- Regras básicas para fazer geleia de melão
- Benefícios da geleia de melão
- Como escolher um melão para geleia
- Uma receita simples para o inverno
- Receita de cinco minutos
- Geleia de melão com gengibre
- Geleia de melão na panela elétrica
- Geleia de melão na máquina de fazer pão
- Geleia de melão com banana e limão
- Geleia de melão e toranja
- Receita de Canela
- Geleia de melão com pêra
- Com maçãs
- Geleia de melão com cascas de melancia
- Geleia de melão e laranja
- Geleia de melão sem açúcar
- Regras para armazenar geleia
Geleia dourada com fatias flutuantes e translúcidas de melão é uma iguaria considerada uma sobremesa completa na mesa de Natal por muitas famílias. Existem muitas receitas para esta deliciosa conserva — você pode adicionar frutas tropicais, especiarias e até frutas conhecidas. Até mesmo uma cozinheira doméstica inexperiente pode fazer geleia de melão; o principal é seguir a receita à risca.
Regras básicas para fazer geleia de melão
Existem muitas regras e truques para fazer conservas saborosas, por isso, antes de embarcar nesse processo emocionante que resultará em uma delícia de dar água na boca, é recomendável aprender os requisitos mais úteis e importantes. A regra principal é usar apenas melões de alta qualidade. Se o melão apresentar sinais de deterioração, certifique-se de removê-los. Além disso, evite deixar a casca, o miolo e as sementes, pois podem estragar o sabor da conserva.
Não deixe de provar as fatias de melão antes de prepará-las. Elas devem estar livres de qualquer amargor desagradável ou sabor suspeito de grama. Se tiver dúvidas sobre a qualidade do vegetal, é melhor evitar enlatá-lo, pois pode estragar rapidamente.
Outro truque recomendado para fazer geleia é usar vários ingredientes. O melão em si não tem um sabor forte, então é melhor experimentar e adicionar frutas cítricas, especiarias e frutas.

Ao fazer conservas, lembre-se de que a cor da fruta desempenha um papel significativo. Quanto mais brilhante a cor, mais apetitosa a conserva ficará no pote. Uma polpa clara pode resultar em uma geleia sem graça e de cor pálida.
Benefícios da geleia de melão
Graças à sua composição, que combina vitaminas, fibras naturais, minerais e elementos benéficos, o melão possui qualidades notáveis que podem ter um efeito benéfico à saúde. O tratamento térmico reduz a quantidade de substâncias benéficas, por isso é recomendável minimizar o processo de cozimento para preservar essas propriedades benéficas.

O consumo regular de geleias deliciosas permite que você:
- melhora a condição do cabelo, lida com queda de cabelo e pontas duplas;
- uniformizar o tom da pele, tratar manchas de pigmentação e erupções cutâneas;
- acelerar a restauração de tecidos dérmicos danificados;
- colocar em ordem os processos metabólicos do corpo;
- normalizar a pressão arterial;
- aliviar fadiga, irritação nervosa, depressão, estresse.
Outra característica das conservas de laranja brilhante é que elas têm um efeito benéfico no coração e nos vasos sanguíneos, eliminam a insônia, até previnem a anemia e aumentam a imunidade.
Como escolher um melão para geleia
Vegetais de abóbora, incluindo melões, são excelentes para absorver substâncias nocivas, portanto, existem algumas regras a seguir na hora de escolher. Primeiro, recomenda-se comprar a fruta longe de estradas, grandes fábricas e áreas poluídas. Certifique-se de inspecionar a fruta com antecedência para verificar se há danos ou sinais de deterioração.
Para conservas, é melhor comprar vegetais totalmente maduros. Isso pode ser facilmente verificado verificando o caule (deve estar seco) e batendo levemente na superfície (se ouvir um som abafado, pode comprar a fruta com segurança). Certifique-se de cheirar bem a fruta — a ausência de odor indica excesso de nitratos.

As sementes também podem indicar que a fruta foi tratada com nitratos para acelerar o amadurecimento e prolongar a vida útil. Se estiverem vazias ou apresentarem uma coloração marrom-escura desagradável, é melhor evitar enlatar o melão ou consumi-lo. É provável que estejam saturadas com substâncias nocivas que podem causar danos.
Também não é recomendado o uso de frutas com nervuras longitudinais. Isso geralmente indica excesso de fertilizante, o que também não é benéfico para o organismo.
Uma receita simples para o inverno
A maneira mais fácil preparações de melão Elimina a necessidade de outros ingredientes. O preparo é rápido, ideal para quem cozinha em casa e não tem tempo para conservar alimentos.

Preparação:
- Prepare a polpa do melão (lave, descasque, retire as sementes e seque bem a fruta), corte em fatias aleatórias (1 kg).
- Ferva a água, coloque os pedaços no líquido borbulhante (é conveniente fazer isso em uma peneira) por 5 minutos.
- Deixe o excesso de líquido escorrer.
- Cozinhe a calda (leve ao fogo 1250 g de açúcar e 320 ml de água), adicione 2 g de ácido.
- Coloque as fatias na calda fervente, mexa e deixe descansar por 24 horas.
- Cozinhe em fogo baixo, sem deixar ferver vigorosamente, por um quarto de hora.
Embale e feche imediatamente. Deixe esfriar depois de virar os recipientes de geleia de cabeça para baixo.
Receita de cinco minutos
É fácil preparar esta delícia em apenas 5 minutos, e ela se conserva tão bem quanto alimentos enlatados, que levam mais tempo para cozinhar.
Preparação:
- Descasque a fruta (1100 g), lave e corte em cubos pequenos.
- Cozinhe uma calda doce (misture 200 ml de água e 900 g de açúcar).
- Adicione os cubos preparados ao líquido fervente.
- Ferva, mexendo sempre, por 5 minutos.
- Despeje imediatamente em recipientes pré-esterilizados.
Após selar, vire os potes de cabeça para baixo sobre uma superfície plana. Recomenda-se envolvê-los em uma toalha ou cobertor por 24 horas, especialmente se você planeja armazená-los por muito tempo.
Geleia de melão com gengibre
Ingredientes picantes como raiz de gengibre e baunilha dão um toque especial à conserva, transformando a geleia em uma delícia com sabor sutil e sofisticado.
Preparação:
- Lave e descasque as frutas (2 kg).
- Corte a polpa aromática em cubos pequenos.
- Coloque as matérias-primas preparadas em um recipiente para cozimento.
- Rale a raiz de gengibre descascada e lavada (50 g) diretamente em uma panela ou tigela com cubos de melão, esprema o suco de 2 limões médios.
- Polvilhe a geleia com 250 g de açúcar cristal e deixe descansar por 4 a 6 horas. Durante esse tempo, mexa a mistura vigorosamente várias vezes com uma escumadeira.
- Ferva água (1 l) e açúcar (1200 g).
- Misture os cubos de melão e a calda e cozinhe por meia hora.
- Adicione mais açúcar (500 g) à mistura e cozinhe até ficar pronto, sem deixar ferver vigorosamente.

É fácil verificar se a sua geleia está pronta: coloque uma gota da mistura em um prato pré-resfriado na geladeira e veja se ela se espalha. Se a gota mantiver o formato, despeje a geleia deliciosa e aromática no recipiente limpo e esterilizado. Não é necessário virar o pote de cabeça para baixo para esfriar — guarde-o imediatamente em local fresco após o fechamento.
Para esta iguaria, recomendamos usar a variedade vegetal Tornado — ela mantém bem o formato quando enlatada, não cozinha demais e tem um sabor agradável e aroma persistente.
Geleia de melão na panela elétrica
Usar uma panela elétrica não só reduz o tempo de preparo desta sobremesa, perfeita para uma agradável noite de inverno em família, como também preserva todas as suas propriedades benéficas. Esta iguaria é tipicamente preparada com frutas de cor laranja vibrante — a geleia resultante tem uma cor vibrante e deslumbrante e um agradável aroma de mel.

Preparação:
- Pique a polpa apetitosa do melão em cubos de tamanho igual (1 kg é suficiente).
- Coloque os ingredientes na tigela da multicozinha, adicione o açúcar (550 g), não mexa.
- Esprema o suco de limão em um recipiente (você pode simplesmente ralar os cítricos em um ralador fino) ou simplesmente adicione 4 g de ácido.
- Deixe por 2 horas.
- Cozinhe no modo “Vapor” até ferver.
- Assim que a mistura começar a ferver, mude para o modo “Assar”.
- Cozinhe sem tampar até ficar pronto (cerca de 35 minutos).
- Mexa a mistura periodicamente e retire a espuma, se necessário.
Coloque em recipientes, feche bem e deixe esfriar, virando a tampa de cabeça para baixo. Não se esqueça de embrulhar bem o recipiente — isso substitui efetivamente a esterilização e prolonga a vida útil desta delícia.
Geleia de melão na máquina de fazer pão
Ao fazer geleia na máquina de fazer pão, certifique-se de usar frutas ligeiramente verdes, caso contrário, você acabará facilmente com geleia comum em vez da delícia de laranja. Frutas cítricas são uma boa adição, pois realçam o aroma e o sabor. A baunilha também pode ser usada para fazer conservas.
Preparação:
- Prepare o vegetal ensolarado (550 g), cortado em cubos não muito grandes.
- Adicione o açúcar (280 g), misture e coloque na tigela da máquina de fazer pão.
- Esprema o suco de 2 gomos de limão e adicione baunilha (1-3 g), se desejar.
- Cozinhe na máquina de fazer pão por meia hora, tempo durante o qual é recomendável mexer várias vezes e retirar a espuma.
Após a embalagem, feche imediatamente. Não é necessário virar o frasco; o ideal é simplesmente envolvê-lo em um cobertor e deixá-lo descansar por 24 horas.

Geleia de melão com banana e limão
A combinação de melão e banana produz uma compota que lembra uma geleia espessa. O preparo leva vários dias, então é melhor se planejar com antecedência para um processo longo. Recomenda-se usar bananas não muito maduras, ligeiramente verdes, para cozinhar. Bananas maduras amolecerão completamente, transformando-se em uma pasta espessa.
Receita passo a passo:
- Descasque e corte o melão (1,7 kg) em fatias aleatórias e coloque na panela em que será cozido.
- Adicione açúcar granulado em quantidades iguais com fatias de melão e deixe até a manhã seguinte.
- Esprema o suco de uma fruta cítrica (você pode usar limão ou lima) na mistura e deixe cozinhar por meia hora.
- Corte 3 limões bem lavados junto com a casca e adicione à mistura fervente.
- Descasque e corte as bananas (1 kg) em pedaços grandes e adicione à mistura principal.
- Cozinhe tudo junto até engrossar completamente (cerca de uma hora).
Depois de embalar e selar, deixe esfriar lentamente. Para isso, vire o pote e envolva-o em um cobertor velho.
Geleia de melão e toranja
A toranja é um ingrediente essencial na geleia de melão para quem aprecia o sabor picante das compotas. Recomenda-se usar frutas tropicais bem maduras, caso contrário, você corre o risco de acabar com uma delícia levemente amarga.
Preparação:
- Moa a polpa do melão (1 kg) e coloque em uma tigela.
- Adicione açúcar granulado (pelo menos 750 g).
- Espere até que a mistura comece a liberar suco (isso levará até 12 horas), durante esse tempo você precisará mexer a mistura de 3 a 5 vezes.
- Coloque o ingrediente principal da geleia no fogão e cozinhe, mexendo ocasionalmente, por 6 a 9 minutos.
- Retire do fogo e deixe descansar por 24 horas.
- Ferva novamente por cerca de 10 minutos e deixe esfriar completamente.
- Rale a toranja (não retire a casca).
- Misture a polpa de toranja com a massa principal e cozinhe até ficar completamente cozida (meia hora).
Embale, feche bem e deixe esfriar usando um cobertor. Armazene após esfriar completamente.

Receita de Canela
Esta deliciosa sobremesa de melão com um toque picante de canela é um prato único na mesa de festas. A conserva também é recomendada para assados, como tortas, bolos e pãezinhos.
Preparação:
- Coloque os cubos de melão (1,8 kg) em um recipiente de cozimento de parede grossa.
- Adicione o suco previamente espremido de dois limões ao ingrediente principal e misture.
- Adicione o açúcar (350 g) e deixe até que o componente doce esteja parcialmente dissolvido.
- Coloque a calda no fogo para ferver (1 kg de açúcar, 1 litro de água).
- Depois que o líquido doce ferver, adicione as fatias de melão.
- Cozinhe até quase ficar pronto (meia hora).
- Adicione um pau de canela e cozinhe por mais um quarto de hora.
É melhor remover o pau de canela antes de embalar, caso contrário, o melão enlatado desenvolverá um sabor desagradável durante o armazenamento a longo prazo.

Geleia de melão com pêra
Recomenda-se usar peras duras para conserva. Certifique-se de remover a casca, o miolo e as sementes antes.
Preparação:
- Corte o melão (900 g), retire a casca, as sementes e pique como desejar (de preferência em fatias pequenas).
- Prepare uma calda com 900 ml de água e açúcar (1200 g), coloque fatias de melão no líquido fervente e deixe ferver por um quarto de hora.
- Corte a pera (350 g) em fatias e adicione à mistura principal.
- Cozinhe até ficar pronto (verifique com uma gota em um prato - se mantiver bem o formato e não começar a se espalhar, você pode começar a embalar).
- Se quiser uma geleia mais consistente, recomenda-se cozinhar a guloseima em três etapas, fervendo por 6 a 9 minutos cada vez. Deixe esfriar completamente após cada etapa.
A essência de toranja realçará o sabor da geleia — adicione-a três minutos antes do final do cozimento. Você só precisará de 2 a 4 ml deste tempero aromático.
Com maçãs
A geleia de melão para assar é melhor feita com maçãs. As maçãs adicionarão a acidez necessária e prolongarão a validade da conserva.

Preparação:
- Pique as frutas finamente (você precisará de 1400 g de melão e 500 g de maçãs).
- Misture a massa de frutas com o açúcar (650 g) e leve ao fogo.
- Após ferver, cozinhe por cerca de 20 minutos.
- Adicione as raspas de uma fruta cítrica, raladas finamente, à mistura principal.
- Cozinhe, mexendo, por mais um quarto de hora.
Despeje imediatamente em recipientes preparados (recomenda-se pré-esterilização). Deixe esfriar como de costume — de cabeça para baixo, sob um cobertor aquecido.
Geleia de melão com cascas de melancia
Cascas de melancia são um ótimo complemento para melão enlatado. É essencial usar apenas cascas frescas; mesmo a refrigeração por um curto período pode estragar este valioso ingrediente para geleias.
Preparação:
- Pique finamente o melão (650 g), previamente descascado e sem sementes e miolo.
- Lave as cascas da melancia (400 g), retire a camada verde superior da pele com uma faca afiada e corte também em tiras finas.
- Misture os melões e despeje a calda pré-fervida (380 ml de água e 670 g de açúcar).
- Deixe esfriar completamente, leve ao fogo e cozinhe por meia hora.
- Deixe esfriar novamente e termine de preparar a conserva no dia seguinte (cozinhe a mistura por 20 minutos).
Armazene após esfriar completamente em um porão fresco ou geladeira.

Geleia de melão e laranja
Usar laranjas na geleia de melão muda completamente o sabor da geleia — ela fica mais aromática e agradavelmente ácida. É importante usar frutas cítricas com casca fina — não há necessidade de descascá-las.
Preparação:
- Pique o melão preparado (um quilo e meio) com uma faca afiada. Cubos funcionam melhor em geleias, mas tiras finas também são uma opção.
- Adicione o açúcar (700 g) às fatias de melão, mexa e leve imediatamente ao fogo.
- Ferva sem aumentar muito o fogo por meia hora.
- Lave as laranjas e pique-as até formar uma polpa fina, junto com a casca, mas não se esqueça de remover as sementes.
- Adicione a polpa de laranja à mistura principal fervente e deixe cozinhar em fogo baixo por mais um quarto de hora.

Após a aplicação, espere até que uma película fina e endurecida se forme na superfície da geleia antes de fechar os potes. Não inverta; armazene imediatamente.
Cozinhar as frutas cítricas no vapor antes de cozinhá-las realçará seu sabor. Para isso, despeje água fervente sobre elas, tampe o recipiente e deixe descansar por 15 segundos. Depois de esfriar, pique-as e adicione-as à geleia.
Geleia de melão sem açúcar
Se você estiver sem açúcar, mas precisar usar melões para fazer geleia, não corra para o mercado — melões em lata sem adoçante serão igualmente deliciosos. Antes de servir, você pode misturar o melão com açúcar de confeiteiro ou simplesmente polvilhar por cima. Isso não é necessário — o melão em si é muito doce.

Preparação:
- Pique os melões (1 kg) e regue com um pouco de suco de limão.
- Coloque no fogo, despeje 100 ml de água no recipiente.
- Cozinhe com a tampa, sem mexer.
- O tempo de cozimento é de meia hora.
Coloque a geleia em recipientes e despeje o suco espesso liberado pelas fatias. Feche bem e deixe em temperatura ambiente por alguns dias — isso garantirá que a geleia seja preparada corretamente e não estrague. Se um sedimento turvo se formar no recipiente com os cubos de melão enquanto ele estiver armazenado em temperatura ambiente, abra o recipiente imediatamente e ferva novamente.
Você também pode fazer geleia sem açúcar usando outra receita. Recomenda-se usar mel como adoçante, o que adicionará nutrientes benéficos. Esta geleia é normalmente usada para tratar resfriados no inverno, aumentando a resistência do corpo a infecções.
Preparação:
- Pique os melões preparados (descascados e sem sementes). Você precisará de até um quilo e meio de melão para este preparo. Se os melões estiverem muito suculentos, use mais.
- Aqueça 400 g de mel em banho-maria até ficar semilíquido. Se o mel contiver grãos de açúcar, derreta-os completamente.
- Despeje o mel morno sobre os cubos de vegetais preparados, mexa e deixe descansar por 5 horas. Não é recomendado mexer durante esse período.
- Depois que uma grande quantidade de calda doce aparecer, transfira a mistura para uma panela com paredes grossas.
- Coloque o recipiente no forno, mas não ajuste a temperatura muito alta — a geleia deve ferver, não ferver.
- Cozinhe, abrindo o forno de vez em quando e mexendo a mistura, por 35 minutos.
- Despeje imediatamente após o cozimento.

A geleia não é esterilizada — feche bem e guarde na geladeira ou na adega, certificando-se de que os potes estejam completamente frios. O mel é um excelente conservante, por isso a geleia tem uma longa vida útil — mesmo depois de 2 a 3 anos, ela manterá suas propriedades benéficas.
Regras para armazenar geleia
Armazenar geleia de melão não é particularmente difícil — ela costuma se conservar bem por até um ano. Por isso, é recomendável estocar uma quantidade generosa desta deliciosa conserva — ela costuma esgotar rápido.
A principal regra de armazenamento é manter os recipientes de geleia em local fresco. A fermentação pode ocorrer em temperatura ambiente. Nesses casos, o uso de conservas, mesmo em produtos assados, é proibido — bactérias nocivas provavelmente já começaram a se multiplicar, podendo causar intoxicação alimentar.

Se possível, recomenda-se usar uma pré-mistura caseira para vodca. Para isso, adicione um pouco de açúcar, água e fermento. Após a destilação, você obterá uma bebida forte, com aroma agradável e um toque de melão.
Durante o armazenamento, recomenda-se verificar regularmente a qualidade das conservas. Se houver mofo na superfície, mas a fermentação ainda não tiver começado, tente guardar as conservas. Para isso, raspe cuidadosamente a camada superior, que já começou a se deteriorar, transfira o conteúdo do recipiente para uma panela e deixe ferver por cerca de meia hora.
Você pode adicionar um pouco de água fervente para evitar que queime. Deixe esfriar na panela, transfira para um recipiente limpo, feche bem e leve à geladeira. Use em assados ou consuma diretamente em até uma semana.

Não abra nem guarde a conserva de melão, mesmo que tenha sido fervida ou esterilizada previamente. Após aberta, consuma a conserva imediatamente e guarde-a na geladeira.
A geleia de melão é uma excelente conserva que pode servir como uma sobremesa completa. Pode ser usada de diversas maneiras: em assados, molhos, para criar sobremesas requintadas e até mesmo adicionada a bebidas. Seus benefícios são difíceis de exagerar, já que o conteúdo nutricional do melão rivaliza com o de maçãs ou groselhas. Conservá-lo é especialmente valioso durante o inverno, permitindo que toda a família reponha as deficiências vitamínicas.











