- Selecionando e preparando mirtilos
- O que você pode fazer com mirtilos para o inverno?
- Mirtilos secos
- Mirtilos congelados
- Geleia
- Geleia em 5 minutos
- Geleia de mirtilo com mel
- Geleia de mirtilo e framboesa
- Mirtilos no próprio suco
- Compota
- Compota de mirtilo e amora
- Colar
- Pastila com açúcar
- Suco de mirtilo com polpa
- Licor
- Vinho
- Confiture
- Geléia
- Mirtilos, amassados com açúcar sem cozinhar
- Recursos de armazenamento
Mirtilos e seu suco são considerados produtos dietéticos que aceleram o metabolismo, ajudam a reduzir o açúcar no sangue, fortalecem os vasos sanguíneos e normalizam as funções cardíaca e digestiva. Os mirtilos são consumidos crus e usados para fazer conservas para o inverno: geleias, compotas, conservas, geleias e vinho. Eles são frequentemente misturados com frutas vermelhas de sabor mais pronunciado (mirtilos, cranberries).
Selecionando e preparando mirtilos
Escolha frutas secas, firmes, sem machucados e com uma flor azul uniforme. Os mirtilos devem estar limpos, livres de mofo e danos. É melhor separar as frutas, descartando as verdes ou machucadas. Para congelar, enxágue-as com água fria e seque-as em uma superfície plana.
O que você pode fazer com mirtilos para o inverno?
Existem inúmeras receitas de mirtilos para armazenamento a longo prazo. Além de congelados, eles podem ser secos e cozidos com açúcar.
Mirtilos secos
Para preservar seu valor nutricional, os mirtilos podem ser desidratados espalhando-os em bandejas finas. Coloque-os ao sol para secar e depois à sombra até secarem completamente. Vire os mirtilos várias vezes durante esse tempo.
As frutas também são secas no forno — espalhe-as em assadeiras, ajuste o forno a 40 graus Celsius e abra a porta ligeiramente. Mexa as frutas ocasionalmente. As folhas podem ser secas de maneira semelhante. As frutas secas podem ser usadas para fazer uma torta ou chá.

Mirtilos congelados
Frutas frescas preparadas são embaladas em sacos e colocadas no congelador.
Você pode congelar os mirtilos soltos em uma bandeja primeiro, depois transferi-los para um saco e armazená-los na geladeira em temperaturas abaixo de zero. Isso evitará que os mirtilos congelem juntos, mas os manterá crocantes.
Você pode congelar não apenas frutas inteiras, mas também aquelas picadas no liquidificador com açúcar (em partes iguais).
Geleia
Para evitar que todas as vitaminas sejam destruídas durante o cozimento, é melhor cozinhar a geleia por um curto período de tempo — de 5 a 10 minutos. É melhor fazer isso em uma tigela de cobre ou esmalte. Seu formato permite o aquecimento rápido de todas as frutas. Para um sabor melhor, você pode substituir alguns mirtilos por mirtilos ou adicionar espinheiro-marítimo ou morangos silvestres. Para preparar, você precisará de:
- mirtilos - 1 kg;
- açúcar granulado - 800 g;
- água fria - 200 ml.
Separe as frutas, lave e escorra. Em seguida, faça uma calda. Despeje a mistura fervente sobre as frutas e deixe descansar por 30 a 40 minutos. Em seguida, coloque a tigela no fogão e cozinhe em fogo baixo por 12 a 14 minutos. Despeje a geleia quente em potes. Feche com tampas escaldadas e vire os potes de cabeça para baixo até esfriarem completamente.

Geleia em 5 minutos
Para esta sobremesa leve:
- mirtilos - 1 kg;
- açúcar granulado - 1 kg.
Cubra as frutas com areia e deixe por algumas horas para liberar o suco e dissolver parcial ou completamente o açúcar. Em seguida, coloque a mistura no fogão e cozinhe por cinco minutos a partir do momento em que começar a ferver em fogo médio. Em seguida, reserve a panela por três horas e deixe a mistura ferver novamente. Enquanto estiver quente, despeje em potes e feche com tampas pré-escaldadas.
Geleia de mirtilo com mel
Para esta receita você precisa levar:
- mirtilos - 1 kg;
- mel - 200 ml;
- rum - 30 ml.
Aqueça as frutas vermelhas em fogo médio até que liberem o suco. Derreta o mel e adicione às frutas vermelhas. Deixe ferver e cozinhe em fogo baixo por 5 minutos. Adicione o rum, mexa e retire do fogo. Despeje a geleia quente em potes, vire-os de cabeça para baixo e deixe esfriar.

Geleia de mirtilo e framboesa
Os ingredientes que você vai precisar são:
- mirtilos - 250 g;
- framboesas - 750 g;
- açúcar - 1,2 kg.
Primeiro, prepare uma calda com açúcar e 0,5 litro de água. Despeje sobre as frutas vermelhas e deixe esfriar completamente. Em seguida, deixe ferver e cozinhe em fogo baixo por 5 a 7 minutos. Coloque a geleia em potes, esterilize e feche hermeticamente.
Mirtilos no próprio suco
Para fazer esta sobremesa, pegue um pote de um litro de frutas vermelhas e a mesma quantidade de açúcar granulado. Assim que os mirtilos liberarem o suco, mexa-os periodicamente até que o açúcar esteja completamente dissolvido. Após 24 horas, despeje a mistura em potes pasteurizados e guarde em local fresco.
Com esse método, todas as vitaminas são preservadas, ao contrário da geleia.

Compota
Para um frasco de três litros, tome:
- mirtilos - 1 l;
- açúcar - 250 g;
- água - 2 l.
Coloque as frutas vermelhas em um pote, despeje a calda quente sobre elas e feche bem. Vire o pote de cabeça para baixo, deixe esfriar e guarde na geladeira ou na adega.
Compota de mirtilo e amora
Para um frasco de três litros, tome:
- mirtilos - 1 kg;
- amoras - 0,5 kg;
- açúcar - 1,5 xícaras;
- ácido cítrico - 10 g;
- água - até encher o jarro.
Água quente é despejada no pote contendo as frutas, depois transferida para uma panela, onde são adicionados açúcar e ácido cítrico, e a calda é fervida. A água quente é despejada sobre as frutas e pasteurizada por 20 minutos. O pote é fechado e armazenado em temperatura ambiente.

Colar
A pastila pode ser feita com ou sem açúcar. A última receita requer apenas triturar as frutas vermelhas no liquidificador ou moedor de carne, espalhar a mistura em uma bandeja forrada com papel manteiga, alisar e colocar ao sol. Depois de endurecer, você pode virá-la. A pastila seca pode ser pendurada até secar completamente.
Se isso não for possível, você pode secar a pasta no forno a 90 graus Celsius com a porta entreaberta. Ainda quente, enrole a pastilha pronta em um tubo e polvilhe com açúcar de confeiteiro. Se grudar no papel, borrife-o com água para facilitar a remoção.
A pastila pronta é armazenada em um recipiente com tampa na geladeira por no máximo um mês ou congelada.

Pastila com açúcar
Para preparar esta pastila você precisará de:
- açúcar - 200 g;
- mirtilos - 1 kg.
As frutas vermelhas são batidas no liquidificador ou moedor de carne, o açúcar é adicionado, misturado até que esteja completamente dissolvido e enviado para secar.
Suco de mirtilo com polpa
Mirtilos maduros são selecionados, lavados e triturados. A polpa restante é prensada. A polpa é levemente mergulhada em água fervente e prensada novamente. Os sucos de ambas as prensagens são combinados e aquecidos a 65-75 graus Celsius. Em seguida, adiciona-se o xarope:
- açúcar (400 g);
- água (600 ml).
Aqueça o suco novamente a 85 graus Celsius e despeje em garrafas ou potes secos e limpos. Pasteurize por 20 minutos. Se quiser um suco sem polpa, filtre-o em três camadas de gaze.
Outra receita envolve picar ou prensar as frutas, escorrer o suco e cozinhar em fogo baixo por 10 minutos, adicionar xarope e cozinhar em fogo baixo por mais 10 minutos. Em seguida, despeje em garrafas ou potes, esterilize, feche bem e leve à geladeira. O suco pode ser armazenado em temperatura ambiente.

Licor
Para o licor você vai precisar de:
- açúcar - 400 g;
- vodca - 500 g;
- frutas vermelhas - 500 g.
As frutas vermelhas, misturadas ou moídas, são colocadas em um recipiente de vidro e cobertas com vodca. Após 4 a 5 dias, a mistura é filtrada, o açúcar é adicionado e a mistura é aquecida sem ferver até que o açúcar esteja completamente dissolvido. O licor de mirtilo é então engarrafado e rolhado.
Vinho
O vinho é preparado por fermentação natural. Os frutos não lavados são esmagados com açúcar e deixados para fermentar por 3 a 4 dias em temperatura ambiente, mexendo uma vez ao dia. Quando a espuma e o cheiro azedo aparecem, um selo d'água é inserido na garrafa e o vinho é deixado por mais 30 a 35 dias em um local escuro. Quando a formação de espuma cessa, o vinho é filtrado, engarrafado e hermeticamente fechado. Em seguida, é envelhecido em local fresco por mais 3 a 6 meses.
Outra receita consiste nos seguintes ingredientes:
- mirtilos - 5 kg;
- passas não lavadas - 100 g;
- ácido cítrico - 20 g;
- açúcar - 2 kg;
- água - 5 l.

As passas são usadas como rede de segurança nos casos em que os mirtilos não possuem levedura selvagem, talvez levada pela chuva. O ácido cítrico promove a fermentação, mantendo a acidez do mosto e permitindo o armazenamento posterior.
As frutas vermelhas não lavadas e amassadas são misturadas com 500 g de açúcar e os ingredientes restantes em um recipiente de boca larga. Após 3 a 4 dias, o líquido é filtrado para um recipiente de fermentação, deixando pelo menos um quarto do volume vazio. Descarte a polpa. Adicione 500 g de açúcar, mexa, instale uma câmara de ar e deixe em temperatura ambiente.
Após 4 a 5 dias, escorra um copo de líquido do recipiente, dissolva 500 g de açúcar e despeje novamente. Após mais 4 a 5 dias, repita o procedimento. Quando a fermentação estiver concluída (após 40 a 60 dias), o vinho ficará límpido e sedimentos se formarão no fundo. Drene o líquido com um tubo, deixando os sedimentos intactos.
Se após 60 dias o vinho ainda estiver fermentando, ele deve ser drenado do sedimento e deixado sob selo d'água na mesma temperatura.
Nesta fase, o vinho é degustado e, se necessário, são adicionados açúcar e álcool. O vinho é envelhecido na geladeira (adega) por mais 3 a 6 meses. O vinho finalizado rende 5 litros, com teor alcoólico de 10 a 12%.

Confiture
Para prepará-lo você precisará de:
- mirtilos congelados ou frescos - 600 g;
- limão - ½;
- açúcar - 200 g;
- pectina - 20 g.
Misture as frutas vermelhas com o açúcar, esprema meio limão e adicione pectina. Após 30 minutos, misture e leve ao forno na máquina de fazer pão por 1 hora na potência adequada. Se você não tiver uma máquina de fazer pão, ferva as frutas vermelhas com um pouco de água por 10 minutos. Em seguida, passe por uma peneira.

Geléia
Para a geleia, pegue:
- água - 1 l;
- açúcar - 1 colher de sopa;
- gelatina - 2 des. l.;
- suco de mirtilo - 1 colher de sopa.
Hidrate a gelatina em água fria. Em seguida, ferva a calda, adicione o suco e a gelatina, despeje em tigelas e leve à geladeira por 4 a 5 horas.
Mirtilos, amassados com açúcar sem cozinhar
Para esta receita leve:
- bagas - 1 l;
- açúcar - 1 l.
Triture as frutas vermelhas no liquidificador ou moedor de carne, adicione o açúcar, misture e deixe descansar por 2 horas, mexendo ocasionalmente até que o açúcar dissolva. Despeje a mistura em potes limpos e secos e guarde na geladeira.

Recursos de armazenamento
Potes com conservas devem ser armazenados em adegas ou geladeiras. Se a geleia azedar ou apresentar mofo, retire-a com cuidado e ferva-a novamente com açúcar. Se tiver fermentado, pode ser usada para fazer vinho.











