- As complexidades de fazer geleia de cereja para o inverno
- Características da seleção de produtos
- Regras para preparação de recipientes
- Quantos minutos demora para cozinhar a geleia de cereja?
- Quanta quantidade de açúcar é necessária para fazer geleia de cereja?
- Por que as preparações ficam líquidas?
- Como fazer geleia de cereja em casa corretamente?
- Receita clássica sem sementes
- Uma receita antiga de 1907
- Opção com ossos
- Geleia espessa
- Com chocolate e conhaque
- Com gelatina
- Com groselhas
- De cerejas congeladas
- Com laranja
- Geleia do czar com nozes
- Com morangos e groselhas
- Uma receita muito rápida e fácil chamada "Cinco Minutos"
- Em uma multicozinha
- Termos e condições de armazenamento
A geleia de cereja é uma das preferidas da infância. Você pode fazer este prato aromático em casa se tiver um bom estoque de geleia de cereja madura e aromática. Há muitas opções de preparo diferentes e originais. geleias de cereja com ou sem caroço, com frutose, açúcar e no próprio suco. Nozes, chocolate ou conhaque são adicionados à sobremesa. A imaginação é ilimitada; cada guloso encontrará sua sobremesa favorita.
As complexidades de fazer geleia de cereja para o inverno
Para preservar o aroma e o sabor das cerejas frescas, é importante seguir as instruções de conservação, selecionar, limpar e lavar as frutas, preparar a calda e seguir a receita passo a passo. Aqui estão os detalhes de como fazer geleia de cereja para o inverno:
- Prepare os pratos com antecedência antes de preparar a guloseima; não é aconselhável usar recipientes de cobre ou alumínio.
- Prepare uma escumadeira para retirar a espuma da cereja.
- Os frascos devem ser esterilizados.
- Evite gelatina.
- Não deixe o açúcar queimar.
- Mantenha a proporção de açúcar em relação ao produto principal.
- Não cozinhe demais a calda.
- Não utilize produtos podres ou mofados em sobremesas.
Dica: As cerejas são ricas em vitaminas e microelementos. Receitas que exigem longos tempos de cozimento reduzem a quantidade de nutrientes valiosos no produto final. Prefira geleias com tempos de cozimento mais curtos.

Características da seleção de produtos
Antes de cozinhar, lave e separe as frutas aromáticas. Remova qualquer fruta que apresente sinais de podridão ou mofo.
A sobremesa mais deliciosa será feita com frutas frescas recém-colhidas.
Regras para preparação de recipientes
Os utensílios de cozinha também devem ser preparados com antecedência. Panelas grandes de aço inoxidável ou esmalte são usadas para cozinhar a sobremesa. Alumínio e cobre são recomendados. O recipiente deve ser estável e largo. Não se esqueça de incluir uma tampa prática.
Prepare uma espátula de madeira e uma escumadeira com antecedência. A espátula serve para mexer a sobremesa periodicamente enquanto ela cozinha, e a escumadeira ajudará a remover a espuma de cereja que se forma quando a calda ferve.

Quantos minutos demora para cozinhar a geleia de cereja?
Quanto menor o tempo que a iguaria for submetida ao tratamento térmico, mais vitaminas a sobremesa finalizada reterá.
Receitas de cinco minutos pedem cerejas cristalizadas e fervura em fogo baixo por cerca de 7 a 10 minutos. As versões clássicas exigem 30 a 40 minutos de cozimento.
Quanta quantidade de açúcar é necessária para fazer geleia de cereja?
A quantidade de açúcar na sobremesa é ajustada a gosto. A proporção padrão é de 1 quilo de açúcar branco para 1 quilo de cerejas sem caroço.
Atenção! Quanto mais açúcar você usar, mais tempo a geleia de cereja durará.
Se a variedade de cereja for naturalmente doce, reduza a quantidade de açúcar. Ultimamente, receitas de geleias à base de frutose têm se tornado cada vez mais populares.

Por que as preparações ficam líquidas?
A colheita das cerejas é o resultado de uma combinação de variedade de árvores, clima regional e clima de verão. Nos verões chuvosos, as cerejas ficam cheias de suco, enquanto nas estações secas, as bagas ficam mais carnudas.
A pectina é um espessante natural encontrado nas cerejas. Sua quantidade determina a consistência final da geleia. Quanto mais maduras as cerejas, mais suco elas contêm e menos pectina, resultando em uma geleia líquida.
Para engrossar a geleia, você pode adicionar gelatina ou aumentar o tempo de cozimento do produto final.
Como fazer geleia de cereja em casa corretamente?
O resultado final e o sabor da sua geleia de cereja dependem das proporções corretas dos ingredientes, do tempo de cozimento e da seleção das frutas. Lendo atentamente a receita e seguindo os conselhos de cozinheiros experientes, preparar este prato saboroso em casa não será difícil.

Receita clássica sem sementes
Uma sobremesa completa e a pasta perfeita para sanduíches ou panquecas: geleia de cereja sem caroço. A única dificuldade no preparo desta iguaria é separar os caroços da polpa sem perder o formato da fruta. Este preparo pode ser feito com um alfinete, uma ferramenta especial, um clipe de papel ou um grampo de cabelo. Ingredientes necessários:
- cerejas sem caroço;
- açúcar.
A versão tradicional pede uma proporção clássica de 1:1 de açúcar para frutas vermelhas. Metade do açúcar é despejada no fundo do recipiente escolhido, em seguida, as frutas vermelhas descascadas e lavadas são adicionadas, seguidas pela outra metade das cerejas e seu suco. A mistura é deixada em infusão por 4 horas. Em seguida, a panela com a iguaria é colocada no fogão e a sobremesa perfumada é fervida em fogo baixo por 5 a 10 minutos, mexendo delicadamente. A espuma das frutas vermelhas deve ser removida com uma escumadeira. O preparo desta sobremesa é bastante simples.
Uma receita antiga de 1907
Autora da receita: Zinaida Nezhentseva. Esta deliciosa geleia, feita com uma receita antiga, é incrivelmente espessa e tem um sabor picante. Ingredientes:
- cerejas sem caroço;
- açúcar;
- vodka.
Para cada 1 quilo de cerejas sem sementes, use 1,5 quilo de açúcar refinado. Se as cerejas forem doces, você pode reduzir a quantidade de açúcar. Coloque as frutas em uma assadeira em duas camadas, polvilhando cada camada com açúcar, e leve à geladeira por 4 horas para hidratar.
Despeje a mistura resultante em uma panela e cozinhe em fogo baixo por 5 minutos, mexendo de vez em quando e removendo a espuma rosada. Em seguida, deixe a futura iguaria descansar. Cozinhe em fogo baixo por mais 5 minutos, deixe esfriar completamente e, em seguida, deixe ferver novamente, adicionando 10 gramas de vodca. A iguaria está pronta.

Opção com ossos
Fazer geleia com caroço é fácil, e o resultado é delicioso e único. Uma característica fundamental da geleia de cereja com caroço é a presença de ácido cianídrico nas sementes, prejudicial aos seres humanos. O açúcar reduz a quantidade de ácido cianídrico no produto final.
Importante! A geleia de cereja com caroço deve ser consumida em até um ano; a sobremesa não pode ser armazenada por mais tempo.
A proporção de cerejas para açúcar é clássica: 1:1. Cozinhe por 20 minutos. Retire a espuma imediatamente; haverá bastante, então use uma panela maior. Esta geleia pode ser armazenada na geladeira com tampas de nylon.
Geleia espessa
Você pode dar uma consistência mais espessa à geleia de cereja aumentando o tempo de cozimento ou usando aditivos:
- gelatina;
- maçãs;
- groselha;
- bananas.
Quanto mais suculenta a fruta, mais rala será a geleia. Para criar uma calda espessa, escolha a variedade certa de cereja.
Você pode fazer um xarope espesso usando frutose.

Com chocolate e conhaque
Cereja, chocolate e conhaque — um trio imortal, uma sobremesa clássica de cereja. Ingredientes:
- cerejas sem caroço;
- açúcar;
- suco de limão espremido na hora;
- conhaque;
- chocolate ralado, amargo.
Misture as cerejas com o açúcar na proporção de 1:0,5. Prepare a geleia seguindo a receita clássica. Adicione 2 colheres de sopa de suco de limão, 100 gramas de chocolate amargo ralado e 3 colheres de sopa de conhaque 3 minutos antes do final do cozimento e misture bem. A geleia está pronta para conserva.
Com gelatina
Gelatina é adicionada para engrossar a calda de frutas vermelhas. Esta receita é para os amantes de geleia. Ingredientes necessários:
- cerejas sem caroço;
- açúcar;
- água;
- gelatina.
Para cada quilo de açúcar e quilo de cerejas, use 40 gramas de gelatina, hidratada em meio copo de água fervente. A geleia é preparada de acordo com a receita clássica, diluindo a gelatina em água conforme as instruções da embalagem. A regra básica: adicione a gelatina à geleia quente no final do cozimento e retire imediatamente a panela do fogo. Misture a mistura e despeje em potes esterilizados.

Com groselhas
Esta geleia também ficará espessa. A proporção de açúcar, groselhas e cerejas é de 2:1,5:0,5. As cerejas são descaroçadas, as groselhas são retiradas e as cerejas são cortadas ao meio. As cerejas são misturadas com as groselhas, cobertas com açúcar, e a geleia é preparada de acordo com a receita clássica.
De cerejas congeladas
Se você tiver cerejas congeladas em excesso no congelador, pode fazer geleia. Primeiro, as frutas precisam ser descongeladas. A melhor maneira de fazer isso é naturalmente, com mudanças graduais de temperatura. Primeiro, transfira as cerejas para a geladeira e depois descongele-as no balcão em temperatura ambiente.
Em seguida, você pode usar a receita clássica de cozimento, aumentando o tempo de cozimento para 35-40 minutos; pode ser necessário adicionar água durante o processo de cozimento.

Com laranja
O sabor fresco e o aroma incomparável desta sobremesa de cereja e laranja vão surpreender os convidados. Para cada 1 quilo de cerejas e 1 quilo de açúcar, você precisará de uma laranja suculenta. Retire os caroços duros da polpa, misture com o açúcar e deixe em infusão por 3 horas. Em seguida, leve para ferver, mexendo sempre, e retire a espuma. Cozinhe por 30 minutos.
Rale finamente as raspas da fruta cítrica. Esprema o suco e coe-o por uma peneira. Misture as raspas com o suco. Adicione à geleia principal e cozinhe em fogo baixo por mais 15 minutos. Despeje a guloseima pronta em potes.
Geleia do czar com nozes
A combinação dos sabores cereja e nozes é requintada e original. Para cada quilo de açúcar e 1 quilo de cerejas sem caroço, use 250 gramas de nozes sem casca.
As nozes são picadas finamente para combinar com o tamanho e o formato dos caroços das cerejas. Os pedaços de nozes são inseridos nos caroços das frutas. As frutas recheadas são cobertas com açúcar branco e deixadas de molho por quatro horas. A sobremesa é preparada usando o método de "cinco minutos" e enlatada.

Com morangos e groselhas
Recomenda-se o uso de groselhas vermelhas, e algumas framboesas podem ser adicionadas. Todas as frutas vermelhas são adicionadas em proporções iguais, lavadas e polvilhadas com açúcar. As cerejas são descaroçadas. A mistura é deixada em infusão por 4 horas. Cozinhe a sobremesa aromática por cerca de 20 minutos, mexendo e retirando a espuma. Armazene a geleia sob tampas de metal ou náilon.
Uma receita muito rápida e fácil chamada "Cinco Minutos"
A base do "Five-Minute" é uma proporção de 1:1 de açúcar branco para frutas vermelhas descascadas. A polpa sem caroço é misturada com açúcar branco e deixada em infusão por 4 a 5 horas. Em seguida, a mistura é levada ao fogo baixo, mexendo sempre, até ferver, esfriar e ferver novamente. Despeje a delícia em potes de vidro esterilizados. A sobremesa está pronta.

Em uma multicozinha
Regras básicas para fazer uma sobremesa de frutas vermelhas em uma panela elétrica:
- A tigela está cheia de ingredientes até no máximo um terço da capacidade.
- A geleia é preparada no modo “Sopa” ou “Assar”.
- A sobremesa é preparada de acordo com as instruções do modelo da multicozinha.
- É essencial mexer o petisco e remover qualquer espuma.
A geleia resfriada é colocada em potes esterilizados.
Termos e condições de armazenamento
Não é recomendado armazenar geleia de cereja com frutas inteiras por mais de um ano; a iguaria se torna prejudicial à saúde devido à liberação de ácido cianídrico perigoso dos caroços, e perde seu sabor e aroma.
A sobremesa deve ser armazenada em potes com tampas de nylon a uma temperatura não superior a +15 Validade: não mais que 120 dias. Sob tampas de ferro, as frutas vermelhas sem sementes podem ser armazenadas na adega por vários anos sem perder o sabor. Quanto mais açúcar você adicionar à guloseima, maior será a validade do produto final.











