetada por fungos, é resistente ao inverno e pouco exigente para a estrutura do solo.
Inya
Arbusto com vários caules e copa esparsa e extensa. Frutos grandes, pesando 0,9 g cada, são vistosos, de cor vermelho-alaranjada com um tom avermelhado e a polpa tem um sabor agridoce com aroma refrescante.
A variedade tem excelente resistência ao inverno.
Augusta
O arbusto cresce moderadamente e forma uma copa bonita e elegante. Os brotos têm poucos espinhos. Os frutos são de cor laranja brilhante, com casca fina. O caule é longo e fácil de descascar. A polpa é macia, suculenta e tem um sabor agridoce.
A variedade é de frutos grandes, pouco espinhosa e produtiva.
Pimenta
Um arbusto de tamanho médio e extenso, com brotos com poucos espinhos. Os frutos de 0,6 g são alaranjados e brilhantes, dispostos em um caule longo que garante uma colheita seca. Possuem sabor ácido com aroma de abacaxi.

Uma variedade com rendimento médio e maior resistência ao inverno.
O que escolher dependendo da região
Ao escolher uma variedade de espinheiro-marítimo para seu jardim, você precisa considerar as características climáticas e as condições climáticas da região onde a cultura será cultivada.
Para a região de Moscou
As variedades de espinheiro-marítimo para a região de Moscou devem ser adaptadas às condições da região, com temperaturas invernais flutuantes e, às vezes, verões secos. Essas variedades incluem:
- Beleza de Moscou;
- Um presente no jardim;
- Moscovita;
- Nivelena.
Essas variedades prosperam na região de Moscou, onde há degelos inesperados e falta de neve, mas não crescem nos verões quentes ou invernos rigorosos dos Urais.
Para os Urais e a Sibéria
Muitas variedades de espinheiro-marítimo de jardim foram desenvolvidas a partir de frutos silvestres da Sibéria. No entanto, as condições climáticas e de solo nessas regiões são inadequadas para o seu cultivo. Por meio do melhoramento genético, foram desenvolvidas variedades cujas características permitem seu cultivo em áreas com condições adversas.

Isso inclui:
- Altai;
- Gigante;
- Inya;
- Pepita.
Essas variedades permitirão que os moradores da Sibéria e dos Urais apreciem o sabor das frutas medicinais.
Para a zona média
As seguintes variedades são consideradas produtivas para a zona média:
- Chuiskaya;
- Espiga de Ouro;
- Abundante;
- Pimenta.
Essas são variedades confiáveis da cultura que crescerão e se desenvolverão plenamente nessas áreas e produzirão uma colheita de frutas laranjas caracterizadas não apenas pela qualidade, mas também pela quantidade.
Para o Noroeste
Nessas áreas você pode cultivar:
- Abacaxi de Moscou;
- Otradnaya;
- Espiga de Ouro;
- Presente de Katun.
Além disso, essas variedades de espinheiro-marítimo são menos espinhosas e têm caules longos, o que permite uma colheita rápida, sem o risco de ferimentos causados pelos caules espinhosos.











